Jump to content
Welcome to InsanelyMac Forum

Register now to gain access to all of our features. Once registered and logged in, you will be able to contribute to this site by submitting your own content or replying to existing content. You'll be able to customize your profile, receive reputation points as a reward for submitting content, while also communicating with other members via your own private inbox, plus much more! This message will be removed once you have signed in.

• Announcements

• Allan

Forum Rules   04/13/2018

Hello folks! As some things are being fixed, we'll keep you updated. Per hour the Forum Rules don't have a dedicated "Tab", so here is the place that we have our Rules back. New Users Lounge > [READ] - InsanelyMac Forum Rules - The InsanelyMac Staff Team. 
Sign in to follow this  
avcoura

Problemas...

33 posts in this topic

Recommended Posts

Bom, tenho o iaktos v7 funcionando beleza...porém existem alguns probleminhas que gostaria de solucioná-los..Não atrapalha em nada mas seria bom se pudesse resolver.

=>Encontrei aki um pkg de teclado abnt2 para notebook, porém as teclas (") e (\) ficaram trocadas, existe uma forma

deu resolver isso?

=>Quando instalei o leopard, mandei instalar o Voodoo trackpad para tentar liberar o touch do notebook, porém não funciona..Como resolvo isso?? Tentei instalar algumas kexts mas ainda não obtive sucesso.

OBS: Como conversei com o Ouverros, pretendo migrar para Snow, caso eu consiga, os problemas também irei enfrentar no SL.

Teclado, teste com esse layout

http://www.insanelymac.com/forum/index.php...st&id=67396

Sobre o trackpad, qual o modelo? O meu é Synaptics e funciona bem com o VoodooPS2Controller. Tente reinstalar a kext, reparar as permissões, e veja se não tem uma ApplePS2Controller que possa estar conflitando.

Ok..vou tentar, agora o trackpad não sei qual o modelo...ele instala um negócio la nas configurações e dá pau quando tento abrir e quando entro em confogurações de teclado e mouse, e ativo o trackpad ele não aceita e depois quando saio desmarca a opção.

Como vou reinstalar, tá no dvd do iaktos...

Remova a kext e instale novamente

http://chameleon.osx86.hu/file_download/25/VoodooPS2Controller-0.98-installer.pkg

É bom ter um teclado e um mouse USB a mão caso dê algum problema.

Remova a kext e instale novamente

http://chameleon.osx86.hu/file_download/25/VoodooPS2Controller-0.98-installer.pkg

É bom ter um teclado e um mouse USB a mão caso dê algum problema.

Um mouse eu tenho, o teclado não..rsrs..

Com essa pkg eu consigo desinstalar a kext?

Nada resolveu..o layout do teclado é o mesmo que eu tenho..as teclas " e \ estão invertidas... quanto ao trackpad, continua com o mesmo erro...não funicona, fala que não encontrou touchpad... :)

Veja se você consegue alterar o tipo de teclado. Entre nas preferências do sistema, teclado, alterar tipo de teclado. Tente selecionar ANSI ou ISO.

Se não conseguir entrar nesta opção, você pode usar o Ukelele para inverter as teclas em questão.

http://scripts.sil.org/cms/scripts/page.ph...item_id=ukelele

Quanto ao touchpad, talvez o seu não seja compatível com o VoodooPS2. Veja o tópico fixo sobre como identificar o seu hardware.

Veja se você consegue alterar o tipo de teclado. Entre nas preferências do sistema, teclado, alterar tipo de teclado. Tente selecionar ANSI ou ISO.

Se não conseguir entrar nesta opção, você pode usar o Ukelele para inverter as teclas em questão.

http://scripts.sil.org/cms/scripts/page.ph...item_id=ukelele

Quanto ao touchpad, talvez o seu não seja compatível com o VoodooPS2. Veja o tópico fixo sobre como identificar o seu hardware.

Vou tentar ver isso do teclado..mas se não for compatível com o VoodooPS2, então não será possível o trackpad??

aproveitando o tópico, estou precisando do drive de vídeo ATI RS780M...

O drive que eu preciso é ATI Radeon HD 3200...e não esse aí de cima que é na realidade o chipset do notebook do meu amigo..

Quanto ao trackpad, só existe o voodoo?? Instalei em outras máquinas e funcionou perfeitamente..não é possível que só o meu notebook não seje compatível... :D

Cara..a dica sobre o Ukelele funcionou certinho..consegui fazer funcionar...Obrigado..

Pelo que li não existe driver para a ATI Radeon HD 3200, o máximo que vai conseguir é resolução nativa.

Você descobriu o modelo do trackpad? Que eu saiba só existe o Voodoo. Sem saber se o seu é compatível fica difícil saber por que não está funcionando.

Pelo que li não existe driver para a ATI Radeon HD 3200, o máximo que vai conseguir é resolução nativa.

Você descobriu o modelo do trackpad? Que eu saiba só existe o Voodoo. Sem saber se o seu é compatível fica difícil saber por que não está funcionando.

Desculpe a demora, estava sem meu notebook aqui..rsrs

Bom..o everest nao fala a marca, só fala o id que é acpi\syn0d03...

Deve ser Synaptics, deveria funcionar.

Rode o comando kextstat no terminal e cole o resultado aqui.

Olha a imagem, aparece isso no everest..vou executar o kextstat e posto resultados...

O que aparece no kextstat está anexo...

Olhe...

post-347634-1269705026_thumb.jpg

kextstat.doc

Estranho, você tem as kexts do mouse e do trackpad carregadas

26	3 0x1bf92000 0x6000	 0x5000	 org.voodoo.driver.PS2Controller (1.1.0) <12>
  32	0 0x21b54000 0x3000	 0x2000	 org.voodoo.driver.PS2Keyboard (1.1.0) <26 25 12>
  68	0 0x2cfbe000 0x8000	 0x7000	 org.voodoo.driver.PS2Trackpad (1.1.0) <26 25 12>
  80	0 0x2d3d0000 0x3000	 0x2000	 org.voodoo.driver.PS2Mouse (1.2.0) <26 25 12>

Eu não tenho mais o Leopard, mas no Snow apenas a do trackpad é carregada, a do mouse não.

Tenta remover a VoodooPS2Mouse.kext de /System/Library/Extensions/VoodooPS2Controller.kext/Contents/PlugIns, talvez se a do mouse não for carregada a do trackpad funcione.

Estranho, você tem as kexts do mouse e do trackpad carregadas

26	3 0x1bf92000 0x6000	 0x5000	 org.voodoo.driver.PS2Controller (1.1.0) <12>
  32	0 0x21b54000 0x3000	 0x2000	 org.voodoo.driver.PS2Keyboard (1.1.0) <26 25 12>
  68	0 0x2cfbe000 0x8000	 0x7000	 org.voodoo.driver.PS2Trackpad (1.1.0) <26 25 12>
  80	0 0x2d3d0000 0x3000	 0x2000	 org.voodoo.driver.PS2Mouse (1.2.0) <26 25 12>

Eu não tenho mais o Leopard, mas no Snow apenas a do trackpad é carregada, a do mouse não.

Tenta remover a VoodooPS2Mouse.kext de /System/Library/Extensions/VoodooPS2Controller.kext/Contents/PlugIns, talvez se a do mouse não for carregada a do trackpad funcione.

:P Fiz o que você falou...o mac num tá mais iniciando... hum..vou mudar para o Snow tbm..a nein!!(Desabafo)

Será que removi certo? Fui no caminho que você indicou e simplesmente enviei para a lixeira o VoodooPS2Controller.kext..

Você deveria entrar em /System/Library/Extensions/VoodooPS2Controller.kext/Contents/PlugIns e excluir apenas a VoodooPS2Mouse.kext, não a VoodooPS2Controller.kext inteira.

De qualquer forma, não deveria deixar de iniciar o sistema. Inicie no modo verbose para ver qual o erro.

Você deveria entrar em /System/Library/Extensions/VoodooPS2Controller.kext/Contents/PlugIns e excluir apenas a VoodooPS2Mouse.kext, não a VoodooPS2Controller.kext inteira.

De qualquer forma, não deveria deixar de iniciar o sistema. Inicie no modo verbose para ver qual o erro.

Eu exclui o que me falou...tenho certeza disso..até coloquei na área de trabalho apenas para eventuais problemas..iniciei aqui... ta dando um erro aqui..

localhost fseventsd[28]: callbac-client: ERROR: d2f_callback-rpc() => (ipc/send) timed out (268435460) for pid155

localhost fseventsd[28]: client 0x1006e00 : USER DROPPED EVENTS!

fica repetindo isso...

não bati foto pois estou sem camera..

Tente iniciar com "-f".

Se não resolver, inicie com "-s" ou faça o boot com o DVD de instalação e use o terminal para restaurar a kext para o local de origem

mv /Volumes/[nome da partição]/Users/[nome do usuário]/Desktop/VoodooPS2Mouse.kext /Volumes/[nome da partição]/System/Library/Extensions/VoodooPS2Controller.kext/Contents/PlugIns

Tente iniciar com "-f".

Se não resolver, inicie com "-s" ou faça o boot com o DVD de instalação e use o terminal para restaurar a kext para o local de origem

mv /Volumes/[nome da partição]/Users/[nome do usuário]/Desktop/VoodooPS2Mouse.kext /Volumes/[nome da partição]/System/Library/Extensions/VoodooPS2Controller.kext/Contents/PlugIns

Então num vai dar para fazer o trackpad funcionar né???

Acredito que funcione, antes de instalar o Snow eu tinha o Leo no meu laptop e funcionava.

Acho que quando você seleciona o trackpad na instalação do VoodooPS2 ele não instala a kext do mouse, mas como você já tinha ela instalada, ambas ficaram simultaneamente, e a do mouse deve ter precedência, por isso a do trackpad não está funcionando.

Se você tiver teclado e mouse USB para usar temporariamente, remova a VoodooPS2Controller e instale novamente, selecionando o trackpad.

Não adiantou iniciar com "-f"?

Acredito que funcione, antes de instalar o Snow eu tinha o Leo no meu laptop e funcionava.

Acho que quando você seleciona o trackpad na instalação do VoodooPS2 ele não instala a kext do mouse, mas como você já tinha ela instalada, ambas ficaram simultaneamente, e a do mouse deve ter precedência, por isso a do trackpad não está funcionando.

Se você tiver teclado e mouse USB para usar temporariamente, remova a VoodooPS2Controller e instale novamente, selecionando o trackpad.

Não adiantou iniciar com "-f"?

Já era..eu caguei o iatkos todo aqui...vou ter que reinstalar,vou tentar com o ideneb v1.6 que já está na versão 10.5.8 até eu conseguir resolver o problema da imagem do snow que eu peguei...

Enfim..como coloquei no outro tópico, o distro que peguei do Snow, não resolveu, farei pelo método que me passou..agora será que existe solução para meu trackpad??