Jump to content

Falha nos Macs permite instalação de virus que não pode ser removido


Allan
 Share

15 posts in this topic

Recommended Posts

Consegui achar essa matéria de uma maneira bem simples de entender, caso queiram ver a matéria completa e com mais explicações, veja o link no final da matéria.

 

Foi descoberta uma falha grave de segurança na arquitetura dos MacBooks que permite a instalação de um malware imperceptível e quase impossível de ser removido.

 

O problema foi encontrado pelo especialista em segurança Trammell Hudson, que o apelidou de Thunderstrike.

 

Ele conta ter percebido há anos a possibilidade de adulterar o ROM de inicialização quando o notebook estivesse aberto. Bastou, então, refinar a técnica para fazer o mesmo usando a porta Thunderbolt. “Acontece que a porta Thunderbolt nos dá uma forma de obter o código de execução quando o sistema é inicializado”, escreveu Hudson, em um comunicado repercutido pela ZDnet. A partir daí, ele criou um adaptador modificado que é capaz de fazer todo o trabalho.

 

20150113095516.jpg

 

A questão mais delicada é que com isso dá para controlar o sistema como um todo, registrando teclas digitadas, descobrindo chaves de criptografia, desviando senhas etc.

 

E é extremamente complicado remover a ameaça. Softwares não conseguem chegar ao malware, reinstalar o sistema operacional também não funciona e nem substituir o SSD, já que não há nada armazenado nele.

 

Qualquer MacBook Pro ou Air com porta Thunderbolt está vulnerável, mas a Apple já trabalha numa atualização que impede a instalação de códigos maliciosos no ROM de inicialização através do Thunderbolt, embora isso não barre uma alteração feita diretamente - ou seja, se alguém abrir o notebook, ainda poderá chegar a resultados desse calibre.

 

Fonte: Olhar Digital

Matéria completa: New Apple malware is undetectable

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Olha a historia de não pegar virus é fake, qualquer sistema pode ser invadido. 

Esses dias eu encontrei um AdWare no meu OS X, dai removi com o AdwareMedic.app  :rolleyes:

 

O porem é a diferença da arquitetura do mesmo, SOs como Windows é um bom sistema, mas por ser popular a demanda de "crackers" é maior. Com uma boa proteção ele é ótimo, e claro se tem um bom user por traz.

 

No Mac também terá de ter essas preocupações, tipo, o que instala, onde navega, e talz, tem user que instala até antivirus, seria interessante mas desnecessário caso saiba como usar.

 

Veja só, para os caras terem criado um virus tão poderoso, tiveram que usar um meio físico. Então esse pode ser o "calcanhar de Aquiles" dos Macs...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Eu não costumo usar antvirus mesmo pq não navego em qualquer site e sempre fico atento quando pesquiso algo e nunca tive problemas !

Estou pensando em comprar o ESET Cyber Security Pro  para meu mac ou comprar algum rastreador fora o iCloud, pois o iCloud é meio limitado não tira fotos nem grava audio ... o que acha ?

Link to comment
Share on other sites

Cara com relação a comprar Anti-virus eu nunca fiz isso, tem que ver qual é a melhor proteção paga para OS X, como está interessado em comprar, seria legal saber em qual está investindo.

 

O iCloud pelo que eu sei, ele tira fotos, veja só: http://br-mac.org/2012/03/sistema-anti-roubo-para-macbook-localizacao-geografica-fotos-remotas-com-a-webcam-e-mais.html

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Agora que está no mundo da Maça, as coisas são um pouco diferentes.

 

BIOS não existe, mas tem a opção que seria o Find My Mac, FileVault que criptografa o HD (só não esqueça a senha, pois a opção de troca somente com a AppleCare).

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...