Jump to content

[Ajuda] Superaquecimento e desligamento constante

14 posts in this topic

Recommended Posts

Boa noite pessoal, tudo bem?

Já venho usando o hackintosh a algum tempo desde a época do mavericks e sempre fui utilizando as mesmas kexts quando fazia o UPDATE ou trocava o OSX. O problema que da antepenultima atualização do EL CAPITAN 10.11.4 começaram a aparecer os problemas de superaquecimento e desligamento constante, o HWmonitor tem vez que mostra os processadores em 75/80 graus e faz uma barulheira enorme do processamento, sinal que tem alguma coisa errada e creio que seja o gerenciamento de energia.

Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar dando uma olhada em minha SSDT, DSDT e PLIST, não sei se as configurações do clover estão certas. Sempre usei desta forma mas agora começou a ter problemas.

Obs. Não sei também se na pasta KEXTS do clover tem a necessidade de estar as kexts em cada versão, se está está dando conflito com as kexts instaladas pelo kext wizard (/System/Library/Extensions)

Segue o link da pasta EFI completa https://www.mediafire.com/?2satw25r70zm9ug

Agradeço desde já pela força!

E aew bro beleza?

1 - Já viu se o Hardware está oks? Vejo que seu CPU é linha k, não alterou nada com relação a overclocking?

2 - Você falou que usa as mesmas kexts do Mavericks no El Capitan? Isso não é bom, dependendo das kexts, pois as dependências de cada OS X são diferentes...

3 - Têm instaladas as mesmas kexts no Clover e em S/L/E?

Fala brow, tudo ótimo e com você?

1 - Não alterei nada desde quando montei ele
2 - Sim, lembra que você ainda me ajudou montando editando o DSDT e o plist. Sempre usei nos outros OSX e nunca tive problemas, só agora que começou esses desligamentos.
3 - Tenho, será que é isso que está dando conflito? Vou printar as pasta para você ver:

A appleLPC e AppleCPUPowerManagement estão tantos na 10.11 quanto em (S/L/E). Tenho que usar apenas uma? Se sim, em qual deixo no clover e apago do (S/L/E)?

post-1371900-0-51573300-1472593880_thumb.png

Cara, sua placa é igual a minha. Você não precisa usar nada na pasta S/L/E do sistema. Vi seus arquivos da partição EFI. na pasta "drivers64UEFI" tem os dois driver's: "OsxAptioFix2Drv-64.efi" e "OsxAptioFixDrv-64.efi", utilize apenas o "OsxAptioFixDrv-64.efi", apague o outro, e também a nossa placa-mãe tem a "NVRAM" funcional, ela não precisa do módulo "EmuVariableUefi-64.efi" apegue-o. No "config.plist" na seção "boot>Arguments" tem o "-xcpm" este eu usei uma vez no meu sistema, funcionava muito bem com o Mavericks mas no Yosemite para frente, ele me causava travamentos e congelamentos do sistema, e tem também o "kext-dev-mode=1" isso não se usa mais no El Capitan e nem nos próximos sistemas. Onde estão as kexts "FakeSMC" e os plugins dos sensores? 

3 - Tenho, será que é isso que está dando conflito? Vou printar as pasta para você ver:

A appleLPC e AppleCPUPowerManagement estão tantos na 10.11 quanto em (S/L/E). Tenho que usar apenas uma? Se sim, em qual deixo no clover e apago do (S/L/E)?

Não precisa usar kexts em dois lugares, nem usar kexts antigas. O Clover faz isso pra você... :)

No "config.plist" na seção "boot>Arguments" tem o "-xcpm" este eu usei uma vez no meu sistema, funcionava muito bem com o Mavericks mas no Yosemite para frente, ele me causava travamentos e congelamentos do sistema, e tem também o "kext-dev-mode=1" isso não se usa mais no El Capitan e nem nos próximos sistemas. Onde estão as kexts "FakeSMC" e os plugins dos sensores? 

Boa observação Jorge!

A partir do Yosemite, o suporte ao XNU é nativo, raramente precisa de patch.  :D

E se precisar, como é um IvyBridge, deveria usar o AICPM /AsusAICPM.

Cara, sua placa é igual a minha. Você não precisa usar nada na pasta S/L/E do sistema. Vi seus arquivos da partição EFI. na pasta "drivers64UEFI" tem os dois driver's: "OsxAptioFix2Drv-64.efi" e "OsxAptioFixDrv-64.efi", utilize apenas o "OsxAptioFixDrv-64.efi", apague o outro, e também a nossa placa-mãe tem a "NVRAM" funcional, ela não precisa do módulo "EmuVariableUefi-64.efi" apegue-o. No "config.plist" na seção "boot>Arguments" tem o "-xcpm" este eu usei uma vez no meu sistema, funcionava muito bem com o Mavericks mas no Yosemite para frente, ele me causava travamentos e congelamentos do sistema, e tem também o "kext-dev-mode=1" isso não se usa mais no El Capitan e nem nos próximos sistemas. Onde estão as kexts "FakeSMC" e os plugins dos sensores? 

Grande jorge obrigado pela dica, vou apagar esses arquivos.  O fake tá na S/L/E, tá certo? quando vc instala um OSX já vem um fake padrão lá. Onde vc deixa suas kexts, No 10.11 ou no S/L/E? Se não fosse incomodo será que poderia tirar um print da tela onde está suas kexts e quais que estão, só para eu ter uma ideia melhor.

Não precisa usar kexts em dois lugares, nem usar kexts antigas. O Clover faz isso pra você... :)

Boa observação Jorge!

A partir do Yosemite, o suporte ao XNU é nativo, raramente precisa de patch.  :D

E se precisar, como é um IvyBridge, deveria usar o AICPM /AsusAICPM.

Allan, então a appleLPC e AppleCPUPowerManagement não precisa ser usada no S/L/E?

Grande jorge obrigado pela dica, vou apagar esses arquivos.  O fake tá na S/L/E, tá certo? quando vc instala um OSX já vem um fake padrão lá. Onde vc deixa suas kexts, No 10.11 ou no S/L/E? Se não fosse incomodo será que poderia tirar um print da tela onde está suas kexts e quais que estão, só para eu ter uma ideia melhor.

Amigo. A "FakeSMC" não vem por padrão na pasta do sistema (S/L/E). O mais seguro é coloca-la na pasta do Clover. Você não precisa colocar em vários locais, escolha um. Mas é preferencialmente na partição EFI, na pasta referente a versão do OS X (macOS).

E me diz, pra quê esse kext: "AppleIntelCPUPowerManagement" na pasta do Clover? Ela é modificada para o seu processador? Aqui eu uso somente a SSDT criada para o meu processador, e o gerenciamento de energia é feito nativamente pelo sistema. Eu não preciso dela aqui, e acho que seu processador também não. 

Veja a estrutura da minha partição EFI:

post-1145065-0-37319100-1472641603_thumb.png

Pessoal,

Segui todas dicas e instalei as kexts nos lugares certos, apaguei do S/L/E a fake, ACPUPM e AppleLPC joguei todas na pasta do clover. 

AppleIntelCPUPowerManagement que o jorge me perguntou foi o allan que patcheo nas antigas, e a LPC foi a que você mesmo me passou em 2014. Eu vi que vc tem essa LPCinjector ela é necessária para nossa placa?

Percebi também que depois dessas dicas, só subiram 4 states, isso é um problema? EU tinha 7 ao total!

Pessoal,

Segui todas dicas e instalei as kexts nos lugares certos, apaguei do S/L/E a fake, ACPUPM e AppleLPC joguei todas na pasta do clover. 

AppleIntelCPUPowerManagement que o jorge me perguntou foi o allan que patcheo nas antigas, e a LPC foi a que você mesmo me passou em 2014. Eu vi que vc tem essa LPCinjector ela é necessária para nossa placa?

Percebi também que depois dessas dicas, só subiram 4 states, isso é um problema? EU tinha 7 ao total!

Com a remoção da flag "-xcpm", está do mesmo jeito que o meu, somente 4 states. Essa "AppleLPC", é a original da Apple, mas com a adição do ID do nosso chipset (B75). Essa kext que uso, é justamente para adicionar o ID do chipset e fazer a kext "AppleLPC" ser carregada, isso evita de refazer o patch na LPC sempre que for atualizar o sistema.

Essas kexts que uso, podem servir também para o seu sistema/pc, sem nenhum problema.

E como está a estabilidade do sistema agora? 

Então bro, 

Aparentemente tá rodando normal aqui, não desligou, porém deu um alarme de temperatura altura no HWmonitor de 85º C rsrsr... será que você poderia me passar essas kexts zipadas? (AppleLPC, a injector e até mesmo a ACPUPM)

Pois acho que de tanto eu mexer acabei bugando as kexts, pq sempre fui substituindo e colocando nas pastas erradas. 

Quando foi que você trocou a pasta térmica do processador? Utiliza o cooler box da Intel? O meu aqui chega à 80º C, quando estou exigindo muito do processador, mas ele fica sempre entre 39º e 47º.

Estou enviando umas kexts originais sem modificação, que são: "AppleHDA", "AppleIntelCPUPowerManagement" e "AppleLPC", essas você coloca no local S/L/E.

E as kexts que uso, você coloca na partição EFI do Clover "/Volumes/EFI/EFI/CLOVER/kexts/10.11"

A kext "AppleALC" é para o som, você deverá mudar o layout id na DSDT para 5, ou no "Config.plist" na seção "Devices>Áudio>Inject= 5".

OS X 10.11.6.zip

Heyy bro,

Instalei tudo aqui, fui olhar no kext wizard subiu mais 3 kexts tem 130 no sistema, me parece que era realmente algum problema de conflito. O sistema está girando em torno de 52 a 63ºC, quando uso ele chega bem próximo ao 80. Nem tinha me ligado na pasta térmica, vou ver se troco pois faz muito tempo já. Uso o cooler box sim.

Vou trocar ela amanhã e vejo como ficará e volto aqui para dar um feedback, a princípio obrigado pelas dicas e pelas kexts, me ajudou muito. O barulho de processamento pelo menos parou rsrs, vamos ver como sairá.

Abraço bro

• Create New...