Jump to content

[Guia] DSDT/SSDT - Conhecimentos Gerais


Allan
 Share

100 posts in this topic

Recommended Posts

Esse sim carregou show de bola, quero pedir um favor, quais foram os parches que vc utilizou?

 

Vc pode anexar eles em um arquivo para que eu deixe arquivado, para que quando sair o OSX 10.12 eu não tenha que ficar perturbando vc?

 

Sobre o desligamento eu vou colocar no post que criei da instalação vou efetuar as perguntas por lá

Link to comment
Share on other sites

Vc pode anexar eles em um arquivo para que eu deixe arquivado, para que quando sair o OSX 10.12 eu não tenha que ficar perturbando vc?

 

Não é necessario toda a vez que instalar o OS X, extrair de novo o DSDT e aplicar os patchs, fica com esse.

Só vai ser necessario se você atualizar ou fazer um downgrade do seu BIOS.

Link to comment
Share on other sites

Não é necessario toda a vez que instalar o OS X, extrair de novo o DSDT e aplicar os patchs, fica com esse.

Só vai ser necessario se você atualizar ou fazer um downgrade do seu BIOS.

 

O que quero é saber quais foram usadas pq nunca consegui fazer o meu

Link to comment
Share on other sites

olá

 

dá por aqui uma boa leitura

 

http://www.insanelymac.com/forum/topic/196771-ga-ex58-and-ga-x58a-dsdt-native-power-management-modifications/

 

quanto ao file .. eu geralmente não edito dsdt dessa maneira .. 1º passo eliminar erros .. depois uso os patch especificos para a mobo .. no teu caso são os para ICH10 estão no olarila

 

bom hack 

Link to comment
Share on other sites

  • 8 months later...

Olá a todos, tudo bacana?

Por gentileza, estou meio perdido aqui com a SSDT:
 

  • GereiSSDT através do script e copiei para a pasta EFI/ACPI/Patched do Clover
  • Desabilitei: P e C states do config.plist
  • Ativei: Drop All OEM SSDT na config.plist

Resultado: Simplesmente nao aparece nada depois que dou enter para o boot no Clover.



Sobe normalmente somente se eu ir em Options no boot do Clover e marcar a opção Drop SSDT.AML na seção ACPI.
Mas eu não consigo ativar essa opção dentro da config.plist, essa somente aparece como opcional na hora do boot( como mostra na imagem anexada).

Dei uma boa procurada no Google e aqui Fórum e juro que não encontrei nada. a respeito desse opcional do Clover.

 

 Muitíssimo obrigado.

 

       Hardware
Gigabyte B75M-D3H
    core i3 2130 sandy bridge
         Gtx 550 ti
   macOS Sierra 10.12


U64soiK.jpg

Link to comment
Share on other sites

Olá!! Bom dia!! Allan e X-men Eu atualizei o meu sistema para o MacOS Sierra e notei que perdi os states de gerenciamento do processador e estou apenas tendo um multiplicador: o x23 como mostra na foto: post-177314-0-72735400-1477145668_thumb.png

 

No El capitan eu estava usando o gerenciamento de states do clover apenas marcando Gen C e P states mas agora no Sierra não consigo ter os states todos:

post-177314-0-16629200-1477145892_thumb.png

 

O clover reconhece no boot os states:

 

post-177314-0-62942000-1477150273_thumb.png

 

 

mas quando entra no sistema fica apenas em x12 e x23:

 

post-177314-0-14541700-1477150385_thumb.png

 

 

Estou achando que seja um problema do clover em si. Irei reinstalar o El capitan com as mesmas configs anteriores em outro hd para comprovar isso.

No mais alguém tem uma ideia? grato!!

Link to comment
Share on other sites

O macOS Sierra está com alguns problemas com o XCPM.

 

Acredito que se tentar usar um SSDT modificado, terá melhores resultados.

 

Off-topic: Você conseguiu ativar a Nvidia GTX 670M?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

O macOS Sierra está com alguns problemas com o XCPM.

 

Acredito que se tentar usar um SSDT modificado, terá melhores resultados.

 

Off-topic: Você conseguiu ativar a Nvidia GTX 670M?

 

Então, deve ser isso mesmo porque não mudei nada em minha config e só tenho x12 e x23 cravado e deixa muito limitado a máquina edição e afins.

O script do piker mudou e estou com umas dúvidas: antes era apenas usar o comando: ./ssdtPRGen.sh -w 3 e agora o que usar? deixo apenas o padrão e permita que ele reconheça o meu processador (coisa que ele faz com maestria). Pensei em usar esse comando: ./ssdtPRGen.sh -target 1 -c 3 -xcpm 0(já que o OS X está com problemas com o XCPM). A GTX 670M reconhece na install nativamente com o clover eu apenos instalo o webdriver pra evitar que ela tenha os antigos problemas de travamento. 

 

post-177314-0-55410600-1477158641_thumb.png

Link to comment
Share on other sites

Usando o comando antigo não têm problema.

 

Você precisa do XCPM, se não o gerenciamento não será completo, e indicar qual é o modelo do CPU não é necessário.

 

Apesar dos problemas, podemos fazer alguns testes.

Link to comment
Share on other sites

Usando o comando antigo não têm problema.

 

Você precisa do XCPM, se não o gerenciamento não será completo, e indicar qual é o modelo do CPU não é necessário.

 

Apesar dos problemas, podemos fazer alguns testes.

 

Entendo. Estou subindo com o XCPM mas não estou tendo todos os states como te disse; o clover está gerando o C e P states mas sem sucesso. Quais testes poderíamos fazer? 

Obrigado!

Link to comment
Share on other sites

Gere um SSDT com o XCPM em modo 1 (habilitado), coloque o mesmo no local correto.

 

Vá no seu config.plist e desabilite o C/P States, vamos deixar apenas o SSDT fazer o trabalho. Há e desmarque o DropOEM.

 

Pra saber se ela está sendo carregada, use a opção Debug, reinicie o Hack e dentro da pasta EFI/CLOVER/misc, verá um arquivo boot.log.

Abra o IOReg e veja como está seu gerenciamento de energia. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Gere um SSDT com o XCPM em modo 1 (habilitado), coloque o mesmo no local correto.

 

Vá no seu config.plist e desabilite o C/P States, vamos deixar apenas o SSDT fazer o trabalho. Há e desmarque o DropOEM.

 

Pra saber se ela está sendo carregada, use a opção Debug, reinicie o Hack e dentro da pasta EFI/CLOVER/misc, verá um arquivo boot.log.

Abra o IOReg e veja como está seu gerenciamento de energia. 

 

Olá, Allan! Tentei o procedimento ./ssdtPRGen.sh -xcpm 1 e me retornou isso:

 

post-177314-0-76011100-1477280570_thumb.png

 

E quando coloquei a ssdt e configurei o clover dessa forma eu não obtive sinal de vídeo:

 

post-177314-0-16854800-1477280750_thumb.png

 

post-177314-0-97678900-1477280772_thumb.png

 

 

Obrigadoo!!

Link to comment
Share on other sites

Bem de acordo com a 1º imagem, não têm como o script salvar o SSDT na pasta Extra, se está usando o Clover  :rolleyes:

 

Sobre o config.plist sem P/C States + video, têm coisa errada ai. Um não têm como afetar o outro. 

 

Deve está esquecendo algo ai....

Link to comment
Share on other sites

olá

 

não é isso que mostra teu snapshot do clover ..

 

dropoemssdt está desabilitado ..

 

bom hack

 

 

Obrigado Artur,

 

 

ta marcado é que a luz da foto tirada pelo celular não aparece o a seta marcando :) 

mas obrigado

No seu caso acho que nem vale a pena gerar um SSDT modificado.

 

Apenas use o que o Clover oferece, e será suficiente para sua performance.  ;)

Então Allan,

 

Sempre fico meio na dúvida, já li relativamente bastante sobre o assunto e a ultima compreensão que tive que no caso do meu hardware, é, que seria bom não ativar o P C States  e usar uma SSDT .... você acha desnecessário,? tenho medo do CPu não trabalhar corretamente e dar problema posteriormente.

 

Obrigado

Link to comment
Share on other sites

olá

 

 

The CPU not supported turbo

Turbo: 34/34/34/34

DSDT found in Clover volume OEM folder: EFI\CLOVER\ACPI\patched\DSDT.aml está patcheado ?

Patch table: SSDT SataTabl
6:134 0:000 SSDT len = 0x36D
6:135 0:000 Patch table: SSDT Cpu0Ist
6:135 0:000 SSDT len = 0x9AA
6:135 0:000 Patch table: SSDT CpuPm
6:135 0:000 SSDT len = 0xA92
6:135 0:000 Drop tables from Xsdt, SIGN=XXXX TableID= Length=0
6:135 0:000 Xsdt has tables count=8
6:135 0:000 corrected XSDT length=100
6:135 0:000 === [ ACPIPatchedAML ] ====================================
6:135 0:000 Start: Processing Patched AML(s): Unsorted
6:135 0:000 Inserting SSDT.AML from EFI\CLOVER\ACPI\patched ... Success
6:153 0:018 End: Processing Patched AML(s)
6:153 0:000 CPUBase=0 and ApicCPUBase=1 ApicCPUNum=4

 

isto não devia estar a ser carregado .. so devia carregar o ssdt.aml gerado pelo script com as configs para teu cpu

 

teu config.plist deve estar uma bosta .. faz o upload dele .. melhor faz up da pasta efi ..

 

para analisar .. não tens uefi nessa mobo ? porque estás a usar a emuvariable.efi ?

 

bom hack

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Bem de acordo com a 1º imagem, não têm como o script salvar o SSDT na pasta Extra, se está usando o Clover  :rolleyes:

 

Sobre o config.plist sem P/C States + video, têm coisa errada ai. Um não têm como afetar o outro. 

 

Deve está esquecendo algo ai....

 

Aqui está tudo certo... o problema ou é com o clover ou é com o Sierra. Eu acabei de usar as mesmas configurações no el capitan e tenho todos os states...

;). Há não ser que tenho mudado algo. Obrigado, Allan. Quando estiver mais tempo volto para testarmos.

 

post-177314-0-61289300-1477429208_thumb.png

 

Detalhe: eu não uso ssdt.

Link to comment
Share on other sites

olá

 

 

The CPU not supported turbo

Turbo: 34/34/34/34

DSDT found in Clover volume OEM folder: EFI\CLOVER\ACPI\patched\DSDT.aml está patcheado ?

Patch table: SSDT SataTabl

6:134 0:000 SSDT len = 0x36D

6:135 0:000 Patch table: SSDT Cpu0Ist

6:135 0:000 SSDT len = 0x9AA

6:135 0:000 Patch table: SSDT CpuPm

6:135 0:000 SSDT len = 0xA92

6:135 0:000 Drop tables from Xsdt, SIGN=XXXX TableID= Length=0

6:135 0:000 Xsdt has tables count=8

6:135 0:000 corrected XSDT length=100

6:135 0:000 === [ ACPIPatchedAML ] ====================================

6:135 0:000 Start: Processing Patched AML(s): Unsorted

6:135 0:000 Inserting SSDT.AML from EFI\CLOVER\ACPI\patched ... Success

6:153 0:018 End: Processing Patched AML(s)

6:153 0:000 CPUBase=0 and ApicCPUBase=1 ApicCPUNum=4

 

isto não devia estar a ser carregado .. so devia carregar o ssdt.aml gerado pelo script com as configs para teu cpu

 

teu config.plist deve estar uma bosta .. faz o upload dele .. melhor faz up da pasta efi ..

 

para analisar .. não tens uefi nessa modo ? porque estás a usar a emuvariable.efi ?

 

bom hack

 

uahSUAhsuahSUHAUSHAuhauhs :drool:

Nossa Artur, faz um tempão que não mexo no Clover, já fiz cada cagada tentando ajustar que depois que estabilizou não mexi mais...

 

Voce faria a gentileza de uma olhada na config?

A DSDT está patcheada..

 

Vou upar a pasta EFI então...

 

Muitíssimo obrigado e uma boa noite!

 

 

obs: unica coisa que mudei a vga hoje, agora é gtx 750 não sei se precisa saber....

 

https://www.dropbox.com/s/btx14wg30qg5ysi/EFI.zip?dl=0

 

 

Só pra complementar ( imagem anexa)

 

A gpu lá no HWMonitor..    a velocidade do GPU FAN e GPU PWM eles parecem estáticos.. é isso mesmo??

 

a temperatura,clock e memory tem alterações conforme uso mas esses outros componentes ficam em valores fixo...pode ser bug do programa?

 

https://www.dropbox.com/s/1w46kmlo3u0mkon/Captura%20de%20Tela%202016-10-26%20%C3%A0s%2001.11.49.png?dl=0

 

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

uahSUAhsuahSUHAUSHAuhauhs :drool:

Nossa Artur, faz um tempão que não mexo no Clover, já fiz cada cagada tentando ajustar que depois que estabilizou não mexi mais...

 

 

 

olá

 

testa este 

 

config.plist.zip

 

quanto aos sensores pode ter a ver com a fakesmc e plugins.. tenta com outra versão

 

http://www.hwsensors.com

 

bom hack

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

olá

 

testa este 

 

attachicon.gifconfig.plist.zip

 

quanto aos sensores pode ter a ver com a fakesmc e plugins.. tenta com outra versão

 

http://www.hwsensors.com

 

bom hack

Vlw Artur,

 

Testei a config e tudo ok.. agora ficou assim o log de boot: https://www.dropbox.com/s/xr2w3nbm4dnynm8/bootlog.log.txt?dl=0

 

 

Tava muito ruim mesmo a config? e na pasta EFI, preciso apagar alguma coisa lá?

 

O DSDT e SSDT estão sendo carregados ? olhei lá me parece que sim não, mas não tenho certeza

 

 

Vlwwwwww

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...