Jump to content

Problemas com SpeedStep na GA-P35-DS3


cheapo
 Share

7 posts in this topic

Recommended Posts

Fala galera. Eu tô com um problema meio bizarro aqui.

 

Eu consegui habilitar os P-States e C-States via Chameleon RC5, mas ele só funciona se eu MANTER o NullCPUPowerManagement.kext no /E/E.

 

Eu sei que tá funcionando porque usando o último release do FakeSMC junto com o IntelCPUMonitor, no SMC Monitor ele mostra a frequência e tensão dos dois cores (C2D E6750), e se eu mudo a carga no sistema ele altera os dois conforme necessário (pula de 2 GHz pra 2.67 GHz) e o barulho do cooler da CPU também altera de forma perceptível.

 

Se eu tiro o NullCPUPowerManagement.kext, meu sistema fica completamente instável: lento, travando, e se eu boto uma MP3 pra tocar, por exemplo, e arrasto uma janela, o som engasga. Não dá nenhum erro visível, mas é impossível usar o sistema assim. Este foi o mesmo resultado que eu obtive quando tentei habilitar os P-States e C-States diretamente na DSDT, antes do Chameleon suportar isso.

 

Alguém sabe qual o motivo disso? Eu suspeito que possa ter algo errado na minha DSDT, mas não tenho conhecimento pra olhar o código-fonte e entender.

 

PS: aproveitando o embalo, se alguém souber o que eu preciso alterar na DSDT pra remover a necessidade do SleepEnabler, eu agradeço. Continuo precisando do kext pro sleep funcionar.

Link to comment
Share on other sites

Eu vou dar uma olhada nos patches que esse seu auto-patcher aplica. Kext eu sei que não é, meu Chameleon tá atualizado, a única coisa que pode ser é o arquivo DSDT (eu uso um pré-modificado, talvez valha a pena eu extrair um zerado e só aplicar os patches nele).

 

Instalar de novo do zero é impraticável pra mim. Eu trabalho nessa máquina e já deve fazer cerca de um ano que ela tá estável (eu só tenho que deixar o Kext lá).

Link to comment
Share on other sites

Eu vou dar uma olhada nos patches que esse seu auto-patcher aplica. Kext eu sei que não é, meu Chameleon tá atualizado, a única coisa que pode ser é o arquivo DSDT (eu uso um pré-modificado, talvez valha a pena eu extrair um zerado e só aplicar os patches nele).

 

Instalar de novo do zero é impraticável pra mim. Eu trabalho nessa máquina e já deve fazer cerca de um ano que ela tá estável (eu só tenho que deixar o Kext lá).

 

essa sua placa mae é mt compativel, eu tenho uma dessa

pra q sleepenabler, pra q nullcpuPM?

Link to comment
Share on other sites

Então, eu sei que eles são desnecessários, mas meu arquivo DSDT deve estar com algum bug que não encontrei ainda. Por enquanto, a máquina tá funcionando 100%, ainda que dependa dos Kexts. Eu quero removê-los por uma questão de praticidade: tirar o NullCPU é uma dependência a menos e tirar o SleepEnabler facilita quando sai um update do OSX. Só que pra isso eu preciso parar e analisar o arquivo DSDT com calma, e ainda não tive tempo/paciência pra isso :)

Link to comment
Share on other sites

Tente com o Auto-Patcher (pelo Windows ou remova o dsdt.aml em uso e reinicie antes de aplicar) e o Chameleon RC5 com as opções generate P e C states ativadas.

 

Isto foi bastante testado, funciona. Se não tem tempo e paciência para analisar, teste a coisa pronta.

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...