Jump to content
35 posts in this topic

Recommended Posts

Olá gente

Como uso o computador para trabalho estou postando esse mesmo posto em vários forums, pois estou com medo de dar algum problema e eu ficar sem sistema operacional.

É o seguinte:

Usando o CHAMELEON tinha em um HDs os sistemas operacionais SNOW, ML, MAVERIKS e YOSEMITE funcionando perfeitamente e um outro HDs externo com os mesmos sistemas usado como BACKUP.

Resolvi atualizar e acrecentar o EL CAPITAN no HD interno e no externo e foi o que fiz, reparticionei os HDs interno usando o YOSEMITE para ter uma partição para o EL CAPITAN.

Com muito trabalho e ajuda do Arthur Pernapeluda e Mendietinha do OLARIA e do Slice do SourceForge consegui instalar o EL CAPITAN com o CLOVER.

Tudo funcionando...

O sistema utilizado para criar o sistema que para mim seria perfeito foi instalar OS SISTEMAS LIMPO no HD externo e e depois cópia-los para o interno, tudo estava perfeito menos a USB 3.0 que descobri que não tem concerto rsrsrsrs.

Resolvi instalar o CC 2014 no HDs interno e deu certo e aproveitei para instalar no HD externo, foi aí que deu merda.

Conectado ao HD externo a instalação deu erro no serial não consegui instalar um dos programas e para não ter o HD externo sujo, entrei pelo interno o o formatei, foi aí que vi que os HDs formatados pelo EL CAPITAN e CLOVER desapareceram do boot do CLOVER.

Estou a mais de 3 dias pesquisando em forums deixando solicitações de auxilio e até agora não encontrei uma solução, e estou super preocupado pois se der algum  problema no HD interno que está funcionando vou ficar sem o sistema operacional.

Mesmo bootando pelo PenDrive instalando o EL CAPITAN as unidades que foram formatadas por ele não aparecem na tela de boot do CLOVER.

Pelo que percebi a unidade interna que formatei usando o YOSEMITE e uma unidade usada para o windows somente elas aparecem.

Peço por gentileza por favor se alguém tiver alguma solução para isso.

Grato

https://www.insanelymac.com/forum/topic/309265-el-capitan-clover-hds-sumiram/

Ok.

Se usa o Clover, está usando ele em UEFI ou Legacy?

Caso seja UEFI, certifique-se de que esteja usando o driver "HFSPlus.efi" na pasta "drivers64UEFI", esse driver é responsavel por reconhecer partições HFS+.

Olá Allan

Estou usando EFI minha placa não tem UEFI

Mesmo assim, tente colocar esse driver na pasta Driver64

Veja se fiz certo por favor

Fiz o boot e o HD externo que instalei o EL capitan sem finalizar a pós instalação ainda não aparece

post-1097441-0-65064600-1446932640_thumb.jpg

post-1097441-0-75273200-1446932652_thumb.jpg

PS.: Outra coisa que notei utilizando o utilitário de disco verifiquei a informação dos discos somente o disco que interno onde estão os sistemas operacionais consta como inicializável, os outros não. o externo onde instalei o EL capitan consta como não inicializável

post-1097441-47705_thumb.jpg

Tem muitos drivers ai que terá de apagar. Como Vbox xxx, Grub xxx.

Só use o que você precisa, leia mais sobre esses drivers aqui: Post#31 Choosing EFI drivers

Deletei vários deles, os que lendo o manual deveriam ser ignorados, mesmo assim o HD que iniciei a instalação não aparece na tela de boot, li todo o manual do clover e parece que o problema está onde mostra o print.

Outra coisa q está acontecendo quando ele entra em modo de economia de energia ele não volta mais, o mouse teclado ficam inoperantes. e sou obrigado a resetar e aparece uma tela de minha bios informando sobre overclock

Anexei tem meu config.plist se vc puder dar uma olhada agradeço

post-1097441-0-91920600-1447158349.jpg

config.plist.zip

Olá Allan

Testei sua plist ele está hibernação e fica as luzes da torra ligadas, quando clico no mouse ele liga, eu me lembro que quando usava o chameleon ele entrava em hibernação a máquina toda desligava e quando eu clicava no mouse ou no teclado ele ligava.

Eu uso mouse e teclado USB

Se eu programar na opção economizador de energia, sim ele entra, mas ele teria que acordar com um clic no mouse ou usando alguma tecla do teclado não é mesmo?

Vamos lá, eu depenei minha plist deixei ela bem limpa.

Os problemas que venho enfrentando...

• E-sata frontal não funciona mesmo conectado no plug azul ou branco
  • E-sata traseiro funciona
  • USB normal traseiro mostra ícone metálico
  • USB frontal mostra icone laranja
  • Quando desligo o ElCapitan, tem hora que a maquina desliga completamente e tem hora que fica ligada, eu tinha colocado a patcher shutdown em minha dsdt e por isso desativei no clover o FixShutdown, (não sei se é isso mesmo)
  • ​Ainda estou com o problema no boot do CLOVER, está parecendo que seja um BUG, você tem HD sobrando ai pra fazer um teste? Formata ele usando o ElCapitan e tenta instalar o sistema operacional via pendrive para ver se depois que ele solicitar reinicio vc vai conseguir ver o HD no boot.
  • Aquele log da tela preta é possível ser visualizado? Eu consigo ver somente o log do clover.

Segue em anexo minha config.plist

config.plist.zip

Geralmente acordam a maquina com o botão liga/desliga. Bem é isso que fiz em Desktops anteriores e no meu Notebook...

Veja mais aqui: Post#38 Hibernation

Sobre o eSata verifique o modo AHCI se está habilitado, mas lembre-se que a Apple não usa essa conexão, então talvez vai funcionar apenas como porta USB.

Ícones laranjas: Post#26 How to make orange icons to be metallic

Está funcionando o shutdown após o patch? Isso esta bem ligado com o gerenciamento de energia hem...

Sobre .logs do Clover e o que usar ou não em seu config.plist, veja aqui: Post#47 How to speedup Clover boot

Geralmente acordam a maquina com o botão liga/desliga. Bem é isso que fiz em Desktops anteriores e no meu Notebook...

Veja mais aqui: Post#38 Hibernation

Sobre o eSata verifique o modo AHCI se está habilitado, mas lembre-se que a Apple não usa essa conexão, então talvez vai funcionar apenas como porta USB.

Ícones laranjas: Post#26 How to make orange icons to be metallic

Está funcionando o shutdown após o patch? Isso esta bem ligado com o gerenciamento de energia hem...

Sobre .logs do Clover e o que usar ou não em seu config.plist, veja aqui: Post#47 How to speedup Clover boot

Não consegui resolver a hibernação

O exata ainda estou tentando fazer funcionar todos os conectores

Ícones laranjas nem Cristo faz funcionar, refiz minha DSDT colocando a patcher, configurei no clover fixUSB e nada.

Tive maior dor de cabeça hoje com a BIOS deu o famoso problema VERIFING DMI POOL DATA quem disse que funcionava resetei CMOS e nada só consegui resolver pq o hd windows resolveu iniciar e fiz um flash da bios voltou tudo ao normal.

Um dos HDs instalei o EL CAPITAN usando o enoch e pasme funciona tudo, tem alguma coisa no clover que está impedindo que funcione. já estou perdendo a paciência.

eu recomendaria fazer tudo do zero.

Mendietinha:

Refiz do Zero e nada de aparecer os HDs, instalei o EL Capitan em um HD e após a instalação o sistema pede para fazer o reinicio ao abrir a tele de seleção no boot do Clover o HD não aparece, agora estou criando um pendrive usando o procedimento com o Chameleon e vamos ver no que vai dar. 

Já posto aqui resultado...

Refiz tudo do ZERO não aparece os HDs até fiz um vídeo (inglês RUIM pra caramba rsrsrs) para o SLICE do SourceForge ver o problema pq ele me disse que isso não ocorre no clover e estou provando que ocorre, https://youtu.be/XTCZjoNBx2E

Quanto a hibernação descobri o motivo, deve ser a Kext FakeSMS, a Kext com etiqueta vermelha põe o computador para hibernar perfeitamente desligando tudo e trazendo de volta ao clic do mouse ou ao toque do teclado, mas infelizmente ela não ativa todos os sensores no HWMonitor.

Já a kext com etiqueta azul ela ativa todos os sensores do HWMonitor mas não coloca o computador em hibernação, obrigando a reiniciar o computador a frio e inclusive mostra na tela de inicialização uma mensagem de erro no overclok solicitando para que eu pressione qualquer tecla para continuar.

Se alguém puder me ajudar com as kexts

Grato

kexts.zip

olá

tu fazes o boot em legacy ...

o que queres dizer com external drives ? estão ligadas como ? por usb ?

experimenta isto

<key>Entries</key>
<true/>
<key>Legacy</key>
<true/>
<key>Tool</key>
<true/>

bom hack

olá

tu fazes o boot em legacy ...

o que queres dizer com external drives ? estão ligadas como ? por usb ?

experimenta isto

<key>Entries</key>
<true/>
<key>Legacy</key>
<true/>
<key>Tool</key>
<true/>

bom hack

Olá Arthur

Quando falo de external HD é um conectado a qualquer USB que tem também o sistema operacional instalado, normalmente tenho como backup do sistema operacional, caso aconteça algo e eu perca o sistema instalado no HD interno eu faço o boot via USB e uso o carbon copy cloner

para repor sem precisar instalar todos os programas que uso para trabalho.

Estou fazendo o boot usando a partição EFI pq minha placa mãe é da antiga e não tem UEFI a configuração do clover é essa:config.plist.zip

Quanto a respeito de inserir esses comando eu tenho maior duvida pois toda vez que tentei eu corrompi o arquivo plist será que deve ser o editor de texto? (Uso o editor original do sistema)

Onde eu insiro esse comando? só falar onde e como que me viro.

Agora a pouco eu fiz o boot com as kext fakeSMC o primeiro foi com a que tem a etiqueta que funciona perfeitamente mas não ativa todos os sensores, e agora fiz o boot com a kext que tem a etiqueta azul, essa verifiquei que no SystemInfo ela ativa duas outras kexts:

GPUSensor.kext

LPCSensor.kext

Com certeza são essas que ativam os sensores que faltam, o que devo fazer para que a FakeSMC ative elas e ao mesmo tempo funcione perfeitamente a hibernação?

Esqueci de perguntar as kext instaladas dentro da EFI elas são lidas pelo sistema? Pq a AppleHDA tive que instalar no sistema.

Edited by Grown

Fiz uma experiência agora

Abri o conteúdo das duas kexts e vi que a azul tem em seu interior mais 4 kexts

ACPISensors.kext

CPUSensors.kext

GPUSensors.kext

LPCSensors.kext

Deixei instalado a kext vermelha e instalei essas kexts dentro de EFI/CLOVER/KEXTS/OUTHERS

O que ocorrei foi o seguinte;

Os sensores foram acionado mas na hora de hibernar não deu certo :(

O que será que deve estar acontecendo?

Incompatibilidade?

Configuração do Clover?

olá

se não tens uefi .. porque instalas na partição EFI ?  maior confusão .. cada vez que keres mexer em clover tens de montar a partição EFI .. assim como formatar a mesma

podes instalar na root do hd  /

o instalador cria a pasta EFI e mete o clover lá

essas key estão no config.plist do clover...

bom hack

Já viu o que precisa para fazer o Hack Hibernar? Configurou a imagem do Sleep?

Como se faz isso?

olá

se não tens uefi .. porque instalas na partição EFI ?  maior confusão .. cada vez que keres mexer em clover tens de montar a partição EFI .. assim como formatar a mesma

podes instalar na root do hd  /

o instalador cria a pasta EFI e mete o clover lá

essas key estão no config.plist do clover...

bom hack

Quando vou instalar o clover usando o Clover_v2.3k_r3320.pkg ele não dá opção de instalar no root HD ou dá?

Se minha placa não tem UEFI como que estou usando EFI agora eu pirei rsrsrsrs ela está realizando boot pela EFI

Me ajuda ai com a explicação

Edited by Grown

olá

EFI não tem nada a ver com UEFI

clover pode ser instalado em legacy .. na raiz do hd /

por isso que instala 1 file boot.. uefi não faz isso.. o instalador até te pergunta onde queres instalar o Clover...

EFI partição apareçe porque usas GPT .. se instalas em MBR a partição EFI não é criada..

bom hack

olá

EFI não tem nada a ver com UEFI

clover pode ser instalado em legacy .. na raiz do hd /

por isso que instala 1 file boot.. uefi não faz isso.. o instalador até te pergunta onde queres instalar o Clover...

EFI partição apareçe porque usas GPT .. se instalas em MBR a partição EFI não é criada..

bom hack

Vamos lá

Usei essas configurações para instalar no HD externo, usando um sistema funcionando para acessar.

depois vou criar outra vez o PenDrive sem a partição EFI para ver se o HD externo é mostrado após o 1 boot da instalação e posto aqui o resultado

post-1097441-0-69549000-1448111802_thumb.jpg

post-1097441-0-60959300-1448111830_thumb.jpg

post-1097441-0-61162500-1448111846_thumb.jpg

• Create New...