Jump to content

Fix para GMA950 Desktop

• Please log in to reply
74 replies to this topic

MaLd0n

MaLd0n

...filling veins with juice of chaos...

• Moderators
  • 11,137 posts
Adicione o device PEGP dentro do PCI0
Device (PEGP)            {                Name (_ADR, 0x00020000)                Device (GFX0)                {                    Name (_ADR, Zero)                    Method (_DSM, 4, NotSerialized)                    {                        Store (Package (0x06)                            {                                "device_type",                                 Buffer (0x08)                                {                                    "display"                                },                                 "model",                                 Buffer (0x07)                                {                                    "GMA950"                                },                                 "built-in",                                 Buffer (One)                                {                                    0x01                                }                            }, Local0)                        DTGP (Arg0, Arg1, Arg2, Arg3, RefOf (Local0))                        Return (Local0)                    }                }            }
Utiliza o método DTGP, se ainda não tiver, inclua no seu DSDT
Method (DTGP, 5, NotSerialized)    {        If (LEqual (Arg0, Buffer (0x10)                {                    /* 0000 */    0xC6, 0xB7, 0xB5, 0xA0, 0x18, 0x13, 0x1C, 0x44,                     /* 0008 */    0xB0, 0xC9, 0xFE, 0x69, 0x5E, 0xAF, 0x94, 0x9B                }))        {            If (LEqual (Arg1, One))            {                If (LEqual (Arg2, Zero))                {                    Store (Buffer (One)                        {                            0x03                        }, Arg4)                    Return (One)                }                If (LEqual (Arg2, One))                {                    Return (One)                }            }        }        Store (Buffer (One)            {                0x00            }, Arg4)        Return (Zero)    }

Dessa forma conseguimos corrigir vários problemas(aceleração 3D, mudança de resolução, fix do ponteiro do mouse, KP em alguns aplicativos[FrontRow, jogos em tela cheia, etc]) usando os drivers originais da Apple. :(

Posted Image
http://www.insanelym...p...=143340&hl=

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,838 posts
Patch no formato do DSDT Editor

Attached File  GMA950_desktop.txt   963bytes   351 downloads

Cesar Duarte

Cesar Duarte

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 15 posts
holy {censored}! muito obrigado!, era exatamente tudo o que eu queria (como você tinha me explicado no tópico que eu fiz) existe um passo a passo de como proceder? por que sou novo no negócio e só fui descobrir o que é DSDT hoje... tipo, o que eu faço com esse arquivo de texto, se têm algum aplicativo pra baixar ou coisa parecida.......

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,838 posts
Use esse app
http://www.insanelym...howtopic=223205

Logo abaixo do link para download tem um vídeo no youtube mostrando como aplicar o patch.

Cesar Duarte

Cesar Duarte

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 15 posts

Use esse app

Logo abaixo do link para download tem um vídeo no youtube mostrando como aplicar o patch.

opa valeu, só uma última, no final do vídeo, ele manda jogar o arquívo para uma pasta chamada extra. onde exatamente fica esta pasta? é a mesma pasta que o chamaleon instala? eu tenho que copiar pelo terminal? se sim qual seria o comando?

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,838 posts
Sim, é a pasta Extra do Chameleon.

Pode copiar pelo Finder.

RCOO

RCOO

InsanelyMac Geek

• Members
  • PipPipPipPip
  • 185 posts
  • Interests:Software development, agile development, tech overall

Sim, é a pasta Extra do Chameleon.

Pode copiar pelo Finder.

É o seguinte. Meu mac tá funfando 5*. Sem problema de boot nem nada.
O único problema é que a minha gráfica não é detectada. O sistema diz que é uma GMA 950. Eu tentei aplicar o patch no DSDT, mas sempre, sempre que faço isto o sistema não faz mais boot. Dá um erro que termina com "Sytem Uptime in nanoseconds"...
Depois eu tenho de reinstalar novamente o Mac, o que pode demorar 1 hora... É um pouco frustante. Há alguma maneira de instalar o DSDT com segurança?
Estou preso à resolução de 1024x768 e tenho um monitor com capacidade até 1440x900!

Na instalação as minhas opções foram: o bootloader predefinido, mais o Chameleon V2 RC4. Todos os patches e o Kernel legacy Qwootz 10.2.0.
Não sei mesmo o que fazer. Alguém me pode ajudar?

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,838 posts
Se o DSDT com o patch causa kernel panic, não precisa reinstalar todo o sistema.

Deixe o original também na pasta Extra, ou coloque o modificado com outro nome, então você pode definir qual usar no boot, digitando "DSDT=/Extra/original.aml" ou "DSDT=/Extra/modificado.aml".

Anexe o arquivo original e o modificado para darmos uma olhada. Se tiver como postar uma foto da tela do KP no boot verbose (-v) também pode ajudar.

RCOO

RCOO

InsanelyMac Geek

• Members
  • PipPipPipPip
  • 185 posts

Se o DSDT com o patch causa kernel panic, não precisa reinstalar todo o sistema.

Deixe o original também na pasta Extra, ou coloque o modificado com outro nome, então você pode definir qual usar no boot, digitando "DSDT=/Extra/original.aml" ou "DSDT=/Extra/modificado.aml".

Anexe o arquivo original e o modificado para darmos uma olhada. Se tiver como postar uma foto da tela do KP no boot verbose (-v) também pode ajudar.

O problema é que eu nem sei onde está essa folder "Extra"... Já tentei encontrar, mas não consigo.
E que método uso para patch? Já tentei esse: http://www.insanelym...howtopic=235523 (a minha mobo é uma Asus P5GZ-MX).
Já tentei o método que me recomendaste mas falhava ao compilar!

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,838 posts
Se não tem pasta Extra, coloca na raiz (direto no HD, fora de qualquer pasta).

Se você usou um "pronto", é normal dar problema. Você tem que aplicar o patch no seu próprio original.

Use o DSDT Editor, basta aplicar os patches "GMA950 desktop" e "DTGP". O "IRQs" também é sempre recomendável. No tópico tem um vídeo mostrando como aplicar

Se não conseguir, extrai e salva o original e anexa que eu aplico.

RCOO

RCOO

InsanelyMac Geek

• Members
  • PipPipPipPip
  • 185 posts

Se não tem pasta Extra, coloca na raiz (direto no HD, fora de qualquer pasta).

Se você usou um "pronto", é normal dar problema. Você tem que aplicar o patch no seu próprio original.

Use o DSDT Editor, basta aplicar os patches "GMA950 desktop" e "DTGP". O "IRQs" também é sempre recomendável. No tópico tem um vídeo mostrando como aplicar

Se não conseguir, extrai e salva o original e anexa que eu aplico.

Se você nao se importar =)
Também anexei a imagem do erro que eu tenho quando aplico o patch...
Esse erro (ou muito semelhante) tb acontece quando eu reinicio. Se eu desligar completamente e voltar a ligar, já funciona.

Attached Files

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,838 posts
Faz o teste, extrai do zip e coloca na raiz do HD.

Attached File  dsdt.aml.zip   8.22KB   17 downloads

RCOO

RCOO

InsanelyMac Geek

• Members
  • PipPipPipPip
  • 185 posts

Faz o teste, extrai do zip e coloca na raiz do HD.

Attached File  dsdt.aml.zip   8.22KB   17 downloads

Feito. Dessa vez deu boot, mas não funciona. Continuo preso à resolução 1024x768.

Também não tenho som.
E tou tendo o erro que mostrei no ultimo post ao acaso. Tenho o erro, faço reset, torna a dar o erro, faço reset e depois já entra no OS (isto ja acontecia antes do patch) e tem vezes que nem acontece e faz boot direitinho.

Aqui ficam as fotos: resolução continua presa e não tenho som. mais sugestoes?

Attached Files

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,838 posts
A resolução você muda nas preferências do sistema - monitores. Se não aparecem outras resoluções, deve estar faltando a kext do framebuffer. A sua instalação é retail?

Os demais assuntos não têm relação com este tópico, crie um novo na seção hardware ou Snow Leopard.

RCOO

RCOO

InsanelyMac Geek

• Members
  • PipPipPipPip
  • 185 posts

A resolução você muda nas preferências do sistema - monitores. Se não aparecem outras resoluções, deve estar faltando a kext do framebuffer. A sua instalação é retail?

Os demais assuntos não têm relação com este tópico, crie um novo na seção hardware ou Snow Leopard.

Ok. Desculpa.
A minha instalação foi feita pelo iAtkos S3 V2... Penso que não seja retail!
Como adiciono essa kext?

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,838 posts
Você precisa ter as kexts originais

AppleIntelGMA950.kext
AppleIntelGMA950GA.plugin
AppleIntelGMA950GLDriver.bundle
AppleIntelGMA950VADriver.bundle
AppleIntelIntegratedFramebuffer.kext

Veja se não tem elas no DVD, abra com o Pacifist.

RCOO

RCOO

InsanelyMac Geek

• Members
  • PipPipPipPip
  • 185 posts
Não tem no DVD nenhum .pkg . Posso fazer o download dos ficheiros da Net? É so colocar na pasta extensions?

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,838 posts
O ideal é uma instalação retail.

Pode baixar a pocote de atualização combo, algum mais recente do que a sua deve ter as kexts.

RCOO

RCOO

InsanelyMac Geek

• Members
  • PipPipPipPip
  • 185 posts
Pode me dar o link?

(Posso instalar seguindo esse guia? http://teberak.wordp...a950-on-iatkos/ )

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,838 posts
Pela data do guia ele é para Leopard.

Use o app Pacifist para extrair as kexts
http://support.apple.com/kb/dl1017

Você tentou abrir o DVD com o Pacifist?

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users

© 2014 InsanelyMac  |   News  |   Forum  |   Downloads  |   OSx86 Wiki  |   Mac Netbook  |   PHP hosting by CatN  |   Designed by Ed Gain  |   Logo by irfan  |   Privacy Policy