Jump to content

Multitouch trackpad


Carlos Paixao
 Share

23 posts in this topic

Recommended Posts

O note nao é meu. Fiz a instalação atraves do iAtkos s3 v2

 

Marquei a opção de PS2 no menu "personalizar", no momento da instalação.

 

Dai, eu o trackpad tava funcionando, mas muito louco as vezes... o ponteiro do mouse pulava entre os lugares... estranho.

 

Dai eu vi que o prefpane do multitouch estava desativado, pesquisei e instalei a voodoops2trackpad.kext através do kexthelper, mas quando eu reiniciei deu kernel panic e ja nao entrou mais, exceto em modo de seguranção (e o touchpad fica desabilitado).

 

 

Recomendações?

 

 

 

PS: Só fazer um gancho pra outra duvida que ocorreu, seguinte: A temperatura segundo o app temperaturemonitor esta em torno dos 50 graus, isso nao deve ser normal...

Link to comment
Share on other sites

Você tem que remover a ApplePS2Controller e instalar a VoodooPS2Controller e a AppleACPIPS2Nub. A VoodooPS2Trackpad é um plugin da VoodooPS2Controller.

 

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=226556

 

Se persistir o KP poste uma foto da tela.

 

Quanto à temperatura, é normal, o meu laptop fica em torno de 48º ocioso, no Windows, Linux e Mac OS. Mas é bom verificar se o gerenciamento de energia está funcionando corretamente.

 

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=213576

Link to comment
Share on other sites

Você tem que remover a ApplePS2Controller e instalar a VoodooPS2Controller e a AppleACPIPS2Nub. A VoodooPS2Trackpad é um plugin da VoodooPS2Controller.

 

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=226556

 

Se persistir o KP poste uma foto da tela.

 

Quanto à temperatura, é normal, o meu laptop fica em torno de 48º ocioso, no Windows, Linux e Mac OS. Mas é bom verificar se o gerenciamento de energia está funcionando corretamente.

 

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=213576

 

 

Legal, Old. VOu tentar isso.

 

 

Tava estranhando a temperatura pq a instalação retail que eu tenho aki em casa ocioso fica em 22 e renderizando no final cut chega a uns 45 mais ou menos. Detalhe, tenho overclock de 20% no meu core2duo e6750.

 

 

Mas tudo bem, obrigado mais uma vez, amigo!

Link to comment
Share on other sites

Como você verifica a temperatura? Tem que ver se o Tjmax está certo, caso contrário a temperatura mostrada não será correta. Veja no segundo link do meu post anterior.

 

Mas laptop normalmente tem temperaturas mais altas que desktop.

Link to comment
Share on other sites

Como você verifica a temperatura? Tem que ver se o Tjmax está certo, caso contrário a temperatura mostrada não será correta. Veja no segundo link do meu post anterior.

 

Mas laptop normalmente tem temperaturas mais altas que desktop.

 

Old, agora aki funcionou o trackpad direitinho. Valeu!

 

Sobre a temperatura, eu verifico atraves dos indicadores do temperaturemonitor. Eu havia esquecido de mencionar que eu tenho um cooler Fatal1y Zalman com ventoinha de 12cm e dissipador de cobre. Este cooler ventila as memorias, a placa de video (passivo) alem do chipset e do proprio processador.

Link to comment
Share on other sites

Old, más noticias.

 

Pensei que estivesse tudo bem com o trackpad, mas nao!

 

Deixe eu detalhar - eu instalei o voodoops2trackpad.kext utilizando o kext Ultility, mas ao dar reboot, deu Kernel Panic indicando "dependeces with" voodooHDA.kext.

 

Na pasta E/E estavam voodooPS2Controller.kext e AppleACPIPS2Nub.kext

 

quando rodei o Kext Utility ele instalou a voodooPS2Trackpad.kext em /S/L/E , ou seja, na mesmo local onde estava voodooHDA.

 

O que eu faço???

Link to comment
Share on other sites

Old, eu fiz o que vc me pediu, mas deu Kernel Panic novamente.

 

Eu instalei a voodoops2trackpad.kext voodoops2controller e a voodooacpinull.kext em S/L/E mas nao bootou o sistema.

 

Dai eu entrei em MODO DE SEGURANCA. Em modo de seguranca, o trackpad funcionou, muito bem, ate. So o multi-touch que nao.

 

 

Mas quando eu reiniciei e tentei entrar em modo normal, realmente nao bootou. So em modo de seguranca mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Old, eu fiz o que vc me pediu, mas deu Kernel Panic novamente.

 

Eu instalei a voodoops2trackpad.kext voodoops2controller e a voodooacpinull.kext em S/L/E mas nao bootou o sistema.

Nunca ouvi falar de voodooacpinull.

 

Veja o que eu falei anteriormente

Você tem que remover a ApplePS2Controller e instalar a VoodooPS2Controller e a AppleACPIPS2Nub. A VoodooPS2Trackpad é um plugin da VoodooPS2Controller.

 

Se persistir o KP poste uma foto da tela.

Link to comment
Share on other sites

Removi sim, Old. Mas esta iAtkos s3 é mt estranha...

 

Esse KP aconteceu quando a pasta S/L/E tinha a voodoops2controller.kext AppleACPIPS2Nub e não tinha appleps2controller.

 

Me responde uma coisa, pra que serve a pasta /Extra ? Existem algumas kexts la dentro, mas eu nao se o sistema define alguma prioridade em relação a elas ou às que estão em S/L/E...

 

Valeu.

Link to comment
Share on other sites

A pasta Extra contém os arquivos do Chameleon.

 

Tanto as kexts em /E/E como as em /S/L/E são carregadas, porém algumas só funcionam em /S/L/E.

 

 

Entao nao teria que haver um arquivo com.apple.boot.plist nesta pasta Extra? Pq nessa instalacao nao tem nao...

Link to comment
Share on other sites

Entendi. Neste caso entao, para eu modificar o tema do boot seria alterando este plist? Utilizo o Chameleon RC5.

 

Aqui, eu consegui habilitar o trackpad instalando um prefpane diferente, entretanto, a função de zoom e scroll nao estao funcionando. Apenas o click (alem da movimentação, é claro).

 

Sabe o que eu posso fazer?

Link to comment
Share on other sites

Fala, Old.

 

Descobri o que eu fiz de errado. Como eu falei, fiz a instalacao via iAtkos s3 v2, e na personalizacao da instalacao eu havia marcado os dois kexts para ps2 (appleps2controller e voodoops2controller).

 

Bastou eu refazer a instalacao e marcar apenas o voodoops2controller que deu tudo certo. Agora ou touchpad ta funcionando blz, com 2-finger scrolling, select, drag... so o 2-finger zoom que, ou eu nao sei fazer ou nao ta funfando mesmo.

 

 

Mas muito obrigado por sua ajuda novamente, meu caro.

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...