Jump to content

Gerenciamento de energia para Sandy Bridge/Ivy Bridge/Haswell CPU

272 posts in this topic

Recommended Posts

Segui o tutorial, patcheei o kernel, ativei a flag no clover, criei o ssdt, coloquei na pasta "acpi/patched" e reiniciei. O sistema dá o boot, mas chega em uma parte que fala que o gerenciamento de energia é desconhecido "algo do tipo", da timeout na ACPM e o sistema reinicia.

Estou usando smbios 15.1. Uma coisa que notei é que quando a kext disabler estava na pasta de kexts no efi, o sistema subia normalmente.

EDIT: eu havia esquecido de adicionar algumas coisas no clover. A kextdisabler não tem nada a ver com o problema que eu estava  tendo.

O sistema iniciou legal, mas estou com um probleminha aqui que me impossibilita de instalar qualquer coisa na pasta /System/Extensions, pois sempre dá erro.

Vou tentar ver se consigo corrigir, pra poder instalar algum app que monitore os states da cpu pra ver se está funcionando corretamente.

Problema corrigido.

EDIT2: nem a X86PlatformPlugin e nem a AppleLPC estão carregadas. Apenas a ACPI_SMC_PlatformPlugin carrega.

Olhem essa mensagem que aparece no boot: 

SeR84IY.jpg

O que eu faço? 

Se o CPU for o da assinatura, está usando -xcpm e KernelPM?

Para carregar a LPC seria interessante aplicar um patch no DSDT.

Se o CPU for o da assinatura, está usando -xcpm e KernelPM?

Para carregar a LPC seria interessante aplicar um patch no DSDT.

Opa, é sim o da assinatura. Estou usando apenas o KernelPM. Vou colocar o -xcpm no clover e vê no que dá. 

Brigadão pelo suporte!  :thumbsup_anim:

@Allan

Adicionei o -xcpm mas deu no mesmo. Outra coisa estranha, é o turbo que não está funcionando. No ssdt tá configurado a frequência do turbo, mas olhando pelo Intel Power Gadget a frequência só tá indo até 3.5GHz, que é a frequência máxima sem turbo.

Voce não precisa usar SSDT modificado, apenas as opções que te falei.

Removi o SSDT e agora o turbo boost funciona. 

Com relação a LPC, não estou conseguindo achar o patch pra aplicar na dsdt. E sobre a X86PlatformPlugin, como fazer pra ela ser carregada? Só quando a LPC for carregada também?

olá

into method label _DSM parent_label LPCB remove_entry;into device label LPCB insert begin
Method (_DSM, 4, NotSerialized)\n
{\n
Store (Package (0x02) {\n
"compatible", Buffer () {"pci8086,8c44"}\n
}, Local0)\n
DTGP (Arg0, Arg1, Arg2, Arg3, RefOf (Local0))\n
Return (Local0)\n
}
end;

precisas também do DTGP

bom hack

• Like 1

O Artur-pt te passou o patch para o LPC, caso tenha problemas, apenas mude o Ven/Dev ID para o seu.

Para termos certeza de como está seu gerenciamento de energia, verifique no IOReg. Entenda que a escolha certa de um SMBios influi nisso. Está usando qual modelo ai?

Tem que ter as informações como mostra abaixo no campo CPU0@0

WTc.png

• Like 1

olá

into method label _DSM parent_label LPCB remove_entry;into device label LPCB insert begin

Method (_DSM, 4, NotSerialized)\n

{\n

Store (Package (0x02) {\n

"compatible", Buffer () {"pci8086,8c44"}\n

}, Local0)\n

DTGP (Arg0, Arg1, Arg2, Arg3, RefOf (Local0))\n

Return (Local0)\n

}

end;

precisas também do DTGP

bom hack

Valeu artur! =D

O Artur-pt te passou o patch para o LPC, caso tenha problemas, apenas mude o Ven/Dev ID para o seu.

Para termos certeza de como está seu gerenciamento de energia, verifique no IOReg. Entenda que a escolha certa de um SMBios influi nisso. Está usando qual modelo ai?

Tem que ter as informações como mostra abaixo no campo CPU0@0

WTc.png

Então, ainda não apliquei patchs e tals. Olhei no ioreg e está assim:

post-637410-0-97055000-1431096102_thumb.jpg

Está com o gerenciamento de energia errado!

Aconselho usar um SMBios de MacPro. E adiciona o patch para adiantar as coisa para você.  ;)

Está com o gerenciamento de energia errado!

Aconselho usar um SMBios de MacPro. E adiciona o patch para adiantar as coisa para você.  ;)

Mas não existe nenhum MacPro com Haswell. O máximo que tem é MacPro 6,1, que é com Ivy Bridge EP.  

EDIT: ao compilar a DSDT, deu mais de 80 erros (vide anexo) e não consegui dar boot no sistema, pois dá kernel panic.

Fiz o boot usando o pendrive de instalação do sistema, e quando entrei no sistema vi que a x86sei lá o que havia carregado, mas não carregou ainda a LPC (vide anexo também).

post-637410-0-27611200-1431100090_thumb.jpg

post-637410-0-05985300-1431100106_thumb.jpg

Não precisa se policiar com relação a isso.

Pois CPUs com IvyBridge também necessitam do plugin X86PlatformPlugin para ter o gerenciamento de energia correto.

Não precisa se policiar com relação a isso.

Pois CPUs com IvyBridge também necessitam do plugin X86PlatformPlugin para ter o gerenciamento de energia correto.

Eu testei o smbios do macpro 6,1 mas deu na mesma.  :wallbash:

Sem conseguir compilar direito essa dsdt, fica complicado.  :rolleyes:

Vamos fazer o seguinte, você tem entradas USB3 certo? Já instalou o kext responsável para o devido reconhecimento das USBs?

Vamos fazer o seguinte, você tem entradas USB3 certo? Já instalou o kext responsável para o devido reconhecimento das USBs?

Aqui tinha aquela kext genérica, mas eu a removi pois não preciso usar mais ela. Quando ela tá no sistema, as portas USB ficam "malucas", já sem ela, funciona tudo normalmente.

Você se refere a GenericUSBXHCI?

Utilizou ela com os boot arguments apropriados?

Sim. É ela mesmo.

Quais arguments você se refere? FixUSB, inject usb sei lá o que, clockid e ownership (acho que é isso)?

Se sim, usei todas elas mas continuavam malucas.

Me refiro a esses:

-gux_defer_usb2 -gux_no_idle

Vamos fazer um teste? Instala essa versão, attachicon.gifGenericUSBXHCI.kext.zip e usa os boot arguments que te falei acima.

Cara, desculpa a pergunta, mas o que tem a ver o USB3 com o gerenciamento de energia processador? Tu não estás confundindo os tópicos não?  :P

Bem, se você realmente leu este topico, verá o que eu expliquei na pag. 3: http://www.insanelymac.com/forum/topic/295577-gerenciamento-de-energia-para-sandy-bridgeivy-bridgehaswell-cpu/page-3

Não é preciso (ainda) usar SSDT modificada, apenas usar os boot arguments que te falei.

Se quiser é claro, talvez você tenha encontrado um método melhor para corrigir seu problema...

Bem, se você realmente leu este topico, verá o que eu expliquei na pag. 3: http://www.insanelymac.com/forum/topic/295577-gerenciamento-de-energia-para-sandy-bridgeivy-bridgehaswell-cpu/page-3

Não é preciso (ainda) usar SSDT modificada, apenas usar os boot arguments que te falei.

Se quiser é claro, talvez você tenha encontrado um método melhor para corrigir seu problema...

Você está falando disto aqui:

http://www.insanelymac.com/forum/topic/295577-gerenciamento-de-energia-para-sandy-bridgeivy-bridgehaswell-cpu/page-3?do=findComment&comment=1996457

As imagens da página 3 estão todas quebradas, o que impossibilita eu ver o que havia nas imagens postadas pelos outros membros e por você.

Pois bem, o argument que você citou no post anterior eu usei quando fui instalar o sistema, pois sem ele dava o famoso erro do "Missing Bluetooth Controller Transport". Irei adicionar a kext novamente e usar a flag que você fala. Já já posto aqui o que deu.

EDIT: fiz como você falou e as portas USB estão funcionando corretamente. E agora?

EDIT: fiz como você falou e as portas USB estão funcionando corretamente. E agora?

Abra o IOReg e verifique.

Já aplicou o patch LPC no seu DSDT?

Havia aplicado, mas como falei, dá aquele bocado de erros na compilação e kernel panic na hora do boot.

Você sabe como achar o device LPC e aplicar o patch no local correto?

Usa esse aqui:

Method (_DSM, 4, NotSerialized)  // _DSM: Device-Specific Method                {
                    Store (Package (0x0C)
                        {
                            "device-id", 
                            Buffer (0x04)
                            {
                                 0x02, 0x3B, 0x00, 0x00
                            }, 
                            "compatible", 
                            Buffer (0x0D)
                            {
                                "pci8086,3b02"
                            }, 
                            "IOName", 
                            Buffer (0x0D)
                            {
                                "pci8086,3b02"
                            }, 
                            "name", 
                            Buffer (0x0D)
                            {
                                "pci8086,3b02"
                            }, 
                            "subsystem-id", 
                            Buffer (0x04)
                            {
                                 0x01, 0x50, 0x00, 0x00
                            }, 
                            "subsystem-vendor-id", 
                            Buffer (0x04)
                            {
                                 0x58, 0x14, 0x00, 0x00
                            }
                        }, Local0)
                    DTGP (Arg0, Arg1, Arg2, Arg3, RefOf (Local0))
                    Return (Local0)
                }
            }
  • Create New...