Jump to content

Snow Leopard RETAIL + ATI HD3850


AHSF
 Share

17 posts in this topic

Recommended Posts

Boa tarde a todos!

 

Já fui frequentador assíduo do fórum em inglês uns anos atrás, fiquei feliz de voltar agora e ver que a parte aqui do português está tão bem estruturada!

 

Estou com uma instalação de Hackintosh funcionando perfeitamente há mais de um ano: Placa-mãe ASUS P5K Premium Wi-fi + Intel Core2Duo E8400 @ 3.0Ghz + Sapphire ATI Radeon HD3850 512MB + 4GB RAM DDR2-800Mhz + HD Seagate 500GB SATA-II.

 

Mas tô precisando fazer um upgrade para o Snow Leopard. Versão RETAIL em mãos, alguns tutoriais a serem seguidos.... mas vi em outros tópicos no fórum que a série HD3800 da ATI não funciona no Snow Leopard e ponto final.

 

É isso mesmo???? Tenho uma Sapphire ATI Radeon HD3850 512MB Dual DVI. Atualmente, uso as duas saídas DVIs simultaneamente, cada uma com um monitor. Para os aplicativos que costumo usar, preciso de QE/CI funcionando perfeitamente. Agora fiquei com essa dúvida...

 

Alguma orientação???

Devo seguir adiante na instalação do Snow?

Ou melhor ficar no Leopard?

Ou trocar de placa de vídeo?

 

Agradeço qualquer ajuda

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Essa linha ATI funciona sim, vc pode ter dificuldade pra dual DVI

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=216726

depois de instalar po Chameleon substitua por esse arquivo de boot desse tópico

Essa sua config roda "vanilla", ótima coinfig, pelo DSDT resolve todos os problemas

vc vai precisar de 3 kexts no máximo, fakesmc, rede e áudio

Vc pode seguir um de nossos tutoriais

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showforum=183

 

depois de instalar me envia esses arquivos

http://www.insanelymac.com/forum/index.php...st&id=81816

eu aproveito e adicono a sua mobo no Auto-Patcher

 

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=235523

Link to comment
Share on other sites

Essa linha ATI funciona sim, vc pode ter dificuldade pra dual DVI

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=216726

 

MaLd0n, obrigado pela rápida resposta!

 

Será que essa possível "dificuldade" é contornável? Vamos descobrir.

 

Vou seguir suas orientações e vou postando aqui os resultados, bem sucedidos ou não.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

MaLd0n, obrigado pela rápida resposta!

 

Será que essa possível "dificuldade" é contornável? Vamos descobrir.

 

Vou seguir suas orientações e vou postando aqui os resultados, bem sucedidos ou não.

 

Abraços!

 

Blz

 

qq parada é só perguntar

Link to comment
Share on other sites

Bom... vamos por partes:

 

Segui o tutorial de instalação do Retail pelo pen drive:

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=214301

 

Montei o Retail (DMG) no Pen Drive USB, instalei o myHack também no Pen Drive USB, dei o boot por ele, instalei o SNOW no HD que eu queria (esquema GUID).

 

Porém, começa minha dúvida quando chega na parte:

Após o término da instalação, faça o boot novamente pelo USB, mas selecione iniciar pelo HD.

Iniciar por qual HD? O recém-instalado SNOW ou o Leopard OSx86 que já estava rodando antes?

 

Com o sistema rodando, instale o myHack na partição do Snow Leopard, ou na partição EFI caso tenha usado esquema de partição GUID.

 

Se optar por instalar na partição EFI, execute o seguinte comando no terminal

diskutil list

 

Veja o número do HD onde instalou o sistema e substitua o X no próximo comando por este número

sudo diskutil eraseVolume "HFS+" "EFI" /dev/diskXs1

 

Usei o esquema GUID pois o installer não permitiu instalar no esquema MBR. Até aí tudo bem. Mas quando fiz o boot pelo meu Leopard OSx86 e rodei o instalador do myHack, mesmo rodando essas linhas no terminal, a partição EFI não aparece como uma opção de destino para instalação.

 

O que eu fiz errado? Deveria ter feito o boot pelo Snow?

Todo esse trecho ficou meio confuso pra mim...

Link to comment
Share on other sites

O boot seria pelo HD do Snow recém instalado, mas deveria funcionar também pelo Leopard.

 

Quando você rodou os comandos apareceu a partição EFI no desktop?

 

Só se as versões recentes do myHack não instalam na EFI. Na verdade não tem muita vantagem em usar a EFI, normalmente mais atrapalha do que ajuda.

Link to comment
Share on other sites

Quando você rodou os comandos apareceu a partição EFI no desktop?

 

Então, a partição EFI não apareceu!!!

 

Eu instalei o myHack na partição do SNOW mesmo (a visível) e consegui dar o boot por ele. Zero de gráficos, memória RAM aparecendo com a frequência errada, nada de rede, nada de áudio...

 

Agora acredito que o próximo passo seja esse: http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=216726

 

Tô certo? Antes ou depois de usar aquele tal Lizard?

 

Valeu pela ajuda!!

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Então, a partição EFI não apareceu!!!

 

Eu instalei o myHack na partição do SNOW mesmo (a visível) e consegui dar o boot por ele. Zero de gráficos, memória RAM aparecendo com a frequência errada, nada de rede, nada de áudio...

 

Agora acredito que o próximo passo seja esse: http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=216726

 

Tô certo? Antes ou depois de usar aquele tal Lizard?

 

Valeu pela ajuda!!

Abraços.

 

me envia esses arquivos

http://www.insanelymac.com/forum/index.php...st&id=81816

é só rodar esse programa os arquivos vão ser gerados no desktop

 

pro vídeo instala o Chameleon RC5 e substitui por esse arquivo "boot" do tópico do AnVal

Link to comment
Share on other sites

É, o vídeo acho que é por aí. O Lizard apenas edita o arquivo de configuração.

 

A informação da memória também deve ser detectada pelo AnVAL. Senão, edite pelo Lizard (SMBIOS).

 

Áudio e rede você vai precisar instalar as kexts.

Link to comment
Share on other sites

O que aconteceu até agora:

 

I) Instalei o SNOW via USB, mas não conseguia fazer o boot;

 

II) Voltei no sistema antigo e instalei o myHack no HD do Snow, daí sim consegui bootar;

 

III) Já DENTRO do Snow, instalei o Chameleon RC5;

 

IV) Em seguida, substituí o arquivo "boot" que o Chameleon colocou na raíz do HD pelo arquivo "boot" que veio no AnVAL5.0.8;

 

V) Fiz o boot e algumas coisas melhoraram: reconheceu frequência da memória, nome do processador e família correta da placa de vídeo; porém, ainda não consigo ter opção de diferentes resoluções, nem QE/CI;

 

Dúvidas:

 

1) Preciso seguir toda aquela rotina (via terminal) que está no tópico do AnVAL? Aquilo seria para usar partição EFI, né? Ou serve pra mais alguma coisa?? Eu apenas coloquei o arquivo "boot" na raíz e nada mais.

2) Mais sugestões sobre a placa de vídeo? Eu vi que dentro de "System > Library > Extensions > DisabledGraphics" tem uma porrada de kexts relacionados a isso. Eles deveriam estar lá mesmo?

 

MaLd0n e oldnapalm, MUITO OBRIGADO PELA AJUDA!

 

Ah, MaLd0n, segue em anexo o arquivo que você solicitou.

send_me.zip

Link to comment
Share on other sites

O que aconteceu até agora:

 

I) Instalei o SNOW via USB, mas não conseguia fazer o boot;

 

II) Voltei no sistema antigo e instalei o myHack no HD do Snow, daí sim consegui bootar;

 

III) Já DENTRO do Snow, instalei o Chameleon RC5;

 

IV) Em seguida, substituí o arquivo "boot" que o Chameleon colocou na raíz do HD pelo arquivo "boot" que veio no AnVAL5.0.8;

 

V) Fiz o boot e algumas coisas melhoraram: reconheceu frequência da memória, nome do processador e família correta da placa de vídeo; porém, ainda não consigo ter opção de diferentes resoluções, nem QE/CI;

 

Dúvidas:

 

1) Preciso seguir toda aquela rotina (via terminal) que está no tópico do AnVAL? Aquilo seria para usar partição EFI, né? Ou serve pra mais alguma coisa?? Eu apenas coloquei o arquivo "boot" na raíz e nada mais.

2) Mais sugestões sobre a placa de vídeo? Eu vi que dentro de "System > Library > Extensions > DisabledGraphics" tem uma porrada de kexts relacionados a isso. Eles deveriam estar lá mesmo?

 

MaLd0n e oldnapalm, MUITO OBRIGADO PELA AJUDA!

 

Ah, MaLd0n, segue em anexo o arquivo que você solicitou.

send_me.zip

 

Vc adicionou GraphicsEnabler=Yes no boot.plist?

Já te mando o DSDT

 

@AHSF

 

essa placa mãe é ICH9?

 

dsdt.AHSF.zip

 

DTGP

FGET

HDEF

HID/CID

UHCI

IRQs

LAN0

LAN1

MUTE

REMOVE

RENAME

SMBUS

SHUTDOWN

TGET

VGET

T_X RENAME

Link to comment
Share on other sites

Vc adicionou GraphicsEnabler=Yes no boot.plist?

Já te mando o DSDT

 

@AHSF

 

essa placa mãe é ICH9?

 

dsdt.AHSF.zip

 

Sim, tanto GraphicsEnabler=Yes, quanto Graphics Mode=1680x1050x32 (a resolução máxima do meu monitor). Mas fico preso nisso, apenas alta resolução, nada mais... e os dois monitores "espelhados".

 

A minha placa mãe é P35 e ICH9, sim. Isso é bom ou ruim?

 

Ah, esse arquivo dsdt.aml eu deixo na raíz do Snow mesmo né?

 

Abraços e ótimo 2011 para todos nós!!!

 

EDIT: em anexo a maneira como o System Profiler está indicando minha placa gráfica (não sei se ajuda, mas por via das dúvidas...) SystemProfiler.Graphics.AHSF.rtf

Link to comment
Share on other sites

Olá a todos!

2011, cá estamos nós!

 

Consegui fazer a rede funcionar com uma kext baixada no kext.com. Curioso é que a "ASUS P5K Premium" tem duas Ethernet onboard: Realtek 8110SC e Marvell 88E8056. A Realtek não rolou de jeito nenhum, mas a Marvell deu certo!

 

AUDIO ainda não instalei porque, na realidade, não preciso, vou usar uma placa externa.

 

Agora o meu grande problema ainda é a placa de vídeo!!!

 

Estou no mesmo ponto do post anterior: resolução ótima, porém sem opções para o segundo monitor (que apenas está esplhelhando o primeiro) e no System Profiler não fica claro que estou com QE/CI funcionando ou não (acho que não).

 

Alguma sugestão?

 

Até penso em comprar outra placa de vídeo!!! Qual seria, atualmente, uma equivalente (em desempenho) da ATI Radeon HD3850 512MB, porém que rodasse "FÁCIL" no Snow, com dois monitores, QE/CI e tudo mais, sem maiores dores de cabeça?

Link to comment
Share on other sites

Olá a todos!

2011, cá estamos nós!

 

Consegui fazer a rede funcionar com uma kext baixada no kext.com. Curioso é que a "ASUS P5K Premium" tem duas Ethernet onboard: Realtek 8110SC e Marvell 88E8056. A Realtek não rolou de jeito nenhum, mas a Marvell deu certo!

 

AUDIO ainda não instalei porque, na realidade, não preciso, vou usar uma placa externa.

 

Agora o meu grande problema ainda é a placa de vídeo!!!

 

Estou no mesmo ponto do post anterior: resolução ótima, porém sem opções para o segundo monitor (que apenas está esplhelhando o primeiro) e no System Profiler não fica claro que estou com QE/CI funcionando ou não (acho que não).

 

Alguma sugestão?

 

Até penso em comprar outra placa de vídeo!!! Qual seria, atualmente, uma equivalente (em desempenho) da ATI Radeon HD3850 512MB, porém que rodasse "FÁCIL" no Snow, com dois monitores, QE/CI e tudo mais, sem maiores dores de cabeça?

 

Nvidia linha 9xx ou linha 2xx

tem um bom custo beneífico e é fácil de ativar, mas agora, dual monitor tem de dar uma pesquisada sobre isso, certamente não vai funcionar de primeira

Link to comment
Share on other sites

Nvidia linha 9xx ou linha 2xx

tem um bom custo beneífico e é fácil de ativar, mas agora, dual monitor tem de dar uma pesquisada sobre isso, certamente não vai funcionar de primeira

 

Boa dica, MaLd0n.

 

Vou correr atrás. Meu sistema tá funcionando bem, até consegui fazer o update pro 10.6.5. Só falta isso!

 

Abraços e valeu por toda a ajuda.

Link to comment
Share on other sites

Boa dica, MaLd0n.

 

Vou correr atrás. Meu sistema tá funcionando bem, até consegui fazer o update pro 10.6.5. Só falta isso!

 

Abraços e valeu por toda a ajuda.

:)

 

precisando é só perguntar

Link to comment
Share on other sites

Novamente, preciso de ajuda dos feras aqui!!!

 

Seguindo as recomendações acima, comprei uma placa GeForce 9500GT para substituir minha ATI HD3850, que era bem mais complicada para ativar no Snow Leopard. Meu objetivo é rodar o Snow Leopard com 2 monitores (independentes) e QE/CI funcionando.

 

Instalei a versão retail do Snow a partir de um pen drive, usando o myHack installer. Logo depois, fiz o boot e instalei o Chameleon v2.RC5 e coloquei o arquivo dsdt.aml (que o MaLd0n havia gerado pra mim) na raíz do HD. E já rodei o Combo Update para o 10.6.5.

 

Usando o "GraphicsEnable=Yes" no meu boot.plist, o System Profiler reconheceu a placa corretamente, porém o segundo monitor não era reconhecido nem a pau.

 

Instalei todas as kexts originais do sistema relativas a nVidia GeForce, e tive umas telas corrompidas no boot… fui jogando fora uma por uma e acabei ficando apenas com o "NVDANV50Hal.kext" e "NVDAResman.kext" instaladas e funcionando, fazendo com que o segundo monitor fosse reconhecido. Ótimo!

 

MAS AGORA VÊM OS PROBLEMAS:

 

O primeiro monitor (DVI) está ótimo, trabalhando em resolução máxima.

 

O segundo monitor (VGA), se estiver em qualquer resolução maior que 1024 x 768, fica tipo flicking, fica com uns "ruídos" na imagem, como se fosse um TV mal sintonizada.

 

No System Profiler não diz nada, mas acredito estar sem QE/CI funcionando, pq aquele efeito "água" no dashboard não tá rolando.

 

Alguém tem alguma dica??

Deveria usar EFI strings, coisas assim??

Tem problema misturar "GraphicsEnable=Yes" c/ aquelas 02 kexts, como estou fazendo??

Isso tem alguma relação com DSDT ou não, nada tem a ver??

 

Só pra lembrar, minha palca mãe é uma ASUS P5K Premium Wi-ki AP Black Pearl Special Edition (chipset P35 e ICH9). A placa de vídeo em questão é uma EVGA nVidia GeForce 9500GT 1GB DDR2 PCI-ex (device ID 0x0640).

 

Agradeço a ajuda!

Abraços.

 

EDIT: olha como aparece no system profiler Graphics.AHSF.rtf

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...