Jump to content

[Dúvida] OS X Yosemite no Dell 5680


Hardel
 Share

272 posts in this topic

Recommended Posts

Olá

Hoje estou com sorte, aqui com vocês me ajudando, a 4 anos atras em outros fóruns a galera ignorava, tinha que si virar com poucos "tutoriais" que tinham disponíveis.

 

Eu sou dessa época rsrsrs aprendi a instalar e fazer as coisas na marra... Eu estava com o sistema meio capenga, mas pra mim já estava bom o sistema com null+fake rsrsrs depois é que fui aprender o resto e é lógico sozinho... pra falar a verdade eu tive ajuda, mas era tipo assim: toma esse tutorial, lê e faz... então... por isso sou um pouco paciente com os users novos devido isso... Eu até me perdi na tua instalação ai, muito ocupado aqui, mas... Boa sorte ! :)

Link to comment
Share on other sites

Olá

Eu sou dessa época rsrsrs aprendi a instalar e fazer as coisas na marra... Eu estava com o sistema meio capenga, mas pra mim já estava bom o sistema com null+fake rsrsrs depois é que fui aprender o resto e é lógico sozinho... pra falar a verdade eu tive ajuda, mas era tipo assim: toma esse tutorial, lê e faz... então... por isso sou um pouco paciente com os users novos devido isso... Eu até me perdi na tua instalação ai, muito ocupado aqui, mas... Boa sorte ! :)

Opa, mas todo mundo si perdeu né kkkk, ti atualizo ja!

 

 

Amigos, bom dia!
 
Allan,
Procedimento para funcionamento das Usb's efetuado com sucesso!
 
Status atual:
Sistema subindo normalmente. (Sem flag nenhuma)
Video Ok.
Ethernet Ok.
Wi-fi Ok. (Com adaptador usb)
 
O que falta:
Acredito que falta somente acertar DSDT, fazer a extração eu sei, só não sei como realizar os patchs, e quais os patchs necessarios para o meu caso.
SSDT, estou estudando.
Instalar o Clover na EFI com seus devidos arquivos e kexts, manter o sistema limpa para tentar atualizar normalmente sem ter problemas.
 
Meu config.plist atual criado com HV em anexo. Não sei se coloquei coisas demais ou se falta alguma coisa.
 
Obrigado pela paciência amigos.

config.rar

Link to comment
Share on other sites

Que bom amigo.

 

Bem, DSDT só use se realmente precisar, na sua situação atual recomendo o uso da SSDT, dai vai evitar aquecimento exagerado na CPU e melhor uso na bateria.

 

E se o Clover está funcionando bem, deixa assim mesmo.

 

Apesar que se ele está na raiz, você pode instalar na EFI e fazer os mesmos procedimentos.


Já que está sem SSDT, testa por favor o gerenciamento do Clover.

config.plist.zip

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Que bom amigo.

 

Bem, DSDT só use se realmente precisar, na sua situação atual recomendo o uso da SSDT, dai vai evitar aquecimento exagerado na CPU e melhor uso na bateria.

 

E se o Clover está funcionando bem, deixa assim mesmo.

 

Apesar que se ele está na raiz, você pode instalar na EFI e fazer os mesmos procedimentos.

Já que está sem SSDT, testa por favor o gerenciamento do Clover.

attachicon.gifconfig.plist.zip

Allan,

 

Acho que o DSDT seria necessário para desabilitar a AMD 7570m né? Não sei se no caso atual teria outra utilidade também.

 

Vou fazer esse procedimento do Clover na EFI mais por questão de atualização, quando instala atualização o sistema volta com kexts excluídas da S/L/E e exclui kexts que não são nativas do sistema né?

 

Usar o gerenciador do Clover para criar um SSDT você diz né?

 

Vou substituir o config.plist então, realizou alguma alteração nele?

Link to comment
Share on other sites

Pra ativar a Radeon, em alguns casos nem é necessário usar DSDT apenas editar o framebuffer, leia aqui: http://www.insanelymac.com/forum/topic/294552-amd-radeon-hd-7570m-on-mavericks/

 

Não, quando falei de gerenciador do Clover estava me referindo a deixar ele gerar seus states, e foi isso que inclui no seu config.plist.

Link to comment
Share on other sites

Olá

Se só falta SSDT rodando então faz o seguinte
Rode esses comandos no terminal para gerar SSDT

https://raw.githubusercontent.com/Piker-Alpha/ssdtPRGen.sh/master/ssdtPRGen.sh
chmod +x ssdtPRGen.sh
./ssdtPRGen.sh

Um por um… Leia aqui caso tenha dúvidas: http://www.insanelymac.com/forum/topic/295587-power-management-for-sandyivy-bridgehaswell-cpus/
E usa esse config.plist: config.plist.zip

Seja feliz agora ;)

 

DSDT é coisa cuidadosa, cuidado... falo por experiencia, pois nunca ela pode estragar um sistema todo, então... permanece com a tua HD 4000 que já está de bom tamanho :)

Link to comment
Share on other sites

Pimentel eu já dei uma opção pra ele.

Vamos ver como o OS X dele funciona sem a SSDT, se a performance dos states não estiverem de acordo, dai sim ele usa o arquivo.

 

Temos de recomendar ele fazer uma coisa ou outra!

Link to comment
Share on other sites

Olá

 

Então testa ai com o pm gerado pelo Clover e depois com o pela SSDT...

 

Creio que com o Clover não vai ser melhor do que pela SSDT devido o Clover não gerar o TDP correto muitas vezes, mas não custa tentar...

Link to comment
Share on other sites

Olá

 

Verdade... mas sabe, eu nunca conseguir pm pelo Clover... Sempre dava algum erro, sempre mesmo, quando ajustei para usar o SSDT tudo fluiu :D

 

Pois é... o meu i7 por exemplo é 95 o CPU com maior TDP que já vi foi o último da serie FX da AMD 200 e alguma coisa... comendo energia direto :lol:

Link to comment
Share on other sites

Pra ativar a Radeon, em alguns casos nem é necessário usar DSDT apenas editar o framebuffer, leia aqui: http://www.insanelymac.com/forum/topic/294552-amd-radeon-hd-7570m-on-mavericks/

 

Não, quando falei de gerenciador do Clover estava me referindo a deixar ele gerar seus states, e foi isso que inclui no seu config.plist.

Allan,

Acho que vou fazer o processo inverso, no caso usar o DSDT para desativar a hd 7570m no Mac, pelo seguinte, vai ser usado o Mac mais para desenvolvimento com Xcode, internet e etc., a Hd 4000 funcionando ja esta ótimo.

Achei esse procedimento para ativar a hd 7570m muito complexo pros meus conhecimentos.

 

Olá

Se só falta SSDT rodando então faz o seguinte

Rode esses comandos no terminal para gerar SSDT

https://raw.githubusercontent.com/Piker-Alpha/ssdtPRGen.sh/master/ssdtPRGen.sh
chmod +x ssdtPRGen.sh
./ssdtPRGen.sh

Um por um… Leia aqui caso tenha dúvidas: http://www.insanelymac.com/forum/topic/295587-power-management-for-sandyivy-bridgehaswell-cpus/

E usa esse config.plist: attachicon.gifconfig.plist.zip

 

Seja feliz agora ;)

 

DSDT é coisa cuidadosa, cuidado... falo por experiencia, pois nunca ela pode estragar um sistema todo, então... permanece com a tua HD 4000 que já está de bom tamanho :)

PimentelX86,

Fez alguma alteração no config.plist?

 

Olá

 

Então testa ai com o pm gerado pelo Clover e depois com o pela SSDT...

 

Creio que com o Clover não vai ser melhor do que pela SSDT devido o Clover não gerar o TDP correto muitas vezes, mas não custa tentar...

Testo o sistema sem SSDT por enquanto então?

Falei para o dono do notebook que vou ficar uns 2 ou 3 dias a mais com ele para testar a instabilidade então.

Link to comment
Share on other sites

Bem se quiser habilitar a AMD veja aqui: How to patch framebuffer AMD GPU

Ou se não: DSDT/SSDT: Disable dedicated GPU to extend battery life (Laptop-exclusive)

 

Faz assim, testa a config.plist que eu te enviei, reinicia, e baixe o app NovaBench/GeekBench e execute, e nos mostre o resultado.

 

E cheque os states:  Como checar o speedstep do seu CPU


Dai se vermos que não está bom, vamos pro proximo passo que é SSDT.

Link to comment
Share on other sites

Olá

PimentelX86,

Fez alguma alteração no config.plist?

 

Fiz, mas nesse caso esse config.plist está editado para usar o SSDT como gerador de pm, se quiser experimentar que o clover gere pra você, tem que usar o config.plist editado pelo allan...
 

Testo o sistema sem SSDT por enquanto então?

Falei para o dono do notebook que vou ficar uns 2 ou 3 dias a mais com ele para testar a instabilidade então.

 

Cara você quem sabe... mas testa sim pelo pm do Clover e depois ver quantos states você pega com o pm gerado por ele e posta os resultados aqui, se forem satisfatorios fica com o gerado pelo clover, caso não... mude pra SSDT ;)

 

Sei como é isso cara, depois que peguei um note pra ajustar de uma amigo meu e eu passei um sufoco pra instalar o OSX, nunca mais faço isso... pelo menos não de graça, pois notebook é coisa louca as vezes :)

Link to comment
Share on other sites

pessoal, os casos que vocês estão passando são de maquinas que tem a ati como principal, e não o contrário, como é o caso. dependendo da tecnologia usada, teria que haver a opção oculta na bios de desativar a intel, do contrário, nada feito. 

 

 

e a ssdt correta pro 3337u pra mavs e yosemite é a do script do pike com o -w 3. como já mostrei em prints, todos os 9 p-states funcionam:

 

post-564601-0-30511500-1406922820_thumb.png

 

 

 

edit: compre uma ar9285 baratinha no mercado livre e se livre do usb. trocar a pci dele é tão ou mais fácil que trocar uma memória. 1 parafuso, desconecta as antenas, troca, recoloca as antenas, parafusa, fecha.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Bem se quiser habilitar a AMD veja aqui: How to patch framebuffer AMD GPU

Ou se não: DSDT/SSDT: Disable dedicated GPU to extend battery life (Laptop-exclusive)

 

Faz assim, testa a config.plist que eu te enviei, reinicia, e baixe o app NovaBench/GeekBench e execute, e nos mostre o resultado.

 

E cheque os states:  Como checar o speedstep do seu CPU

Dai se vermos que não está bom, vamos pro proximo passo que é SSDT.

Allan,
 
Gerei o DSDT e o SSDT, re-compilei com o Terminal, de aml para dsl, como ele diz, só assim é possivel editar, mas parei na parte de corrigir o DSDT, mas não entendi como fazer...
 

 

pessoal, os casos que vocês estão passando são de maquinas que tem a ati como principal, e não o contrário, como é o caso. dependendo da tecnologia usada, teria que haver a opção oculta na bios de desativar a intel, do contrário, nada feito. 

 

 

e a ssdt correta pro 3337u pra mavs e yosemite é a do script do pike com o -w 3. como já mostrei em prints, todos os 9 p-states funcionam:

 

attachicon.gifall p-states.png

 

 

 

edit: compre uma ar9285 baratinha no mercado livre e se livre do usb. trocar a pci dele é tão ou mais fácil que trocar uma memória. 1 parafuso, desconecta as antenas, troca, recoloca as antenas, parafusa, fecha.

Mendietinha,
 
Procurei no Google para ver se existe algum comando que habilita um "Advanced Configuration" na Bios, como algumas mobos tem, mas não encontrei nada, por isso acredito que não tenha essa opção para desativar a vga pela bios.
Esses states são correções feitas no DSDT, correto?
Link to comment
Share on other sites

Olá

e a ssdt correta pro 3337u pra mavs e yosemite é a do script do pike com o -w 3. como já mostrei em prints, todos os 9 p-states funcionam:

 

Mendietinha, como tu conseguiu todos os states? O que significa esse -w 3? Poderia compartilhar essa info, pois nunca conseguir  com o SMbios correto para meu CPU todos os states uso uma SMbios diferente que gera só 6 :(

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Estou tendo muita dificuldade com esse tutorial para desativar a Gpu AMD.  :(

Não sou muito bom com programação, li e re-li diversas vezes o tutorial mas não estou tendo sucesso.

Edito o DSDT, altero o que foi encontrado, GFX0 para iGPU, compilo novamente, coloco no diretório certo, mas a Gpu AMD continua ativa, aparecendo em Relatório do Sistema.

Se alguém puder me ajudar, por favor... Falta pouca coisa pra finalizar esse hack.

Segue os arquivos em anexo.

ACPI, DSDT e SSDT.zip

Link to comment
Share on other sites

o -w 3 é uma solução para cpus ivy bridge para alcançar todos os states. acho que corrige um bug do script para algumas cpus ivy.

 

 

basta gerar a ssdt e colocar no final antes de dar enter pra gerar -w 3 e dar enter. isso faz com que o patch adicione states.


consigo todos os states com smbios de macbook pro 9,2. com a do air consigo 8. no mavs com o pm feito pelo kernel ganho um state abaixo, o 8, via aicpum começa no 12.

 

e hardel, os states vem da ssdt ou do chameleon se ele tiver bom suporte pro processador específico. via generate p e c states.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

o -w 3 é uma solução para cpus ivy bridge para alcançar todos os states. acho que corrige um bug do script para algumas cpus ivy.

 

 

basta gerar a ssdt e colocar no final antes de dar enter pra gerar -w 3 e dar enter. isso faz com que o patch adicione states.

consigo todos os states com smbios de macbook pro 9,2. com a do air consigo 8. no mavs com o pm feito pelo kernel ganho um state abaixo, o 8, via aicpum começa no 12.

 

e hardel, os states vem da ssdt ou do chameleon se ele tiver bom suporte pro processador específico. via generate p e c states.

Mendietinha, muito bom.

Coloquei o seu ssdt agora, bootou muito rápido, temperatura do processador melhorou bastante.

 

To quebrando a cabeça pra desativar a vga dedicada.

 

Encontrei a tabela PCI0, e depois uma "sub-tabela" GFX0, também encontrei o Method (_INI)

Renomeei GFX0 para iGPU.

Mudei o Method (_INI) para (_OFF)

*Não sei se deveria ter feito os 2...

Recompilei para aml, substitui no diretório do Clover, sem sucesso. O sistema continua identificando a dedicada.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...