Jump to content

Ajuda, video intel hd graphics no Itautec i3


x182149
 Share

19 posts in this topic

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

venho pedir um help para solucionar um problema que estou tendo na configuração das kexts de video intel hd graphics.

Meu notebook é um Itautec w7430 com video Intel hd Graphics, processador core i3.

Fiz a instalação do Montain lion via app store com boot via usb, atualizei passo a passo, desde versão 1.8.1, 1.8.2, 1.8.3 e 1.8.4 e depois desta atualização instalei as kexts de video que encontrei aqui no forum referente aos videos intel graphics.

Funcionou tudo blz, perfeito, mas tentando corrigir outros erros de boot o video parou de funcionar e não voltou mais.

Já tentei reinstalar o sistema diversas vezes, já usei outros metodos de instalação que encontrei aqui no forum, mas o video não funcionou.

 

O erro que esta apresentando é muito estranho, ele mostra uma tela com varias linhas:

 

com.apple.lauchp          1              com.apple.UserEventAgent-LoginWindows              130      Stopping Job...

com.apple.lauchp          1              com.apple.UserEventAgent-LoginWindows              130      Stopping SIGKILL.

com.apple.lauchp          1              com.apple.universalaccessd                                    131      Stopping Job...

com.apple.lauchp          1              com.apple.universalaccessd                                    131      Stopping SIGKILL.

com.apple.lauchp          1              com.apple.hlpd                                                         133      Stopping Job...

com.apple.lauchp          1              com.apple.hlpd                                                         133      Stopping SIGKILL.

com.apple.lauchp          1              com.apple.coreservices.appleid.authentication         134     Stopping job...

com.apple.lauchp          1              com.apple.coreservices.appleid.authentication         134     Exit timeout enlapsed (20 seconds), Killing

 

 

 

 

Já tentei usar GraphicsEnabler=Yes, mas ai ele congela a tela e não carrega o video e quando coloco GraphicsEnabler=No ele da um erro igual descrito acima.

Já estou a 3 semanas quebrando cabeça e não sei mais o que fazer.

Se alguem puder me ajudar, agradeceria muito.

 

obs: Já tentei usar o bootloadr do chimera 2,1 - 2.2, já tentei o chameleon 2261, já tentei o clover (ultima versão), mas os erros continuam com o video.

 

Link to comment
Share on other sites

Olá

Como vai?

Qual é teu modelo de i3? Se nesse modelo for HD2000 esqueça QE/CI, tu não terá.

Mas em qual atualização ele parou de funcionar? Antes funcionava tudo perfeitamente? Já tentou rodar sem instalar a kext de vídeo?

 

Posta uma imagem, fica melhor.

Link to comment
Share on other sites

Fala Pimentel blz ?

Então, o meu modelo é i3 2.53Ghz, ano 2010.

Acho que não é hd 2000 porque funcionou, mas agora parou.

Eu consegui fazer ele funcionar, na epoca, com a atualização 10.8.4, mas fuçando para corrigir outras coisas ele parou de funcionar e não voltou mais.

Instalei novamente tudo denovo e não consegui mais fazer ele voltar a funcionar, sempre dá esse erro acima.

No post que peguei estas kexts ele diz que tem dois modelos, os modelos com QE/CI e os modelos sem QE, mas com CI.

As kexts sem QE funcionam, mas quando coloco as kexts com QE ele apresenta esse erro acima.

Acho que no dia que consegui fazer ele funcionar, fiz alguma alteração em outra kext e funcionou, porem não sei qual foi..rs.

Ele funciona sem kext de video ou quando coloco as kexts e não corrijo as permissoes, mas quando mando corrigir as permissoes e reinicio ele da erro.

Veja se estou esquecendo algo:

 

  1. instalei o Montain Lion USB 10.8.4 aqui do forum
  2. instalei o bootloader chimera 2.1 pelo [url="http://www.insanelymac.com/forum/topic/279450-why-insanelymac-does-not-support-tonymacx86/"]#####[/url] Montain Lion 5.3
  3. Instalei a fake smc e null... do [url="http://www.insanelymac.com/forum/topic/279450-why-insanelymac-does-not-support-tonymacx86/"]#####[/url]
  4. instalei a rollback acpi 10.8.1 do [url="http://www.insanelymac.com/forum/topic/279450-why-insanelymac-does-not-support-tonymacx86/"]#####[/url]
  5. ativei o GraphicsEnabler=Yes
  6. desativei o UseKernelCache
  7. Reparei todas as permissoes.

Achei estranho porque ele esta puchando usekernelcache=yes de algum lugar, porque meu chameleon.boot não essta ativado e se eu não digitar no boot UsekernelCache=No ele ativa sozinho e da erro no usb.

 

Minha duvida é com as kexts AppleIntelCpuPower* elas podem ser excluidas, tem alguma risco de ela dar conflitos ? Acho que o erro tem alguma coisa a ver com Gerenciamento de energia ou posso esta enganado. Mas acho que é detalhe simples porque funcionou e o erro sempre é o mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Olá

Segundo o site da Intel: http://ark.intel.com/

Teu i3 é de 2ª geração i3-2100T tem HD 2000.

Funciona, mas não tem QE/CI mesmo… no máximo resolução máxima e talvez o 10.8.5 não está dando nem sequer mais suporte, por isso o erro.

Acho que tentar ter isso é perda de tempo…

Obs: Leia aqui sobre tonymac e suas ferramentas: http://www.insanelymac.com/forum/topic/288617-tony-mac-e-suas-ferramentas-beast/
É melhor entender...

Link to comment
Share on other sites

Então Pimentel, entendi as regras do forum e vou procurar respeita-las, desculpe ai pela falha.

 

Sobre o meu processador, você acabou me ajudando a entende-lo melhor.

O meu processador é um Mobile core i3-380M (3M cache, 2.53GHz) ARRANDELA Lauched Q3'10 35W - Intel HD Graphics.

O link que voce me passou estava as informações de desktop e o meu modelo é mobile, então instalei o cpuZ para ver meu processador e confirmou, Intel core i3 380M.

 

Mas o que me deixa mais curioso é que na primeira instalação funcionou e agora não esta funcionando.

 

Qual bootloader você recomenda que apresenta menos erros ? porque acho que é isso que esta influenciando no funcionamento.

 

Se nunca tivesse funcionando eu tinha desistido já, mas quando funciona deixa a gente mais intrigado e impaciente possivel...rs. Mas vamos -la né, a luta continua.

Link to comment
Share on other sites

Olá

 

As regras são importantes e eu também me enrolei um pouco com isso no inicio.

 

Me guiei pelo clock que era 2.53 e encontrei aquele modelo lá que é 2.50, pensei que era desktop, mas... ^_^

 

Como disse pode ter funcionado, mas com certeza não te deu QE/CI, pois o teu CPU é 1ª geração.

 

Tem como ativar a gráfica e até promete QE/CI, mas o guia é um pouco complicado e eu nunca fiz: http://www.insanelymac.com/forum/topic/286092-guide-1st-generation-intel-hd-graphics-qeci/

 

Mas tem aquele porem, as vezes a gráfica é tão antiga que em novas versões de OS ela pode não ter mais suporte. Por exemplo a gráfica 5500 FX da Nvidia não tem mais suporte desde 10.5.5 e talvez essa tua gráfica possa ter perdido o suporte no 10.8.5.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Ola Pimentel, Grato mais uma vez. :thumbsup_anim:

esse manual resolveu meu problema, huhuhu...rs...!!!

Esta tudo funcionando perfeito, só que junto com este manual coloquei uma Kext fakesmc diferente, versão r615.

Desativei tambem o UseKernelCache, colocando como ( No ).

 

Athur, valeu pela dica, pois tenho que saber exatamente tudo, pois isso é que fez a diferença.

 

Então esta ai pessoal, para quem tiver um Itautec infoway W7430 com core i3 380M, funciona perfeito o Grafico com QE e CI usando o Manual do  link do Pimentel, citado acima.

Link to comment
Share on other sites

Outro detalhe,

Quando fecho ele e ligo ele novamente, ele volta do sleep com tela sem brilho, funciona tudo, você vê o fundo bem fraquinho e não consigo clarear mais a tela, sabem o que pode ser e se tem solução.

Link to comment
Share on other sites

Olá

Me referi a gerenciamento de energia.

Segue o guia: http://www.insanelymac.com/forum/topic/213576-dicas-sobre-gerenciamento-de-energia/

Basicamente só vai colocar p e c states no org.chameleon…

Baixa esse programa HWSensors instale a kext IntelCPUMoniotr.

Roda no terminal o comando yes e note que no programa o multiplicador estará com um número alto... no meu é x35 termine o comando e notará que o número irá baixar no meu é x16 se ao terminar o programa esse número baixar tu terá gerenciamento.
 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Fala Pimentel,

Então, fiz conforme você sugeriu e obtive os seguintes resultados.

 

  1. Usando o comando Yes e verificando o Hwmonitor, minha cpu era x7 e quando aciono o Yes ele sobe para x19, ai quando fecho ele cai novamente para x7.
  2. A velocidade da minha cpu sem o comando Yes fica em 953 ai quando coloco o yes sobe para 2532 e quando fecho o yes volta para 953.
  3. A temperatura fica em 59º, mas quando aciono o yes ele sobe aos poucos para 80º + ou - 81º. e quando fecho o yes volta para 59 e 62.

 

Pelo que entendi, acho que esta funcionando perfeitamente, mas gostaria de ter certeza, o que acha Pimentel ?

 

E sobre o meu monitor entrar em repouso, saberia me dizer se tem como corrigir isso, porque hoje apos estes testes ele funciona assim:

 

Quando aciono o repouso ele entra normal, mas quando volto ele não traz a claridade do monitor, fica sem brilho, tudo escuro, funciona o computador, mas fica muito escuro a tela e não da para enchergar direito, fica muito fraquinho.

Link to comment
Share on other sites

Então pimentel, nada ainda, coloquei o dsdt patch ehci, mas não clareou a tela não.

Outra coisa que notei foi o controle do brilho pelo teclado, isso eu também não tenho, coloquei no dsdt o patch do FN keys, mas não funcionou não, você sabe me dizer como ativo o controle do brilho ?

Desculpe fazer tantas perguntas, mas é que você sabe né..rs, quando estamos aprendendo ficamos assim mesmo...rs.

 

Estou colocando as patch que vem no dsdt editor, mas só estou colocando as patch que estão na pasta " Notebook Core i Sandy Bridge ", isto esta certo?

 

Qual a diferença dos modelos Core i Nehalem e o Core i Sandy Bridge, pois na pasta patch possui essas duas opçoes.

Link to comment
Share on other sites

Hello

Geralmente o brilho funciona legal quando se tem aceleração gráfica(QE/CI)

 

Mas tu colocou os patches errados. Pra ti é Core i Nehalem referente a 1ª geração que é a geração de teu CPU.
Core i SB é para 2ª geração.

Tenta fazer outra DSDT e apliados os patchers do Nehalem. coloca o EHCI
 

Link to comment
Share on other sites

Fala Pimentel, blz.

Entao, não funcionou não, já coloquei o patch com EHCI e nada de diferente.

Instalei uma kext que encontrei, chamada ACPIBACKLIGHT.KEXT, ai aparece a barrinha de brilho nas configurações de video, porem não acontece nada quando mudo.

Achei um tutorial naquele link que você me passou para corrigir todos os erros de brilho das vga Intel HD, mas achei dificil, não compreendi direito, mas lá eles garantem que até quando o aparelho esta no modo bateria o brilho fica gerenciavel, se tiver um jeito mais simples acharia melhor.

Vamos lá né, vamos a luta..rs.

Link to comment
Share on other sites

Olá
Beleza

Só existe aquele tutorial mesmo até agora referente a 1ª geração que trabalha bem.

 

Nunca teste, então fica difícil de ajudar em alguma coisa referente a ele, mas sei que ele é bem complicado...

 

É fazendo que se aprende. :)

 

Te mais

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...