ultramagus Posted August 23, 2008 Share Posted August 23, 2008 Semi-leigo porque trabalho com informática a um bom tempo, porém de OSX não entendo nada. Resolvi instalar o OSX como único sistema em meu computador após ler algumas matérias entusiasmantes, formatei minha primeira partição e instalei ele como segue abaixo, descrevi os passos para talvez ajudar alguém que tenha uma configuração similar à minha. Instalei o Kalyway 10.5.2 , baixado de algum site de torrents como o mininova... Configuração Origianal: Intel Core 2 Quad Q6600 2.40GHZ Placa Mãe Asus P5k-Premium Black Pearl 2 Radeon Hd 4850 512 Mb ligadas em Crossfire 4 Pentes Kingston DDR2 800 Mhz de 2gb HD Seagate 1000GB 32MB SATA II Gravador de DVD (IDE) Teclado e Mouse Microsoft Desktop 5000 Wireless Laser Não foi possível instalar o OSX com esta configuração, ao iniciar a instalação retornava o erro: system config file '/com.apple.Boot.plist' not found Solução: - Comprei um gravador de DVD SATA - Retirei o drive de disquete - Desabilitei no Setup os itens Diskete A (ou algo semelhante), J-Micron eSata/PATA Controller, Serial Port - Não estou usando NOS nem qualquer outro método de Overclock Após estas pequenas modificações a instalação iniciou sem erros. Ou seja, o que estava atrapalhando a instalação era o hardware referente ao IDE e a porta Serial... Obs: algumas vezes o verbose no inicio da instalação parava de subir por um tempinho considerável, cheguei a pensar que havia travado, mas não... basta esperar que a instalação continua normalmente. Ao aparecer a primeira tela gráfica escolhi "Usar português do Brasil..." Utilizei o "Utilitário de Disco" para formatar a primeira partição em MAC OS Extended (REG. CRONOLÓGICO)... Prossegui com a instalação e reiniciei o computador. O sistema já iniciou tocando uma música, o que indica que a placa de som já está funcionando - Na tela para configurar o teclado escolhi ANSI United States and Others pois não tinha ABNT2. - Selecionar país ou região > Show all > Brasil - Keyboard Layout > Brazilian - Do not transfer... - Preencher formulários - Create your acount .. criar login e senha - I don't want to try... E finalmente OSX FUNCIONANDO Internet funcionando perfeitamente, cabo de rede conectado à placa Marvell Yukon, funcionando a principio com o DHCP, mas mudei para fixo sem problemas, apenas seguindo a lógica de meu router onde abri algumas portas para um IP especifico. Notei que já vem instalados o Java, um leitor de PDF e o Flash Player 9. Arrumei o layout do teclado segundo os passos deste site: http://acacioas.digi.com.br/2007/01/05/lay...-para-mac-os-x/ Problemas no teclado: - Teclas End e Home não funcionam como no Windows (não é bem um problema, talvez apenas falta de prática) - Aspas Duplas e Simples trocaram de lugar com a Barra invertida e o Pipe - A tecla DEL só apaga textos, não conheço a tecla ou um conjunto de teclas que apaguem arquivos, uso a opção "move to trash" no menu contexto . Instalei o pacote de tradução para Português Brasil segundo as recomendações deste tópico: http://forum.insanelymac.com/index.php?sho...p;hl=brasileiro Utilizei o OSX por um tempo e em uma das vezes que reiniciei apareceu o erro: HFS+ Partition Error, li que era um problema relacionado a ativação da partição... Resolvi reiniciando o PC com o DVD do OSX no drive, apertando a tecla F8 entrei com os comandos: fdisk -e /dev/rdisk0 flag 1 update write quit reboot Obs: não lembro de qual site tirei estes comandos. Instalei os seguintes programas: - MSN da Microsoft: gostei, apesar de não possuir todos os recursos da versão Windows para mim é o suficiente. - Vuze (Azuerus): programa de torrents excelente, o primeiro que eu vi com sistema de buscas, interface gráfica muito bonita, apenas senti falta de uma opção que costumo usar o Utorrent quando baixo apenas 1 arquivo, a possibilidade de controlar o número de conexões por arquivo, costumo colocar um valor alto (800 conexões) assim geralmente baixo a mais de 600kb/s um único arquivo, fora isso o programa é perfeito. - Office 2008 - excelente, não preciso nem comentar - Programas Adobe: igualmente não preciso nem comentar.... Problemas que não consegui contornar: - Possuo muitos arquivos de vídeo, nos mais variados formatos possíveis, não consegui fazer com que todos funcionassem mesmo instalando alguns pacotes de codecs que encontrei pela internet como o Perian. - O meu som onboard funciona apenas estério e eu possuo um Home 5.1, na realidade nem sei como estava funcionando pois aparecem apenas as entradas de som usb da minha placa de tv (que não tem nada a ver) nas configurações de som. - Possuo duas Radeon 4850, mas não consegui configurá-las, o vídeo estava funcionando a 1204x768, provavelmente por isto os vídeos que tento assistir sofrem delays e travadas. Triste final: Adorei o OSX, fiquei impressionado com o sistema, mas infelizmente mesmo assim voltei para o Vista devido a incompatibilidade com grande parte de meus arquivos de vídeo e com o fato de eu não conseguir configurar corretamente o hardware. Talvez com um pouco mais de pesquisa eu conseguisse sanar estes problemas, embora eu ache isto pouco provável. É uma pena que a Apple não venda o OSX para PCs, se ela vendesse e desse um bom suporte ao hardware eu o compraria com certeza. Em todo o caso, continuarei pesquisando e caso acredite ser possível utilizar melhor meu hardware e ver meus vídeos volto a instalar o OSX. Link to comment https://www.insanelymac.com/forum/topic/122379-osx-funcionando-as-impress%C3%B5es-de-um-semi-leigo/ Share on other sites More sharing options...
Edson Junior Posted September 9, 2008 Share Posted September 9, 2008 Parabens pela experiência aconselho você usar em dual-boot para não perde com seus videos Link to comment https://www.insanelymac.com/forum/topic/122379-osx-funcionando-as-impress%C3%B5es-de-um-semi-leigo/#findComment-884614 Share on other sites More sharing options...
Haziz Posted September 9, 2008 Share Posted September 9, 2008 ótimo tópico e gostei da sinceridade, particularmente. Link to comment https://www.insanelymac.com/forum/topic/122379-osx-funcionando-as-impress%C3%B5es-de-um-semi-leigo/#findComment-884632 Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts