Jump to content

[Ajuda] Instalação no notebook Toshiba Satellite A135-S4637


PingoLinkin
 Share

30 posts in this topic

Recommended Posts

Olá galera,

 

estou precisando de uma enorme força para instalar em meu notebook Toshiba Satellite A135-S4637 o Snow Leopard, já pesquisei neste fórum, mas não encontrei nenhuma dica para instalar, como eu nunca instalei em notebook eu imagino que seja complicado, mas eu queria tentar colocar aqui no meu, porque não aguento a M**** do Windows.

Eu tentei inúmeras vezes com o DVD do Snow ver. 10.6 e 10.6.3 mas não consigo nem chegar na tela de instalação, tentei com vários cds de boot, mas não havia conseguido, cada um dava um erro diferente, até eu ter uma idéia de atualizar minha bios. E não é que deu certo! Depois que atualizei o sistema chega a carregar, mas quando chega na última etapa ele fica na tela branca, sem nenhuma ação, isto é antes da tela pra escolher a lingua.

Então eu encontrei um tópico ensinando a instalar em um outro modelo de notebook, neste tópico: http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=231033 , baixei o Distro iATKOS S3 Snow Leopard 10.6.3 DVD e cheguei a instalar por completo, de acordo com o que ensinava no tutorial, mas quando o sistema inicia ele fica na tela branca, com uma música tocando. Creio eu que o vídeo esteja errado ou está faltando alguma coisa, fiz o teste apertando em alguma tecla e ele faz aquele som de erro típico do MAC. Alguma idéia?

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:

 

 

Marca: Toshiba

Processador: Intel Core Duo Velocidade do Processador 1.73 GHz

Cache: 1.0 MB

Som: Realtek Unknow @ Intel 82801GBM ICH7-M

Capacidade do HD: 120.0 GB

Controlador IDE: Intel® 82801GBM/GHM (ICH-M Family) Serial ATA Storage Controller - 27C4

Controlador: ATA

Memória RAM: 2038.0 MB

Tecnologia da Memória: DDR2-667

Resolução: 1280X800

Tecnologia da tela: TFT

Placa de Video: VGA INTEL 950

Memória de vídeo: 256.0 MB

Mídias Compatíveis: DVD±RW

Fax Modem: 56K

Rede: Atheros AR5006EG Wireless Network Adapter

Tecnologia da bateria: Li-Ion

BIOS: Phoenix (01/12/09)

Chipset da Placa mãe: Mobile Intel Calistoga-G i940GML

 

Se precisar de mais alguma informação, favor avisar.

Valeu galera, espero que alguém tenha alguma idéia pra me ajudar nessa furada! :angel:

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

baixei o Distro iATKOS S3 Snow Leopard 10.6.3 DVD e cheguei a instalar por completo, de acordo com o que ensinava no tutorial, mas quando o sistema inicia ele fica na tela branca, com uma música tocando.

Refaça a instalação da mesma forma, mas selecione um item a mais, "VGA - Intel - EFI string".

 

Se conseguir entrar no safe mode (-x) você pode aplicar o patch no DSDT

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=216650

Link to comment
Share on other sites

Valew Oldnapalm!! Farei e colocarei o resultado!

Abraços!

 

 

edit ----------

 

uhuuuuuuuu, Valeu Oldnapalm, funcionou!! Nota 1000!!

 

Apenas nao funcionou o leitor de cartao. e outra coisa, onde e o options? rsrs pq nao achei. o meu teclado e assim:

Laptop-Keyboard-for-TOSHIBA-A10.jpg

 

Ultima pergunta, eu posso fazer update? Eu nao fiz a ultima parte do tutorial, que era pra instalar o charmellion, ja que o sistema esta quase ok, prefiro deixar quieto. rs se e que me entende.

 

 

Obs. estou em acentos. rs

 

Valeu!!

 

 

Edit------------

 

 

Você tinha inscrito alguma coisa aqui perguntando como fiz pra iniciar o sistema, quais kexts eu coloquei. Na verdade eu instalei com o iatkos S3 version 2, nele já tem todos os kexts, não precisei colocar nenhum, apenas o que me pediu anteriormente. Ele está 1000!

Minhas dívidas acima ainda persistem! Vlw.

 

 

Edit-------------------

 

 

Alegria de pobre dura pouco! rsrs

Não quer mais funcionar!!

 

Eu re-iniciei uma vez o sistema, ficou tudo ok! Sem problemas, trabalhei com ele um pouco... instalei uns programas... depois que fui re-iniciar novamente, ele apresentou um erro e não quer mais iniciar o sistema!! Eu pensei, deve ter sido algum aplicatico que instalei, então eu re-instalei todo o sistema, mas deu a mesma coisa, ele re-inicia uma vez, mas na próxima apresenta esse erro.

 

Segue imagem do erro:

 

Erro pt 01___________Erro pt 01.1

p1510101537.th.jpg p151010153701.th.jpg

 

Erro pt 02

p1510101538.th.jpg

 

Alguma idéia desse erro? Valeu!!

Link to comment
Share on other sites

Caro PingoLinkin...Vou dar uma esplanada geral ok....

Primeiro sobre o teclado....depois de testar várias versões(nenhuma retail) até agora, a que ficou mais perfeita foi a Iatkos S3 V2 que vc encontra a versão oficial aqui:

EDITADO - POR FAVOR LEIA AS REGRAS DO FÓRUM

Foi a única que o teclado funcionou 100%, inclusive acentos, ç e outros....e ficou em pt-br 100% também....

A configuração correta no meu caso, com XP e Mac fica:

Chamaleon V2 RC4

32 bit mode

Extra directory

Fake smc

Disabler

RTC

Evo reboot

Sound Voodoo

Voodoo PS2

Laptop batery

Intel EFI string

Não marque mais nada pois vai dar pau em alguma coisa com certeza...rs.....

Quando entrar na apresentação, aquela parte qdo começa a tocar a música, a tela pode ficar piscando parecendo uma boate(rsrsrs) vc vai configurando até entrar no sitema e subistitui o arquivo "com.apple.Boot.plist"(pergunte pra galera aqui qual o caminho correto pois não sei de cor), aqui segue o arquivo ja editado que vai solucionar esse pau da tela ficar piscando, vc subistitui o arquivo e reinicaliza.

http://www.megaupload.com/?d=GLTLTMQW

 

Outra: Aqui mesmo depois de eu subistituit o com.apple.Boot.plist, noto que a tela não fica azul como deveria, mais sim ROXA......solução????

Reinicialize e entre com -v -x ...entre no sistema, vc naum vai ter acesso a nada, nem teclado e nem mouse, apenas digite a senha e entre no sistema, vc vai notar que a cor ficará azul normalmente...aguarde uns 2 minutos .....e desligue o note no botão desligar , pois como vc naum tem acesso ao teclado não terá como resetar......ligue de novo o pc e qdo entrar no Mac a cor azul ja estraá normal, daí vc pode acertar a cor la em configurações do sistema /vídeo/perfil do vídeo.....

Aqui eu faço dessa forma......

Faça os testes aí e depois posta o resultado ok.....

Link to comment
Share on other sites

Não oldnapalm, não fiz nada. Na verdade na primeira vez que o sistema deu pau eu pensei que fosse isso, pois eu havia instalado sim. Mas quando re-fiz toda a instalação, re-iniciei uma vez, na segunda vez o sistema não quiz mas subir. Lembrando que eu instalei com o iAtkos S3 e ele automáticamente gerou a EFI e os kexts, não sei quais são. Tentarei abrí-la e postarei aqui.

E Carlos, tentarei da sua forma tb, postarei aqui os resultados.

Valeu pela força de vocês.

Link to comment
Share on other sites

PingoLinkin,

 

Minha makina e a sua são praticamente idênticas....a minha é a Toshiba Satellite A135-S4467......como ja lhe passei acima, esse é o método que tem dado certo aqui comigo.....instala com as opções acima citadas, qdo iniciar normalmente a tela fica piscando.....configure as opções iniciais, depois substitua o boot.plist que ja te passei tb....

Cor do vídeo: reinice e entre com -x -v...aguarde uns 2 minutos e reinicie de novo e ja estrará com as cores corretas....

Aqui é assim que funfa. Só naum funciona o cartão SD e a Wirelles da bendita Intel 3945 abg....essa eu acho que naum vai ter kext para funfar 100% tão cedo.......

O resto funfa tudo perfeito...tudo em PT-BR, mouse, touch, teclado, acentos, dvd, som, efeitos...tudim.........se quiser posto alguns print da tela.........ah....e depois eu tb atualizo pro 10.6.4 de boa.....eu baixei a atualização e atualiza de boa..........show!!!!!

Link to comment
Share on other sites

PingoLinkin,

 

vi que você ficou intimidado por pessoas sem caráter que difamam o nosso fórum num tópico enquanto copiam nossos posts com a solução em outro (veja o link do post #2).

 

Seja bem vindo para judar mais pessoas também através deste fórum.

Link to comment
Share on other sites

Ok cara!! Se você viu, então você deve ter visto o meu lado de ter escolhido lá. Infelizmente não pude falar nada, já que o moderador trancou o tópico sem ao menos me perguntar se foi resolvido. O que aconteceu não teve nenhum motivo de discussão, eu sei que tem usuários que são realmente grossos, eu estou me adaptando, mas trancar o tópico pelo motivo que ele disse:

"To fechando esse tópico e deletando essas mensagens dessa palhaçada."

 

Isso não tem nada a ver. Eu respeito todos vocês, nunca fui grosso com ninguém, mesmo aqueles que merecem.

Mas tudo bem, como eu havida dito por lá, eu vou postar aqui tudo o que fiz, desde o início. Com certeza a sua e a ajuda de carlos_BR são ótimas, eu fui montando um quebra-cabeça baseando neste tópico e no tópico do HMBT e estou com quase terminado, fiz um resumo abaixo:

 

Na pasta EXTRA tem:

 

DSDT.aml

Pasta Extensions

com.apple.Boot.plist

Extensions.mkext

 

Na Extensions tem:

 

VoodooBatery.kext (Não sei porque não funciona)

VoodooPS2Trackpad.kext

NullCPUPowerManagement.kext

EvOreboot.kext (Eu coloquei ela novamente poir o restart não funcionava, tentei 3 vezes reiniciar sem ela e não funcionou, depois que coloquei no lugar, voltou a funcionar)

Fakessmc.kext

LegacyIOAHCIBlockStorage.kext

VoodooPS2Controller.kext

 

E tem um arquivo boot no lado externo da pasta extra.

Segue toda a pasta para download:

http://www.sendspace.com/file/v4wl9e

 

Outra coisa, ele está esquentando muito! O que deve ser isso?

 

------------------------------------------------

 

O Gnui do HMBT havia optado por aplicar o speedstep no DSDT, mas não sei aplicar isso.

O que acha?

 

Valeu cara, espero que entenda o que eu disse.

Flw.

Link to comment
Share on other sites

Remova a kext NullCPUPowerManagement para testar se o seu laptop precisa do patch para SpeedStep ou se já funciona nativamente. Use o VoodooMonitor para verificar a temperatura e se a frequência do CPU oscila de acordo com a utilização.

 

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=213576

 

Normalmente os laptops funcionam só usando um identificador de modelo compatível, tente botar isso no smbios.plist

		<key>SMproductname</key>
	<string>MacBookPro5,1</string>

Link to comment
Share on other sites

No seu DSDT falta o patch do RTC, para evitar o problema de "CMOS reset". Nos laptops você não percebe porque não aparece mensagem nenhuma ao ligar, mas se você fizer algum ajuste no setup da BIOS vai perceber que após rodar o Snow ele será perdido.

 

Basta aplicar o patch pelo DSDT Editor, ou fazer manualmente, este é simples, basta mudar o length para 0x02

                Device (RTC)
               {
                   Name (_HID, EisaId ("PNP0B00"))
                   Name (_CRS, ResourceTemplate ()
                   {
                       IO (Decode16,
                           0x0070,             // Range Minimum
                           0x0070,             // Range Maximum
                           0x01,               // Alignment
                           [color="#FF0000"]0x02[/color],               // Length
                           )
                   })
               }

Link to comment
Share on other sites

Old.....blz man????

Outra: Aqui na minha máquina, eu instalei esse S3 V2, e até agora tem sido as 1000 maravilhas, em todos os aspectos.....pq que na makina do nosso amigo tem que editar o DSDT e outras kexts???

Se no meu eu apenas instalei e ta tudo blz????

eu preciso dessas modificações tb naum???

 

Me esqueci de dizer que eu até hoje não consegui fazer a kext do cartão sd funcionar....

Alguma sugestão???

Link to comment
Share on other sites

Fala Carlos,

 

se tá rodando beleza, não precisa ajustes no DSDT, as "distros" já tem kexts modificadas para funcionarem com DSDT original de PC.

 

A vantagem de se usar uma instalação "retail" com ajustes no DSDT ao invés de kexts modificadas, é que numa atualização uma kext pode ser substituída e um dispositivo deixar de funcionar até que você recupere a kext modificada, enquanto com o ajuste feito no DSDT não terá este tipo de problema. Além do fato de você saber exatamente o que foi modificado no seu sistema, a partir de um DVD original.

Link to comment
Share on other sites

Ok! Amanhã te mando novidades, blz?

Valeu!

 

SMBIOS MacBookPro5,1

http://www.sendspace.com/file/rpjd9f

 

No seu DSDT falta o patch do RTC, para evitar o problema de "CMOS reset". Nos laptops você não percebe porque não aparece mensagem nenhuma ao ligar, mas se você fizer algum ajuste no setup da BIOS vai perceber que após rodar o Snow ele será perdido.

 

Basta aplicar o patch pelo DSDT Editor, ou fazer manualmente, este é simples, basta mudar o length para 0x02

                Device (RTC)
               {
                   Name (_HID, EisaId ("PNP0B00"))
                   Name (_CRS, ResourceTemplate ()
                   {
                       IO (Decode16,
                           0x0070,             // Range Minimum
                           0x0070,             // Range Maximum
                           0x01,               // Alignment
                           [color="#FF0000"]0x02[/color],               // Length
                           )
                   })
               }

 

esse é um dos...

O DSDT só tem IRQ, DTGP e GMA950 que dizem que foi no TonyMac

 

Old.....blz man????

Outra: Aqui na minha máquina, eu instalei esse S3 V2, e até agora tem sido as 1000 maravilhas, em todos os aspectos.....pq que na makina do nosso amigo tem que editar o DSDT e outras kexts???

Se no meu eu apenas instalei e ta tudo blz????

eu preciso dessas modificações tb naum???

 

Me esqueci de dizer que eu até hoje não consegui fazer a kext do cartão sd funcionar....

Alguma sugestão???

 

Eu aplicaria pelo menos os essenciais, o IRQ é uma que vc deveria aplicar, funcionando bem ou não, certamente melhora o desempenho!

Link to comment
Share on other sites

Valeu oldnapalm e MaLd0n pela smbios, já substituir e apareceu o ícone da bateria.

cara, desculpa pela demora, eu esotu cheio de trabalho aqui no trampo! Mas posto novidades depois, blz? Valeu pela ajuda de vocês!!

Bom Fim de Semana!

Link to comment
Share on other sites

Valeu oldnapalm e MaLd0n pela smbios, já substituir e apareceu o ícone da bateria.

cara, desculpa pela demora, eu esotu cheio de trabalho aqui no trampo! Mas posto novidades depois, blz? Valeu pela ajuda de vocês!!

Bom Fim de Semana!

 

Vlw, PingoLinkin

Depois upe o DSDT aqui, que tem mt coisa a ser aplicada ainda!

Bom Final de semana pra Vc tb!

Link to comment
Share on other sites

Aê MaLd0n, desculpa pela demora, estive ocupado neste final de semana, segue o link da minha DSDT.

Você sabe como habilitar o leitor de cartões P2, da Panasonic?

 

DSDT

 

------

 

Use o VoodooMonitor para verificar a temperatura e se a frequência do CPU oscila de acordo com a utilização.

Fiz o que me pediu e a temperatura não saiu do lugar. Ela deveria ficar oscilando?

valeu!!

Link to comment
Share on other sites

PingoLinkin

Seu DSDT completo

dsdt.amlPINGO_LINKIN.zip

 

Vamos as Kexts

 

VoodooBatery.kext--> essa vai na S/L/E

 

NullCPUPowerManagement.kext--> Vc disse no outro fórum que a temp estava mt alta

Use essas kexts

Voodoopowermini-AppleACPIEC-AppleACPIThermal

http://www.sendspace.com/file/xjpvx9

A Voodoopowermini em S/L/E e as outras duas kexts(AppleACPIEC-AppleACPIThermal) em E/E

 

EvOreboot.kext --> use o Chameleon RC5, o Fix Restart é com ele http://www.insanelymac.com/forum/index.php...t&p=1569222

teste o Shutdown

 

LegacyIOAHCIBlockStorage.kext--> use somente se o seu NotebOOk tem a opção AHCI, se não tem delete essa kext.

 

Para o leitor de cartões, tente essa na pasta S/L/E

VoodooSDHC.kext.zip

Link to comment
Share on other sites

Pow cara, valeu mesmo!! Funcionou quase tudo, a temperatura agora fica oscilando, só não sei se vai esquentar, mas até agora não esquentou. E não funcionou o leitor de cartão p2, quando eu usava no Windows ele carregava tipo um disco removível (Pendrive), nesse eu coloco e não faz nada. Vou continuar procurando pela internet alguma coisa sobre isso, se funcionar eu posto aqui o que fiz. Mas está 90% completo!

Valeu mesmo Oldnapalm e MaLd0n!!!

 

Mando novidades!

 

-----------------------

 

Erro meu sobre o cartão, coloquei no lugar errado!! Agora que notei. Farei o teste e posto o resultado.

aguardem...

Link to comment
Share on other sites

Cara, antigamente com o VoodooMonitor a temperatura não oscilava, ela está um pouco quente, mas não como antes. Vou trabalhar um pouco nela e vêr se vai esquentar.

Haa, eu havia esquecido que apareceu uma mensagem dizendo:

 

A extensão do sistema não pode ser utilizada.

Ela se referiu à kext [ VoodooBattery.kext ]

 

E sobre o P2, não rolou. Fiz o teste com ela no lugar certo.

Já já posto novidades! Valeu!

 

edit--------------

 

Novidades, ele não está esquentando mais não. Fiz uns trabalhos por aqui nele e não apresentou elevação na temperatura.

Agora está sobrando o P2.

Valeu!!

Link to comment
Share on other sites

Cara, antigamente com o VoodooMonitor a temperatura não oscilava, ela está um pouco quente, mas não como antes. Vou trabalhar um pouco nela e vêr se vai esquentar.

Haa, eu havia esquecido que apareceu uma mensagem dizendo:

 

A extensão do sistema não pode ser utilizada.

Ela se referiu à kext [ VoodooBattery.kext ]

 

Isso é normal

rode os comandos no terminal

sudo chown -R 0:0 /System/Library/Extensions
sudo chmod -R 755 /System/Library/Extensions
sudo touch /System/Library/Extensions

 

 

E sobre o P2, não rolou. Fiz o teste com ela no lugar certo.

Já já posto novidades! Valeu!

 

edit--------------

 

Novidades, ele não está esquentando mais não. Fiz uns trabalhos por aqui nele e não apresentou elevação na temperatura.

Agora está sobrando o P2.

Valeu!!

 

O que vc já tem instalado ae pra PS2?

 

retire tudo que já instalou em relação a isso e use essas duas

http://www.sendspace.com/file/pk6bzc

a voodoops2controller já tem o plug in trackpad

 

:)

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...