Jump to content
1 post in this topic

Recommended Posts

Depois de longo tempo do meu primeiro post (Leopard minha saga...), estou de volta com um passo a passo que me possibilitou rodar o Leopard 10.5.7 no meu hacintosh.

Pra iniciar no primeiro post eu tinha uma rede wireless intel (original do modelo) que não tinha driver, então resolvi trocar a placa e consegui uma Atheros 242x a/b/g que foi reconhecida pelo leopard sem problemas. Na época usava uma imagem de instalação que substitui pelo iDeneb 1.3 (10.5.5).

Este passo a passo foi bem demorado de elaborar, pois tentei várias opções, várias distribuições sem sucesso, perdi a conta de quantas vezes formatei o note.

Fiz o teste no meu equipamento somente. Os procedimentos acredito que funcionem em outros modelos com as devidas alterações.

Testei a instalação direta do iDeneb 1.4 (10.5.6) porém a Broadcom não funcionou de jeito nenhum, tentei a instalação do iDeneb 1.3 e atualizei usando os kits de atualização 10.5.6 e 10.5.7 disponibilizados pelo time do iDeneb, mas sem sucesso com a Broadcom. O resto funcionou normalmente.

Então vamos ao passo a passo que utilizei.

Importante!! Estes procedimentos são somente para quem utiliza kernel vanila.

Instalação iDeneb 1.3

---------------------

Instalei o iDeneb 1.3 (10.5.5), nas opções selecionei somente o PowerManager, os pacotes de linguagem e o AppleAzalia. Não utilizei o driver broadcom que vem no DVD.

Após a instalação e configuração sem problemas, todo hardware detectado, execeto o microfone interno, AirPort funcionando normalmente, etc.

Instalação Broadcom

--------------------

Fiz a conexão com a internet e baixei o OSx86Tools e executei o aplicativo. Fiz então a instalação do AppleBCM440XEthernet.kext (anexo no post). Depois de reinciar, a rede Broadcom foi localizada e funcionou normalmente.

Preparação para atualizar para o 10.5.6

--------------------------------------

Baixei os seguintes aplicativos:

DSDT Patcher. versão 1.0.1e.

Universal OSxInstaller.

10.5.6 Update.

IntelCPUPMDisabler.kext

Descompactar o DSDT Patcher e o Universal Installer. Eu usei a pasta Downloads como padrão.

Entrar na pasta do DSDT Patcher e clicar no DSDT Patcher para executar o script. (Sei que existe a ferramente GUI mas preferi usar a versão para console mesmo.)

Depois de iniciar a execução surge um menu com a pergunta Witch OS to emulate? selecione 0 (Darwin) e tecle enter.

Ao finalizar o script fechando o console poderemos ver o arquivo dsdt.aml que foi gerado pelo programa.

Descompacte e execute o Universal OSx86 Installer. Na tela inicial do programa selecione o HD onde será instalado (Chose Hard Disk to apply to:) e marque a opção Install PC-EFI v9 Chameleon Edition 1.0.12, e por fim clique no botão Install.

Reinicie após esse procedimento.

Após o Boot execute novamente o Universal OSx86 Installer e clique no menu do programa (próximo a maça) e escolha a opção Create your own UOI plugin..., na tela digite o modelo (Acer_5630-6288, no meu caso) em Plugin (Motherboard) Name:, deixe salvar o arquivo no Desktop.

Marque o Add Custon Kext Package e selecione o AppleBCM440XEthernet.kext, marque o Add DSDT Dump (dsdt.aml):, clique em browse e selecione o arquivo dsdt.aml que foi criado pelo DSDT Patcher anteriormente. Finalmente clique em Create Plugin. Aguarde e você verá aparecer no desktop o arquivo do plugin (Acer_5630-6288.plugin, no meu caso).

Feche o Universal OSx86 Installer e depois copie o arquivo do plugin que foi gerado para a pasta motherboard dentro da pasta do programa Universal OSx86 Installer e execute-o novamente.

Selecione o Hard Disk onde irá instalar, em Select motherboard package to isntall, selecione o arquivo plugin que foi criado, marque a opção Apply DSDT patch e clique em Install.

Ao finalizar o processo feche o programa e descompacte o IntelCPUPMDisabler.kext, abra o terminal e digite:

$ sudo -s (digite a senha)

# cp -R IntelCPUPMDisabler.kext /System/Library/Extensions

# chmod -R 755 /System/Library/Extensions/IntelCPUPMDisabler.kext

# chwon -R root:wheel /System/Library/Extensions/IntelCPUPMDisabler.kext

# rm -rf /System/Library/Extensions.m*

# kextcache -k /System/Library/Extensions/

Instalada a extensão vamos garantir que o AppleIntelCPUPowerManagement.kext não seja instalado usando o comando abaixo:

# while sleep 1 ; do rm –rf /System/Library/Extensions/AppleIntelCPUPowerManagement.kext ; done

Deixe o terminal aberto e execute a instalação do 10.5.6 Update, mas não reincie após o termino.

Finalizada a instalação do Update (10.5.6) tecle CTRL+C, que vai parar o script e digite:

# nano /System/InstallAtStartup/scripts/1

Tecle CTRL+W e digite Dont Steal Mac OS X.kext e tecle enter. Se for encontrada substitua o Dont Steal Mac OS X.kext por dsmos.kext.

Ao terminar tecle CTRL+X e salve o arquivo.

Detalhe!!! Na inicialização o trackpad e o teclado não funcionaram e tive que utilizar um teclado e mouse usb para instalar o fix que vem o update 10.5.6 disponibilizado pelo time do iDeneb. Como não consegui contato com o pessoal para disponibilizar somente esse path então vc precisará baixar o kit do iDeneb. Uma possível solução, mas não tive como testar, é criar uma pasta Extensions dentro da pasta /Extra e copiar o arquivo ApplePS2Controller.kext.

Feche o terminal e reinicie o equipamento.

Use a opção -v no boot para verificar qualquer erro. Após um tempo há um reinício para o boot final, então use a opção -v nas duas ocasiões.

No meu caso, como informei antes, tiver que fazer o fix do teclado, mas após isso tudo ficou funcionando normalmente.

Preparação para atualizar para o 10.5.7

--------------------------------------

Baixar os seguintes arquivos:

dsmos.kext

10.5.7 Update

Descompacte o arquivo dsmos.kext.zip

Abra o terminal e digite:

$ sudo -s (digite a senha)

Se ainda não criou a pasta Extensions dentro de /Extra vamos fazer isso agora.

# mkdir /Extra/Extensions

Vamos copiar agora algumas extensões necessárias ao funcionamento do sistema.

# cp -R dsmos.kext /Extra/Extensions

# cp -R /System/Library/Extensions/IntelCPUPMDisabler.kext /Extra/Extensions

# cp -R /System/Library/Extensions/AppleBCM440XEthernet.kext /Extra/Extensions

# cp -R /System/Library/Extensions/IONetworkingFamily.kext /Extra/Extensions

# cp -R /System/Library/Extensions/ApplePS2Controller.kext /Extra/Extensions

# chmod -R 755 /Extra/Extensions/*

# chown -R root:wheel /Extra/Extensions/*

Novamente vamos garantir que o AppleIntelCPUPowerManagement.kext não seja instalado usando o comando abaixo:

# while sleep 1 ; do rm –rf /System/Library/Extensions/AppleIntelCPUPowerManagement.kext ; done

Deixe o terminal aberto e execute a instalação do 10.5.7 Update, mas não reincie após o termino.

Finalizada a instalação do Update (10.5.7) tecle CTRL+C, que vai parar o script.

# nano /System/InstallAtStartup/scripts/1

Tecle CTRL+W e digite Dont Steal Mac OS X.kext e tecle enter. Se for encontrada substitua o Dont... por dsmos.kext

Ao terminar tecle CTRL+X e salve o arquivo.

Feche o terminal e reinicie o equipamento.

Use a opção -v no boot para verificar qualquer erro. Após um tempo há um reinicio para o boot final, então novamente use a opção -v.

Depois de reinciar tudo funcinou normalmente e fiz as atualizações restantes pelo Software Update.

Acredito que em outros modelos de equipamento, as extensões (como a da Broadcom) devam ser colocadas na pasta Extensios no /Extra, para serem carregadas antes e não ocasionar nenhum problema. Vejam que no meu caso tive que copiar além da extensão da Broadcom a extensão IONetworkingFamily, pois a broadcom depende dela para funcionar, e isso inicialmente me causou problemas.

Espero ter ajudado quem, como eu, precisava rodar as atulizações e ter todo o hardware funcionando.

Use as informações postadas aqui por sua conta e risco, não me responsabilizo.

Até a próxima!!!

AppleBCM440XEthernet.kext.zip

https://www.insanelymac.com/forum/topic/170373-acer-5630-6288-rodando-1057-ok/

• Create New...