Jump to content

Aprendendo a fazer RAID-0 e usar o Leopard RETAIL!


tj_jackson
 Share

2 posts in this topic

Recommended Posts

o próprio título diz:

Aprendendo a fazer (RAID-0 e LEOPARD RETAIL) original

Não consegui os dois, mais o retail tá instalado:

 

Avisos: para instalar e configurar o retail precisar ter 2 partiçõe sou 2 HD para raid-0, no caso fica instalado 2 MACOS (um sendo o kalyway, iatkos, Jas, etc.. e o outro o RETAIL (Original), apanhava nisso, pois instalava por cima do outro, ou não entendia que precisava ter 2 mac no mesmo micro instalado.

 

Ontem consegui instalar o Macos RETAIL, muito mais rápido e estável que estes modificados, deu para perceber isso.

 

Minha próxima meta é fazer raid-0 por chamaleon ou EFI v8, alguém manja?

 

fiz estes passos: (tenho 2 hds de 500gb para o mac controladas pela Jmicro em AHCI na bios)

 

HD 1: 500gb 2 partições

1 - de 1gb (formatei como GUID, Extended Journaled) Nome de: Boot (este é para instalar arquivos do EFI v8 ou chamaleon se não me engano, nem cheguei a usar essa partição ainda)

2 - 499GB que sobrou (formatei como GUID, Extended Journaled) Nome de: Macintoch (instalarei o RETAIL aqui)

 

HD 2: 500gb 1 partição

1 - de 500gb (fotmatei como GUID, Extended Journaled) Nome de: MACOS (instalei o Kalyway 10.5.2 aqui)

 

1º Instalei no MACOS o Kalyway 10.5.2 no HD 1 (MACOS) para que a partir dele configure tudo para instalação do MAC OS X Retail (achei um RETAIL que é 10.5.4 original)

após instalar o kalyway, instalei o driver de som, rede e vídeo, só para tornar funcional, e bom para mexer no kalyway, não instalei nenhum programa, pois ele será usado apenas para configurar e ser um "backup" para arrumar problemas que poderam surgir futuramente no LEOPARD RETAIL (ORIGINAL).

 

2º Copiei o .DMG do RETAIL LEOPARD no desktop, e gerei a imagem dando dois cliques em cima, com isso ele cria uma unidade virtual e fica direto.

 

3º Abaixei aquele DVD BOOT 132 que permite fazer troca de disco para o original, Configurei na bios o boot pelo cdrom e coloquei esse BOOT 132, depois que ele roda lá e enche a tela de ponto final. rsss ele pede para colocar o LEOPARD ORIGINAL (RETAIL), Nem precisei colocar o DVD ou gravar ele, pois no passo anterior eu criei uma unidade virtual dele, que aqui neste passo ele detecta automaticamente e instala tudo de boa, no caso instalei o Retail no HD 1 (macintosh), ai ficou 1 mac em cada HD!

 

4º Após entrar instalei os drivers é foi de boa, o legal que no meu micro o vanilla 9.4 foi de normal, vanilla = kernel original do mac natívo, nem precisou de um kernel modificado, só deu um problema no restart dele que fica tela preta, mais ví uma solução para isso com um arquivinho que fizeram.

 

Bem até ai tudo normal.

 

Agora que é a dúvida para instalar e fazer o Bendito RAID-0, muitos escolhem o chamaleon por ele fazer via SOFWARE (acho que é isso que intendi) se não fosse por software, teria que configurar o raid antes de instalar o mac, que nem ocorre no windows o EFI V8 parece ser sofware mais com vários scripts para mudar.

 

Empaquei neste ponto, como eu seguiria daqui para completar essa configuração?

 

Obs.: Tudo foi formatado em GUID (para MAC) e não MBR (que é compatível com DOS, WINDOWS) tá certo ou errado?

- o Micro meu tem 8 satas controladas (6 por intel ICH9 e 2 por Jmicron), as ICH9 estão setadas como RAID na bios, pois nelas estão 3 HDS em raid-0 para o windows XP!, os dois HDs para mac estão ligados nas satas controladas pela Jmicron que estão setadas como AHCI na bios, ai pretendia fazer raid-0 para windows que já tá tudo OK e agora Raid-0 para o MAC sem nenhum mexer com o outro. seria um esquema muito bom aqui :yes:

 

O leopard retail instalou normal, o problema tá no raid-0 que não to conseguindo fazer, precisava de uma luz/caminho para concluir a instalação.

 

Por favor alguém pode me ajudar? pode ser por MSN, aqui, MP, etc..

 

Alguém aqui tá usando e já fez isso?

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Kara eu tentei diversos jeitos pra fazer o raid0 aqui, e só consegui fazer raid0 com 3 hds

Aqui eu tenho um hd ide de 60gb e 2 satas de 160gb eu tenho a GA P35c ds3r e fiz da seguinte maneira:

Instalei o ideneb 10.5.5 no hd ide de 60gb e deixei os 2 de 160gb sem mexer depois do ideneb instalado e dentro do osx mesmo criei o raid0 via diskutility e clonei o HD de 60gb pelo carbon copy e ta blz. O grande problema do raid0 eh q ele nao dexa instalar o boot efi na mini partiçao (pelo menos nao consegui) ai dexo o boot pelo hd de 60 com o apple.boot.plist com endereço do disco raid no meu caso rd=disk3 e fiko show

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...