Jump to content
5 posts in this topic

Recommended Posts

Olá gente,

Eu vou mostrar como instalar facilmente o Snow na placa mãe Asus P5Q3, apesar de parecer simples não foi nada fácil encontrar a solução, tive que batalhar pra caramba! ufa ;)

Vamos lá:

Versão do sistema:

Snow Leopard 10a432 [10.6.0]

Configurações do computador:

Motherboad: Asus P5Q3/IntelP 45/ICH10R

Processador: Core 2 Quad Q9400/2.66 GHz

Memoria RAM: Corsair/DDRIII/3x2GB=6GB/1600Mhz

Hard Disk: SATA II/250GB

Drive DVD: LG/SATA

Video: Nvidia/GF9500GT/Offboard/512MB</SPAN>

Lan: Realtek® 8111C/ONBOARD

Audio: ALC1200

IEEE 1394: VIA6308

Keyboard: Apple aluminium/USB

Mouse: Logitech/USB

----------------------------------------------------------------------------------------

Configurando BIOS:

Dentro de Main: "Configure SATA as [AHCI]"

post-308614-1271468700_thumb.jpg

Dentro de Advanced: "JMicron eSATA/PATA Controller [Enabled ] -> Controller Mode [AHCI]"

post-308614-1271469040_thumb.jpg

Dentro de Power: Suspend Mode [Auto] -> ACPI 2.0 Support [Enabled] -> ACPI APIC support [Enabled]

post-308614-1271469272_thumb.jpg

Durante a instalação, em utilitários de Disco, você deve formatar em GUID, veja imagem de exemplo abaixo:

post-308614-1271469215_thumb.jpg

Iniciando DVD de instalação:

- Download BootCD.iso.zip

Para usuários com chipsets 945 ou anteriores (chipset de AMD, VIA, nForce) testem esse CDBoot aqui:

- Download LegacyBootCD.iso.zip

Imprescindível o uso de teclado e mouse USB

Descompacte o arquivo BootCD.iso.zip, ficará como BootCD.iso, grave-o usando o Disk Utility.app.

Dê boot com esse CDBoot, quando estiver na tela onde aparecerão os HDs/DVDs, ejete o CDBoot e insira o DVD do Mac OS X Snow Leopard, aguarde alguns segundos e aperte F5 para atualizar a lista de drives. Você verá o DVD de install nessa tela, recomendo que digite -v (para seguir os passos de boot) e aperte Enter.

Após a instalação, use o CDBoot para bootar o HD do Snow.

Os procedimentos aplicados no tutorial acima de pós-instalação são 100% compatíveis e garantidos quando se usa o CDBoot.

Vou fazer um resumo aqui do que deve-se fazer após a instalação via CDBoot:

Com o Snow Leopard instalado via CDBoot, o sistema estará operativo, agora temos que ajeitar o sistema antes de fazer qualquer boot.

Vá em Aplicativos -> Utilitários -> Terminal

Digite:

cd ~/Downloads/Chameleon-2.0*/i386/
diskutil list

veja o IDENTIFIER da partição do Leopard (diskDsP)

nos próximos comandos substitua D pelo número do disco e P pelo número da partição

Digite:

sudo -s
./fdisk -f boot0 -u -y /dev/rdiskD
dd if=boot1h of=/dev/rdiskDsP
cp boot /
fdisk -e /dev/diskD
f P
write
y
exit
mkdir /Extra
mkdir /Extra/Extensions
cp /Library/Preferences/SystemConfiguration/com.apple.Boot.plist /Extra
cp -R ../Optional\ Extras/Themes /Extra

Baixe o EFI desta placa nas configurações descritas no início do tutorial:

- EFI [Download]

Monte a EFI:

No terminal Digite:

sudo -s
sua senha
diskutil list
mkdir /Volumes/EFI
mount_hfs /dev/diskXs1 /Volumes/EFI

Copie todo o conteúdo da pasta "EFI SNOW LEOPARD - P5Q3" e cole dentro da sua EFI, pedirá sua senha, caso peça pra substituir, aceite e dê um OK para todos.

ATENÇÃO: Não copie a pasta "EFI SNOW LEOPARD - P5Q3" e sim o conteúdo dela [ Extra,boot e mach_kernel ].

Feche o EFI montado:

Digite:

umount -f /Volumes/EFI
rm -rf /Volumes/EFI

10° Pronto, seu sistema está totalmente operativo, não se esqueça de atualizar para a última versão, eu atualizei a minha até a versão 10.6.3.

Detalhe importante, depois que você fizer a atualização o seu driver de áudio não funcionará mais, não se preoculpe, basta você copiar os kexts "AppleHDA.kext e HDAEnabler.kext" da pasta "Extra -> Extensions" da EFI que anexei neste tutorial e substituí-los novamente no "EFI -> Extras -> Extensions" do seu sistema. Lembre-se de retirar o BootCD do seu driver para não iniciá-lo automáticamente, ou entre na sua bios e mude o Boot Primário.

RESULTADO FINAL:

capturadetela20100419s1.th.png

Fontes:

Atualização do Chameleon para versão 2.0 - Por oldnapalm

Guia Instalação Snow Leopard - Por fake

E claro que eu também dei uma forcinha nesse tutorial. :D

Espero que ajude alguém, caso eu tenha errado alguma coisa ou esquecido de algo, me avisem por favor.

Ainda sou inexperiente. ;)

• 1 month later...
  • 11 months later...

Boas, este tutorial esta muito bom, mas não percebo bem isto:

"veja o IDENTIFIER da partição do Leopard (diskDsP)

nos próximos comandos substitua D pelo número do disco e P pelo número da partição"

como posso ver o numero da partição e do disco no mac?

Obrigado

Obrigado, mas ainda n cheguei a essa parte, faço o que está no tópico, mas quando coloco o cd boot diz disc boot ready, insiro o dvd do mac os x10.6, carrego no f5 e nao aparece nada, entretanto vou tentar fazer o boot pelo legacyboot. obrigado pela dica

ja consegui fazer os passos, mas no meio o ecrã vai abaixo, e não consigo ter imagem , enquanto que o pc e a drive vão trabalhando, e quando pressiono o botão reset, volta ao ecrã da motherboard.

obrigado

• Create New...