Jump to content

Instalação EL Capitan na GigaByte GA-X58A-UD3R


Rody Nunes
 Share

63 posts in this topic

Recommended Posts

Olá pessoal gostaria de tentar ajudar as pessoas que tenham a mesma placa mãe que uso, e resolvi criar esse tutorial.

 

Antes de mais nada quero, agradecer aos amigos que me ajudaram e sempre estão a disposição para resolver os problemas que tive ao criar meu Hackintosh.

 

Arthur-pt

Mendietinha

Allan

Slice

Pernapeluda

 

Outras instruções http://olarila.com/forum/viewtopic.php?f=37&t=5543

Fonte: http://olarila.com/forum/viewtopic.php?f=3&t=5014

 

 

ATENÇÃO ESSE PROCEDIMENTO É PARA PLACA MÃE GigaByte GA-X58A-UD3R V2.0 BIOS FB

 

Configuração de hardware do computador:

 

  • Placa GigaByte GA-X58X-U3DR versão da BIOS FB
  • Processador Intel i7950
  • 06 pentes de memória RAM de 2048GB 1033 GHZ = 12GB samsung
  • Placa de vídeo ATI RADEON HD 5770 1024MB de memoria dedicada
  • 01 HD1TB interno com 06 partições
  • 01 HD1TB externo com 06 partições usado para backup dos sistemas operacionais
  • 02 HD2TB internos usados para trabalho
  • 01 HD500GB com windows e Linux instalados
  • 01 HD500GB interno para backup do sistema operacional principal
  • 01 HD1.5TB interno usado para backup de programas

 

Parte 01:

Configuração da BIOS FB

 

Pasted Graphic 2.tiff

 

Pasted Graphic 3.tiff

 

Pasted Graphic 4.tiff

 

Parte 02

 

Criando o Pendrive no Mac OSX:

 

Insira o pendrive na USB abra o utilitário de disco selecione seu pendrive, clic em partição selecione partição atual depois em tabela partição GUID e formate usando o formato OS X Expandido (Reg. Cronologicamente)

 

Pasted Graphic 5.tiff

 

Pasted Graphic 6.tiff

 

Procure e baixe a imagem do PenDrive a ser gravado .

 

 

Depois de baixar, vamos gravar o arquivo (esse procedimento é para quem já tem um Hack já em funcionamento)

 

NOTA: O exemplo abaixo vamos pegar o pendrive que está conectado /dev/disk2s1 (verifique em qual o seu estará conectado usando o comando abaixo)

 

Abra o terminal e digite o seguinte comando e pressione ENTER:

diskutil list (esse comando mostra os discos conectados em seu Hack)

 

 

Código: Selecionar todos

diskutil list

...

/dev/disk2

   #:                       TYPE NAME                    SIZE       IDENTIFIER

   0:     FDisk_partition_scheme                        *16.0 GB    disk2

   1:                 DOS_FAT_32 SANDISK                 16.0 GB    disk2s1

 

 

NOTA: A maioria do pessoal falou que era para formatar a partição EFI que está oculta no formato DOS_FAT_32, eu não formatei a minha, e deu certo mesmo assim. (para ver a partição EFI oculta utilize esse programa (EFI-Mounter-v3)

 

Para desmontar a unidade do pendrive e permitir que você possa gravar a imagem nele digite no terminal o seguinte comando e pressione ENTER

 

diskutil unmountdisk /dev/disk2 (esse comando vai desmontar a unidade para que você possa gravar a imagem no pendrive)

 

Código: Selecionar todos

diskutil unmountDisk /dev/disk2

Unmount of all volumes on disk2 was successful

 

Em seguida digite no terminal o seguinte comando e pressione ENTER:

 

sudo dd if=[arraste nester local o ficheiro raw para o terminal] of=/dev/rdisk2 bs=1m

sudo dd if=/Volumes/Dados/Mac\ OS\ X\ 10.8.5\ Install\ USB.raw of=/dev/rdisk2 bs=1m  (Esse comando vai iniciar a gravação da imagem para o pendrive, se você quiser ver o andamento da gravação é só pressionar CTRL+T e você vai ver o quanto foi já gravado)

Depois que finalizar a gravação digite no terminal o comando e pressione ENTER

 

diskutil eject /dev/disk2 (esse comando vai ejetar o pendrive da unidade)

 

Parte 03

Extraindo o Kernel do El Capitan

 

Para que o pendrive boot corretamente e reconheça os dispositivos de sua placa mãe você precisa do Kernel, esse arquivo está dentro pendrive e compactado e você precisa extrair ele para dar continuidade

 

Baixe esse programa Pacifist e siga essas instruções https://www.youtube.com/watch?v=PNRzXFWwA30

 

Cole o kernel na raiz do pendrive substituindo o arquivo existente ou crie uma pasta no pendrive de nome KERNELS dentro de SYSTEM/LIBRARY/ e cole o arquivo kernel dentro dela.

 

Parte 04

Gravando as Kexts essenciais:

 

Essa imagem que foi gravada no pendrive possibilita você fazer o boot tanto pelo Clover como pelo Chameleon nesse caso é só pressionar o número 1 durante o boot para acessar o chameleon. Para isso vamos gravar as Kexts essenciais em ambos abaixo está a lista das quais foram usadas:

 

AHCIPortInjector.kext

FakeSMC.kext

GenericUSBXHCI.kext

IOAHCIBlockStorageInjector.kext

NullCPUPowerManagement.kext

PXHCD.kext

RealtekRTL81xx.kext

VoodooPS2Controller.kext

 

Aqui estão as Kexts essenciais https://mega.nz/#!eN0kwRZZ!x31wlnCxEcqW_Kv8qfCCIBPYE3KcuMefTO_oyh_oaiQ

 

Você deve copiar elas dentro de:

 

Partição EFI: EFI/CLOVER/KEXTS/10.11/

e também dentro da pasta EXTRA/EXTENSIONS/ se essa pasta não existir crie ela.

 

Parte 05

Copiando as configurações do Clover e do Chameleon

 

Essas configurações já prontas permitirá que você dê o boot no pendrive para iniciar a instalação do El Capitan

 

Clover:

config.plist https://mega.nz/#!SINAzSQZ!pQK7Mq79uL_rjn_qxbmG1KaF4QZyS3irEuc6jpH9j_4

Deve ser copiado para partição EFI: EFI/CLOVER/

dsdt.aml https://mega.nz/#!yYt22RhC!Y_oXlXeEoM2oBaxe6d-HyV4kmj9YQ5XPoWSbQFduDgI

Deve ser copiado dentro de EFI: EFI/CLOVER/ACPI/PATCHED/

 

Chameleon:

dsdt.aml https://mega.nz/#!GJ9nAZAR!_Yp8sWRkcntVolketjQkBeQ-eF2MaMk34Lzc65CFmF4

Deve ser copiado dentro da pasta Extra de seu pendrive

kernel.plist

org.chameleon.Boot.plist

SMBIOS.plist

https://mega.nz/#!DJt1UT6Z!O3tfRU7tWYaZNqzmIyTQ4zoAEMGjX7K8kDsVP4-tHfI

Devem serem copiados dentro da pasta Extra de seu pendrive

 

Está pronto agora é só reiniciar seu computador durante o BOOT de seu computador pressione F12 e selecione o boot pelo pendrive ao aparecer a tela do clover selecione o boot para o pendrive e siga os passos para a instalação do EL CAPITAN.

 

NOTA: Para que eu conseguisse fazer o boot pelo clover ou pelo chameleon tive que fazer um Downgrade de minha BIOS usando a versão FF, a versão FH não fez a leitura do HD após o primeiro reinicio da instalação.

 

Parte 06

Pós Produção

 

Após o inicio você vai ter o EL Capitan rodando mas ainda precisa fazer ele fazer o boot sozinho para isso:

 

Instalar os seguintes programas;

 

Clover_v2.3k_r3320.pkg Aqui está os itens selecionados para a instalação https://mega.nz/#!CE9gGCgC!XQmZ3hO2bQxOgZzbcQ0HYo1Q6cUfLJ9nH9vfkbYudPc

Clover Configurator

Kext Utilities

Kext Wizard

SystemInfo

HWMonitor

Javaforosx

 

Aqui estão os programas citados acima: https://mega.nz/#!PAtgzDDZ!fKd21WmzLVDLM84aHP_DBWbOLK5WTn69DgqwIpYYVOk

 

NOTA: Não inclui o Enoch-rev.2773.pkg pois a maioria dos usuários estão usando o Clover.

 

Realizado a instalação dos programas copie os seguintes arquivos do pendrive para seu HD:

 

Boot com o Clover

Partição EFI:

EFI/CLOVER/config.plist para a pasta de seu HD EFI/CLOVER/

EFI/CLOVER/ACPI/PATCHED/ para a pasta de seu HD EFI/CLOVER/ACPI/PATCHED/ 

EFI/CLOVER/KEXTS/ para a pasta de seu HD EFI/CLOVER/KEXTS/

Abra o Clover configurator e direcione os ítens que são necessários informar o local onde está instalado.

Boot com o Chameleon

 

Todos os arquivos da Pasta EXTRA para a pasta EXTRA de seu HD

Abra o chameleon e direcione os ítens que são necessários informar o local onde está instalado.

 

Parte 07

Áudio:

AppleHDA.kext

HDAEnalber.kext

 

Aqui estão as kexts: https://mega.nz/#!bMt0iQ7Y!VIwxpvlzo_3m3tRkJ-CHwORhD3XCug-BOnaZFzzuA5Y

 

Elas devem serem instaladas dentro de SYSTEM/LIBRARY/EXTENSIONS/ porque se for em outro local não funciona.

 

Agora é só inicializar seu computador e seu Hack está funcionando.

 

 

Problemas ainda sem solução:

 

  • Setas vermelhas USB e não reconhece conexão de HD externo mostrando ícone metálico;
  • eSata não reconhece HDs plugados;
  • Seta verde USB não reconhece conexão de HD externo mostrando ícone metálico;
  • Seta azul, USB 3.0 está morto no ElCapitan;
  • Colocar em hibernação somente os monitores desligam a máquina ainda fica ligada;
  • Desligamento não é realizado;

Pasted Graphic 7.tiff

 

Minhas conclusões:

 

Depois de tentar muito na esperança de usar o Clover cheguei a uma conclusão essa placa não é compatível com o CLOVER, o melhor boot loader para ela é ainda o chameleon motivos?

 

Clover:

  1. Não reconhece HDs se você estiver usando BIOS na versão FH que é a mais recente para essa placa mãe;
  2. Não reconhece várias portas USB, e USB3.0, realizei várias pesquisas em inúmeros, forums infelizmente está morto na versão do ElCapitan;
  3. Não reconhece portas eSatas;
  4. Não põe o computador em repouso;
  5. Não realiza o desligamento do computador;
  6. Sensores não funcionam adequadamente;

 

Chameleon:

  1. Reconhece os HDs conectados em qualquer versão da BIOS;
  2. Reconhece todas as portas USBs mas ainda precisa resolver algumas portas que mostram ícones metálicos quando conectado HDs erxternos, (preciso de ajuda) menos a USB 3.0, realizei várias pesquisas em inúmeros, forums infelizmente está morto na versão do ElCapitan;
  3. Reconhece todas portas eSatas;
  4. Coloca o computador em repouso, mas ainda estou vendo o motivo que ele não retorna ao clic do mouse ou pressionado uma tecla antes de atualizar para o ElCapitan esse procedimento funcionava perfeitamente; (preciso ajuda)
  5. Realiza o desligamento do computador;
  6. Todos os sensores em funcionamento;

 

PS. Se alguém conseguir fazer o clover funcionar perfeito nessa placa por favor me avise.

 

Espero ter ajudado.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Como estou agora usando o chameleon, abri minha DSDT com o DSDT Editor, que está na pasta EXTRA na pasta PATCHES existem vários arquivos LPC qual deles usar?

 

Outra coisa, posso aplicar uma patche em minha DSDT direto? Tipo, pegar o arquivo DSDT.aml abrir e aplicar e compilar?

 

esqueci de perguntar também, se eu pegar a DSDT da versão da BIOS FH e usar a FB vou ter algum problema?


Agora instalei o clover em outro HD, ou seja em um HD estou com chameleon e outro clover podendo ser feito o Boot separadamente

Link to comment
Share on other sites

Allan

 

Qual dos arquivos devo usar para patchear a DSDT?

LPC ICH10

LPC

LPC NEHALEM


Mais uma pergunta no Clover tem duas opções

 

No fixes:

FakeLPC

 

e no drop OEM_DSM:

LPC

 

Qual deles?

 

Estou fazendo essas perguntas pois vou realizar o procedimento em ambos bootloaders no Chameleon que provavelmente deve ser usado um patcher no DSDT e no Clover que você disse que posso usar uma opção.

Link to comment
Share on other sites

Allan

 

Qual dos arquivos devo usar para patchear a DSDT?

LPC ICH10

LPC

LPC NEHALEM

 

Não sei, tenho de saber qual é seu Chipset...

 

 

Mais uma pergunta no Clover tem duas opções

 

No fixes:

FakeLPC

 

e no drop OEM_DSM:

LPC

 

Qual deles?

 

 

Fica a seu critério...testa uma veja se carrega a kext, não carregando tenta a outra.

Link to comment
Share on other sites

É um patch:

into method label _DSM parent_adr 0x001F0000 remove_entry;into device name_adr 0x001F0000 insert
begin
Method (_DSM, 4, NotSerialized)\n
{\n
    Store (Package (0x02)\n
        {\n
            "device-id", \n
            Buffer (0x04)\n
            {\n
                0x09, 0x3B, 0x00, 0x00\n
            }\n
        }, Local0)\n
    DTGP (Arg0, Arg1, Arg2, Arg3, RefOf (Local0))\n
    Return (Local0)\n
}
end

Seria para carregar seu LPC também, mas de acordo com o que o Artur te respondeu, acho que esse passo foi resolvido certo?

Link to comment
Share on other sites

É um patch:

into method label _DSM parent_adr 0x001F0000 remove_entry;into device name_adr 0x001F0000 insert
begin
Method (_DSM, 4, NotSerialized)\n
{\n
    Store (Package (0x02)\n
        {\n
            "device-id", \n
            Buffer (0x04)\n
            {\n
                0x09, 0x3B, 0x00, 0x00\n
            }\n
        }, Local0)\n
    DTGP (Arg0, Arg1, Arg2, Arg3, RefOf (Local0))\n
    Return (Local0)\n
}
end

Seria para carregar seu LPC também, mas de acordo com o que o Artur te respondeu, acho que esse passo foi resolvido certo?

Correto a AppleLCP está carregando:

 

 

86    0 0xffffff7f82017000 0x3000     0x3000     com.apple.driver.AppleLPC (3.1) 0C90B22D-637B-3000-8C44-B7955D57E10A <72 12 5 4 3>

 

Será que preciso realizar alguma configuração no bootloader que está faltando ou sobrando?

Link to comment
Share on other sites

Muda o modo Sleep:

sudo pmset -a hibernatemode 3

E se certifique que os drivers estão corretos, sem pastas/conteúdo para UEFI.

 

Coisas que dão problema é usar PXHCD.kext + GenericUSBXHCI.kext, ou usa uma ou outra.

Se for usar a GenericUSBXHCI.kext, adicione as flags: -gux_defer_usb2 -gux_no_idle

Link to comment
Share on other sites

Muda o modo Sleep:

sudo pmset -a hibernatemode 3

E se certifique que os drivers estão corretos, sem pastas/conteúdo para UEFI.

 

Coisas que dão problema é usar PXHCD.kext + GenericUSBXHCI.kext, ou usa uma ou outra.

Se for usar a GenericUSBXHCI.kext, adicione as flags: -gux_defer_usb2 -gux_no_idle

 

Não resolveu 

Link to comment
Share on other sites

Vcs não vão acreditar no que aconteceu...

 

 

Resolvi fazer um Downgrade em minha BIOS voltando para a BIOS FF a versão da qual a placa veio.

 

Pasmem, ambos bootloaders estão colocando o computador em repouso e retornando ao clic do mouse ou pressionando qualquer tecla e no clover nem mesmo não carregando a LCP está está entrando em repouso perfeitamente

 

No Clover qual é mesmo a maneira de resolver o ícone laranja?

Link to comment
Share on other sites

Pasmem, ambos bootloaders estão colocando o computador em repouso e retornando ao clic do mouse ou pressionando qualquer tecla e no clover nem mesmo não carregando a LCP está está entrando em repouso perfeitamente

 

Show hem! Mas seria interessante fazer a LPC carregar, gerenciamento de energia nativo é essencial para estabilidade do seu Hack

 

No Clover qual é mesmo a maneira de resolver o ícone laranja?

 

Clover v.2 Instructions > Post#26 How to make orange icons to be metallic

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...