Jump to content

Ubuntu MATE - Nova fusão do mundo Ubuntu


Allan
 Share

1 post in this topic

Recommended Posts

Entre as muitas inovações previstas para o Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn, está uma nova variante derivada do ambiente de desktop MATE. Tendo em conta a estabilidade e principalmente o sucesso desse ambiente, os desenvolvedores da Canonical decidiram lançar um derivado capaz de oferecer aos usuários a chance de recuperar a experiência do usuário do Gnome 2.


 


Ubuntu MATE incluirá a atual versão estável 1.8.1 do MATE Desktop Environment com algumas personalizações que se aplicam tanto para o tema padrão, a instalação do slider, animação durante o boot e etc.


 


Martin Wimpress, um dos principais desenvolvedores do Ubuntu MATE, recentemente anunciou no Google Plus algumas mudanças para melhorar a experiência de usuário para novos usuários. Para isso, ele revisou a experiência de desktop para torná-lo mais familiar aos usuários provenientes do Microsoft Windows. A consequência direta disso é que a versão estável do Ubuntu MATE não terá os dois painéis “clássicos”, mas somente um na parte inferior da área de trabalho, como é possível ver na imagem superior (e comparar com a imagem abaixo), foi removido o applet de menu padrão com os três links “Aplicações, Locais e Sistema” e incluído o menu acessível através do ícone do Ubuntu, localizado no lado esquerdo do painel.


 


ubuntu_mate_desktop.jpeg


 


Essa “reinterpretação” do Ubuntu MATE permitirá que novos usuários vindos do Windows possam encontrar no sistema operacional uma experiência muito parecida com a do sistema proprietário da Microsoft. Logicamente, é possível voltar mais tarde como os dois painéis padrão do MATE/Gnome 2.


 


E você? o que acha? É melhor esta disposição com um único painel ou o padrão com os dois painéis “clássicos”? Não deixe de colocar a sua opinião nos comentários. De resto, é aguardar pelo lançamento do Ubuntu 14.04 e seu mais novo derivado, o Ubuntu MATE. Depois, se houver alguma dificuldade com o painel único, basta reconfigurar o ambiente para colocar os dois painéis de volta. E viva a liberdade de escolha.


 


Fonte: Blog do Edivaldo.


Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...