Jump to content

Qual versão instalar?


Antonio H
 Share

57 posts in this topic

Recommended Posts

Sim, tem varias ... iAtkos v7 10.5.7 e iDeneb v1.6 10.5.8 são as mais atuais, depois vem iPC 10.5.6, Kayway, JaS, etc ...

iAtkos vai mais com hardware Intel e iDenenb vai com ambos, cada distro modifiacada tem seus criadores e suas caracteristicas, e vale muito ler o prefacio do DVD que vem dentro antes da instalação propriamente dita.

 

A versão que vai ser melhor vai depender do hardware que vc tem. E quando mais proximo do hardware da Apple mais facil de reconhecer tudo nativamente. Ai é quando se fala que azer o retail (original) é a melhor opção.

 

Eu particularmente não gosto de ficar queimando DVDs e CDs de Boot pra instalar o sistema. Tenho um DVD do iAtkos v7 e um DVD do iDeneb v1.6 e uma ISO do Snow no pendrive. Instalo o Leopard e depois faço o processo de instalção via DMG.

 

Na minha assinatura vc pode ver um padrão de hardware completo. Tente buscar as mesmas informações baseadas na minha assinatura e monte a sua configuração. Quanto mais vc saber do seu hardware mais facil vai ficando de entender sobre a instalação das kexts (drivers).

Link to comment
Share on other sites

HMBT é um forum, assim como o MM e o Insanely.

Chameleon é uma parte do Project OSX86, esse projeto é muito amplo e o Chameleon é a parte que cuida do sistema de bootloader e tals.

 

Mais informações vc tem no próprio site

http://chameleon.osx86.hu/about

 

Existem outros, basta pesquisar no google PROJECT OSX86 ...

 

Um bom ponto de partida pra saber mais sobre o assunto é

http://wiki.osx86project.org/wiki/index.php/Main_Page

Link to comment
Share on other sites

mas o HMBT nao tem um CD de Boot ?

gostaria de saber pra que serve ele ?

ele e so pra bootar o DVD original do mac ?

e melhor usar ele ou usar um desses que ja vem com o S.O bootavel ? ja pronto pra rodar em PCs ?

eles ja vem com a opçao de idioma ou eu tenho que baixar uma coisa pra traduzir o sistema ?

Link to comment
Share on other sites

Sim o HMBT tem um CD Boot. Assim com qualquer um pode fazer o seu. (google it!)

O CD Boot serve somente pra fazer o boot e assim o PC ler o DVD original de instalação.

No DVD original vem somente drivers originais e o PC não é um computador Apple, por isso vc precisa "inserir" os drivers do seu hardware no CD Boot ou fazer isso depois de instalar o sistema, mas pra isso precisa de um computador com o sistema rodando. Por isso eu acho melhor fazer pelo metodo de instlação via DMG.

O Leopard vc encontra varias distros modificadas que já vem embutido o boot e uma lista de drivers e pkg de instalação. O Snow não tem isso vc precisa fazer a instalção retail.

A opção de idioma alguns dvds e alguns não vem, por isso a diferença de tamanho da ISO quando vai baixar. Uma versão completa do Leopard pode chegar a 4GB e uma versão lite cai pra 2GB +/- ... esse "lite" é pq são retirados justo os pkg de idioma e dai vc precisa baixar o pkg PT-BR e instalar a parte. Eu particularmente não vejo vantagem alguma em por o sistema em portugues, pois 99% do que se tem sobre o assunto esta em ingles e assim vc acaba acostumando com o sistema em ingles e depois que acostumado nao quer mais trocar.

Link to comment
Share on other sites

OK vou fazer por esse metodo mesmo entao

estou baixando os 2

iAtkos v7

iDeneb

vou testar os 2 no VMware ver qual deles se da melhor com meu pc e depois atualizar para o snow

mas tenho uma duvida a respeito de dual boot

ele tem que instalar augum programa pra isso ou eu posso instalar primeiro o win depois mac e depois um linux Ubuntu !!!

o mac vai funcionar na boa ?

Link to comment
Share on other sites

bom foi o que pensei mas me falaro que nao da certo kk pq o mac nao rodava com outros s.o um amigo meu falow isso dai eu falei pra ele instalar o ubuntu no depois do mac ele diss nao dava que ja tinha tentado sei la acho ke ele nao sabia do ke tava falando acho meio improvavel de nao dar certo + vlw pessoal pela atençao depois volto pra postar como foi + ja agradeço desde ja

 

ahh.. o Forum ta com augum problema ? estou postando + nao to vendo nada que escrevi

Link to comment
Share on other sites

desculpa postar aqui minha duvida mas ela é meio que parecida com a do nosso colega em relacao a qual versao instalar...

 

tenho um netbook com processador atom, vi alguns noticias de que nao é possivel instalar o snow leopard nele pois foi removido o suporte a esse processador .... mas as noticias que li sao meio "velhas"

 

a minha duvida é : com esse processador posso instalar o snow leopard ou tem de ser a versao leopard mesmo ?

 

pesquisei aqui no forum e nao achei nada sobre isso, se algum puder me dar uma dica eu agradeço

Link to comment
Share on other sites

Já existe kernel modificada para rodar o Snow Leopard em CPU Atom

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=197020

 

Porém, se você está iniciando no Mac, sugiro que comece pelo Leopard, já que a instalação do Snow Leopard pode ser bem mais complicada para quem não tem experiência. Depois de estar ambientado você pode instalar o SL usando o Leopard, que é mais fácil.

Link to comment
Share on other sites

queria criar um topico para a instalacao do meu netbook mas infelizmente ainda nao posso pois sou novato...

 

quando puder vou criar o topico e colocar todas as informações do meu hardware e pedir uma dicas aos mais experientes sobre quais distros do leopard serao indicadas a minha configuracao

 

mas valeu por responder, pensei que meu atom nao era compativel...

Link to comment
Share on other sites

que tela e essa ? isso e antes de instalar ? para escolher os dispositivos ?

tem que escolher ai ou tem como escolher em outro lugar ? se eu escolher e nao for compativel ? da pra trocar ?

mesmo que o meu nao esteja ai eu tenho que escolher e depois troca ou pode so esperar pra instalar depois ?

Link to comment
Share on other sites

É a tela onde você personaliza a instalação. A maioria dos drivers podem ser instalados depois, com o sistema rodando (áudio, vídeo, rede, etc.), mas alguns você deve selecionar antes da instalação. O driver de "chipset", por exemplo, se não for corretamente selecionado pode fazer com que o sistema não inicie, o boot pode ser interrompido com a mensagem "still waiting for root device".

Link to comment
Share on other sites

Comprei um netbook da Philco, modelo PHN10103 com a seguinte configuracao :

 

Processador : Intel – Atom N270 1,60GHz, 512Kb Cache L2

Memória : DDR2 2GB 667Mhz

Disco Rígido : 250GB SATA

Chipset: Intel 945GSE + ICH7-M + Intel GMA950

Video : Intel 82945GME

Audio : Realtek ALC662

Lan : Realtek RTL8102E

Wireless : Atheros AR5007EG

Webcam : Integrada (nao sei o modelo ainda)

Leitor de Cartao : Integrado (nao sei o modelo ainda)

 

Basicamente foi isso que eu consegui ver...

 

Sera que o Leopard roda nessa configuração ?

 

Qual seria a distro mais indicada no meu caso ?

 

Obrigado

Link to comment
Share on other sites

Sera que o Leopard roda nessa configuração ?

 

Qual seria a distro mais indicada no meu caso ?

Para ter certeza só tentando, mas pelos componentes parece bem compatível, a única coisa que pode dar mais trabalho é a rede sem fio, mas li que alguns fizeram funcionar usando o kismac.

 

Qualquer distro recente com suporte a netbook deve funcionar.

Link to comment
Share on other sites

E tb não adianta marcar mais de um que vai dar conflito. Precisa marcar a opção certa, pois que modifica e coloca as opções na Customize não pode prever todos os tipos de configurações e como estamos fazendo uma install em um hardware que não tem uma "homologação" o sistema não pode detectar os hardwares igual faz no windows. É importante passar todos os itens da Customize e ler as observações de cada item e tentar conhecer sobre esse item pra saber o que ele faz em relação ao hardware pois alguns itens quando marcados vc precisa ficar atento a observação que fala que não deve marcar tal item que vai dar conflito.

Link to comment
Share on other sites

Tenho a mesma dúvida em relação aos netbooks da Philco.

 

Possuo um PHN 10107 e, ao que parece, avaliando pelas configurações, rodaria tranquilo mas as versões que testei costumam trancar antes de chegar na interface gráfica da instalação, mostrando por último o modelo do Netbook.

 

Se alguém souber alguma versão compatível, por favor dê um grito aí! (Aguardo notícias sobre essa versão do iDeneb, Ku{censored}o).

 

Abraço e obrigado de antemão ao pessoal bacana sempre dando a força aí =)

 

Lii

Link to comment
Share on other sites

Consegui as configurações de hardware certinhas. O modelo, como citei, é o Philco PHN 10107, com os componentes:

 

CPU: Intel® Atom CPU N270 @ 1.60GHz

Motherboard: Philco S‚rie PHN10050 ( Pegatron Corp.)

Chipset: Intel 945GSE+ICH7-M

Video: Intel 945GSE+ICH7-M / Intel® GMA950

Wireless: Realtek RTL8187SE

Ethernet: Realtek RTL8102E/RTL8103E Family

Touchpad: ALPS Pointing-device

Audio: Realtek High Definition Audio

Webcam: USB 2.0 1.3 UVC WebCam

RAM: 2GB DDR2, 667MHz

HDD: SAMSUNG HM251JI SATA 250GB

IDE Controller: Intel® 82801GBM/GHM (ICH7-M Family) Serial ATA Storage Controller - 27C4

 

Ocorre que, ao tentar dar boot pelo pendrive (criado desde um MacBook com a iso de uma distro iDeneb e uma iAtkos), ele começa a carregar o kernel e logo aparece "S,rie PHN10050" e ali fica travado...

 

Alguém sabe o que pode ser? Alguma distro recomendável para instalação? O Hardware é compatível?

 

Agradeço desde já ao pessoal do Insanely Mac pela ajuda =)

Link to comment
Share on other sites

Ocorre que, ao tentar dar boot pelo pendrive (criado desde um MacBook com a iso de uma distro iDeneb e uma iAtkos), ele começa a carregar o kernel e logo aparece "S,rie PHN10050" e ali fica travado...

Você instalou o Chameleon para o pendrive após restaurar a iso?

 

Alguma distro recomendável para instalação? O Hardware é compatível?

A última distro que usei foi a iPC 10.5.6, mas pelo que li a iATKOS e a iDeneb mais recentes estão boas. O hardware é compatível, sim.

Link to comment
Share on other sites

Você instalou o Chameleon para o pendrive após restaurar a iso?

 

Mmm, na época usei um aplicativo que fornecia boot da instalação para o Dell Mini 9...

 

Devo encontrar no fórum dicas para a instalação deste Chameleon, correto? Vou dar uma procurada (claro que links com tutos completos são bem vindos também :D).

 

A última distro que usei foi a iPC 10.5.6, mas pelo que li a iATKOS e a iDeneb mais recentes estão boas. O hardware é compatível, sim.

 

Já ouvi falar da iPC, o problema é que não encontrei via MU ainda hahaha. Agradeço a ajuda, vamos ver se consigo aqui.

 

Abração e obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Devo encontrar no fórum dicas para a instalação deste Chameleon, correto? Vou dar uma procurada (claro que links com tutos completos são bem vindos também :D).

O passo 3 desse tópico explica como instalar o Chameleon manualmente

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=208078

 

Você também pode usar esse instalador

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=184766

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...