Jump to content

Teclado ABNT2 no Mac EDITADO 11/08/08 :D


keijjo
 Share

135 posts in this topic

Recommended Posts

Tô usando esse em um teclado USB.

Só fiz uma adaptação para que a tecla "." do numpad funcione.

 

Mover o .bundle para a pasta Library/Keyboard Layouts

 

 

Rapa, como que voce conseguiu fazer funcionar a tecla . (ponto) do teclado numerico??

Link to comment
Share on other sites

Editei no braço :D

 

Resolveu pra ti?

 

 

Rapá, aqui eu tentei usar aquele Ukelele, mas não consegui fazer a tecla ponto funcionar, porque quando eu aperto a tecla ponto nada acontece... é como se ela não existisse.

Link to comment
Share on other sites

Tem como colocar pra download o arquivo .layout pra editar no ukelele. Não consegui achar um que tenha as teclas \ e / no layout. Ficam faltando essas duas teclas no desenho do layout.

 

Me desculpe mas é pra algum teclado de notebook. pq só o layout não adianta nada.

O que ativa as teclas são o drive e não o layout. O layoyt só define a função da tecla \ e / mas poderia definir # e ¢.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
Que pena, aqui atualizei pro 10.5.7 (uso iPc) para poder instalar o Safari novo e perdi as aspas e a interroga��o... J� instalei novamente o layout mas nada acontece. Uma coisa interessante � que eu abri o layout no UKELELE e l� n�o existe a tecla da interroga��o. Meu teclado � um ABNT2 com 106 teclas, se algu�m puder me dizer como fa�o no UKELELE o layout com esta configura��o agrade�o, pois tempo eu tenho para criar um novo, o problema � esse, n�o consigo colocar a tecla da interroga��o! Segue foto para an�lise.

 

ishot1.th.jpg

 

Aguardo respostas! Sen�o terei que formatar e ficar sem o Safari novo... :/

 

Ah, detalhe, antes funcionava normal. E mais uma coisa, n�o sei se tem a ver, mas depois de atualizar para a 10.5.7 instalei um pacote chamado P5K-Family_10.5.7 que instalou um tal de VoodooPS2Controller junto, ser� que ele interferiu no layout (interroga��o...) Pois na instala��o do iPC eu marcava l� o negocio de PS2 para teclado (meu teclado � PS2). Outra d�vida, se eu usar um teclado usb, poderei usar esse layout (interroga��o de novo!) Obrigado a todos!

 

 

UP!!!

 

Tou com o mesmo problema do Safsprin... antes de atualizar para o 10.5.8, tudo estava normal, e pelo Ukelele nao consigo add a telcla de interrogacaooooo, ajuda!!!! :rolleyes:

Link to comment
Share on other sites

Para teclados USB utilizo o seguinte layout (quando o sistema detectar o teclado selecione o modelo europeu, selecionando americano as teclas "' e \| ficam invertidas

BrasileiroABNT2.bundle.zip

 

Para notebook Acer uso o seguinte layout com o VoodooPS2 (as teclas / e ? estão junto com Q e W)

BrasileiroABNT2.bundle_acer.zip

uso o VoodooPS2 por causa do scroll pelo touchpad, não testei com o ApplePS2Controller.

 

Para teclados PS2 em desktop utilizo um pacote disponível nesse mesmo tópico, ele modifica o plugin do teclado no ApplePS2Controller, acredito que não funcione com o VoodooPS2, mas não testei.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Eu usava o layout ABNT2 do pessoal da Unicamp no meu teclado externo, mas ele não funciona mais no Snow Leopard... (quer dizer, funciona mas fica trocando toda hora, praticamente impossível de usar -- acho que tem a ver com a extensão rsrc). O jeito foi fazer outro no Ukele mesmo. Deu um pouco de trabalho, mas estou testando ele desde ontem e até agora funciona perfeitamente. Se alguém quiser também, deixei uma cópia em http://lailsonbandeira.com/files/brazil_abtn2_layout.zip

Testem aí e vamos ver se conseguimos criar uma versão final legal, pra que ninguém precise repetir este trabalho.

Link to comment
Share on other sites

Tenta usar esse ...

 

Teclado_Leopard_PS2_ABNT2.pkg.zip

 

Eu tenho esse no note e funciona todas as teclas, inclusive as que tem combinação com a tecla Fn que são as funções em azul no teclado.

 

eu tentei aquele postado pelo Keijo no inicio da discussão, esse é diferente daquele??

e se for como faço para remover o outro já que está instalado..

 

Obrigado...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 2 weeks later...
Para teclados USB utilizo o seguinte layout (quando o sistema detectar o teclado selecione o modelo europeu, selecionando americano as teclas "' e \| ficam invertidas

BrasileiroABNT2.bundle.zip

 

by oldnapalm

 

 

Este teclado esta quase tudo perfeito, uso o Microsoft Media Keyboard 3000, só uma coisa ficou meio errada por aqui pelo que eu pude ver até agora, na tarde numérica a "," (virgula) virou "." (ponto) e no lugar do "." (ponto) virou "?" (interrogação). Isso tem geito de arrumar?

 

Outra coisa as funções que eram acesadas pela "Alt Gr" + algumas teclas. que existem no windows tem como fazer isso funcionar também no Mac?

 

Estou usando o Snow Leopard 10.6.2.

Link to comment
Share on other sites

Este teclado esta quase tudo perfeito, uso o Microsoft Media Keyboard 3000, só uma coisa ficou meio errada por aqui pelo que eu pude ver até agora, na tarde numérica a "," (virgula) virou "." (ponto) e no lugar do "." (ponto) virou "?" (interrogação). Isso tem geito de arrumar?

 

Outra coisa as funções que eram acesadas pela "Alt Gr" + algumas teclas. que existem no windows tem como fazer isso funcionar também no Mac?

 

Estou usando o Snow Leopard 10.6.2.

 

Você pode usar o programa Ukelele para fazer essas alterações

http://scripts.sil.org/cms/scripts/page.ph...&id=Ukelele

 

Abra o arquivo BrasileiroABNT2.bundle/Contents/Resources/BrasileiroABNT2.keylayout com o Ukelele.

 

Para as teclas que ainda não existem (Alt Gr + outra) selecione a opção "Other Keyboard Key" no menu Keyboard, clique em "Key" e pressione a combinação de teclas no teclado. Então selecione o caractere correspondente no editor de textos e arraste para a tecla.

Link to comment
Share on other sites

Você pode usar o programa Ukelele para fazer essas alterações

http://scripts.sil.org/cms/scripts/page.ph...&id=Ukelele

 

Abra o arquivo BrasileiroABNT2.bundle/Contents/Resources/BrasileiroABNT2.keylayout com o Ukelele.

 

Para as teclas que ainda não existem (Alt Gr + outra) selecione a opção "Other Keyboard Key" no menu Keyboard, clique em "Key" e pressione a combinação de teclas no teclado. Então selecione o caractere correspondente no editor de textos e arraste para a tecla.

 

Mas se você perceber não tem todos os botões do teclado numérico no Ukelele para eu poder editar ele corretamente... Falta lá o botão "." (ponto) que tem no teclado normalmente so tem o botão "," (virgula) lá (no Ukelele) para eu poder editar.

 

Outra coisa, neste layout teria como diferenciar o "Alt" (esta a esquerda) que virou command do "Alt Gr" (esta a direita do teclado) que também virou command?

Link to comment
Share on other sites

Mas se você perceber não tem todos os botões do teclado numérico no Ukelele para eu poder editar ele corretamente... Falta lá o botão "." (ponto) que tem no teclado normalmente so tem o botão "," (virgula) lá (no Ukelele) para eu poder editar.

 

Outra coisa, neste layout teria como diferenciar o "Alt" (esta a esquerda) que virou command do "Alt Gr" (esta a direita do teclado) que também virou command?

 

O meu teclado não tem a tecla "." no numérico, só tem ",". Tente usar a opção "Other Keyboard Key" e apertar esse ponto do teclado numérico.

 

Sobre os Alt, deve ter como diferenciar, mas não sei como, vou dar uma olhada. Eu uso "Alt = Option" e "Win = Command".

Link to comment
Share on other sites

Tem o (.) sim old ... o seu não tem pq é o modelo abnt2 os abnt são aqueles que tem a \ do lado da tecla Z.

 

Sim, justamente o que eu disse, "o meu teclado não tem".

 

A dica do Ukelele continua, mas não tenho como testar se funciona.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Tem razão. Eu li errado hehehe =]

 

@ESPECTRO

Tenta usar esse:

Teclado_ABNT2.pkg.zip

 

Este nao funcionou por aqui, ainda baguncou todo o teclado. Agora perdi todas as configuracoes, antes era so um problema no teclado numero na parde de "," (virgula) e "." (ponto) agora esta tudo desconfigurado.

Tem como remover o que este driver adicionou?

 

Outra coisa aqui o ALT e a Tecla WINDOWS , nao ficam ao contrario, no driver da microsoft tem uma opcao para colocar que nem o do MAC.

 

Estou enviando a imagem do teclado.

 

Ate agora o que melhor me serviu foi o que o oldnapalm enviou, nele, como dito anteriormente so na parte de teclado numero que ficou com problema na "," (virgula) e "." (ponto).

 

Outra coisa agora com a imagem fica mas facil de ver, tem como eu ativar as teclas como eu fazia normalmente "ALT Gr" + a tecla, para se ter os outros caracteres? No teclado que melhor ficou aqui (oldnapalm) essas teclas nao funcionavam acredito que devido as duas teclas ALT funcionarem como COMMAND do mesmo geito.

 

Obrigado!

post-306671-1262398617_thumb.jpg

post-306671-1262398656_thumb.jpg

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...