Jump to content

Teclado ABNT2 no Mac EDITADO 11/08/08 :D


keijjo
 Share

135 posts in this topic

Recommended Posts

  • 1 month later...

Você tem duas opções nesse caso: Ou usa o Ukelele (acho que era esse o nome) e cria um layout de teclado, ou usa o layout que o pessoal fez para o Wind. Eu o uso no Aspire One e funciona razoavelmente bem. Tá bem inacabado ainda e não tive saco para alterar, mas habilita os caracteres / e ? que no meu teclado estão no Q e no W respectivamente.

Link to comment
Share on other sites

Consegui fazer os caracteres "\" e "|" funcionarem na tecla a direita do shift esquerdo (teclado acer ABNT2 pelo menos).

 

1)instale o VoodooPS2Controller

 

2)copie o arquivo AcerBrasileiro.keylayout para /library/keyboardlayouts/ , faça logout, login, ele deve estar disponível para uso.

 

o arquivo para download no item 2 é uma versão levemente modificada por mim de uma que eu encontrei nos fóruns alguns meses atrás, apenas não me lembro quem postou, mas de qualquer forma obrigado ao mesmo.

 

PS: é nescessária a remoção dos kexts: appleacpips2nub e appleps2controller para a instalação do voodoops2controller, caso contrário pode causar kernel panic.

AcerBrasileiro.keylayout.zip

VoodooPS2Controller_0.98_installer.pkg.zip

Link to comment
Share on other sites

Fala galera, quando uso o ukelele, no mapa de caracteres eu clico em caixa baixa por exemplo o numero 2 e em caixa alta o @ é assim que coloca a função de caixa alta e baixa, ainda to sem interrogação.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

muito obrigado. Funciona perfeito, convivi pelo meno um ano com o problema de não ter ?. Agora tá tudo certo! :(

 

vou até abusar

 

????????????||||||||||||||||\\\\\\\\\\\\\\\\?\|?\?\?|""""'''''''''''''''''ççççççççç

 

nossa, q gostoso!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Usando o "Acer Braileiro", aqui funcionou tudo bem....Porém a única tecla que não está funcionando é a interrogação e a barra pra direita(/)...

 

No meu notebook ela fica localizada em baixo do shift da direita..(A sequência é: "Espaço", "Alt Gr", "Menu de Contexto" (Botão direito) e a "Barra"(interrogação em caixa alta)..

 

Alguém sabe o que posso fazer pra inserir essa tecla (interrogação)..

Tentei usar o Ukelele, porém ele não reconhece essa tecla...

Grato.

Link to comment
Share on other sites

galera, tava tudo certo, mas depois q atualizei pro 10.5.7 perdi minha interrogação e a tecla ao lado do shift esquerdo. O que será que eu devo reverter para q o teclado volte a funcionar como antes, com todas as teclas?

 

valeu!

 

EDIT: bem, foi fácil... Foi só usar o instalador pro Leopard novamente e tudo voltou... excelente!

 

????çççç\\||||\\\|||/?:::????ÇÇÇããããããááᴴááá´

 

tchau!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

To tentando configurar o teclado aqui há horas, mas sem sucesso...

 

Todas as teclas parecem OK, exceto a barra direita. Esta tecla está funcionando como se fosse o return...

Uso o VoodooPS2Controller.kext para o teclado e busco alternativas...

Não parece ser problema do layout, pelo visto é com a controladora... Isso acontece tanto com o layout americano quanto com os brasileiros.

 

Alguém enfrentou o mesmo problema?

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, alguem conseguiu fazer esse layout funcionar junto com o FFScroll (interrogação).

 

Aqui funciona tudo exceto pela interrogação e quando eu instalo novamente o layout ele se livra do FFScroll (buga). Quando eu instalo o FFScroll (depois de instalar o layout) a interrogação para de funcionar. O mais estranho é que SÓ essa tecla para de funcionar.

Link to comment
Share on other sites

Consegui fazer os caracteres "\" e "|" funcionarem na tecla a direita do shift esquerdo (teclado acer ABNT2 pelo menos).

 

1)instale o VoodooPS2Controller

 

2)copie o arquivo AcerBrasileiro.keylayout para /library/keyboardlayouts/ , faça logout, login, ele deve estar disponível para uso.

.............

 

Acabei de testar este layout, e está quase tudo funcionando perfeitamente, exceto a barra inversa e interrogação, ao lado do shift direito.

 

Vou usar este layout como base para tentar adicionar as teclas mortas no Ukelele... Se rolar eu compartilho com vocês.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, pra quem esta tendo problemas com teclas mortas eu aconselho usar um programa chamado Spark. Ele permite criar atalhos para qualquer coisa no mac, inclusive texto. Aqui eu liguei o foda-se e fiz um atalho para os caracteres: ? / \

 

O caso aqui é que o layout postado pelo keijo estava funcionando perfeitamente, mas depois que instalei o FFScroll (para o trackpad) perdi as teclas mencionadas acima. Vou ficar assim por tempo indeterminado pq já cansei de tentar resolver esse problema.

 

Alguem sabe me dizer se esse layout acer que postaram nas ultimas páginas funciona corretamente junto com o FFScroll?

 

Download do Spark: http://superdownloads.uol.com.br/download/159/spark/

Link to comment
Share on other sites

Galera,

 

Tenho um notebook Dell Inspiron 1525 instalado o Ideneb v1.4 10.5.6. Instalei o abnt2 que achei na rede, mas algumas teclas não funcionam direito como "?" "/" "\", pontuação, etc. tem alguma maneira de resolver isso, algum arquivo que corrija, etc? flw. :(

Link to comment
Share on other sites

Galera,

 

Tenho um notebook Dell Inspiron 1525 instalado o Ideneb v1.4 10.5.6. Instalei o abnt2 que achei na rede, mas algumas teclas não funcionam direito como "?" "/" "\", pontuação, etc. tem alguma maneira de resolver isso, algum arquivo que corrija, etc? flw. :sorcerer:

 

Kra, la no primeiro post desse tópico tem o link para o "layout ABNT2 leopard". Ele funciona perfeitamente para o inspiron 1525 SE você não usa FFScroll. Se você usa o FFScroll a instalação do mesmo faz as seguintes teclas não funcionarem: ? / \

 

Ai nesse caso (que é o meu caso) eu uso o Spark para fazer atalhos alternativos para essas teclas.

Link to comment
Share on other sites

pessoal.... de vez em quando aqui o layout muda de volta para aquele Brasileiro padrão (sem motivo aparente) e outras até desmarca o layout abnt la no international....

 

Já aconteceu com alguem ai? Alguem sabe se existem atalhos no teclado para alternar entre layouts? Talvez eu esteja apertando sem querer...

Link to comment
Share on other sites

Ficou muito bom?|?/ pode crer qu'''' " " " sim, o ponto do teclado numérico que não funfou, e o problema no word 2008, mas tá show, valeu ai.

? / \ | ! ' " deís

 

Que pena, aqui atualizei pro 10.5.7 (uso iPc) para poder instalar o Safari novo e perdi as aspas e a interrogação... Já instalei novamente o layout mas nada acontece. Uma coisa interessante é que eu abri o layout no UKELELE e lá não existe a tecla da interrogação. Meu teclado é um ABNT2 com 106 teclas, se alguém puder me dizer como faço no UKELELE o layout com esta configuração agradeço, pois tempo eu tenho para criar um novo, o problema é esse, não consigo colocar a tecla da interrogação! Segue foto para análise.

 

ishot1.th.jpg

 

Aguardo respostas! Senão terei que formatar e ficar sem o Safari novo... :/

 

Ah, detalhe, antes funcionava normal. E mais uma coisa, não sei se tem a ver, mas depois de atualizar para a 10.5.7 instalei um pacote chamado P5K-Family_10.5.7 que instalou um tal de VoodooPS2Controller junto, será que ele interferiu no layout (interrogação...) Pois na instalação do iPC eu marcava lá o negocio de PS2 para teclado (meu teclado é PS2). Outra dúvida, se eu usar um teclado usb, poderei usar esse layout (interrogação de novo!) Obrigado a todos!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...