Jump to content

Gerenciamento de energia para Sandy Bridge/Ivy Bridge/Haswell CPU


Pimentel
 Share

272 posts in this topic

Recommended Posts

Segui o tutorial, patcheei o kernel, ativei a flag no clover, criei o ssdt, coloquei na pasta "acpi/patched" e reiniciei. O sistema dá o boot, mas chega em uma parte que fala que o gerenciamento de energia é desconhecido "algo do tipo", da timeout na ACPM e o sistema reinicia.

Estou usando smbios 15.1. Uma coisa que notei é que quando a kext disabler estava na pasta de kexts no efi, o sistema subia normalmente.

 

EDIT: eu havia esquecido de adicionar algumas coisas no clover. A kextdisabler não tem nada a ver com o problema que eu estava  tendo.

 

O sistema iniciou legal, mas estou com um probleminha aqui que me impossibilita de instalar qualquer coisa na pasta /System/Extensions, pois sempre dá erro.

 

Vou tentar ver se consigo corrigir, pra poder instalar algum app que monitore os states da cpu pra ver se está funcionando corretamente.

 

Problema corrigido.

 

EDIT2: nem a X86PlatformPlugin e nem a AppleLPC estão carregadas. Apenas a ACPI_SMC_PlatformPlugin carrega.

 

Olhem essa mensagem que aparece no boot: 

 

SeR84IY.jpg

 

O que eu faço? 

Link to comment
Share on other sites

Se o CPU for o da assinatura, está usando -xcpm e KernelPM?

 

Para carregar a LPC seria interessante aplicar um patch no DSDT.

Opa, é sim o da assinatura. Estou usando apenas o KernelPM. Vou colocar o -xcpm no clover e vê no que dá. 

 

Brigadão pelo suporte!  :thumbsup_anim:

 

@Allan

 

Adicionei o -xcpm mas deu no mesmo. Outra coisa estranha, é o turbo que não está funcionando. No ssdt tá configurado a frequência do turbo, mas olhando pelo Intel Power Gadget a frequência só tá indo até 3.5GHz, que é a frequência máxima sem turbo.

Link to comment
Share on other sites

Voce não precisa usar SSDT modificado, apenas as opções que te falei.

Removi o SSDT e agora o turbo boost funciona. 

 

Com relação a LPC, não estou conseguindo achar o patch pra aplicar na dsdt. E sobre a X86PlatformPlugin, como fazer pra ela ser carregada? Só quando a LPC for carregada também?

Link to comment
Share on other sites

olá

into method label _DSM parent_label LPCB remove_entry;into device label LPCB insert begin
Method (_DSM, 4, NotSerialized)\n
{\n
Store (Package (0x02) {\n
"compatible", Buffer () {"pci8086,8c44"}\n
}, Local0)\n
DTGP (Arg0, Arg1, Arg2, Arg3, RefOf (Local0))\n
Return (Local0)\n
}
end;

precisas também do DTGP

 

bom hack

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

O Artur-pt te passou o patch para o LPC, caso tenha problemas, apenas mude o Ven/Dev ID para o seu.

 

Para termos certeza de como está seu gerenciamento de energia, verifique no IOReg. Entenda que a escolha certa de um SMBios influi nisso. Está usando qual modelo ai?

 

Tem que ter as informações como mostra abaixo no campo CPU0@0

WTc.png

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

olá

into method label _DSM parent_label LPCB remove_entry;into device label LPCB insert begin

Method (_DSM, 4, NotSerialized)\n

{\n

Store (Package (0x02) {\n

"compatible", Buffer () {"pci8086,8c44"}\n

}, Local0)\n

DTGP (Arg0, Arg1, Arg2, Arg3, RefOf (Local0))\n

Return (Local0)\n

}

end;

precisas também do DTGP

 

bom hack

 

 

Valeu artur! =D

 

O Artur-pt te passou o patch para o LPC, caso tenha problemas, apenas mude o Ven/Dev ID para o seu.

 

Para termos certeza de como está seu gerenciamento de energia, verifique no IOReg. Entenda que a escolha certa de um SMBios influi nisso. Está usando qual modelo ai?

 

Tem que ter as informações como mostra abaixo no campo CPU0@0

WTc.png

Então, ainda não apliquei patchs e tals. Olhei no ioreg e está assim:

post-637410-0-97055000-1431096102_thumb.jpg

Link to comment
Share on other sites

Está com o gerenciamento de energia errado!

 

Aconselho usar um SMBios de MacPro. E adiciona o patch para adiantar as coisa para você.  ;)

Mas não existe nenhum MacPro com Haswell. O máximo que tem é MacPro 6,1, que é com Ivy Bridge EP.  

 

 

EDIT: ao compilar a DSDT, deu mais de 80 erros (vide anexo) e não consegui dar boot no sistema, pois dá kernel panic.

 

Fiz o boot usando o pendrive de instalação do sistema, e quando entrei no sistema vi que a x86sei lá o que havia carregado, mas não carregou ainda a LPC (vide anexo também).

post-637410-0-27611200-1431100090_thumb.jpg

post-637410-0-05985300-1431100106_thumb.jpg

Link to comment
Share on other sites

Não precisa se policiar com relação a isso.

 

Pois CPUs com IvyBridge também necessitam do plugin X86PlatformPlugin para ter o gerenciamento de energia correto.

Link to comment
Share on other sites

Não precisa se policiar com relação a isso.

 

Pois CPUs com IvyBridge também necessitam do plugin X86PlatformPlugin para ter o gerenciamento de energia correto.

Eu testei o smbios do macpro 6,1 mas deu na mesma.  :wallbash:

 

Sem conseguir compilar direito essa dsdt, fica complicado.  :rolleyes:

Link to comment
Share on other sites

Vamos fazer o seguinte, você tem entradas USB3 certo? Já instalou o kext responsável para o devido reconhecimento das USBs?

Aqui tinha aquela kext genérica, mas eu a removi pois não preciso usar mais ela. Quando ela tá no sistema, as portas USB ficam "malucas", já sem ela, funciona tudo normalmente.

Link to comment
Share on other sites

Você se refere a GenericUSBXHCI?

 

Utilizou ela com os boot arguments apropriados?

Sim. É ela mesmo.

 

Quais arguments você se refere? FixUSB, inject usb sei lá o que, clockid e ownership (acho que é isso)?

 

Se sim, usei todas elas mas continuavam malucas.

Link to comment
Share on other sites

Me refiro a esses:

-gux_defer_usb2 -gux_no_idle

Vamos fazer um teste? Instala essa versão, attachicon.gifGenericUSBXHCI.kext.zip e usa os boot arguments que te falei acima.

Cara, desculpa a pergunta, mas o que tem a ver o USB3 com o gerenciamento de energia processador? Tu não estás confundindo os tópicos não?  :P

Link to comment
Share on other sites

Bem, se você realmente leu este topico, verá o que eu expliquei na pag. 3: http://www.insanelymac.com/forum/topic/295577-gerenciamento-de-energia-para-sandy-bridgeivy-bridgehaswell-cpu/page-3

 

Não é preciso (ainda) usar SSDT modificada, apenas usar os boot arguments que te falei.

Se quiser é claro, talvez você tenha encontrado um método melhor para corrigir seu problema...

Link to comment
Share on other sites

Bem, se você realmente leu este topico, verá o que eu expliquei na pag. 3: http://www.insanelymac.com/forum/topic/295577-gerenciamento-de-energia-para-sandy-bridgeivy-bridgehaswell-cpu/page-3

 

Não é preciso (ainda) usar SSDT modificada, apenas usar os boot arguments que te falei.

Se quiser é claro, talvez você tenha encontrado um método melhor para corrigir seu problema...

Você está falando disto aqui:

 

http://www.insanelymac.com/forum/topic/295577-gerenciamento-de-energia-para-sandy-bridgeivy-bridgehaswell-cpu/page-3?do=findComment&comment=1996457

 

As imagens da página 3 estão todas quebradas, o que impossibilita eu ver o que havia nas imagens postadas pelos outros membros e por você.

 

Pois bem, o argument que você citou no post anterior eu usei quando fui instalar o sistema, pois sem ele dava o famoso erro do "Missing Bluetooth Controller Transport". Irei adicionar a kext novamente e usar a flag que você fala. Já já posto aqui o que deu.

 

EDIT: fiz como você falou e as portas USB estão funcionando corretamente. E agora?

Link to comment
Share on other sites

Você sabe como achar o device LPC e aplicar o patch no local correto?

 

Usa esse aqui:

Method (_DSM, 4, NotSerialized)  // _DSM: Device-Specific Method                {
                    Store (Package (0x0C)
                        {
                            "device-id", 
                            Buffer (0x04)
                            {
                                 0x02, 0x3B, 0x00, 0x00
                            }, 
                            "compatible", 
                            Buffer (0x0D)
                            {
                                "pci8086,3b02"
                            }, 
                            "IOName", 
                            Buffer (0x0D)
                            {
                                "pci8086,3b02"
                            }, 
                            "name", 
                            Buffer (0x0D)
                            {
                                "pci8086,3b02"
                            }, 
                            "subsystem-id", 
                            Buffer (0x04)
                            {
                                 0x01, 0x50, 0x00, 0x00
                            }, 
                            "subsystem-vendor-id", 
                            Buffer (0x04)
                            {
                                 0x58, 0x14, 0x00, 0x00
                            }
                        }, Local0)
                    DTGP (Arg0, Arg1, Arg2, Arg3, RefOf (Local0))
                    Return (Local0)
                }
            }
Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...