Jump to content

Kexts SL 10.6.5


Safsprin
 Share

24 posts in this topic

Recommended Posts

Olá pessoal, resolvi voltar ao mundo Mac. Mas fiquei tanto tempo fora, que já sairam 5 atualizações pro Snow Leopard que nem sei mais qual kexts usar.

 

A principal é a do som (AD2000B - P5Q Deluxe). Vou instalar o SL retail e atualizar pelo combo update 10.6.5 (estou baixando, esperando acabar pra começar a dor de cabeça).

 

Qual kext uso e onde colocar (até hoje não entendo muito bem qual a diferença de uma pasta pra outra)?

 

E outra coisa é esse AnVAL. Alguém poderia me explicar o que é? Sempre usei o myhack pra instalar o bootloader, e não entendi se AnVAL tem algo a ver.

 

Outra coisa é a instalação em um HD marcado como RAID (pois uso outros 2 com o windows).

 

Já fiz um tópico uma vez: http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=222432

 

Vai mudar alguma coisa no procedimento?

 

Fico grato a quem puder me ajudar!

 

EDIT: ah, outra pergunta: sempre antes de instalar eu atualizo o BIOS com uma versão modificada que tem aqui no forum. Gostaria de saber porque tem que fazer isso, pois nunca tentei instalar sem atualizar antes. Obrigado!

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal, resolvi voltar ao mundo Mac. Mas fiquei tanto tempo fora, que já sairam 5 atualizações pro Snow Leopard que nem sei mais qual kexts usar.

 

A principal é a do som (AD2000B - P5Q Deluxe). Vou instalar o SL retail e atualizar pelo combo update 10.6.5 (estou baixando, esperando acabar pra começar a dor de cabeça).

 

Qual kext uso e onde colocar (até hoje não entendo muito bem qual a diferença de uma pasta pra outra)?

 

Outra coisa é a instalação em um HD marcado como RAID (pois uso outros 2 com o windows).

 

Já fiz um tópico uma vez: http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=222432

 

Vai mudar alguma coisa no procedimento?

O procedimento é o mesmo, a única mudança é que se você usava AppleHDA para o áudio, agora vai precisar de um patch no binário, veja o tópico fixo sobre o update 10.6.5. Se usava VoodooHDA continua a mesma coisa.

 

E outra coisa é esse AnVAL. Alguém poderia me explicar o que é? Sempre usei o myhack pra instalar o bootloader, e não entendi se AnVAL tem algo a ver.

É outro boot loader baseado no Chameleon. No tópico dele você encontra as melhorias que ele traz.

 

sempre antes de instalar eu atualizo o BIOS com uma versão modificada que tem aqui no forum. Gostaria de saber porque tem que fazer isso, pois nunca tentei instalar sem atualizar antes.

Tente instalar com o original, se não funcionar você saberá o motivo.

Link to comment
Share on other sites

Valeu pela ajuda, mas ainda estou meio perdido. Em relação ao audio (que é o que me preocupa), tenho que fazer algo ANTES de aplicar o update (lembrando que o SL vai estar sem som, pois ainda não instalei nada). E o que devo instalar exatamente (no meu caso para um AD2000B) pra depois rodar o código do tópico do update? São tantos nomes que fico perdido. Eu não lembro o que usava... xD

 

E outra coisa, o tal do DSDT, na área dele tem 3 tópicos fixos, qual deles uso? O que devo fazer primeiro, tem algo a er com o update? Minha P5Q Delxe aparece naquele "DSDT-Patcher-Linux-Mac-Win", o que devo fazer ali? Estou totalmente perdido...

 

Obrigado!!

Link to comment
Share on other sites

Preocupe-se com o áudio apenas depois do update. Além do comando você vai precisar de uma kext legacy (AD2000B.kext) e do DSDT patch.

 

Se a sua placa aparece no Auto-Patcher, use-o. Basta selecionar a placa e clicar "apply" que o arquivo será gerado no desktop. Se ele não inclui o patch HDEF/AD2000B, aplique-o posteriormente usando o editor.

 

Outra opção mais fácil para o áudio é usar a VoodooHDA

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=216071

Link to comment
Share on other sites

Valeu, já me ajudou 50%. Ainda não pude instalar pois tenho apenas a DMG do SL e preciso do Leopard pra preparar o pendrive, mas meu dvd do iPC está todo arranhado. Mas eu vou me virar.

 

O arquivo gerado no desktop que você falou, será a tal da tabela? Ela já vai ser extraida automaticamente e editada? Ou eu vou ter que digitar aquele comando imenso no terminal pra extrair a mesma? Vou ter que colar ela no extra (lembrando que vou usar o myhack)?

 

E o dsdt patch para o som, como que eu faço? Nunca editei dsdt, nunca nem usei, sempre me virei com as kexts genéricas...

 

Valeu!

 

EDIT: quanto ao auto patcher, tem esses fix nele:

 

DTGP

HID/CID

ALIAS

IRQs

LAN

LPC

RENAMED DEVICES

SBUS

SHUTDOWN

REMOVED DEVICES

FIXs WARNINGS

 

Tem algum que é necessário ser feito "manualmente"? E quanto àquele lance de Pstates, não varia de processador pra processador? Uso um e6750 se ajudar.

 

Outra coisa, preciso ativar alguma coisa no setup da placa (creio que tenha algo como ACPI 2.0 lá)?

 

Obrigado mais uma vez! Desculpa se estou sendo chato...

Link to comment
Share on other sites

Valeu, já me ajudou 50%. Ainda não pude instalar pois tenho apenas a DMG do SL e preciso do Leopard pra preparar o pendrive, mas meu dvd do iPC está todo arranhado. Mas eu vou me virar.

 

O arquivo gerado no desktop que você falou, será a tal da tabela? Ela já vai ser extraida automaticamente e editada? Ou eu vou ter que digitar aquele comando imenso no terminal pra extrair a mesma? Vou ter que colar ela no extra (lembrando que vou usar o myhack)?

 

E o dsdt patch para o som, como que eu faço? Nunca editei dsdt, nunca nem usei, sempre me virei com as kexts genéricas...

 

Valeu!

 

EDIT: quanto ao auto patcher, tem esses fix nele:

 

DTGP

HID/CID

ALIAS

IRQs

LAN

LPC

RENAMED DEVICES

SBUS

SHUTDOWN

REMOVED DEVICES

FIXs WARNINGS

 

Tem algum que é necessário ser feito "manualmente"? E quanto àquele lance de Pstates, não varia de processador pra processador? Uso um e6750 se ajudar.

 

Outra coisa, preciso ativar alguma coisa no setup da placa (creio que tenha algo como ACPI 2.0 lá)?

 

Obrigado mais uma vez! Desculpa se estou sendo chato...

 

o Auto-patcher "joga" o DSDT no desktop todo editado

me manda o DSDT que eu aplico o Audio

eu não estou incluindo HDEF na maioria dos Patches nao, isso fica a critério do usuário

Link to comment
Share on other sites

Quando instalar eu te mando. Só uma coisa, o dsdt tem que ser gerado depois do update, ou posso até de mandar um gerado no Leopard?

 

Pode me mandar gerado por qq sistema, Win, Mac ou Linux

DSDT é uma tabela do BIOS

Link to comment
Share on other sites

Pronto! Tabela gerada no auto-patcher para a P5Q Deluxe, gerada no windows 7 x64.

 

Depois de colar o arquivo em extra, tenho que botar a legacy kext do AD2000B. Onde acho exatamente (porque já vi várias versões do arquivo, mas nenhuma para o 10.6.5 exatamente) e onde coloco? Depois é só digitar aquele comando no terminal pro som funcionar?

 

No aguardo e obrigado adiantado!

dsdt.rar

Link to comment
Share on other sites

Pronto! Tabela gerada no auto-patcher para a P5Q Deluxe, gerada no windows 7 x64.

 

Depois de colar o arquivo em extra, tenho que botar a legacy kext do AD2000B. Onde acho exatamente (porque já vi várias versões do arquivo, mas nenhuma para o 10.6.5 exatamente) e onde coloco? Depois é só digitar aquele comando no terminal pro som funcionar?

 

No aguardo e obrigado adiantado!

 

DSDT

dsdt.Safsprin.zip

LEGACY (Extra/extensions)

AD2000b.kext.zip

 

rode no terminal

sudo perl -pi -e 's|\x8b\x19\xd4\x11|\x9b\x98\xd4\x11|g' /System/Library/Extensions/AppleHDA.kext/Contents/MacOS/AppleHDA

Link to comment
Share on other sites

Obrigado!!

 

Quando instalar volto aqui e digo se funcionou!

 

Agora só vou caçar a kext de rede.

 

E quanto ao vídeo, tem como integrar nesse dsdt ou usar editando a string no boot.com.plist é a mesma coisa (8600GT 512 DDR2)?

 

Thank's!

 

EDIT: com esse dsdt, só vou precisar do ApplePS2Controller em extra (e o FAKESMC, é claro)? Eu usava estas antes:

 

LegacyAppleRTC.kext

NullCPUPowerManagement.kext

SleepEnabler.kext

 

Não vou precisar de mais nenhuma?

Link to comment
Share on other sites

Obrigado!!

 

Quando instalar volto aqui e digo se funcionou!

 

Agora só vou caçar a kext de rede.

 

E quanto ao vídeo, tem como integrar nesse dsdt ou usar editando a string no boot.com.plist é a mesma coisa (8600GT 512 DDR2)?

 

Thank's!

 

Sim

pode usar pelo boot.plist

Link to comment
Share on other sites

Desculpa minha insistencia, mas você não respondeu (acho que eu editei depois da sua resposta):

 

EDIT: com esse dsdt, só vou precisar do ApplePS2Controller em extra (e o FAKESMC, é claro)? Eu usava estas antes:

 

LegacyAppleRTC.kext

NullCPUPowerManagement.kext

SleepEnabler.kext

 

Não vou precisar de mais nenhuma?

Link to comment
Share on other sites

Desculpa minha insistencia, mas você não respondeu (acho que eu editei depois da sua resposta):

 

EDIT: com esse dsdt, só vou precisar do ApplePS2Controller em extra (e o FAKESMC, é claro)? Eu usava estas antes:

 

LegacyAppleRTC.kext

NullCPUPowerManagement.kext

SleepEnabler.kext

 

Não vou precisar de mais nenhuma?

 

se a sua placa tem AHCI sim

 

só as kexts

AppleACPIPS2Nub

VoodooPS2Controller

fakesmc

se a placa de rede nao funciona nativamente, use uma kext pra ela

 

não se esqueça de adicionar no boot.plist

Generate P e C states

Link to comment
Share on other sites

se a sua placa tem AHCI sim

 

só as kexts

AppleACPIPS2Nub

VoodooPS2Controller

fakesmc

se a placa de rede nao funciona nativamente, use uma kext pra ela

 

não se esqueça de adicionar no boot.plist

Generate P e C states

 

Poxa, nem sabia dessa, pra mim o dsdt era todo automatico.

 

Quanto à rede, surgiu uma dúvida. No auto patcher, tem as seguintes opções para a minha placa (P5Q Deluxe):

 

DTGP

HID/CID

ALIAS

IRQs

LAN

LPC

RENAMED DEVICES

SBUS

SHUTDOWN

REMOVED DEVICES

FIX WARNINGS

 

O que seria a lan?

 

E outra coisa, o dsdt tá configurado pra funcionar com o meu processador (e6750)? O que você me mandou já está redondo, tudo certo né...

 

Quanto ao AHCI, vou ter que usar kext sim, pois uso com os HDs marcados como RAID (por causa dos outros 2 HDs que uso com o seven - vide primeiro post), mas isso é de menos, já sei me virar.

 

Valeu!!

Link to comment
Share on other sites

Poxa, nem sabia dessa, pra mim o dsdt era todo automatico.

 

Quanto à rede, surgiu uma dúvida. No auto patcher, tem as seguintes opções para a minha placa (P5Q Deluxe):

 

DTGP

HID/CID

ALIAS

IRQs

LAN

LPC

RENAMED DEVICES

SBUS

SHUTDOWN

REMOVED DEVICES

FIX WARNINGS

 

O que seria a lan?

 

E outra coisa, o dsdt tá configurado pra funcionar com o meu processador (e6750)? O que você me mandou já está redondo, tudo certo né...

 

Quanto ao AHCI, vou ter que usar kext sim, pois uso com os HDs marcados como RAID (por causa dos outros 2 HDs que uso com o seven - vide primeiro post), mas isso é de menos, já sei me virar.

 

Valeu!!

 

Esse patch vai fazer vc ter opções no economizador de energia entre outras coisas

Leia sobre gerenciamnento de energia, Generate P e C states, não se usa mais isso pelo DSDT, agora é pelo Chameleon RC5

 

certas coisas precisam de kexts, infelizmente

Qual a sua placa de rede?

Link to comment
Share on other sites

O myhack pelo que vi usa Chameleon RC4. Qual bootloader uso então? O Chameleon_v2.0_RC5_r653 (com instalador não oficial aqui do fórum) serve?

 

Placas de rede: Marvell Yukon 88E8001 e Marvell Yukon 88E8056 (P5Q Deluxe).

 

Poderia me dar um exemplo de como ficaria o generate P e C states no boot.plist?

 

Obrigado!

Link to comment
Share on other sites

O myhack pelo que vi usa Chameleon RC4. Qual bootloader uso então? O Chameleon_v2.0_RC5_r653 (com instalador não oficial aqui do fórum) serve?

 

Placas de rede: Marvell Yukon 88E8001 e Marvell Yukon 88E8056 (P5Q Deluxe).

 

Obrigado!

 

serve sim

use esse RC5 aqui do fórum

 

LegacyAppleYukon2 / 88E8056

http://www.sendspace.com/file/6vtstz

Link to comment
Share on other sites

Snow Leopard instalado, 99% ok.

 

250rx3a.jpg

 

Som ok, video, rede, shutdown e restart.

 

Drive DVD IDE nao funciona, mas depois eu acho a kext certa. Ainda nao reiniciei, pois estou baixando atualizacoes, e por isso estou com o layout todo errado e sem acentos.

 

Algumas perguntas -

 

--Porque o chameleon insiste em ficar na resolucao 1280x1028 na tela de escolha do hd, mesmo eu tendo editado o boot.plist em extra, como podem ver na imagem acima (interrogacao)

 

--Como configuro o mouse pra usar o botao central (scroll) corretamente (int) Quando o aperto, o dashboard abre, e nao consigo o utilizar para abrir links em novas abas no firefox, por exemplo.

 

--Como sei que o sistema esta gerenciando os p e c states corretamente (int) Existe algum programa que estresse o pc, como o 3dmark no windows, para saber se estou livre de KPs (int)

 

Valeu oldnapalm e MaLd0n, a ajuda de voces dois foi muito util!

 

Ate!

Link to comment
Share on other sites

--Porque o chameleon insiste em ficar na resolucao 1280x1028 na tela de escolha do hd, mesmo eu tendo editado o boot.plist em extra, como podem ver na imagem acima (interrogacao)

tem certas resoluções que não funcionam na tela de boot, teria de ver uma ideal pra sua config

 

--Como configuro o mouse pra usar o botao central (scroll) corretamente (int) Quando o aperto, o dashboard abre, e nao consigo o utilizar para abrir links em novas abas no firefox, por exemplo.

MaLd0n_2010_12_09___s_18.13.01.png

Vá no System/Preferences/Exposé e Spaces

Lá embaixo tem Dashboard, remova da opção "ocultar e mostrar"

pra configurar a tecla no firefox, deve ser pelo próprio navegador, mas eu não te dou certeza, tem de ver isso

 

--Como sei que o sistema esta gerenciando os p e c states corretamente (int) Existe algum programa que estresse o pc, como o 3dmark no windows, para saber se estou livre de KPs (int)

 

Eu uso o CpuTest, Gratuito e bem legal pra estressar o cpu

CPUTest.zip

 

use essa kext na pasta Extra, ela evita que os seus HDs apareçam como Externo(ícone laranja)

IOAHCIBlockStorageInjector.kext.zip

Link to comment
Share on other sites

Valeu mais uma vez! Foi só tirar o scroll da esposé que ele ativou a função "normal" dele.

 

Fiquei com problemas na \ e na ?, mas só foi trocar a kext ps2 por uma voodoo ps2 que resolveu o problema. Acentos ok (áàêôã][]/°°ºª§=-09*&¨%$#)

 

Só estou meio "cabreiro" com a temperatura. Baixei o iStat, e no dashboard ele diz que a temp. do nucleo A é de +-39°, e a do B, 43. Com o programa que você mandou, não percebi a temperatura mudar muito (44-48°). Mas o que importa é que estou livre de KP.

 

Ah, achei umas "opções" do chameleon no painel de controle, e tem uma chamada "boot theme" (fica em boot flags). Mudei o tem para um chamado bullet, mas ao reiniciar, apareceu aquela tela preta, sem "gráfico" nenhum. Tem como mudar o tema do bootloader do chameleon? Consegui mudar a resolução de boot nessas opções também (1024x768).

 

Só falta o dvd agora.

 

Até!

Link to comment
Share on other sites

Valeu mais uma vez! Foi só tirar o scroll da esposé que ele ativou a função "normal" dele.

 

Fiquei com problemas na \ e na ?, mas só foi trocar a kext ps2 por uma voodoo ps2 que resolveu o problema. Acentos ok (áàêôã][]/°°ºª§=-09*&¨%$#)

 

Só estou meio "cabreiro" com a temperatura. Baixei o iStat, e no dashboard ele diz que a temp. do nucleo A é de +-39°, e a do B, 43. Com o programa que você mandou, não percebi a temperatura mudar muito (44-48°). Mas o que importa é que estou livre de KP.

 

Ah, achei umas "opções" do chameleon no painel de controle, e tem uma chamada "boot theme" (fica em boot flags). Mudei o tem para um chamado bullet, mas ao reiniciar, apareceu aquela tela preta, sem "gráfico" nenhum. Tem como mudar o tema do bootloader do chameleon? Consegui mudar a resolução de boot nessas opções também (1024x768).

 

Só falta o dvd agora.

 

Até!

 

Use o system info e veja qual a controladora PATA

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=219582

Pro tema coloque dentro da pasta Extra o tema que vc quer usar

eu uso o do Bootcamp, igualzinho o do Mac Real

 

a temperatura está mt boa, nem se preocupe com isso

:)

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
 Share

×
×
  • Create New...