Jump to content

2 placas de vídeo, a Secundária parece estar no lugar da Principal


michaelisaias
 Share

15 posts in this topic

Recommended Posts

Olá a todos.

Tenho duas placas de vídeo gtx 970 no hackintosh, instalei o webdriver tudo certo mas depois fui testar alguns jogos e benchmark percebi que eles só iniciam se eu colocar o cabo hdmi na 'gtx 970 Secundária' (placa de vídeo que fica embaixo).

Se o cabo hdmi estiver conectado na 'gtx 970 Principal' (placa de vídeo que fica em cima, a placa que dá vídeo durante o boot do computador) os jogos e o benchmark apresentam erro e não iniciam.

É como se a Secundária estivesse no lugar da Principal, como se a Secundária tivesse prioridade sobre a Principal durante a execução dos jogos. 

Existe uma maneira de fazer com que a 'gtx 970 Principal' seja a prioritária?

-As placas estão em SLI no Windows, no mesmo pc, em outro hd. É o meu sistema principal.
-Não queria retirar uma placa... somente se não houver outra escolha. 


Meu PC:
i7 3770
ASRock z68 Extreme3 Gen3
2xGTX 970
Ram 16GB

Edited by michaelisaias
PC configs
Link to comment
Share on other sites

Te agradeço MaLd0n por me apontar o dsdt, que meu deu o ponto de partida para começar as buscas por uma solução.

 

Após alguns dias procurando, consegui achar a solução no primeiro método desse vídeo, que justamente mostra como desativar placa de vídeo via dsdt (no vídeo é de um notebook com gpu AMD, então tive que adaptar para o meu caso, desktop com NVidia).

 

Antes tentei mexer sozinho no dsdt apagando manualmente as menções ao dispositivo no arquivo mas isso não deu certo.

 

Por fim, achei o vídeo ensinando a inserir um código no dsdt que desabilita a placa 'secundária' e então os jogos e o Benchmark iniciaram normalmente na 970 principal. ( Tô achando que você que fez o vídeo MaLd0n kkk)

 

Agora vou atrás do gerenciamento de energia, reconhecer o overclock no processador e consertar o sleep. Pesquisei um pouco e parece algo complicado... Mas isso é assunto pra outro post.

 

Obrigado.

 

Link to comment
Share on other sites

:D

Sou novo no fórum e no hackintosh também.

Tentei antes em 2015 mas só consegui instalar o sistema, não consegui fazer a rede, o áudio e o vídeo funcionarem corretamente aí desisti...

Voltei agora a mexer nisso.

 

Aproveitando, tem alguma dica sobre o gerenciamento de energia no Ivy Bridge?

Link to comment
Share on other sites

No Ivy é moleza, mas é estranho que se o @MaLd0n alterou seu DSDT, já deveria estar implementado.

Você tem certeza de que não está funcionando? Já checou no IOReg?

 

Mas pra qualquer dúvida, habilite essa opção no Clover:

<key>SSDT</key>
        <dict>
            <key>DropOem</key>
            <true/>
            <key>PluginType</key>
            <true/>

 

Link to comment
Share on other sites

Allan, na minha cabeça de noob, eu pressupus que o gerenciamento de energia não estaria implementado porque o sleep não está funcionando.
Perguntas de noob:

  1. Onde no IOReg eu vejo isso?
  2. E onde exatamente no Clover eu habilito essas opções?
  3. Se o gerenciamento de energia estiver ok o sleep funciona de boa ou precisa fazer mais alguma coisa?
Link to comment
Share on other sites

On 6/23/2019 at 1:47 PM, Allan said:

Screen Shot 2019-06-23 at 13.47.03.png

 

Allan, o meu tá assim, tá implementado?

649454650_CapturadeTela2019-06-24as14_50_42.thumb.png.cb069ece6bdfe66ad1825cc8e7ffeedb.png

 

On 6/23/2019 at 8:49 AM, JorgeMax said:

Amigo a ferramenta do Piker cria o SSDT pro teu processador, é só rodar o script no terminal

ssdtPRGen.sh-Beta.zip

 

JorgeMax, vou tentar isso aí, só rodar no terminal e pronto? O que eu tava vendo parecia ser muito mais complicado kkkk. Valeu.

Link to comment
Share on other sites

Desculpa a demora pra responder, a correria tá grande.

Allan, acredito que seja o DSDT do MaLd0n que tô usando pois pedi ajuda num outro forum, Olarila, e a pessoa que me ajudou tem o mesmo nome e a mesma foto do perfil.
Uma curiosidade: o gerenciamento de energia pode ser implementado no próprio DSDT ou tem que ser pelo SSDT mesmo?

JorgeMax, como indicado, usei essa ferramenta do Piker mas seguindo o tutorial do tonymacx86 porque a 'Noobice' bateu aqui e não consegui executar o script com os arquivos que me passou.
Feito isso, foram gerados vários arquivos. Peguei só o SSDT e copiei na pasta /EFI/EFI/CLOVER/ACPI/patched/. 

Allan, acabei de fazer o procedimento indicado pelo JorgeMax e depois que reiniciei o pc vi que mudou lá no IOReg:

89569641_CapturadeTela2019-06-28as13_40_25.thumb.png.f6981b813b9643993cc9628d57f5239d.png

 

Parece que agora está correto, não é?
Se estiver correto, o Sleep(Repouso) já funciona ou preciso de mais alguns procedimentos para habilitá-lo corretamente?
Da última vez que o sistema entrou automaticamente em Sleep, o pc travou e quando reiniciei e o sistema ficou muito lento, daí o receio de testar sem saber se tá certinho.

Edited by michaelisaias
Link to comment
Share on other sites

É... testei aqui e não funcionou. Depois procuro mais sobre.
Depois que aconteceu de entrar no sleep automaticamente eu procurei as configurações de energia para desativar o repouso do computador e do monitor.
Desmarquei agora as outras opções.

Uma outra dúvida: Uso uma TV LG de 39" 1080p como monitor, a configuração que estou usando é iMac 13,2, em Visão Geral informa 27-inch, em Monitores diz monitor LG TV 30,5 polegadas (1920x1080). Existem essas inconsistências no tamanho da tela. Quando desativo o Overscan nas Preferências Monitores a imagem fica menor e não preenche toda a tela. Faz parecer que a imagem está sendo esticada pra ocupar a tela toda quando ativo o Overscan.

Enfim, o que queria saber é se existe ajuste para o sistema reconhecer o tamanho da tela direitinho. E se tiver, tal ajuste melhoraria a imagem?
 

Edited by michaelisaias
resolução
Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...