Jump to content

Tradução dos POSTs do OsX86 Forum


gu3d3s
 Share

14 posts in this topic

Recommended Posts

Ola a todos,

 

Amigos, vamos tentar postar aki os topicos mais relevantes, e se possivel em Portugues, para assim ajudar a quem nao domina o Ingles, a configurar e/ou solucionar os problemas com a sua intalação do Mac OsX.

 

 

vamos :) Juntos!

 

[]'s

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

A idéia é legal mesmo, só que vão ter um cadim de trabalho né.

 

É muita informação e post, achava que talvez pra manter a organização e facilitar mais um pouco fosse melhor traduzir o wiki ao invés de posts e tópicos aleatórios.

 

abs.

Marcos

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Ola Amigos,

 

Esta questao pode parecer basica, mas e um começo, e como sei que tem muita gente com dificuldades para instalar e configurar o Callisto, :whistle: fiz uma pequena e rapida traduçao do arquivo de instalaçao do mesmo, espero que possa ser util as demais amigos.

 

Nice Work Omni.... :D

----------------------------------@@@@@---------------------------------@@@@-------------------------------

 

Copie ou expanda os drivers do Callisto no seu "desktop", abra a pasta callisto e no arquivo CallistoHAL.Kext, click com o botao direito do mouse e escolha "mostrar conteudo" vc vera o arquivos:

 

CallistoHAL.kext/Contents/Info.plist

 

abra com o editor de texto o arquivo "info.plist e troque p seu PCI device ID, abaixo de: IOPCIMatch key ( o da x800 eu nao sei, vc vai achar nas informaçoes do sistema. pode ser tbm pelo XP no driver da ATI) na minha placa e: 4153 (9600xt) salve o arquivo.

 

abra o diretorio system/library/extenssions e copie para ele os arquivos:

Callisto.kext

CallistoHAL.kext

 

o sistema vai perguntar se eh para autenticar. escolha autenticar e digite sua senha (sua conta tem q ter previlegio de Administrador)

 

------------------------------------------- 2# etapa -----------------------------------------------

 

abra uma janela do terminal e digite ou copie/cole os comandos abaixo:

 

sudo chown -R root:wheel /System/Library/Extensions/Callisto*

(enter your password when prompted)

 

sudo chmod -R 755 /System/Library/Extensions/Callisto*

(enter your password when prompted)

 

sudo rm -f /Library/Preferences/com.apple.window*

 

rm -f ~/Library/Preferences/ByHost/com.apple.window*

 

rm -f ~/Library/Preferences/ByHost/com.apple.pref*

 

sudo rm /System/Library/Extensions.mkext

sudo rm /System/Library/Extensions.kextcache

 

repare as permissoes de disco usando o disk util.

 

Ok, agora faça o BOOT, se tudo der certo blz... va em propiedades do display e tente mudar as resoluçoes. caso no boot, tvc enha "tela preta ou KP" tente fazer o boot usando a opçao -x -v (safe mode e verbose) e delete os arquivos do Callisto, repare as permissoes de disco (disk util) e re-boot.

 

vc ainda nao tera QE/CI, para isso tera que modificar outro arquivo, mas primeiro tente assim depois faça as outras modificaçoes.

 

----------------------------------- 3# etapa -----------------------------------------------------------------

 

Como abilitar QE/CI?OpenGL KEXT.

 

Abra o diretorio system/library/extensions e copie o arquivo: ATIRadeonXXXXGA.plugin/ (XXXX depende do modelo da sua placa ATI) par o "Desktop" , click com o botao direito do mouse e escolha "mostrar conteudo",

 

edit o arquivo: info.plist

procure a chave " IOProviderClass key"

mude "IONDRVFramebuffer"

por "CallistoFB",

 

Salve o arquivo, e copie de volta para o diretorio: system/library/extensions

 

atualize ou delete "Extensions.mkext" e "Extensions.kextcache", repare as permissoes de disco e reboot.

 

@@@@@ do original arquivo de intalaçao do criador do Driver "Omni" @@@@@@

adptaçao Guedes Jr. em ago/2006.

 

If you mess up your OS, don't blame me, you should've read the F.A.Q. first.

Last update: 06-Jun-06

Link to comment
Share on other sites

Parabéns Guedes!! ;)

 

Aqui queria dar outra sugestão, o pessoal que está tendo dúvidas nos tutoriais podiam abrir um tópico falando qual tutorial ele gostaria que fosse traduzido, acho que para nós que pensamos em fazer isto, ficaria mais fácil.

 

 

[uPDATE]

 

Criei um tópico quem quiser postar algum tutorial para tradução vá em:

 

http://forum.insanelymac.com/index.php?showtopic=24370

Edited by Junio Vitorino
Link to comment
Share on other sites

Ola a todos,

 

Amigos mais uma para os usuários das placas ATI, este ensina como fazer a instalação do Driver AGPGart juntamente com o Callisto e o Koverg's Patch. O post original encontra-se em: http://forum.insanelymac.com/index.php?sho...0139&st=851

 

AVISO: O método aqui descrito não é de minha autoria, apenas estou traduzindo para o português, não me responsabilizando se o mesmo ira trabalhar corretamente com a sua configuração. tentarei ser o mais fiel ao que foi escrito ORIGINALMENTETE.

 

Lembre-se:

***************************************************************

TENHA SEMPRE UM BACKUP DO SISTEMA EM MAOS

SAIBA O QUE ESTA DIGITANDO

CASO SEU SISTEMA PARE, NÃO NOS CULPE!

USE-O POR SUA CONTA E RISCO.

***************************************************************

 

 

Instruções para a ATI Radeon 9600SE (id 4151)

Talvez trabalhe bem com outras placas ATI

 

Material:

OSX Version: 10.4.6

ATIRadeon9700*.kexts version: 10.4.5

IOPCIFamily.kext version: 1.7 (extraido do 10.4.3)

Callisto b008

Koverg's Patch v0.2

AGPGART Universal beta2.0

 

Instalando:

AGPGart (se a sua placa de vídeo for AGP)

1- Instale o driver AGPGart.kext no diretório /System/Library/Extensions

2- Delete os arquivos Extensions.kextcache no diretório /System/Library/

3- Repare as permissões de disco com o Disk Utility

4- Reboot

5- Aperte F8 ao iniciar o boot, coloque a flag -v para fazer o Boot de modo que veja as msg e cheque se o driver AGPGart detectou seu barramento AGP

6- Abra o programa System Profiler e verifique se o OSX detectou sua placa de vídeo AGP

 

Callisto:

Veja o link: http://forum.insanelymac.com/index.php?s=&...st&p=161963

1- Siga as instruções contidas nesta pagina.

 

 

Agora troque o arquivo IOPCIFamily.kext:

 

1- Delete o arquivo IOPCIFamily que vem com a versão 10.4.6 (vs 2.0)

2- Copie o arquivo IOPCIFamily do DVD 10.4.3 (vs 1.7 ou 1.8) para o diretório /System/Library/Extensions

3- Delete o arquivo Extensions.kextcache e repare as permissões de disco

4- Reboot e verifique se o Callisto esta trabalhando corretamente

 

 

Koverg's patch

 

1- Troque o arquivo ATIRadeon9700*.kexts do 10.4.6 pelo kexts do 10.4.5

2- Instale o koverg patch exatamente como diz o arquivo de instruções README:

3- Abra uma Seção do TERMINAL e aplique o comando abaixo:

 

sudo ./patch9700.sh 51 41

 

4- Verifique ou Troque a ID da sua placa de vídeo no arquivo ATIRadeon9700.kext

 

5- Faça em ATIRadeon9700GA.plugin/Content/Info.plist as duas mudanças que seguem:

 

<dict>

<key>””10025141””-0000-0000-0000-000a27898d3e</key>

<string>ATIRadeon9700GAFactory</string>

</dict>

<key>CFPlugInTypes</key>

<dict>

<key>ACCF0000-0000-0000-0000-000a2789904e</key>

<array>

<string>””10025141””-0000-0000-0000-000a27898d3e</string>

</array>

</dict>

 

IMPORTANTE: NÃO COLOQUE AS ASPAS (“”) elas estão somente para destacar as modificações a serem feitas. A correta colocação da ID da placa de vídeo devem ser colocadas INVERTIDAS, se a sua ID for (4151) vc deve colocar (5141) não sei o porque, mas deve ser feito assim.

 

Agora mude o que segue:

 

<dict>

<key>IOProviderClass</key>

<string>IONDRVFramebuffer</string>

</dict>

 

to

 

<dict>

<key>IOProviderClass</key>

<string>CallistoFB</string>

</dict>

 

É só isto que deve ser feito para sua placa de vídeo trabalhar corretamente agora, por favor coloque aqui no fórum os resultados com o seu modelo de placa de vídeo e sua ID, e as eventuais duvidas que tentaremos solucioná-las. Se possível coloque tbm os resultados obtidos no xbench.

 

Talvez vc tenha um pouco de tearing (artefatos) no cursor do mouse, é normal!?

 

ATENÇÃO: Eu não testei este metodo em sua totalidade, uso apenas o Callisto 008b, e funciona bem, o Driver AGPGart e o Kolver Patch ainda não instalei.

 

Espero que este tópico possa ajudar alguém.

 

Traduzido por Guedes Jr. Em Ago/2006

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Ola a todos,

 

:blink: continuando o trabalho, aqui vai mais uma tradução:

 

A versão original deste tópico encontra-se em: http://forum.osx86project.org/index.php?sh...pic=517&hl=

bem como os arquivos aki citados.

 

ESTA E APENAS UMA SUGESTÃO PARA AJUDA-LO A RESOLVER E OU MELHORAR O DESEMPENHO DO SEU COMPUTADOR, NAO POSSO GARANTIR QUE VAI FUNCIONAR EM TODAS AS MAQUINAS.

LEMBRE-SE SAIBA SEMPRE O QUE VOCE ESTA DIGITANDO E NAO CULPE-NOS, CASO O SEU COMPUTADOR VENHA A APRESENTAR PROBLEMAS.

 

NOTE QUE: Este fix é somente para placas mãe com chipset INTEL.

 

Para checar a velocidade atual do seu HD, faça o download do Xbench do link abaixo:

http://www.xbench.com/Xbench_1.2.dmg

Instale e faça o teste e anote os resultados, se voce tiver resultados iguais a 2/3 Mb/sec, siga os passos abaixo para fixar este problema.

 

1) Download AppleIntelPIIXATA.kext : (Thank you, madcowsb!)

 AppleIntelPIIXATA.kext.zip ( 173.71k )

(Double-click para extrai-lo.)

 

2) abra o terminal e digite os comandos abaixo:

cd /System/Library/Extensions/

sudo mv AppleIntelPIIXATA.kext AppleIntelPIIXATA.kext.disabled (Just in case you already have this kext installed. If not, you may receive an error. Don't worry about it.)

sudo cp [path to downloaded file]/AppleIntelPIIXATA.kext ./

sudo chown -R root:wheel AppleIntelPIIXATA.kext

 

3) Reboot e aproveite a sua nova velocidade de disco.

 

4) Se após o Segundo BOOT, a velocidade desaparecer, faça o download do arquivo IOATFamily.kext abaixo:

 

 IOATAFamily.kext.zip ( 243.19k )

(Double-click para extrairlo)

 

5) Abra o terminal e digite os comandos abaixo:

cd /System/Library/Extensions/

sudo mv IOATAFamily.kext IOATAFamily.kext.disabled

sudo cp [path to downloaded file]/IOATAFamily.kext ./

sudo chown -R root:wheel IOATAFamily.kext

 

6) Somente para garantir, delete os arquivos abaixo:

/System/Library/Extensions.kextcache

/System/Library/Extensions.mkext

(Don't worry, Tiger will rebuild these files on startup.)

 

7) Reboot.

 

PS. Lembre-se que os arquivos originais foram salvos com a extensão (.disable). Se você tiver algum problema, delete as KEXTS que vc adicionou, e re-nomeie os arquivos originais de volta aos seus nomes originais.

 

espero que possa ter utilidade a alguem. :(

 

[]'s

 

guedes jr

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Bom, instalei o Callisto conforme o Tuto acima e deu certinho. No Monitor eu tenho várias opções de resolução. Tá fantástico. Mas uma coisa me deixou encafifado. Instalei o Google Earth pra testar e ele inicia apenas com um globo absolutamente branco...Não aparece corretamente! Embora eu tivesse tentado seguir os passos do tuto QE/CI não pude pq não há arquivo da minha placa de video, uma Saphira Radeon 9550 256 mb, daí não ter como continuar seguindo as informações do tuto...Alguém sabe como é que se poderia resolver isso?...

Link to comment
Share on other sites

Ola a todos,

 

sim amigo é possivel por qe/ci na ate 9550 no help do callisto vem falando como e so substituir uma linha em uma kext, mas nao lembro mais qual pq ja fazem mais de ano q nao uso mais atio

 

[]'s

Link to comment
Share on other sites

Guedes, se o "Help" do Callisto a que vc se refere deveria se encontrar dendo da Pasta Callisto...bom na pasta não há help não...só as instruções em Ingles. Mas não encontrei nada no que se refere ao meu problema especificamente...Se vc se lembrar aí de como faz cara e puder colocar aqui pra mim o caminho eu agradeceria muito. O Callisto tá funfando aqui apena na questão da resolução. Mas quando instalei o Google Earth pra testar só ficou um globo branco...Ou seja a Placa de Video propriamente não foi corretamente identificada não é isso?.... Obrigado cara. E um feliz ano novo!

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...

Tenho muito conversado com os admins do InsanelyMac e até o momento, não é de interesse deles apostar na área em Português do fórum.

 

Se temos tantos interessados porque não fazemos algo com o HMBT que já está todo em português e é voltado pra esse público alvo...

 

Os que tiverem interesse em contribuir pra que isso aconteça, mande um e-mail para forum@hmbt.org, poderemos organizar para que as dúvidas daqui (que muitos pouco se importam, porque o foco aqui é Inglês) seja discutida e resolvida lá.

 

Estou no aguardo também para que a visão de alguns admins daqui mude quanto à essa área, mas até o momento está difícil...

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...