Jump to content
24 posts in this topic

Recommended Posts

Hello people! :)  

Consegui montar o Yosemite 10.10.1 na mark02 pra minha supresa a rede reconheceu OOB e após o 3º Reboot :angel:  o audio veio a vida OOB também.

KHpnNfA.png

Vídeo foi reconhecido usando este tutorial

To usando as seguintes bootflags: GraphicsEnabler=Yes IntelAzulFB=10 npci=0x3000
Kernel eu to usando o que vem pra haswell na distro Yosemite Zone. Devo trocar?

Parece que tá tudo bem tudo perfeito olhando a imagem acima, porém o sistema não esta fluído e provavelmente não estou com QE/CI habilitado.

Quando abro o reprodutor de DVD recebo a seguinte mensagem. (Uso o menu ajuda > suporte a tecnologias pra testar se o QE/CI ta ligado)

QVfYXmE.png

Interessante que a placa tá reconhecida perfeita com uma vram excelente porém nada de QE/CI

2mSpR4o.png

Alguma solução pra resolver estes artefatos? Os artefatos já começam na hora do boot, começa bem sem defeitos ai no meio da barra de loading começa a aparecer.

Obs: Pra fazer funcionar o vídeo no OSX ,como a máquina não tem hdmi nem dvi nativo tive de comprar um adaptador display port pra DVI que resolveu minha vida.

Relembrando a configuração da máquina é a mark02 da assinatura.

https://www.insanelymac.com/forum/topic/307568-artefatos-hd-4600/

Veja nesse guia, ele informa como ativar a HD 4600, e fornece arquivos para analise.

[GUIDE] MSI H81M Motherboards - Basics of a Computer Build - Budget Hackintosh Builds - UEFI Dualboot - OS X El Capitan WIP*

Alem que deve se lembrar de configurar seu BIOS.

• Like 1

Veja nesse guia, ele informa como ativar a HD 4600, e fornece arquivos para analise.

[GUIDE] MSI H81M Motherboards - Basics of a Computer Build - Budget Hackintosh Builds - UEFI Dualboot - OS X El Capitan WIP*

Alem que deve se lembrar de configurar seu BIOS.

Valeu Alan pela dica, mas pelo que vi aí só habilita QE/CI na saída hdmi e dvi-d  e tô usando display port, essa beleza de máquina da hp não vem com uma simples saída dvi ou hdmi =/.

Ah sim, não prestei atenção...

Vamos ver se nesse Forum tem alguma informação do tipo, caso eu encontre algo, eu reporto aqui.

Achei uma tread daqui mesmo de um camarada gringo que conseguiu habilitar QE/CI na HD4600 na display port.

http://www.insanelymac.com/forum/topic/290783-intel-hd-graphics-4600-haswell-working-displayport/-

Parece que tem a solução pra mim aí porém tá osso de entender como fazer.

Ele usou DSDT, e mostrou o patch para isso.

Você tem que extrair o DSDT, renomear o device GFX0 para IGPU, e aplica o patch do post.

Consegui extrair o dsdt pelo dpci manager. Achei um guia bem simples ensinando o b-a-b pelo que li da pra fazer tudo com o chameleon wizard e um editor de textos.

http://www.osxlatitude.com/a-light-practical-introduction-to-dsdt-patching/

Chegar no trabalho boto em prática e volto aqui pra falar os resultados. Não tinha entendido era essa de renomear o device. Thanks Alan!

Caso não tenha achado o patch, aqui está:

# rename GFX0 -> IGPU for better power managementinto_all all code_regex GFX0\. replaceall_matched begin IGPU. end;
into_all all code_regex \.GFX0 replaceall_matched begin .IGPU end;
into_all all code_regex \sGFX0, replaceall_matched begin IGPU, end;
into_all all code_regex \(GFX0 replaceall_matched begin (IGPU end;
into_all all label GFX0 set_label begin IGPU end;
into_all all label _SB.PCI0.GFX0 set_label begin _SB.PCI0.IGPU end;
into_all all label \_SB.PCI0.GFX0 set_label begin \_SB.PCI0.IGPU end;
into_all all label _SB.PCI0.GFX0.DD02 set_label begin _SB.PCI0.IGPU.DD02 end;
into_all all label \_SB.PCI0.GFX0.DD02 set_label begin \_SB.PCI0.IGPU.DD02 end;
into_all all label ^^GFX0 set_label begin ^^IGPU end;
into_all all label ^GFX0 set_label begin ^IGPU end;

Lembrando que como usa Haswell, provavelmente nas SSDTs, há o device GFX0 também, então aplique o patch na SSDT correspondente.

• Like 1

Se na DSDT encontrar GFX0 aplique, caso não, procure nas SSDTs.

É um padrão os devices de video estarem nas SSDTs (para Haswell) mas, as vezes acaba sendo encontrado na DSDT também.

Usa o MaciASL pra editar...

Achei na DSDT mesmo apliquei o patch porém na hora de compilar tá com alguns erros.

Aqui minha dsdt , extraí como o chamelon wizard.

Dúvida de noob, o que são as ssdts?

Pra finalizar o tópico.

Finalmente consegui resolver a questão de habilitar a aceleração QE/CI e não necessita recorrer a muita coisa.

Tudo que fiz foi reinstalar o Yosemite 10.10.1 do zero e adicionar a boot flag IGPEnabler=Yes com isso de cara já tive a HD4600 reconhecida e acelerada sem precisar mexer em DSDT, kext ou qualquer outra modificação.

Ou seja o Yosemite 10.10.1 reconhece nativa e acelerada apenas com essa simples bootflag.

Bom que fique de lição, se tivesse testado essa flag bem antes de tentar qualquer modificação não teria aberto este tópico. Aprendam com meu erro :)

2ma3BAR.jpg

**Os artefatos antes da tela de login ainda persistem porém depois que loga é só alegria. Não deixa o hack perfeito mas pra quem estava sem QE/CI tá PERFEITO!

Thanks Allan pela disposição em ajudar :)

• Like 1

Blz man, estou no aguardo e ansioso para ver seu Guia.

Alan, acabei usando uma distro niresh. Como aqui no fórum tem o lance do dont Let Tony win não sei como é com as coisas da Niresh zone. Problema se eu postar o passo a passo de como fiz o hack?

niresh não é proibido, é só ruim. hahaha

recomendo fortemente que passe assim que possível para clover, esqueça esse chimera e qualquer coisa de tony ou distros. conforme fores conhecendo mais sobre o sistema e os ajustes finos, entenderá melhor e melhor o pq de desencorajarmos distros e atalhos.

niresh não é proibido, é só ruim. hahaha

recomendo fortemente que passe assim que possível para clover, esqueça esse chimera e qualquer coisa de tony ou distros. conforme fores conhecendo mais sobre o sistema e os ajustes finos, entenderá melhor e melhor o pq de desencorajarmos distros e atalhos.

Vi isso e já deixei o download da appstore rodando. Achei um tuto gringo bem simples de como pegar o download do yosemite da appStore e jogar no USB.

http://www.macgazine.net/2015/01/make-yosemite-usb-installer-retail-from.html

E no finalzinho comenta que pode instalar o bootloader na pen usb junto com o sistema. No fim das contas vou criar a minha própria "distro"  :hysterical: com bootloader(clover) e  as kexts básicas inclusas, nullCPU e fakeSMC e nada mais. Ou vou precisar de uma pen pro sistema e outra pro boot?

Elevando meu hack a outro level :) vamo que vamos!  :thumbsup_anim:

um pendrive só. e só até configurar o clover no hd, depois não precisa mais de pendrive pra nada além de reinstalar.

Maravilha, download estava quase pronto e por algum motivo obscuro volto pro zero. E assim 3x seguidas. Mudei a conexão pra uma sem proxy.

Tony e niresh cruzando os dedos pro meu download ficar reiniciando só pode.

Preciso formatar a partição EFI antes de instalar o clover EFI?

Maravilha, download estava quase pronto e por algum motivo obscuro volto pro zero. E assim 3x seguidas. Mudei a conexão pra uma sem proxy.

Tony e niresh cruzando os dedos pro meu download ficar reiniciando só pode.

Preciso formatar a partição EFI antes de instalar o clover EFI?

hahaha. olha, creio que se a partição estiver em fat32 e tudo certinho, não. seria só instalar ele na esp, copiar as kexts e config.plist necessários e adicionar como opção de boot na efi ao reiniciar.

hahaha. olha, creio que se a partição estiver em fat32 e tudo certinho, não. seria só instalar ele na esp, copiar as kexts e config.plist necessários e adicionar como opção de boot na efi ao reiniciar.

Não mendi, seria no hd mesmo preciso formatar a efi do hd antes de por o clover?

Somente se for instalar em UEFI, e caso não tenha formatado ainda....

Pode usar esses comandos - usando o diskutil list primeiro verá se a EFI é realmente o disk0s1, caso não seja mude.

diskutil list
sudo newfs_msdos -v EFI -F 32 /dev/disk0s1

Para montar:

mkdir /Volumes/EFI
sudo mount_msdos /dev/disk0s1 /Volumes/EFI

E quando for instalar o Clover, sempre desmonte a EFI para não dar erro:

sudo umount -f /Volumes/EFI

Depois que formatar a EFI não precisa repetir o processo de formatação, apenas se no futuro você alterar o esquema de partição do HD.

Ex: De GPT para MBR, e depois voltar para GPT.

OBS: MBR não usa a partição EFI.

Ou se formatar o HD inteiro em vez da partição.

• Like 1
  • Create New...