Jump to content

Fix para GMA950 Desktop


MaLd0n
 Share

75 posts in this topic

Recommended Posts

Adicione o device PEGP dentro do PCI0

            Device (PEGP)
           {
               Name (_ADR, 0x00020000)
               Device (GFX0)
               {
                   Name (_ADR, Zero)
                   Method (_DSM, 4, NotSerialized)
                   {
                       Store (Package (0x06)
                           {
                               "device_type", 
                               Buffer (0x08)
                               {
                                   "display"
                               }, 

                               "model", 
                               Buffer (0x07)
                               {
                                   "GMA950"
                               }, 

                               "built-in", 
                               Buffer (One)
                               {
                                   0x01
                               }
                           }, Local0)
                       DTGP (Arg0, Arg1, Arg2, Arg3, RefOf (Local0))
                       Return (Local0)
                   }
               }
           }

Utiliza o método DTGP, se ainda não tiver, inclua no seu DSDT

    Method (DTGP, 5, NotSerialized)
   {
       If (LEqual (Arg0, Buffer (0x10)
               {
                   /* 0000 */    0xC6, 0xB7, 0xB5, 0xA0, 0x18, 0x13, 0x1C, 0x44, 
                   /* 0008 */    0xB0, 0xC9, 0xFE, 0x69, 0x5E, 0xAF, 0x94, 0x9B
               }))
       {
           If (LEqual (Arg1, One))
           {
               If (LEqual (Arg2, Zero))
               {
                   Store (Buffer (One)
                       {
                           0x03
                       }, Arg4)
                   Return (One)
               }

               If (LEqual (Arg2, One))
               {
                   Return (One)
               }
           }
       }

       Store (Buffer (One)
           {
               0x00
           }, Arg4)
       Return (Zero)
   }

 

 

Dessa forma conseguimos corrigir vários problemas(aceleração 3D, mudança de resolução, fix do ponteiro do mouse, KP em alguns aplicativos[FrontRow, jogos em tela cheia, etc]) usando os drivers originais da Apple. :(

 

11340311.jpg

http://www.insanelymac.com/forum/index.php...=143340&hl=

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 2 months later...

holy {censored}! muito obrigado!, era exatamente tudo o que eu queria (como você tinha me explicado no tópico que eu fiz) existe um passo a passo de como proceder? por que sou novo no negócio e só fui descobrir o que é DSDT hoje... tipo, o que eu faço com esse arquivo de texto, se têm algum aplicativo pra baixar ou coisa parecida.......

Link to comment
Share on other sites

Use esse app

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=223205

 

Logo abaixo do link para download tem um vídeo no youtube mostrando como aplicar o patch.

 

opa valeu, só uma última, no final do vídeo, ele manda jogar o arquívo para uma pasta chamada extra. onde exatamente fica esta pasta? é a mesma pasta que o chamaleon instala? eu tenho que copiar pelo terminal? se sim qual seria o comando?

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
Sim, é a pasta Extra do Chameleon.

 

Pode copiar pelo Finder.

 

É o seguinte. Meu mac tá funfando 5*. Sem problema de boot nem nada.

O único problema é que a minha gráfica não é detectada. O sistema diz que é uma GMA 950. Eu tentei aplicar o patch no DSDT, mas sempre, sempre que faço isto o sistema não faz mais boot. Dá um erro que termina com "Sytem Uptime in nanoseconds"...

Depois eu tenho de reinstalar novamente o Mac, o que pode demorar 1 hora... É um pouco frustante. Há alguma maneira de instalar o DSDT com segurança?

Estou preso à resolução de 1024x768 e tenho um monitor com capacidade até 1440x900!

 

Na instalação as minhas opções foram: o bootloader predefinido, mais o Chameleon V2 RC4. Todos os patches e o Kernel legacy Qwootz 10.2.0.

Não sei mesmo o que fazer. Alguém me pode ajudar?

Link to comment
Share on other sites

Se o DSDT com o patch causa kernel panic, não precisa reinstalar todo o sistema.

 

Deixe o original também na pasta Extra, ou coloque o modificado com outro nome, então você pode definir qual usar no boot, digitando "DSDT=/Extra/original.aml" ou "DSDT=/Extra/modificado.aml".

 

Anexe o arquivo original e o modificado para darmos uma olhada. Se tiver como postar uma foto da tela do KP no boot verbose (-v) também pode ajudar.

Link to comment
Share on other sites

Se o DSDT com o patch causa kernel panic, não precisa reinstalar todo o sistema.

 

Deixe o original também na pasta Extra, ou coloque o modificado com outro nome, então você pode definir qual usar no boot, digitando "DSDT=/Extra/original.aml" ou "DSDT=/Extra/modificado.aml".

 

Anexe o arquivo original e o modificado para darmos uma olhada. Se tiver como postar uma foto da tela do KP no boot verbose (-v) também pode ajudar.

 

O problema é que eu nem sei onde está essa folder "Extra"... Já tentei encontrar, mas não consigo.

E que método uso para patch? Já tentei esse: http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=235523 (a minha mobo é uma Asus P5GZ-MX).

Já tentei o método que me recomendaste mas falhava ao compilar!

Link to comment
Share on other sites

Se não tem pasta Extra, coloca na raiz (direto no HD, fora de qualquer pasta).

 

Se você usou um "pronto", é normal dar problema. Você tem que aplicar o patch no seu próprio original.

 

Use o DSDT Editor, basta aplicar os patches "GMA950 desktop" e "DTGP". O "IRQs" também é sempre recomendável. No tópico tem um vídeo mostrando como aplicar

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=223205

 

Se não conseguir, extrai e salva o original e anexa que eu aplico.

Link to comment
Share on other sites

Se não tem pasta Extra, coloca na raiz (direto no HD, fora de qualquer pasta).

 

Se você usou um "pronto", é normal dar problema. Você tem que aplicar o patch no seu próprio original.

 

Use o DSDT Editor, basta aplicar os patches "GMA950 desktop" e "DTGP". O "IRQs" também é sempre recomendável. No tópico tem um vídeo mostrando como aplicar

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=223205

 

Se não conseguir, extrai e salva o original e anexa que eu aplico.

 

Se você nao se importar =)

Também anexei a imagem do erro que eu tenho quando aplico o patch...

Esse erro (ou muito semelhante) tb acontece quando eu reinicio. Se eu desligar completamente e voltar a ligar, já funciona.

dsdt.rar

post-728344-1296519120_thumb.jpg

post-728344-1296519150_thumb.jpg

Link to comment
Share on other sites

Faz o teste, extrai do zip e coloca na raiz do HD.

 

dsdt.aml.zip

 

Feito. Dessa vez deu boot, mas não funciona. Continuo preso à resolução 1024x768.

 

Também não tenho som.

E tou tendo o erro que mostrei no ultimo post ao acaso. Tenho o erro, faço reset, torna a dar o erro, faço reset e depois já entra no OS (isto ja acontecia antes do patch) e tem vezes que nem acontece e faz boot direitinho.

 

Aqui ficam as fotos: resolução continua presa e não tenho som. mais sugestoes?

post-728344-1296586463_thumb.jpg

post-728344-1296586494_thumb.jpg

post-728344-1296586527_thumb.jpg

Link to comment
Share on other sites

A resolução você muda nas preferências do sistema - monitores. Se não aparecem outras resoluções, deve estar faltando a kext do framebuffer. A sua instalação é retail?

 

Os demais assuntos não têm relação com este tópico, crie um novo na seção hardware ou Snow Leopard.

Link to comment
Share on other sites

A resolução você muda nas preferências do sistema - monitores. Se não aparecem outras resoluções, deve estar faltando a kext do framebuffer. A sua instalação é retail?

 

Os demais assuntos não têm relação com este tópico, crie um novo na seção hardware ou Snow Leopard.

Ok. Desculpa.

A minha instalação foi feita pelo iAtkos S3 V2... Penso que não seja retail!

Como adiciono essa kext?

Link to comment
Share on other sites

Você precisa ter as kexts originais

 

AppleIntelGMA950.kext

AppleIntelGMA950GA.plugin

AppleIntelGMA950GLDriver.bundle

AppleIntelGMA950VADriver.bundle

AppleIntelIntegratedFramebuffer.kext

 

Veja se não tem elas no DVD, abra com o Pacifist.

Link to comment
Share on other sites

O iAtkos? Eu instalei o pacifist, mas não encontrei nas apps. Então eu busquei no DVD por ficheiros .pkg...

Eu tentei o guia e depois quando deu boot não conseguia ver nada. Estava tudo escuro com cores ligeiras... Entao formatei de novo -.-

Como eu devo fazer então? Como uso o pacifist para instalar os drivers que preciso? Torno a colocar o dsdt no root, ou é preciso um novo?

Link to comment
Share on other sites

E também faço isso do terminal para os ficheiros .plugin e .bundle?

 

Edit: Todos os kext já existem na pasta extensions... É normal? (vou substituir pelos "novos")

Edit2: O sistema não dá boot agora. Nem em modo de segurança.

 

O que devo fazer?

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...