Jump to content
Mirone

Atualizando sua AppleHDA

52 posts in this topic

Recommended Posts

140619020937263817.png

*Este Tutorial tem como objetivo explicar de uma maneira simples como atualizar sua AppleHDA para a versão atual do seu sistema.

*Este é um tutorial de "Faça você mesmo"isso significa que eu não farei o trabalho para você.

Para atualizar sua AppleHDA você ira precisar substituir 3 arquivos e fazer uma correção no Binário da AppleHDA.

Os arquivos a serem substituídos são:

1-Layout x.xml.zlib (Onde "X" corresponde ao número do seu layout pode ser 1,2,3,4,12...etc)

2-Platforms.xml.zlib

3-Os valores dentro do Plist de AppleHDA.kext/Plugins/AppleHDAHardwareConfigDriver.kext.

Primeiro: Copie o Layout"x".xml.zlib e Platforms.xml.zlib da pasta Resources que se encontra dentro da AppleHDA.kext

copie os dois para mesma pasta Resources da kext que vai Atualizar.

Nota: Para saber qual LayoutID você usa basta ir em informações do sistema/Audio. 

Neste exemplo o ID é 4 então corresponde a layout4.xml.zlib.

Captura%20de%20Tela%202013-10-25%20%C3%A0s%2022.37.29.png

Segundo: Copiar os valores dentro do Plist de AppleHDA.kext/Plugins/AppleHDAHardwareConfigDriver.kext./Contents/Info.plist

copiar os valore que se encontram  dentro da chave IOKitPersonalities/HDA Hardware Config Resource/HDAConfigDefault

02.jpg

Terceiro: Por fim vamos corrigir o Binário de AppleHDA.kext que se encontra em: AppleHDA.kext/MacOS.

para isso usaremos o Script de bcc9.

Copie a pasta para o desktop e ja com a Applehda.kext editada e instalada em S/L/E digite o seguintes comandos no terminal:

cd ~/desktop/patch-hda
./patch-hda.pl 10ec0887

Nota: Abra a pasta patch-hda e depois o arquivo patch-hda-codecs.pl dentro dele encontra-se todos os codecs suportados 

pelo script para mais informações: Script to patch AppleHDA binary for osx10.7/10.8/10.9

Uma dica se o seu codec não for suportado pelo script você pode tentar corrigir manualmente usando um editor binário como HexFiend e substituir um dos codecs usados

na correção pelo seu.

No exemplo acima foi corrigido o binário para o codec ALC887-VD se você for corrigir para seu codec é necessário substituir o 10ec0887 pelo id de seu codec.

No binário eles são escritos da direita para esquerda ou seja 10ec0887=8708ec10.

*Importante: A kext do Mountain Lion/Mavericks tem uma nova estrutura e os arquivos são compactados em .zlib

para descompactar e editar esses arquivos usaremos o Zlib. 

Esse aplicativo é baseado no script de RevoGirl, ele torna o processo de arquivos .zlib da

AppleHDA.kext para descompactar/compactar mais fácil. Basta arrastar o arquivo zlib. Ao aplicativo e

ele irá descompactar ou arraste o arquivo xml. E ele vai compactar para .zlib

Sendo assim se você possui uma velha kext de Lion pode compactar os arquivos usando este APP.

Depois so reparar as permissões e reconstruir caches usando kextWizard.

Créditos: RevoGirl, bcc9.

Advertisement

sim, a AppleHDA possui uma nova versão 2.5.3, mas pode continuar a usar a versão de 10.9 se preferir.

Uffs então blz. 

Obrigado por responder Mirone!!  :)

Muito bom Mirone! Atualizei a versão do Beta do MV 10.9.2 Build 13C32 (AppleHDA-v2.6.0) para o meu codec Realtek ALC887VD, Mas quando conectei uma TV com entrada HDMI, o áudio da saída HDMI não funcionou amigo. 

Mirone eu testei nas duas instalações aqui. Um hd com o MV 10.9.1 eu tenho áudio HDMI! E no outro HD (testes) com o beta do MV 10.9.2 não tenho áudio HDMI.

Fiz os testes com os dois bootloaders aqui. CloverEFI e Chameleon ambos na última versão.

Mirone eu testei nas duas instalações aqui. Um hd com o MV 10.9.1 eu tenho áudio HDMI! E no outro HD (testes) com o beta do MV 10.9.2 não tenho áudio HDMI.

Fiz os testes com os dois bootloaders aqui. CloverEFI e Chameleon ambos na última versão.

Fez as alterações na tv que te falei?

Fez as alterações na tv que te falei?

Amigo fucei as funções da tv que tenho aqui e só achei o controle HDMI-CEC, mas acho que não influencia em nada isso.

Mirone eu descobri o motivo da ausência do áudio HDMI! A nova kext de vídeo AMD7000Controler.kext (v1.2.0) foi modificada no beta do MV 10.9.2 Build 13C32, pra funcionar mais com a conexão DVI, por causa do "Sleep/Dormir", funcionar adequadamente. 

No MV 10.9.1 (Kext AMD7000Controler versão 1.1.4) funciona o áudio HDMI plenamente bem.

Valeu! Feliz 2014!

Só avisando.

Mirone seu tuto funcinou com a nova AppleHDA (2.6.0) do update 10.9.2.

A versão anterior (2.5.2) 10.9.1 também funcionou.

AppleHDA funcionando 100% aqui.

Vlw

Fiz os processos que tu falaste mas ainda não funcionar perfeitamente em Yosemite 10.10

Eu ter alguns retornos através do comando dmesg:

Sound assertion in AppleHDAWidget at line 5228
Sound assertion in AppleHDAWidget_10EC0885 at line 117
Sound assertion in AppleHDAFunctionGroup at line 126
Sound assertion in AppleHDAFunctionGroup_10EC0885 at line 68
Sound assertion in AppleHDAFunctionGroup at line 1053
Sound assertion in AppleHDAWidget_10EC0885 at line 215
Sound assertion in AppleHDAFunctionGroup_10EC0885 at line 120
Sound assertion in AppleHDACodecGeneric at line 351

Som aparece apenas em informações do sistema e em ioreg:

Edit:

Fiz alguns testes e constatei que o problema está no binário AppleHDA !!!

Testado :

layout12.xml.zlib

Platforms.xml.zlib

HDAConfiDefault -- Info.plist  --- AppleHDAHardwareConfigDriver.kext

1º-não funciona:

AppleHDA -- binário -- original da kext com modificações em sua estrutura de 8508ec10 para 6206ec10.

2-funcionando perfeito:

AppleHDA -- binário -- copiada de um kext já funcional (kext ALC662), mas a estrutura aparentimente se a mesma de 8508ec10 para 6206ec10!!!

Obs:

Este ultimos testes agora foram realizados no 10.9.3 e não como no inicio yosemite 10.10;

Binário AppleHDA me parece conter mais alguma coisa alem da modificação do codec-id 8508ec10 para 6206ec10!!!!

post-814746-0-26155200-1402107068_thumb.png

post-814746-0-39658100-1402107158_thumb.png

faço o tuto mas para nesse erro:

Phils-MacBook-Pro:~ philmasinga$ cd ~/desktop/patch-hda

Phils-MacBook-Pro:patch-hda philmasinga$ sudo ./patch-hda.pl 10ec0282

OSX version 10.10 detected

Default target codec: 10ec0282

detected.

Patching AppleHDA codec 11d41984 with 10ec0282

2 codec range comparison(s) to patch

Patching range comparison 11d41983

Patching range comparison 10ec0884

Unexpected codec match count: 2 (4 expected)

Aborting with AppleHDA NOT patched

estou anexando a kext antiga que funciona e o codec dump. se tiver como me ajudar com a kext do 10.10 dp4 ou a 10.9.4 fico agradecido, pois creio que precisaria patchear a vanilla, e não tenho mais ela nem no mavs nem no yosemite.

o layout que funcionou foi o 28 e somente ele. segue os arquivos. agradeço qualquer ajuda. acho que pode ter coisa errada com a kext que funciona, pois baixei ela pronta, a que fiz não reconhecia mic e etc. 

Arquivo Comprimido.zip

estou com um problema de ficar sem som depois do sleep, tendo que dar kextunload e kextload pra voltar, e li que com a applehda 2.4.7 do 10.8.5 isso não acontece. 

alguém poderia upar pra mim a applehda do 10.8.5 vanilla?

valeu

sim, usei a sua como base. fiz todo o processo menos patchear o binário pois disse que já tinha sido patcheado. e funcionou perfeito. e meu layout é 28. tentei o 3 como dito mas somente o 28 funcionou.

vou dar uma olhada nessa kext. mas e aquela antiga solução do ioaudiofamly não existe mais?

estou por fora pois desde antes do mountain lion passei a usar a voodoohda.