Jump to content

r9 380 el capitan tela preta


Lucas-Nash
 Share

39 posts in this topic

Recommended Posts

Ola amigos, tudo bem com vocês?

 

Recentemente adquiri uma r9 380 de 4gb powercolor pcs+ ( era o que estava mais acessível no momento), peguei ela mais pela questão financeira, eu já tinha pesquisado e tinha visto que ela da dor de cabeça para funcionar no el capitan. Acabei de instalar o El capitan e só funciona com o video onboard (intel hd4600), na r9 380 fica tela preta. Se possível, gostaria de saber se há a possibilidade de faze-la funcionar no el capitan e se funcionará 100%. Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

É complicada mesmo amigo. Baixei a BIOS dela, verifiquei as portas, olhei as kexts do sistema e vi que as kexts "AMD9000Controller.kext" e "AMDRadeonX4000.kext", contém o ID dela.
Mas o problema é a framebuffer. Sua placa tem 4 portas, e só tem uma framebuffer com a mesma quantidade de portas que é a "Basset". E ela não segue a sequência correta da sua placa, terá que modifica-la, criando um patch de correção.

Pelo Clover é mais fácil aplicar isso. Vou te mandar um "config.plist" só com o patch, nele copie para o seu "config.plist" completo, não sei se funcionará, mas tente.

 

config.plist.zip

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

É complicada mesmo amigo. Baixei a BIOS dela, verifiquei as portas, olhei as kexts do sistema e vi que as kexts "AMD9000Controller.kext" e "AMDRadeonX4000.kext", contém o ID dela.

Mas o problema é a framebuffer. Sua placa tem 4 portas, e só tem uma framebuffer com a mesma quantidade de portas que é a "Basset". E ela não segue a sequência correta da sua placa, terá que modifica-la, criando um patch de correção.

Pelo Clover é mais fácil aplicar isso. Vou te mandar um "config.plist" só com o patch, nele copie para o seu "config.plist" completo, não sei se funcionará, mas tente.

 

attachicon.gifconfig.plist.zip

JorgeMax muito obrigado, vou tentar aqui. Abs.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Não uso AMD, só Intel HD e Nvidia, mas achei algo interessante.

 

Desfaça o que o JorgeMax falou, para não causar incompatibilidade. Mas o que ele passou é muito funcional para a maioria ;) 

 

No Clover, coloque o comando InjectATI / true, MODEL como AMD Radeon R9 290, id como 0x67B01002, FBconfig como Radeon

 

"Há mas está como R9 290  :thumbsdown_anim: ", testa primeiro, quem sabe terá QE/CI  :lol:

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Não uso AMD, só Intel HD e Nvidia, mas achei algo interessante.

 

Desfaça o que o JorgeMax falou, para não causar incompatibilidade. Mas o que ele passou é muito funcional para a maioria ;)

 

No Clover, coloque o comando InjectATI / true, MODEL como AMD Radeon R9 290, id como 0x67B01002, FBconfig como Radeon

 

"Há mas está como R9 290  :thumbsdown_anim: ", testa primeiro, quem sabe terá QE/CI  :lol:

Ola Allan

 

Blz vou testar aqui. Abs.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Allan, aconteceu algo curioso, primeiro eu instalei o 10.12DP e o problema continuou (na verdade essa sua dica eu ja usei no 10.12), dai eu fiz o seguinte, la em ID eu coloquei o ID da minha placa que é 0x6939, tirei o final 1002 porque com ele dava tela preta, agora o osx iniciou pela r9 380 (não deu mais tela preta) porém estou sem aceleração. Na verdade eu ate coloquei outro id (da r9 380x que é o 0x6938) e a placa dava video sem aceleração. Acho que talvez não haja uma forma prática de resolver isso, vou ter que por a mão na massa como o JorgeMax fez, de qualquer forma achei curioso dar vídeo mesmo sem aceleração, já que antes só dava tela preta.wuqdj6.png

Link to comment
Share on other sites

Amigo, como está a configuração da sua BIOS? O módulo "CSM" está desabilitado? E o driver do Clover: "CsmVideoDxe" está ausente? A minha placa só funciona 100%, se o módulo "CSM" estiver desabilitado e esse driver do Clover não estiver instalado.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Ola pessoal,

 

Mendietinha eu achei um avanço porque antes so dava tela preta kkkkk. JorgeMax verei isso, eu fiz todo o procedimento de extração de bios e de construção de codigos (tem um tutorial muito bom aqui no forum mesmo, em ingles) porem nao resolveu o problema, entao acredito q deve ser necessario fazer o que voce falou. Eu atualizei a uns dias pro 10.12DP pra ver se resolvia e nao resolveu, dai quando fui fazer a construção dos codigos notei que o framebuffer que mais se parece com a minha placa não é o basset (apesar de tbm ter 4 conectores la no arquivo extraido) mais sim o Lagotto (ate os tipos de conectores e a sequencia é praticamente igual, precisando mudar pouquissima coisa), construi o patch em cima do lagotto, mais infelizmente não resolveu. Verei a questao que voce falou do csm e csmvideodxe, sem falar q isso é so o começo, tem ainda o audio (alc898) pra resolver kkk. Obrigado a todos que estao me ajudando e ate mais.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Essa "framebuffer" "Lagotto" é nova. Eu estava verificando no 10.11.5, e não tem ela. Extraiu as "framebuffer's" no macOS Sierra?

 

Atualização:  Verifiquei as "framebuffer's" do macOS Sierra, e a Apple mudou tudo. A ordem das numerações está diferente em relação aos S.O.'s anteriores. Mas ainda tem algumas semelhanças.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Essa "framebuffer" "Lagotto" é nova. Eu estava verificando no 10.11.5, e não tem ela. Extraiu as "framebuffer's" no macOS Sierra?

Ola JorgeMax,

 

Na verdade eu tentei extrair no Sierra com o ati-poersonality como ensinava no tutorial, mais aparecia um erro dizendo que o comando -Q estava obsoleto (provavelmente um problema com a versão do xcode), dai um usuário la extraiu do Sierra e upou o arquivo de extração (já que outros usuários não estavam conseguindo extrair alem de mim), dai eu extrai as informações da bios da vga, construi os codigos de cada conector e substitui no framebuffer Lagotto (o Basset por algum motivo não parecia com minha placa), depois coloquei no clover via clover configurator (no tutorial nao exigia FBname e nem mais nada, somente ati-inject e aplicar o patch la em kext to patch. Em outro tutorial encontrei o arquivo extraido do Sierra, um usuario teve que refazer o patch porque na kext da vga dele (amd7000controller) havia ocorrido uma mudança no framebuffer. Vamos a luta, acabei de chegar do trabalho, e ja vou indo pro Sierra. Abs.

Link to comment
Share on other sites

Amigo, como está a configuração da sua BIOS? O módulo "CSM" está desabilitado? E o driver do Clover: "CsmVideoDxe" está ausente? A minha placa só funciona 100%, se o módulo "CSM" estiver desabilitado e esse driver do Clover não estiver instalado.

Ola JorgeMax, na bios eu desabilitei algo sobre csm (o que fez com que na sequencia de boot da placa mae aparecesse somente discos com partição guid), vou agora verificar sobre o driver do clover (eu estou no windows no momento, para entrar no osx terei que dar boot via pen drive). Abs.

Link to comment
Share on other sites

Amigo, como está a configuração da sua BIOS? O módulo "CSM" está desabilitado? E o driver do Clover: "CsmVideoDxe" está ausente? A minha placa só funciona 100%, se o módulo "CSM" estiver desabilitado e esse driver do Clover não estiver instalado.

Verifiquei e nao ha esse driver no clover. Eu tentei muitas coisas aqui e não consegui, estou achando que o ideal seria eu tentar extrair os framebuffer, vou ver a questao do xcode e ver se consigo rodar o ati-personality. 

Link to comment
Share on other sites

Esse driver poderá ser encontrado usando o CloverISO. São drivers off-line.

Allan entao quer dizer que esse driver pode estar ativo? Eu atualizei o Sierra pro DP2, agora n inicia mais pela vga (antes iniciava sem aceleração nenhuma), vou ver se entro pelo video onboard e vou extrair os framebuffer e refazer tudo de novo. 

Link to comment
Share on other sites

Não, você não entendeu.  :lol:

 

Baixa o CloverISO, e tem uma pasta chamada "drivers64UEFI off-line", dentro dela poderá pegar o driver que não vem por padrão no instalador do Clover e usa-lo. 

Link to comment
Share on other sites

Não, você não entendeu.  :lol:

 

Baixa o CloverISO, e tem uma pasta chamada "drivers64UEFI off-line", dentro dela poderá pegar o driver que não vem por padrão no instalador do Clover e usa-lo. 

Ah tá, é porque segundo o JorgeMax, o driver deve estar ausente mesmo. Jaja vou refazer os códigos, estou super ansioso, mais se não der certo vai tudo por água abaixo kkk.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Vai dar certo!  ^_^

 

É só ir na pagina do Clover e fazer o donwload da versão ISO: https://sourceforge.net/projects/cloverefiboot/files/

 

Testa ai e reporta pra gente  ;)

Allan o negocio se acanalhou de vez, eu instalei o 10.12 do zero (ja nao tava mais entrando por nenhuma placa, nem a 380 e nem a intel 4600, achei q talvez fosse porque fucei d+), dai quando atualizei pro Beta 2 ja era, nao inicia mais com video nenhum, so fica a tela preta e pronto. no modo verbose antes da tela ficar acesa e preta aparece isso:

post-978419-0-63389500-1467932689_thumb.jpg

Link to comment
Share on other sites

Está iniciando com o Penboot? Quais kext e drivers64UEFI está usando agora?

OBS: Esse problema só acontece com o macOS 10.12 ou no El Capitan também?

 

No El Capitan funciona com o intel HD4600, na verdade eu nem sei porque estou falando do 10.12 aqui se aqui pertence ao El Capitan, acabei de extrair aqui os códigos, vou tentar agora, talvez o beta 2 funcione depois disso (no momento so tentei no Sierra, jaja estarei fazendo o patch no El Capitan). 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Olha sobre o macOS espera mais um pouco, espere a versão final....ou veja os resultados dos outros usuários.

 

Pesquisando um pouco essa placa dá problemas hem... :blink:

 

Bons resultados são com o Yosemite.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...