Jump to content

Rede sem fio e placa de vídeo


fezes_ext4
 Share

9 posts in this topic

Recommended Posts

Como pode-se ver pela descrição, eu fui bem "feliz" ao escolher as placas do meu notebook xD.

 

Sou usuário linux (Slackware 13.1) há algum tempo. Tenho neste S.O. tanto a rede sem fio como a placa de vídeo funcionando perfeitamente. Porém pelo que andei lendo, nos MAC isso não é possível ainda. A placa de vídeo funciona apenas na resolução nativa e a sem fio, apenas alguns projetos.

 

Minha dúvida é a seguinte: Pelo fato de ambos os sistemas, virem do UNIX, não há como "modificar" um módulo do Slack e transformá-lo em uma kext para o Mac?

 

Uso Mac OS X Snow Leopard

Link to comment
Share on other sites

É possível, tanto que existem alguns drivers para Mac OS portados do Linux e FreeBSD, como o iats para ethernet Atheros e o Lnx2Mac para Realtek.

 

http://code.google.com/p/iats/

 

http://lnx2mac.blogspot.com/p/realtekrtl81xx-osx-driver.html

 

O problema no caso do wireless é que a API do AirPort não é liberada pela Apple, então os próprios fabricantes (Realtek, Ralink) lançam drivers como se fossem de ethernet, e usam um aplicativo próprio para gerenciar conexões sem fio. O Mercurysquad do Project Camphor desenvolveu uma interface para se comunicar com o AirPort, agora ele está portando drivers da 3945 do FreeBSD, mas ainda não funciona em redes com criptografia, e para 4965 e 5100 ainda não existe nada funcional.

 

http://projectcamphor.mercurysquad.com/

 

Acredito que drivers de vídeo tenham o mesmo problema de falta de documentação, e deve ser ainda mais difícil portar pois o "ambiente gráfico" do Mac OS é muito diferente do X11 usado no Linux e FreeBSD.

Link to comment
Share on other sites

Existem 2 projetos (de que eu tenho conhecimento), este que você citou e o Camphor, que me parece ter evoluído mais, mas acho que o cara tá meio que desistindo, tá devagar, quase parando.

 

Última atualiação (Facebook)

This project is now going underground.

 

Public progress updates will not be posted anymore, to allow me to work on my own accord. Thank you for understanding. No further questions please.

Link to comment
Share on other sites

Consegui fazer com que a INTEL 5100 fosse detectada pelo sistema que estádando kernel panic...

instalei um pacote, dou boot com o "-v"

 

ae aperece o seguinte:

DP: U iwl_pci_probe *** LOAD DRIVER ***

PCI: device enabled [OK]

DP: U iwl_pci_probe pci_resource_len =0x00000000

DP: U iwl_pci_probe pci_resource_base = 0x41a4d000

I : Detected Intel Wireless Wifi Link 510AGN REV=0x54

DP: U iwl_prepare_card_hw iwl_prepare_card_hw enter

DP: U iwl_set_hw_ready hardware ready

DP: U iwl_eeprom_init NVM size = 2048

DP: U iwlcore_eeprom_verify_signature EEPROM signature=0x00000004

panic(cpu 0 caller 0x2a6ac2): Kernel trap at 0x00299b24, type 14=page fault, registers:

...etc..etc

 

paro ae..por acho que o mais importante está ae...

alguém tem uma luz?! há uma esperança da placa wireless funfar?!

como eu desinstalo o pacote que instalei!? aparecia na tela de instalação, mas eu fui preguiçoso e não anotei. eu instalei este ---- http://iwidarwin.googlecode.com/svn/trunk/...x10.5/iwifi.dmg ----

tem como alguém me enviar a instrução para deletar?!

 

e o mais importante, há esperança de faze-lo funfar eo sistema também ? xD

 

uso o snow leopard 10.6

 

vlw

 

Consegui fazer o sistema voltar; porém logicamente sem o "driver" que havia instalado...=/

fico no aguardo

 

abrass

Link to comment
Share on other sites

Este driver do iwidarwin é para Leopard, não vai funcionar no Snow (acho que nem no Leopard funciona).

 

Não sei de nenhuma kext funcionando para a sua placa. Wireless miniPCI-e é fácil de substituir, eu tinha uma Intel 3945ABG e troquei por uma Broadcom BCM4311, tá funcionando 100%.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
Este driver do iwidarwin é para Leopard, não vai funcionar no Snow (acho que nem no Leopard funciona).

 

Não sei de nenhuma kext funcionando para a sua placa. Wireless miniPCI-e é fácil de substituir, eu tinha uma Intel 3945ABG e troquei por uma Broadcom BCM4311, tá funcionando 100%.

 

ola amigo

 

to aqui de novo com uma duvida... um colega meu está tentando instalar o snow no note dele (samsung r440), mas ta tendo problema com a placa wireless... uma broadcom. vc sabe algum kext? entrei no kexts.com e vi alguns com esse nome, mas nao sei exatamente qual é. se puder dar uma luz, meu msn é celsoelevado [@] hotmail (.) com

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

ola amigo

 

to aqui de novo com uma duvida... um colega meu está tentando instalar o snow no note dele (samsung r440), mas ta tendo problema com a placa wireless... uma broadcom. vc sabe algum kext? entrei no kexts.com e vi alguns com esse nome, mas nao sei exatamente qual é. se puder dar uma luz, meu msn é celsoelevado [@] hotmail (.) com

 

abraços

Qual o modelo da placa e o que acontece? Reconhece a placa pelo menos?

 

Tem essa kext que injeta o ID de algumas placas não listadas na kext original

http://nawcom.com/osx86/files/10.6/Wireles...jector.kext.zip

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...