Jump to content

Raid setup


Carlos Paixao
 Share

29 posts in this topic

Recommended Posts

:P

Pesquisei bastante mas ate agora nao encontrei uma forma de conseguir configurar com sucesso uma instalacao em raid usando o Disk Utility e ainda conseguir (ao menos) bootar no win.Minha ideia era configurar raid para os dois sistemas, mas acho dificil... Tenho dois discos identicos e nao habilitei o fake raid da minha placa mae (GA-P35-DS3). Eu consigo configurar o raid no Mac, mas apenas em GPT. Quando eu tento escolher MBR, o OSX nao aceita instalar. E se eu configuro o raid em GPT, a instalacao do windows nao aceita, por estar em GPT (mesmo criando uma particao em MBR, no DU)!

 

Eu consegui clonar uma particao do win que tinha em outro disco atravez do Norton Ghost, para uma outra particao do hd onde criei o Raid no Mac, porem, ao tentar bootar por ela, apareceu uma mensagem no topo esquerdo da tela "Chain waitng..." e nao saiu dai.

 

Alem disso, nao boota sem o cd. Queria saber se há um procedimento menos complicado que este para obter o mesmo resultado...

 

Alguem sabe como conseguir instalar o Mac em raid no DU e ainda conseguir instalar o win no mesmo hd, e bootar nos dois com sucesso? ;)

Link to comment
Share on other sites

Hola Carlos, aqui te passo un link de un super tutorial raid, ta bem explicado, muito facil, espero k t ajude.

 

 

 

 

Saludos

 

 

 

 

 

Osm@rbcn

 

 

 

 

http://www.insanelymac.com/forum/lofiversi...hp/t160467.html

 

 

Owwwwwww ;):wacko: :wacko:

 

 

KKKKKKKKKKKKKKKKK..... eu citei este link no meu post! Obrigado, Osm@rbcn!

 

Continuo esperando sugestoes!

Link to comment
Share on other sites

Eu nunca usei RAID no Mac OS, nem tenho 2 HDs sobrando pra testar, mas o guia do nathan7 parece bem explicado, não imagino nada mais simples. Basicamente é instalar o Chameleon manualmente nos 2 HDs. Diga a parte que você não está entendendo que podemos tentar ajudar.

Link to comment
Share on other sites

Eu nunca usei RAID no Mac OS, nem tenho 2 HDs sobrando pra testar, mas o guia do nathan7 parece bem explicado, não imagino nada mais simples. Basicamente é instalar o Chameleon manualmente nos 2 HDs. Diga a parte que você não está entendendo que podemos tentar ajudar.

 

 

Ok!

 

1- Eu nao tenho o pacote de instalacao do Chameleon que ele cita. Tenho apenas o .PKG que se auto-instala.

 

2- Nao entendo pq tenho que mudar a pasta do Chameleon através do Terminal 4 (tipo, pq eu nao posso fazer isso no modo grafico?).

4. Change to Chameleon i386 folder:

CODE
cd ~/Desktop/Chameleon-2.0RC1-r431-bin/i386

 

3- Nao sei se ele esta fazendo todo o processo ja na unidade raid ou se esta usando outra unidade para copiar e instalar os arquivos na Raid.

:)

Link to comment
Share on other sites

Hey Old, deve ser a parte que esta en ingles, jajajajajajajajjajaja, ou seja todo o tutorial jajajajajajajaj

 

agora Carlos, vou passar un link k seguro k t vai ajudar a entender este tutorial. Google Traductor

 

 

 

 

 

 

 

Osm@rbcn

Link to comment
Share on other sites

1- Eu nao tenho o pacote de instalacao do Chameleon que ele cita. Tenho apenas o .PKG que se auto-instala.

Baixe do site

http://chameleon.osx86.hu/file_download/39/Chameleon-2.0-RC4-r684-bin.tar.gz

 

2- Nao entendo pq tenho que mudar a pasta do Chameleon através do Terminal 4 (tipo, pq eu nao posso fazer isso no modo grafico?).
4. Change to Chameleon i386 folder:

CODE
cd ~/Desktop/Chameleon-2.0RC1-r431-bin/i386

Não conheço nenhum instalador automático para RAID, então tem que ser pelo terminal mesmo.

 

3- Nao sei se ele esta fazendo todo o processo ja na unidade raid ou se esta usando outra unidade para copiar e instalar os arquivos na Raid.

No exemplo dele o volume RAID é o disk4, que é composto pelos HDs disk2 e disk3. A instalação é feita nos HDs individuais, não no volume RAID em si.

3. Suppose that your RAID installation root volume is /dev/disk4, which is either a mirror or a stripeset consisting of /dev/disk2 and /dev/disk3.
Link to comment
Share on other sites

Hey Old, deve ser a parte que esta en ingles, jajajajajajajajjajaja, ou seja todo o tutorial jajajajajajajaj

 

agora Carlos, vou passar un link k seguro k t vai ajudar a entender este tutorial. Google Traductor

 

 

 

 

 

 

 

Osm@rbcn

 

 

kkkkkkkkkkkk...

 

Osm@rbcn, vc so pode estar brincando, ne!? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....

Link to comment
Share on other sites

Claro, era uma piadinha, jejejejej, mais ja k vc nao entendeu en ingles t passo un videotutorial, pero este esta en Spanish, ta facil de entender.

 

ai vai: http://www.applesfera.com/apple/instala-y-...aid-en-mac-os-x

 

 

 

 

Un Saludo

 

 

Aff... MalD0n/Old, da um jeito nesse cara... ele ta me irritando. Eu nao falei que nao entendi o idioma do tutorial mas sim parte do metodo utilizado.

 

Sinceramente...

Link to comment
Share on other sites

Carlos, se você não quer usar o terminal, pode tentar pelo Lizard, na teoria deve funcionar. Além de instalar o Chameleon e a pasta Extra na partição 3 (helper) dos 2 HDs, basta botar o UUID do volume RAID no com.apple.Boot.plist

		 <key>Kernel Flags</key>
	 <string>rd=uuid boot-uuid=ECCB72E4-D6EC-37DC-97C4-8AD7BD4466E6</string>

Link to comment
Share on other sites

Carlos, se você não quer usar o terminal, pode tentar pelo Lizard, na teoria deve funcionar. Além de instalar o Chameleon e a pasta Extra na partição 3 (helper) dos 2 HDs, basta botar o UUID do volume RAID no com.apple.Boot.plist

		 <key>Kernel Flags</key>
	 <string>rd=uuid boot-uuid=ECCB72E4-D6EC-37DC-97C4-8AD7BD4466E6</string>

 

 

Boas noticias: consegui instalar o Chameleon através do tuto do nathan7. O porém fica por conta do minha particao que nao quer bootar quando eu a escolho... parece algum problema com a kext com.apple.driver.AppleRTC (embora eu tenha lido algo sobre copiar tb o match_kernel em algum lugar... no tuto que segui nao tinha isso, entao nem fiz)

 

Enfim, to com sono. Obrigado a vcs.

 

 

Li agora que deveria copiar Library/Preferences/SystemConfiguration e mach_kernel tb para as particoes Boot OSX. Vou tentar isso quando estiver em casa.

 

MalD0n, este guia que vc escreveu se aplica a essa instalacao? Sabe, ate hj eu nao sei quais sao as vantagens de se fazer um patch DSDT. Eu acho que tenho tudo funcionando na minha instalacao e nao me lembro de ter feito isso, minha placa-mae é o mesmo modelo que a sua.

Link to comment
Share on other sites

Você botou o UUID do RAID no boot.plist?

 

Posta uma foto da tela onde pára.

 

 

Coloquei sim...

 

Quando eu estiver em casa posto uma foto pra vc dar uma olhada.

 

Pessoalmente, eu acho que o sistema nao esta carrengando as Kexts... mas tb nao sei o que fazer pra corrigir isto!

Link to comment
Share on other sites

O sistema que você restaurou pro volume RAID estava funcionando normal?

 

Nao só estava como funciona normalmente ate hj. E ele esta instalado no mesmo HD onde se encotra o raid, em uma particao chamada "Backup". Por esta particao, o sistema entra normalmente, entretanto, quando tento selecionar a particao "Raid" para entrar, começa a carregar o sistema e para do nada, como eu mesmo havia citado antes.

 

É um mistério...

Link to comment
Share on other sites

Estranho. Como você faz boot desta partição "backup"?

 

Você tornou ativas as partições "Boot OSX" dos 2 HDs?

 

Quando puder, posta a foto, pode ter alguma pista.

 

 

Seguinte,

antes de formatar o meu hd para poder criar o Raid, eu criei uma imagem do sistema com o CCC.

 

Durante a formatação eu escolhi criar 3 partições para cada um dos dois hd's, sendo

1 - Raid

2 - Backup

3 - Windows

 

Procedi formatando em GUID, pois como MBR nao aceitava a geração do Raid array.

 

Depois de formatado os discos, instalei o SL puro, instalei tb o CCC, daí joguei a imagem que havia criado anteriormente (tudo isso na partição chamada "Backup".

 

(Neste ponto, o Chameleon ainda nao funcionava e eu tinha que usar um cd de boot)

 

Clonei a partição Backup, devidamente instalada, para a partição chamada RAID.

 

Intalei o Chameleon manualmente nas partições helpers do esquema Raid, seguindo o guia do nathan7.

 

Agora, o Chameleon ja carrega direto do HD, mas quando escolho a partião Raid, o sistema nao carrega por completo. Apenas quando eu escolho a partição "Backup" que eu boot com sucesso.

 

Está é a imagem de onde o boot pára aqui:

 

post-593386-1290194166_thumb.jpg

Link to comment
Share on other sites

Você tinha alguma coisa na partição EFI?

 

O estranho do passo 8 do guia do nathan é que como o HD tá em GUID, as partições nem aparecem no fdisk, então não faz nenhum efeito o comando "f 3" (a partição não é ativada).

 

Acho que é importante que o Chameleon NÃO esteja instalado na partição 2 dos HDs, apenas na 3 (Boot OSX).

Link to comment
Share on other sites

Você tinha alguma coisa na partição EFI?

 

O estranho do passo 8 do guia do nathan é que como o HD tá em GUID, as partições nem aparecem no fdisk, então não faz nenhum efeito o comando "f 3" (a partição não é ativada).

 

Acho que é importante que o Chameleon NÃO esteja instalado na partição 2 dos HDs, apenas na 3 (Boot OSX).

 

 

Acha que eu deveria reinstalar?

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...