Jump to content

Mavericks no Lenovo G400S i5 3230m


Bugfix
 Share

79 posts in this topic

Recommended Posts

Seguindo as recomendações do pessoal aqui do fórum eu peguei esse Lenovo G400s com um i5 3230m.

Faz dois dias que estou quebrando a cara tentando instalar o Mavericks.

 

Hoje eu gerei um instalador USB usando o MyHack e consegui instalar certinho e dar boot no sistema (usando Chameleon).

O único problema é que qualquer movimento que aconteça no sistema (animações, scroll, cursor piscando, etc..) o video fica todo embaralhado.

 

Gravei esses 2 vídeos demonstrando o problema:

 

https://www.youtube.com/watch?v=PE7_k8kMcas&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=uUFFFPuHko8&feature=youtu.be

 

Já tentei patches no dsdt, kexts de versões anteriores e boot com IntelCapriFB de 0 a 11 mas nada resolveu.

 

Tentei usar o clover pra injetar o edid mas não sempre trava no boot (imagem em anexo)

 

Já não sei mais o que fazer  :(

Alguém sabe como resolver isso?

post-773436-0-66196000-1408750102_thumb.jpg

Link to comment
Share on other sites

Rapaz, ainda com essa grafica e com a HD 4000, deveria funcionar redondo.

Pra mim, esse é um dos melhores CPUs que uso até hoje, o mais legal ainda é que é o mesmo usado pela Apple no Macbook Pro de 2011/12.

 

Tenta o que o mendietinha te falou, precisando, conte com a gente.

Link to comment
Share on other sites

Desculpe a demora pra responder. Não tive tempo pra mexer nisso nesses últimos dias. 

Testei todos os patches do arquivo que o mendietinha (sempre restaurando a kext original antes de aplicar outro patch) mas infelizmente não funcionou.

 

Hoje eu reinstalei o sistema pra ver se resolvia alguma coisa mas não adiantou nada (até atualizei pro 10.9.4).

 

Testei todas as combinações possíveis de GraphicsEnabler Yes/No e IGEnabler Yes/No com IntelCapriFB de 0..11.

 

IntelCapriFB:

0..1 = Trava no boot

2 = Tela preta. Testei também essa opção em conjunto com o patch no AppleIntelFramebufferCapri mas continuou na mesma.

3 = Funciona com aceleração mas dá esse problema do vídeo corrompido

4 - A tela fica piscando com cores sólidas num intervalo regular.

5..11 - Trava no boot

 

Tentei também com todas as opções disponíveis da opção "device-properties" (no boot.plist) mas parece que nenhuma delas fez diferença.

 

Uma coisa que percebi é que esse problema não ocorre no modo seguro. Quando não tem aceleração de vídeo funciona numa boa (mas fica muito ruim de usar).

 

Estou usando a smbios MacBookPro9,2.

 

Anexei um arquivo com o boot.plist, dsdt, ssdt e smbios e um txt com as kexts carregadas no sistema.

Extra.zip

kexts.txt

Link to comment
Share on other sites

Dessas flags a que estava fazendo travar é a GraphicsEnabler. Com Yes ou No trava da mesma forma.

 

Testei o seguinte:

 

1) GraphicsEnabler=No IntelCapriFB=4 dart=0 - Trava o sistema naquela mesma parte da imagem do post anterior

2) IntelCapriFB=4 dart=0 IGPEnabler=No - Igual ao 1

3) IntelCapriFB=4 dart=0 - Não trava mas fica no modo de texto (imagem em anexo)

4) IntelCapriFB=3 dart=0 - Igual ao 3

5) IntelCapriFB=4 - Igual ao 3

6) IntelCapriFB=3 - Igual ao 3

 

Também tirei o device-properties do boot.plist pra ver se ajudava mas não adiantou.

 

O sistema não trava (consigo digitar) mas fica no modo de texto e não mostra a tela de login.

 

Boot com -x funciona normalmente.

 

Acho que esse notebook não gosta de mim  :(

post-773436-0-92930500-1409159435_thumb.jpg

Link to comment
Share on other sites

não tem que ter device propertie nenhum no boot.plist senão nunca vai funcionar a kext que te passei.

 

sobe com -x, reinstala a kext mais a fakesmc, repara permissões e renova caches e sobe com as flags que passei. tu estás fazendo coisa errada.

Link to comment
Share on other sites

não tem que ter device propertie nenhum no boot.plist senão nunca vai funcionar a kext que te passei.

 

sobe com -x, reinstala a kext mais a fakesmc, repara permissões e renova caches e sobe com as flags que passei. tu estás fazendo coisa errada.

 

Então, eu tirei o device-properties do boot.plist pra testar mas ainda assim não funcionou. Por algum motivo essa kext que você me passou faz o sistema travar se uso GraphicsEnabler=Yes/No. Trava sempre naquele ponto "AppleKeyStore starting..."

 

O FakeSMC (mais recente) está instalado em /Extra/Extensions. Você acha que instalar uma versão mais antiga do fakesmc pode ajudar?

Link to comment
Share on other sites

instala TODAS as kexts no S/L/E. nada de e/e. repara permissões e renova caches.

 

 

a kext que passei é a original mas com fb modificado do 3 para o 4 como eu uso aqui e o artur-pt tb usa. basta instalar ela, reparar permissões e reconstruir caches ou dar boot com -f mais IntelCapriFB=4 GraphicsEnabler=Yes e deve funcionar sem problemas. isso no 10.9.4, e só nele. seu problema de vídeo é igual ao nosso. refaça tudo com calma e seguindo passo a passo que não tem como dar erro.

 

e veja se sua bios está com as configurações corretas. já tive problemas de só subir com -x e era bios com config errada. e outra, esqueça igpenabler. é só GraphicsEnabler e IntelCapriFB 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

instala TODAS as kexts no S/L/E. nada de e/e. repara permissões e renova caches.

 

 

a kext que passei é a original mas com fb modificado do 3 para o 4 como eu uso aqui e o artur-pt tb usa. basta instalar ela, reparar permissões e reconstruir caches ou dar boot com -f mais IntelCapriFB=4 GraphicsEnabler=Yes e deve funcionar sem problemas. isso no 10.9.4, e só nele. seu problema de vídeo é igual ao nosso. refaça tudo com calma e seguindo passo a passo que não tem como dar erro.

 

e veja se sua bios está com as configurações corretas. já tive problemas de só subir com -x e era bios com config errada. e outra, esqueça igpenabler. é só GraphicsEnabler e IntelCapriFB 

 

Reinstalei o sistema e coloquei FakeSMC e NullCPU em S/L/E. Atualizei pro 10.9.4 (combo update), instalei a kext que você passou (AppleIntelFramebufferCapri), reparei as permissões, refiz o cache mas o problema continua.

 

Dando boot com as flags "-f mais IntelCapriFB=4 GraphicsEnabler=Yes" acontece esse problema da tela ficar piscando com cores diferentes.

 

https://www.youtube.com/watch?v=HOhxKaVQsU8&feature=youtu.be

 

Dei boot com o IntelCapriFB=3 pra ver se funcionava e vi que acontece aquele mesmo problema dos vídeos do primeiro post (aceleração OK com aquelas distorções).

 

A bios aqui praticamente não tem o que mudar (imagem em anexo). A única que fiz foi habilitar/desabilitar essa opção de virtualização mas isso também não fez diferença.

post-773436-0-01684100-1409263691_thumb.jpg

Link to comment
Share on other sites

O que te atrapalha ai é usar o myHack.

 

E verifique se a opção Boot UEFI está ativada em "Boot" e a opção Security Boot esteja desabilitada em "Security".

 

Estou usando boot legacy com chameleon. O clover sempre trava no boot por algum motivo. 

Secure boot está desabilitado.

Link to comment
Share on other sites

Instalei a imagem do 10.9.4 lá do olarila mas continua tudo na mesma. Desisto  :(

Assim que estiver com mais tempo livre ou quando sair a versão final do Yosemite eu tento outra vez.

 

Mas mesmo assim muito obrigado pela ajuda! Caso eu consiga resolver mais alguma coisa mais pra frente eu posto aqui.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Pessoal, estou tendo problemas com esse boot EFI e Legacy na instalacao do Mountain Lion. Quando eu monto o pendrive e faço o boot pelo modo Legacy ele para quando aparece as informacoes de USB:XXXXXX. Quando eu faço o procedimento do boot EFI com o CLOVER, e na bios deixo boot pelo EFI, ele passa da parte de carregamento do USB:xxxxx e chega na instalacao. Quando finaliza a instalacao e reinicio ele nao da o boot porque no hd da instalacao nao esta com boot no modo EFI. tentei usar o boot com o pen drive e selecionar o hd instalado mas nao deu certo, termina o carregamento mas nao da video.

Quando tento instalar o Yosemite nao passa da parte do USB:xxxx. Nunca tive problema com outros notes e desktop na instalacao, mas percebi que esse note nao conclui a instalacao quando esta no modo Legacy. Se alguem puder dar um ajuda agradeço muito pois ja estou quase desistindo igual ao Bugfix!!!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, segui o passo a passo do tópico do Yosemite e consegui instalar no meu Lenovo G400s. estou com problema agora no pos instalação. sei que tem várias opções de boot loader porem não estou acertando com nenhuma. em todos os casos a minha placa de video fica com a resolução correta (1376x768) reconhece a HD 4000 0x0166, porem fica com 4mb de video e smbios mackbook pro 5,1 ou 4,2, não lembro direito.  

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...