Jump to content

Boot do Snow Leopard pelo GRUB2


oldnapalm
 Share

37 posts in this topic

Recommended Posts

O GRUB2 ainda não faz boot do Snow Leopard diretamente, apenas do Leopard, então se você usa o Linux e quer usar o GRUB2 para gerenciar o boot, instale o arquivo boot do Chameleon na raiz da partição do Mac OS e adicione uma chamada para ele na configuração do GRUB2.

 

Edite o arquivo 40_custom

sudo gedit /etc/grub.d/40_custom

 

Adicione uma entrada para o Chameleon

menuentry "Mac OS X Chameleon" {
	 insmod hfsplus
	 search --file --set=root /boot
	 multiboot /boot
}

ou

menuentry "Mac OS X Chameleon" {
	 insmod hfsplus
	 set root=(hd0,X)
	 multiboot /boot
}

onde o X em (hd0,X) é o número da partição do Mac OS.

 

Após salvar e fechar o arquivo, rode o comando

sudo update-grub

ele vai atualizar o arquivo grub.cfg.

 

Você pode usar essas configurações no arquivo com.apple.Boot.plist para que o Chameleon faça boot do Snow Leopard direto, sem parar no menu

	<key>Quiet Boot</key>
<string>Yes</string>
<key>Default Partition</key>
<string>hd(0,X)</string>

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Olá oldnapalm, poderia me dar as instruções básicas para eu poder ter um triboot no meu note, preciso ter nele SL, Win 7 e BT4(Linux). Estou meio perdido no fórum, poderia me dizer do ínicio o que fazer. Ja fiz cópia da minha instalação 7 e gostaria de usá-la nesta configuração triboot. Gostaria de iniciar tudo de novo e formatar, lembrando claro que possuo a instalação 7 pronta, seria somente preciso realocá-la do drive externo para a HD do note. Obrigado pela atenção.

Link to comment
Share on other sites

Recomendo que faça como mostrado neste tópico, usando o GRUB para gerenciar o boot.

 

Particione o HD em MBR com 4 partições (Mac, Windows, Linux, Linux swap).

 

Para instalar o Mac OS em MBR você precisa modificar o instalador, não pode ser via CD de boot, então recomendo que deixe uma instalação funcionando num HD externo USB. Depois de instalar o Linux e o Windows você instala o Mac pelo DMG

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=215559

ou via USB

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=214301

ou ainda restaurando do HD externo para o interno pelo utilitário de disco.

Link to comment
Share on other sites

Olá, não tenho nenhuma instalação de Mac funcionando ou a meu alcance, gravei um cd de boot (Nawcon) e transferi a instalação do Snow Retail para um drive externo pelo TransMac.

Fiz o boot pelo Cd normalmente, porem no notebook não aparece o ícone para a instalação do Snow, aparecem somente um icone do próprio cd de boot um da partição reservada do 7 e mais um da partição de dados do 7.

 

Curioso é que testei esta mesma configuração num desktop e a opção de instalação apareceu.

O que pode estar acontecendo, obrigado pela ajuda.

Link to comment
Share on other sites

Se você tem 2 HDs e um deles pretende "zerar" para instalar os 3 sistemas, antes de começar, particione este HD como GUID e instale o Mac OS nele. Então prepare um instalador ou uma instalação no outro HD (externo) para depois particionar o interno em MBR e prosseguir com as instalações.

Link to comment
Share on other sites

Aí está o X da questão, para mim particioná-lo em GUID e preparar esta instalação eu precisaria ter acesso a um Mac certo?

 

Se sim, aí está o meu problema.

 

Pois a opção para instalar o Sl não aparece no menu do hackboot, lembrando que o dvd retail foi tranferido para o drive externo pelo Transmac.

 

E não tenho 2 Hds não, só tenho um de 500 no note, possuo drives externos.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Olá instalei o Win7, SL e Linux (nesta ordem), ainda não instalei o gerenciador de boot no HD para não fazer besteira(estou acessando os sistemas por boot do CD do Hazard), este mesmo não reconhece o Linux no boot por isso não o estou usando, porem o D.U. no SL mostra todas as partições com seus sistemas instalados. Poderia me ajudar a partir daki?

 

Existe a possibilidade de criar um menu de boot com as 3 opções de sistema?

 

Thanks!

Link to comment
Share on other sites

Essas são as minhas partições reconhecidas no Chameleon -->post-774031-1304299467_thumb.jpg

 

Como posso proceder segundo o ínicio do tópico e editar o grub se não consigo iniciar o linux, eis minha tela de boot apresentado pelo cd de boot do Hazard -->post-774031-1304299570_thumb.jpg

 

 

 

Estou um pouco perdido, please help me...

Link to comment
Share on other sites

Bom consegui consertar o boot e pelo Linux aconteceu o seguinte:

 

Nao encontrei 40_custom no diretorio etc/grub, encontrei um arquivo 20_memtest86+, fui para /boot/grub e abri o menu.lst e adicionei ao final as linhas:

 

title Mac OS X Snow Leopard

 

root (sda0,3)

 

makeactive

 

chainloader +1

 

o erro ao acessar a chamada pelo menu de boot retornado foi o seguinte "Error 23: Error while parsing number". Press any key to continue...

 

Esse é o meu menu de boot atual-->post-774031-1304347430_thumb.jpg

 

Pode me ajudar a consertar isso? Obrigado...

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...