Mirone Posted November 25, 2013 Share Posted November 25, 2013 *Este Tutorial tem como objetivo explicar de uma maneira simples como atualizar sua AppleHDA para a versão atual do seu sistema. *Este é um tutorial de "Faça você mesmo"isso significa que eu não farei o trabalho para você. Para atualizar sua AppleHDA você ira precisar substituir 3 arquivos e fazer uma correção no Binário da AppleHDA. Os arquivos a serem substituídos são: 1-Layout x.xml.zlib (Onde "X" corresponde ao número do seu layout pode ser 1,2,3,4,12...etc) 2-Platforms.xml.zlib 3-Os valores dentro do Plist de AppleHDA.kext/Plugins/AppleHDAHardwareConfigDriver.kext. Primeiro: Copie o Layout"x".xml.zlib e Platforms.xml.zlib da pasta Resources que se encontra dentro da AppleHDA.kext copie os dois para mesma pasta Resources da kext que vai Atualizar. Nota: Para saber qual LayoutID você usa basta ir em informações do sistema/Audio. Neste exemplo o ID é 4 então corresponde a layout4.xml.zlib. Segundo: Copiar os valores dentro do Plist de AppleHDA.kext/Plugins/AppleHDAHardwareConfigDriver.kext./Contents/Info.plist copiar os valore que se encontram dentro da chave IOKitPersonalities/HDA Hardware Config Resource/HDAConfigDefault Terceiro: Por fim vamos corrigir o Binário de AppleHDA.kext que se encontra em: AppleHDA.kext/MacOS. para isso usaremos o Script de bcc9. Copie a pasta para o desktop e ja com a Applehda.kext editada e instalada em S/L/E digite o seguintes comandos no terminal: cd ~/desktop/patch-hda ./patch-hda.pl 10ec0887 Nota: Abra a pasta patch-hda e depois o arquivo patch-hda-codecs.pl dentro dele encontra-se todos os codecs suportados pelo script para mais informações: Script to patch AppleHDA binary for osx10.7/10.8/10.9 Uma dica se o seu codec não for suportado pelo script você pode tentar corrigir manualmente usando um editor binário como HexFiend e substituir um dos codecs usados na correção pelo seu. No exemplo acima foi corrigido o binário para o codec ALC887-VD se você for corrigir para seu codec é necessário substituir o 10ec0887 pelo id de seu codec. No binário eles são escritos da direita para esquerda ou seja 10ec0887=8708ec10. *Importante: A kext do Mountain Lion/Mavericks tem uma nova estrutura e os arquivos são compactados em .zlib para descompactar e editar esses arquivos usaremos o Zlib. Esse aplicativo é baseado no script de RevoGirl, ele torna o processo de arquivos .zlib da AppleHDA.kext para descompactar/compactar mais fácil. Basta arrastar o arquivo zlib. Ao aplicativo e ele irá descompactar ou arraste o arquivo xml. E ele vai compactar para .zlib Sendo assim se você possui uma velha kext de Lion pode compactar os arquivos usando este APP. Download Zlib. Depois so reparar as permissões e reconstruir caches usando kextWizard. Créditos: RevoGirl, bcc9. 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Allan Posted December 17, 2013 Share Posted December 17, 2013 Mirone, agora que saiu o update 10.9.1 é preciso realizar este processo? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mirone Posted December 17, 2013 Author Share Posted December 17, 2013 sim, a AppleHDA possui uma nova versão 2.5.3, mas pode continuar a usar a versão de 10.9 se preferir. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Allan Posted December 17, 2013 Share Posted December 17, 2013 sim, a AppleHDA possui uma nova versão 2.5.3, mas pode continuar a usar a versão de 10.9 se preferir. Uffs então blz. Obrigado por responder Mirone!! Link to comment Share on other sites More sharing options...
JorgeMax Posted December 28, 2013 Share Posted December 28, 2013 Muito bom Mirone! Atualizei a versão do Beta do MV 10.9.2 Build 13C32 (AppleHDA-v2.6.0) para o meu codec Realtek ALC887VD, Mas quando conectei uma TV com entrada HDMI, o áudio da saída HDMI não funcionou amigo. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mirone Posted December 28, 2013 Author Share Posted December 28, 2013 HDMI, a injeção é feita por DSDT. deve ter algo errado no seu DSDT. Link to comment Share on other sites More sharing options...
JorgeMax Posted December 29, 2013 Share Posted December 29, 2013 HDMI, a injeção é feita por DSDT. deve ter algo errado no seu DSDT. Você pode verificar o meu DSDT? Aqui está: DSDT.aml.zip Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mirone Posted December 29, 2013 Author Share Posted December 29, 2013 Você pode verificar o meu DSDT? Aqui está: DSDT.aml.zip tenta este. anexa uma copia do seu ioreg. DSDT.aml.zip Link to comment Share on other sites More sharing options...
JorgeMax Posted December 29, 2013 Share Posted December 29, 2013 Aqui o ioreg: ioregjorge.zip E algumas imagens: Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mirone Posted December 29, 2013 Author Share Posted December 29, 2013 olhe nas configurações de sua TV. o problema deve estar ai, mude nas configurações de som. Link to comment Share on other sites More sharing options...
JorgeMax Posted December 29, 2013 Share Posted December 29, 2013 Mirone eu testei nas duas instalações aqui. Um hd com o MV 10.9.1 eu tenho áudio HDMI! E no outro HD (testes) com o beta do MV 10.9.2 não tenho áudio HDMI. Fiz os testes com os dois bootloaders aqui. CloverEFI e Chameleon ambos na última versão. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mirone Posted December 29, 2013 Author Share Posted December 29, 2013 Mirone eu testei nas duas instalações aqui. Um hd com o MV 10.9.1 eu tenho áudio HDMI! E no outro HD (testes) com o beta do MV 10.9.2 não tenho áudio HDMI. Fiz os testes com os dois bootloaders aqui. CloverEFI e Chameleon ambos na última versão. Fez as alterações na tv que te falei? Link to comment Share on other sites More sharing options...
JorgeMax Posted December 29, 2013 Share Posted December 29, 2013 Fez as alterações na tv que te falei? Amigo fucei as funções da tv que tenho aqui e só achei o controle HDMI-CEC, mas acho que não influencia em nada isso. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mirone Posted December 29, 2013 Author Share Posted December 29, 2013 cara é na função do som, tipo som/modo de som ai la tem as opções muda elas. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Allan Posted December 30, 2013 Share Posted December 30, 2013 Mirone, só pra informar que funcionou perfeitamente no Mavericks 10.9.1. E Mirone para ajudar outros usuarios que tem o mesmo codec que eu, te mando minha AppleHDA. AppleHDA - Cx20590.zip Vlw 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
JorgeMax Posted January 1, 2014 Share Posted January 1, 2014 Mirone eu descobri o motivo da ausência do áudio HDMI! A nova kext de vídeo AMD7000Controler.kext (v1.2.0) foi modificada no beta do MV 10.9.2 Build 13C32, pra funcionar mais com a conexão DVI, por causa do "Sleep/Dormir", funcionar adequadamente. No MV 10.9.1 (Kext AMD7000Controler versão 1.1.4) funciona o áudio HDMI plenamente bem. Valeu! Feliz 2014! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Allan Posted February 27, 2014 Share Posted February 27, 2014 Só avisando. Mirone seu tuto funcinou com a nova AppleHDA (2.6.0) do update 10.9.2. A versão anterior (2.5.2) 10.9.1 também funcionou. AppleHDA funcionando 100% aqui. Vlw Link to comment Share on other sites More sharing options...
Allan Posted May 16, 2014 Share Posted May 16, 2014 Mais um feedback. Esse metodo funcionou no OS X 10.9.3. Som sem problemas. Parabens Mirone. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruxo Posted June 7, 2014 Share Posted June 7, 2014 Fiz os processos que tu falaste mas ainda não funcionar perfeitamente em Yosemite 10.10 Eu ter alguns retornos através do comando dmesg: Sound assertion in AppleHDAWidget at line 5228 Sound assertion in AppleHDAWidget_10EC0885 at line 117 Sound assertion in AppleHDAFunctionGroup at line 126 Sound assertion in AppleHDAFunctionGroup_10EC0885 at line 68 Sound assertion in AppleHDAFunctionGroup at line 1053 Sound assertion in AppleHDAWidget_10EC0885 at line 215 Sound assertion in AppleHDAFunctionGroup_10EC0885 at line 120 Sound assertion in AppleHDACodecGeneric at line 351 Som aparece apenas em informações do sistema e em ioreg: Edit: Fiz alguns testes e constatei que o problema está no binário AppleHDA !!! Testado : layout12.xml.zlib Platforms.xml.zlib HDAConfiDefault -- Info.plist --- AppleHDAHardwareConfigDriver.kext 1º-não funciona: AppleHDA -- binário -- original da kext com modificações em sua estrutura de 8508ec10 para 6206ec10. 2-funcionando perfeito: AppleHDA -- binário -- copiada de um kext já funcional (kext ALC662), mas a estrutura aparentimente se a mesma de 8508ec10 para 6206ec10!!! Obs: Este ultimos testes agora foram realizados no 10.9.3 e não como no inicio yosemite 10.10; Binário AppleHDA me parece conter mais alguma coisa alem da modificação do codec-id 8508ec10 para 6206ec10!!!! Link to comment Share on other sites More sharing options...
mendietinha Posted July 23, 2014 Share Posted July 23, 2014 faço o tuto mas para nesse erro: Phils-MacBook-Pro:~ philmasinga$ cd ~/desktop/patch-hda Phils-MacBook-Pro:patch-hda philmasinga$ sudo ./patch-hda.pl 10ec0282 OSX version 10.10 detected Default target codec: 10ec0282 detected. Patching AppleHDA codec 11d41984 with 10ec0282 2 codec range comparison(s) to patch Patching range comparison 11d41983 Patching range comparison 10ec0884 Unexpected codec match count: 2 (4 expected) Aborting with AppleHDA NOT patched estou anexando a kext antiga que funciona e o codec dump. se tiver como me ajudar com a kext do 10.10 dp4 ou a 10.9.4 fico agradecido, pois creio que precisaria patchear a vanilla, e não tenho mais ela nem no mavs nem no yosemite. o layout que funcionou foi o 28 e somente ele. segue os arquivos. agradeço qualquer ajuda. acho que pode ter coisa errada com a kext que funciona, pois baixei ela pronta, a que fiz não reconhecia mic e etc. Arquivo Comprimido.zip Link to comment Share on other sites More sharing options...
mendietinha Posted July 23, 2014 Share Posted July 23, 2014 resolvido. baixei a applehda 10.9.4 pro alc282 do mirone, modifiquei o que precisava e agora tudo perfeito. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
mendietinha Posted July 24, 2014 Share Posted July 24, 2014 estou com um problema de ficar sem som depois do sleep, tendo que dar kextunload e kextload pra voltar, e li que com a applehda 2.4.7 do 10.8.5 isso não acontece. alguém poderia upar pra mim a applehda do 10.8.5 vanilla? valeu Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mirone Posted July 24, 2014 Author Share Posted July 24, 2014 Você precisa usar esta kext: http://forum.osxlatitude.com/index.php?/topic/3084-eapdjack-sense-fix-no-audiojack-sense-issue-after-sleep/ e para Yosemite você testou minha kext para ALC282? Link to comment Share on other sites More sharing options...
mendietinha Posted July 24, 2014 Share Posted July 24, 2014 sim, usei a sua como base. fiz todo o processo menos patchear o binário pois disse que já tinha sido patcheado. e funcionou perfeito. e meu layout é 28. tentei o 3 como dito mas somente o 28 funcionou. vou dar uma olhada nessa kext. mas e aquela antiga solução do ioaudiofamly não existe mais? estou por fora pois desde antes do mountain lion passei a usar a voodoohda. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Mirone Posted July 24, 2014 Author Share Posted July 24, 2014 Aquela solução esta obsoleta, use esta kext ela funciona bem. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts