Jump to content

AppleHDA Patch Sobrecarregando CPU


Jed-
 Share

27 posts in this topic

Recommended Posts

Boa tarde caros.

 

Estou fazendo um hack no meu novo Laptop, um Dell Inspiron 15-7558 (detalhes na assinatura),

 

Ele esta quase pronto, so esta faltando o Audio, meu codec é ALC255, e ja tentei usar AppleALC e o AppleHDA Patcher 1.2 e o 1.6

Todos eles resultaram na mesma coisa, o audio funciona, porem esta criando ma sobrecarga absurda no sistema e não consigo descobrir por que.

Se abrir o monitor de atividade, da para ver o processo "kernel_task" tomando pro volta de 180% da CPU e alocando quantidades imensas de threads infinitamente.

 

Se plugar um fone, escuto apenas barulho, se alguém aqui ja passou por isso, e/ou tem alguma idea do que posso tentar ficaria feliz em tentar.

 

Grato já de antemão.

 

Pesquisei no forum e vi esse thread com o mesmo problema que eu, porem minha DSDT ja esta com system_IRQ patch feito e o problema persiste.

 

http://www.insanelymac.com/forum/topic/315742-%C3%A1udio-alc255-inspiron-5447/

Post 3.zip

Link to comment
Share on other sites

Faça um teste trocando de SMBIOS.

Isto afeta vários usuarios de Mac reais: https://forums.developer.apple.com/thread/49163

 

Ola Mirone, vou fazer esse teste, mas meio que descobri o meu problema, o problema estava no patch da kext mesmo, estudei bastante o procedimento de patch manual da AppleHDA,

e tentei fazer a minha manualmente com codec_dump pelo linux, não consegui fazer direito a configuração dos XML para funcionar tudo, mas pelo menos os auto falantes funcionaram.

 

Ainda falta o microfone os fones.

 

E com meu patch manual minha CPU nao esta fritando mais.

 

Estou anexando meu codec_dump e svg, para caso alguma alma bondosa queira me ajudar com meu patch.

Platform Files.zip

Link to comment
Share on other sites

Estranho, é a primeira vez que vejo relatos sobre AppleHDA atrapalhar no desempenho.

me envie seus aruivos:

-DSDT.aml

-config.plist

-IOREG.ioreg

-SSDT.aml

 

Bom dia Mirone,

 

Segue os arquivos, esse IOREG é de quando estava com a AppleHDA causando problemas, ja as DSDT e SSDTs nao foram modificadas, estou injetando layout 3 pelo Clover, tentei injetar pela DSDT e o resultado era o mesmo.

 

Outra coisa que acho que nao mencionei direito, e que com o AppleHDA Patcher 1.2 ou 1.6, alem do problema de desempenho, a porta de fone nao funciona, quando plugo fone so escuto som de estatica, talvez isso ajude a achar a causa do meu problema tambem. 

 

Mirone files.zip

Link to comment
Share on other sites

ok, vou analisar mais tarde seus arquivos.

 

Trabalhei mais um pouco no meu patch, anexei aqui meu Platform.XML e meu SVG, realmente o problema que causa minha CPU ficar sobrecarregada é os PathMaps, pois peguei esse patch do ALC255 da pasta do AppleHDA Patcher 1.2, apenas mudei o Platform.xml alguns pathmaps la para ficar mais correto sei la, mudei agora meu fone funciona, porem os microfones nao funcionam.

 

Acho que estou na direção certa para fazer tudo do meu codec funcionar, mas o microfone ta dando dor de cabeça rs.

 

Voce acha que da para modificar o Patch para funcionar em casos como o meu? ou voce acha que o meu caso é unico e tem q ser feito manualmente mesmo?

 

Tambem testei mudar SMBIOS, testei as SMBIOS de macbook air Haswell e BroadWell, e macbookPros Haswell e Broadwell, e todos deram o mesmo problema do kernel_task.

ALC255.zip

Link to comment
Share on other sites

vou poder confirmar isso somente a noite quando chegar em casa.

 

PathMaps do Microfone é:

 

8->35->18

 

parece que você só tem microfone interno.

 

Eh fiz isso na hora do almoço tbm, quero chega em casa e terminar logo rs.

 

Entao O Path do microfone interno parece que é esse mesmo, mas meu note tem a porta do fone Combinada, com entrada e saída de audio no mesmo jack.

 

Esse ultimo que mandei quando eu plugo fone ele muda Microfone interno para Microfone externo nas Prefs de audio, mas so o mic externo funciona.

 

Qdo chegar em casa vou testar mais pathmaps.

Link to comment
Share on other sites

Eh fiz isso na hora do almoço tbm, quero chega em casa e terminar logo rs.

 

Entao O Path do microfone interno parece que é esse mesmo, mas meu note tem a porta do fone Combinada, com entrada e saída de audio no mesmo jack.

 

Esse ultimo que mandei quando eu plugo fone ele muda Microfone interno para Microfone externo nas Prefs de audio, mas so o mic externo funciona.

 

Qdo chegar em casa vou testar mais pathmaps.

mais tarde eu vou remendar uma AppleHDA e vou lhe enviar, mas quanto ao seu ComboJack, pode ser que ele não funcione ou seja não trabalhe os dois microfones e talvez esta seja a causa do problema.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

 

 

Eeeeeeh a v1 funcionou igual meu ultimo patch, falantes internos e headphone Jack funcionando, microfone parecia funcionar com chiado, e com fone plugado n mudava nada, parece q o Mic tava aparecendo como auto falantes internos por algum motivo.

 

A segunda kext, funcionava precido com o patch original. speakers funcionando, somente ruído no HP Jack, e Processador 100% tempo todo.

Link to comment
Share on other sites

Geralmente ela corrige vários problemas como o de ativar o som ao voltar do modo sleep.

mas faça um teste sem ela e vamos ver o que da.

 

Beleza, na hora do almoço eu faço testes,

viu notei que tato no HP jack, como no InternalSpeakers, depois que fico um tmepo sem fazer som, quando vou tocar algo ele da um "POP" ou um chiado meio alto antes de tocar o som, vc sabe se tem como resolver isso?

 

Dei uma pesquisada e vi que tem algo haver com o codec indo pro modo "sleep" depois de um tempo para economizar energia, e esse som é ele "acordando", podem nao achei solução conclusiva.

Link to comment
Share on other sites

Beleza, na hora do almoço eu faço testes,

viu notei que tato no HP jack, como no InternalSpeakers, depois que fico um tmepo sem fazer som, quando vou tocar algo ele da um "POP" ou um chiado meio alto antes de tocar o som, vc sabe se tem como resolver isso?

 

Dei uma pesquisada e vi que tem algo haver com o codec indo pro modo "sleep" depois de um tempo para economizar energia, e esse som é ele "acordando", podem nao achei solução conclusiva.

use este App: AntiPop 1.0.2

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

use este App: AntiPop 1.0.2

 

Eh o CodecCommander nem a falta dele resolveram mirone, e também n consegui fazer os microfones funcionar mudando os pathmaps, será que se remover do plataforma.xml a parte do microfone externo deixasse somente o interno funcionaria?

 

Pq ei ja vi que com o Patch padrão do Alc255 o microfone funciona, mas o HP Jack só chia e causa aquela doideja do kernel_task.

Link to comment
Share on other sites

Eh o CodecCommander nem a falta dele resolveram mirone, e também n consegui fazer os microfones funcionar mudando os pathmaps, será que se remover do plataforma.xml a parte do microfone externo deixasse somente o interno funcionaria?

 

Pq ei ja vi que com o Patch padrão do Alc255 o microfone funciona, mas o HP Jack só chia e causa aquela doideja do kernel_task.

sim, o problema pode ser exatamente este.

Link to comment
Share on other sites

sim, o problema pode ser exatamente este.

 

aah esquece eu descobri como auehaue.

peguei o jeito com esses layouts e plataformas, apaguei o imput mic externo, ambas do platfomr e do layout3.

 

agora o microfone ta funcionando lindamente, assim como fone e speakers. valeu pela ajuda Mirone, se quiser minha ajuda para sei la, investigar esse problema.

 

Quero escrever um guia para esse laptop depois.

 

Esse é o melhor hack que ja fiz em notebook, tudo funciona, ate leitor SD.

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...