Jump to content

Dicas sobre gerenciamento de energia


66 posts in this topic

Recommended Posts

Atualizado: para laptops Haswell com problema de reboot logo no início do boot, use este patch no kernel

 

Chameleon

 

10.10

 

perl -pi -e 's|\xe2\x00\x00\x00\x02\x00\x00\x00|\x00\x00\x00\x00\x02\x00\x00\x00|g' kernel

perl -pi -e 's|\xe2\x00\x00\x00\x4c\x00\x00\x00|\x00\x00\x00\x00\x4c\x00\x00\x00|g' kernel
perl -pi -e 's|\xe2\x00\x00\x00\x90\x01\x00\x00|\x00\x00\x00\x00\x90\x01\x00\x00|g' kernel

 

 

10.9.x

 

perl -pi -e 's|\x74\x6c(\x48\x83\xc7\x28\x90\x8b\x05..\x5e\x00\x85\x47\xdc)\x74\x54(\x8b\x4f\xd8\x45\x85\xc0\x74\x08\x44\x39\xc1\x44\x89\xc1)\x75\x44(\x0f\x32\x89\xc0\x48\xc1\xe2\x20\x48\x09\xc2\x48\x89\x57\xf8\x48\x8b\x47\xe8\x48\x85\xc0\x74\x06\x48\xf7\xd0\x48\x21\xc2\x48\x0b\x57\xf0\x49\x89\xd1\x49\xc1\xe9\x20\x89\xd0\x8b\x4f\xd8\x4c\x89\xca)(\x0f\x30\x8b\x4f\xd8\x0f\x32\x89\xc0\x48\xc1\xe2\x20\x48\x09\xc2\x48\x89\x17\x48\x83\xc7\x30\xff\xce)\x75\x99(\x5d\xc3)\x90{7}|\x74\x73${1}\x74\x5b${2}\x75\x4b${3}\x66\x81\xf9\xe2\x00\x74\x02${4}\x75\x92${5}|g' mach_kernel

 

 

10.8.5

 

perl -pi -e 's|\x74\x69(\x48\x83\xc7\x28\x90\x8b\x05\xfe\xce\x5f\x00\x85\x47\xdc)\x74\x51(\x8b\x4f\xd8\x45\x85\xc0\x74\x05\x44\x39\xc1)\x75\x44(\x0f\x32\x89\xc0\x48\xc1\xe2\x20\x48\x09\xc2\x48\x89\x57\xf8\x48\x8b\x47\xe8\x48\x85\xc0\x74\x06\x48\xf7\xd0\x48\x21\xc2\x48\x0b\x57\xf0\x49\x89\xd1\x49\xc1\xe9\x20\x89\xd0\x8b\x4f\xd8\x4c\x89\xca)(\x0f\x30\x8b\x4f\xd8\x0f\x32\x89\xc0\x48\xc1\xe2\x20\x48\x09\xc2\x48\x89\x17\x48\x83\xc7\x30\xff\xce)\x75\x9c(\x5d\xc3)\x90{7}(\x90{3})|\x74\x70${1}\x74\x58${2}\x75\x4b${3}\x66\x81\xf9\xe2\x00\x74\x02${4}\x75\x95${5}${6}|g' mach_kernel

 

 

 

Notas para o Clover

 

- A kext AppleIntelCPUPowerManagement pode ter o patch aplicado apenas usando as opções "on-the-fly" do Clover. Abrar o seu config.plist e use essas opções: /KernelAndKextPatches/AsusAICPUPM=true
- Poderá patchear o kernel para usar o modo XCPM (Haswell) pode ser configurado no config.plist: /KernelAndKextPatches/KernelPm=true
- Poderá patchear o kernel, se tiver erros relacionados a "Local APIC" usando esta configuração no config.plist: /KernelAndKextPatches/KernelLapic=true
- SSDTs geradas pelo script são inseridas em /EFI/CLOVER/ACPI/patched/SSDT.aml
- Para usar as SSDTs originais do sistema, use essa configuração no config.plist: /ACPI/SSDT/DropOem=true
- não use a kext NullCPUPowerManagement (Esta kext não é necessaria quando se usa a opção AsusAICPUPM=true)

 

Fonte: https://racerrehabman.wordpress.com/2013/11/25/maverickshaswell-kernel-patch-for-early-reboot/

Credito de algumas informações: RehabMan

 

Atualizado: o boot loader Clover gera SSDTs inclusive para CPUs Ivy Bridge

<key>ACPI</key>
  <dict>
     <key>SSDT</key>
     <dict>
        <key>DropOem</key>
        <true/>
        <key>Generate</key>
        <dict>
           <key>CStates</key>
           <true/>
           <key>PStates</key>
           <true/>
        </dict>
     </dict>
  </dict>

Atualizado: vários PCs (desktop e laptop) com chipset Sandy e Ivy Bridge precisam que a AppleIntelCPUPowerManagement seja modificada - Recomendação valida para usuários Chameleon

http://olarila.com/f....php?f=9&t=1003

 

Para CPUs Sandy Bridge o GeneratePStates não está funcionando desde o update 10.7.4, você pode usar este script para gerar um SSDT.aml com os P e C states

Procure pelas especificações do seu CPU em http://ark.intel.com/
Por exemplo
Intel® Core™ i7-2600K Processor (8M Cache, up to 3.80 GHz)
Max Turbo Frequency 3.8 GHz
Max TDP 95 W

sudo ./ssdtPRGen.sh 95 3800
open /tmp

Abra o ssdt-pr.dsl com o DSDT Editor, compile e salve como SSDT.aml na pasta Extra. Ative a opção DropSSDT e desative GeneratePStates e GenerateCStates.


O Chameleon pode gerar os P e C states automaticamente, basta ativar as opções

<key>DropSSDT</key>
<string>Yes</string>
<key>GeneratePStates</key> 
<string>Yes</string> 
<key>GenerateCStates</key> 
<string>Yes</string>

Para CPUs mais antigas como Core 2 Duo/Quad e 1º geração dos Intel Core i3/i5/i7, use assim:

<key>DropSSDT</key>
<string>False</string>
<key>GeneratePStates</key>
<string>Yes</string>
<key>GenerateCStates</key>
<string>Yes</string>

Você ainda precisa ter certeza de que a kext AppleLPC está sendo carregada. Se não estiver, ajuste o device ID do LPC com um DSDT patch
http://olarila.com/f...c.php?f=7&t=646


Qual SMBIOS usar para o seu hardware
http://olarila.com/f....php?f=2&t=1302


A kext original responsável pelo gerenciamento de energia é a AppleIntelCPUPowerManagement, porém poucas placas mãe funcionam com essa kext sem nenhum ajuste, por isso os guias de instalação sugerem a utilização de alguma kext disabler, que desabilita a AppleIntelCPUPowerManagement para evitar kernel panic ou superaquecimento do processador.
NullCPUPowerManagement.kext


Desde o Leopard 10.5.8 o repouso (sleep) só funciona se a AppleIntelCPUPowerManagement estiver rodando, ao utilizar uma kext disabler o sleep deixa de funcionar. Para resolver o problema foi criada a kext SleepEnabler, que ativa a AppleIntelCPUPowerManagement quando o computador vai entrar em repouso.
http://code.google.c.../downloads/list


Aplicativo para monitorar temperatura, frequência e voltagem do processador: SMC Monitor

smcmonitor.png

Download: http://www.insanelym...99-smc-monitor/

Para que o aplicativo também mostre frequência e voltagem, você precisa utilizar essa nova versão da kext FakeSMC e o plugin IntelCPUMonitor. Também estão disponíveis plugins para monitoramento dos sensores da placa mãe e placa de vídeo. Instale apenas os plugins correspondentes ao seu hardware.
http://www.projectos...p?showforum=165

O valor informado pelo CPU não é a temperatura real, mas sim quanto falta para chegar à temperatura em que ele iria se desligar (Tjmax). O Tjmax é calculado automaticamente, mas pode estar incorreto, fazendo com que a temperatura mostrada em graus Celsius também esteja errada. Neste caso você pode definir o valor manualmente, editando o arquivo Info.plist da kext IntelCPUMonitor e inserindo a chave TjMax

<key>Intel CPU Monitor Plugin</key>
<key>TjMax</key>
<integer>100</integer>

Como editar o Info.plist da kext

http://www.insanelym...oplist-de-kext/

Edited by Allan
Atualizado.
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Ótimo post bicho.

To penando aqui pra esfriar a cabeça do meu note... mas com as suas explicações ficou bem claro agora essa questão de gerenciamento de energia.

Depois posto os resultados.

Vi alguns posts por aqui dizendo para deletar a kext AppleThermal e a AppleThermo. Essa informação procede?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Aconteceu um negócio louco aqui...

O AppleIntelCPUPowerManagement dá pau com minha placa, então tô usando o voodoopower e o AppleACPIPlatform sem o ACPIThermal e tava rodando maravilha no trabalho, com temperatura entre 42 e 45º ocioso.

Liguei a máquina em casa à noite, sem mudar nada, e a temperatura não baixava de 62º... :)

 

E o fan fica o tempo todo acionando e desligando.

Mistééério....

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Boa tarde Oldnapalm, acompanho seus tópicos aqui no Insanelymac e seu site, http://sites.google.com/site/oldnapalm.

 

Sou iniciante no MAC OS X, porém tenho muito experiência com Windows e Linux.

 

Já testei algumas distribuições OSX86, neste momento estou com o Iatkos 7 em MBR, atualizado para 10.5.8, num Compaq C750br, com chipset Intel 965/960 e ICH8, CPU Celeron M540 e GPU X3100.

 

Sei que minha CPU não é ideal (pretendo trocá-la por um C2D), mas já tentei instalar o Temperature Monitor, alguns docks, o CPUi e não consigo detectar a temperatura da CPU, exceto com o Generic Control, mas não sei se é confiável, essa CPU tem sérios problemas com a temperatura, até no Win7.

 

Fiz algumas pesquisas, mas não tenho certeza se minha CPU suporta SpeedStep, então acho impossível utilizar o AppleCPUPowerManagement, ocorreu atá kernel panic com o CPUi, pois acho que ele utiliza esse metódo, vou tentar com o VoodoPower, porque o principal problema é que a fan só gira quando a CPU está no limite, no Win7 a fan funciona normal, ínicia no nível 1 e sobe gradativamente, conforme a temperatura.

 

Por favor Oldnapalm, sei que você possui um grande conhecimento e também estou super animado para entrar no ramo.

 

Poderia me indicar algum topico sobre DSDT? Onde encontrar esse arquivo? Com ele eu posso adaptar as configuracoes ao hardware?

 

Como fazer minha fan trabalhar? Sera que alterando o DSDT consigo?

 

Obs: Já tentei utilizar o SL e deu o mesmo problema, inclusive voltei para o Leopard porque quando atualizei o SL, só ficava reinciando, tentei o boot com -v -f -x e nada.

 

Como identifico meu kernel, para saber se e legacy?

Link to comment
Share on other sites

Você está usando a kext Disabler para a AppleIntelCPUPowerManagement?

 

Eu instalei o Snow nesse laptop com Celeron e funcionou normal sem Disabler

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=216641

 

Mas o VoodooMonitor não funcionou mesmo, para monitorar a temperatura usei o iStat (precisa da fakesmc, então se o iATKOS usa dsmos ou AppleDecrypt, tem que substituir)

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=192517

 

Sobre DSDT tem essa seção no fórum com alguns tópicos

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showforum=200

 

Nesse tópico o cara explica um método para ajustar as velocidades dos fans

http://www.insanelymac.com/forum/index.php...t&p=1343415

Link to comment
Share on other sites

Old, nao tenho problemas com isso depois da atualizaçao, so percebi que ele entra em repouso depois de 40min nao selecionado por mim, haveria a necessidade de colocar a kext pro 10.6.4 que citou acima?

abç

 

Marques

Você só precisa da SleepEnabler se usa alguma kext disabler.

 

Quanto a entrar em repouso sem você ter selecionado, nunca vi acontecer, mas acredito que não tenha relação com essa kext.

Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...
  • 4 months later...

Perdão ter que reviver o tópico, porém estou com uma dúvida:

 

Só não entendi o seguinte, se eu usar o Chamaleon para gerar os C- e P-states, mesmo assim vou precisar usar o disabler para o AppleCPUPowerManagement?

 

Obrigado!

Link to comment
Share on other sites

Só não entendi o seguinte, se eu usar o Chamaleon para gerar os C- e P-states, mesmo assim vou precisar usar o disabler para o AppleCPUPowerManagement?

Não, você não deve usar disabler, a AppleCPUPowerManagement vai funcionar corretamente.

 

O método de gerar os C- e P-states do chamaleon substitui a necessidade de alterar o DSDT?

Sim para alguns casos e parcialmente para outros. Se na sua placa a kext AppleLPC não for carregada nativamente você ainda vai precisar alterar a DSDT para injetar um ID compatível no device LPC, ou modificar a kext.

Link to comment
Share on other sites

Não, você não deve usar disabler, a AppleCPUPowerManagement vai funcionar corretamente.

 

 

Sim para alguns casos e parcialmente para outros. Se na sua placa a kext AppleLPC não for carregada nativamente você ainda vai precisar alterar a DSDT para injetar um ID compatível no device LPC, ou modificar a kext.

 

Ok, muito obrigado pela rápida resposta, amigo!

 

To desligando essa joça de BitLocker do meu HD (o de 1TB vai levar um bom tempo), pra re-instalar o SL aqui.

 

Uma outra dúvida, mas relacionada a outra coisa:

O meu gravador de DVD não funciona no Mac, ele lê a mídia entretanto não grava. Sabe o que pode ser? Eu achei que podia ser por causa da configuração AHCI, mas no Windows ele funciona normal nesse modo.

 

Obrigado pela ajuda!

Link to comment
Share on other sites

Alguma novidade sobre o gerenciamento de energia para os SandyBridge?

 

Tenho o OSX instalado de um dvd próprio do macbookpro SB, teoricamente com o intellpowermanager compativel, mas quando tento o boot sem a kext nullCPU, dá KP..

Link to comment
Share on other sites

Alguma novidade sobre o gerenciamento de energia para os SandyBridge?

 

Tenho o OSX instalado de um dvd próprio do macbookpro SB, teoricamente com o intellpowermanager compativel, mas quando tento o boot sem a kext nullCPU, dá KP..

Turco

tem como vc postar uma tela do KP?

Quero ver se é o HPET ou só a AppleIntelPM

Link to comment
Share on other sites

Maldon e demais amigos,

 

Prosseguindo com o meu hack, no intuito de deixar ele 100%, a única coisa que falta é o sleep...

 

O que vcs precisariam saber do sistema para podermos tentar diagnosticar o motivo pelo qual ele dorme, mas não acorda?

 

Configuração:

- C2D E6500

- Mobo Gigabyte G31M-ES2L

- 4gb DDR2 Corsair Dual-Channel

- VGA Ati Radeon 5670 1gb

- HD Sata2 Seagate 250gb

- HD Sata1 Raptor 36gb

- wifi Usb Realtek 8187L

- codec audio ALC883

- teclado e mouse USB

 

Sistema Snow Leopard 10.6.7

(instalado pelo guia do tópico da gigabyte, com DVD retail, pasta extra do iMac Core2Duo, DSDT Auto-Patcher)

 

Kexts extras: Som (alc883), Wifi (rtl8187l) e VGA (ATY-Init)

 

Qdo eu mando o sistema dormir, ele efetivamente dorme, porém qdo eu religo o Hack ele aparentemente liga mas não aparece video nem nada.

 

Isso ocorria anteriormente com outra VGA (Nvidia 8500GT).

 

Será q seria o caso de alterar algo no DSDT?

 

Me digam oq postar para analisarmos rs

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Será q seria o caso de alterar algo no DSDT?

Creio que não

isso deve ser problema com o vídeo

o gerenciamento de energia está ok e os USBs também

só pode ser o vídeo novamente

Link to comment
Share on other sites

Turco

tem como vc postar uma tela do KP?

Quero ver se é o HPET ou só a AppleIntelPM

 

To com o C* na mão de mecher nas kexts agora que ressucitei o SL..mas como tenho o lion bootável para fazer a restauração da null, vou fazer isso hoje a noite.. e posto aqui mesmo..

 

Mas me diga uma coisa, é melhor tentar encontrar a kext para imac né? já que minha smbios tá pra imac...

 

Sabe algum link?

 

Com o powermanagemnt ok meu Hack fica com sérias possibilidasdes de dormir e acordar né, já que atualmente ele só dorme... e não acorda..rss

Link to comment
Share on other sites

To com o C* na mão de mecher nas kexts agora que ressucitei o SL..mas como tenho o lion bootável para fazer a restauração da null, vou fazer isso hoje a noite.. e posto aqui mesmo..

 

Mas me diga uma coisa, é melhor tentar encontrar a kext para imac né? já que minha smbios tá pra imac...

 

Sabe algum link?

 

Com o powermanagemnt ok meu Hack fica com sérias possibilidasdes de dormir e acordar né, já que atualmente ele só dorme... e não acorda..rss

10.6.8 vai englobar tudo isso

em breve

 

sim, com o gerenciamento de energia o sleep certamente vai funcionar

Link to comment
Share on other sites

Creio que não

isso deve ser problema com o vídeo

o gerenciamento de energia está ok e os USBs também

só pode ser o vídeo novamente

 

E oq vc sugere?

Na Nvidia não chegou a funcionar...

Dessa vez uso apenas uma kext (Aty-Init)

 

Vc usa Ati tbm né?

Link to comment
Share on other sites

E oq vc sugere?

Na Nvidia não chegou a funcionar...

Dessa vez uso apenas uma kext (Aty-Init)

 

Vc usa Ati tbm né?

Sim

uso ATI tb

4850 e 4870

nenhuma problema

somente GraphicsEnabler

Link to comment
Share on other sites

Hummm...vou tentar novamente com graphicsenabler daqui a pouco, sem a kext então

 

Já já posto aqui

Abra um ouro tópico

esse aqui é sobre gerenciamento de energia

:)

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...