Jump to content

Linguagem


schifino
 Share

6 posts in this topic

Recommended Posts

Talvez eu nem esteja postando no lugar certo, se for o caso, desculpe pela pergunta. Mas alguém saberia responder, qual a linguagem dos comandos do mac osx leopard? aqueles do tipo "-r", "-s" e outros... Existe um manual ou algum site onde eu poderia baixar a listagem destes comandos? :)

Link to comment
Share on other sites

Talvez eu nem esteja postando no lugar certo, se for o caso, desculpe pela pergunta. Mas alguém saberia responder, qual a linguagem dos comandos do mac osx leopard? aqueles do tipo "-r", "-s" e outros... Existe um manual ou algum site onde eu poderia baixar a listagem destes comandos? :censored2:

 

 

Linguagem como assim?

Você quer saber os comandos do modo texto? Tipo listar diretórios, criar diretório, remover, renomear etc

 

Especifique melhor a sua pergunta. A mãe Dina não opera neste site.

Link to comment
Share on other sites

Meu caro keijjo.

 

Bem, vamos ao assunto. O que eu queria saber é sobre os comandos gerais, assim como em DOS ou Linux, tipo aqueles que se coloca antes de inicializar o sistema, ou dentro da janela do terminal. Se vc ler melhor o meu texto, vai perceber que eu exeplifiquei com dois tipos lá.

 

Não precisa ser mãe Dina, basta saber ler.

 

Se vc souber para me ajudar, eu ficarei eternamente agradecido, mas se não, vou esperar alguém que saiba e possa postar algo útil.

Link to comment
Share on other sites

Basicamente os comandos do terminal são os mesmos de qualquer sistema baseado em unix, tal como linux, freebsd, etc.

Tu pode procurar os tutoriais sobre BASH (que é o interpretador de comandos do mac os x), tu provavelmente vai achar algum tutorial mais voltado pra linux, mas os comandos são os mesmos. Na dúvida sobre um comando específico usa um "man comando" trocando o comando pelo comando que quiser as informações.

Os mais básicos são o cd pra trocar de diretorio, o cp pra copiar, o ls pra mostrar os arquivos no diretorio atual, mv pra mover, rm pra excluir, são os que me lembro agora.

Sobre os parãmetros de boot, procura no forum em inglês que deve ter algum tutorial, mas os básicos são -x pra modo de segurança, -v pra mostrar em texto o carregamento do sistema, -s pra prompt de comando apenas.

Link to comment
Share on other sites

Meu caro keijjo.

 

Bem, vamos ao assunto. O que eu queria saber é sobre os comandos gerais, assim como em DOS ou Linux, tipo aqueles que se coloca antes de inicializar o sistema, ou dentro da janela do terminal. Se vc ler melhor o meu texto, vai perceber que eu exeplifiquei com dois tipos lá.

 

Não precisa ser mãe Dina, basta saber ler.

 

Se vc souber para me ajudar, eu ficarei eternamente agradecido, mas se não, vou esperar alguém que saiba e possa postar algo útil.

Desculpe-me se vc se sentiu ofendido.

Agora vc especificou, BOOT pq -R e -S não quer dizer nada isso é complemento do "DIR" do ls , quando pedir ajuda peça direito ou pesquise e leia antes de sair berrando socorro , não seja preguiçoso.

Comandos de boot tem dentro do DVD de instalação do mac, sempre teve e até no disco de instalação do DOS tem.

 

The boot: prompt waits for you to type advanced startup options.
If you don't type anything, the computer continues starting up normally. It
uses the kernel and configuration files on the startup device, which it also
uses as the root device. Advanced startup options use the following syntax:
[device]<kernel> [arguments]
Example arguments include
device: rd=<BSD device name>	   (e.g. rd=disk0s2)
	 rd=*<IODeviceTree path>	(e.g. rd=*/PCI0@0/CHN0@0/@0:1)
kernel: kernel name				(e.g. "mach_kernel" - must be in "/" )
flags: -v (verbose)	-s (single user mode), 
	-x (safe mode)  -F (ignore boot configuration file)
"Graphics Mode"="WIDTHxHEIGHTxDEPTH" (e.g. "1024x768x32")
For VESA 3.0 graphics, you may append a refresh rate
after an "@" character (e.g. "1280x1024x32@75")
kernel flags					   (e.g. debug=0x144)
io=0xffffffff					  (defined in IOKit/IOKitDebug.h)

Example: mach_kernel rd=disk0s1 -v "Graphics Mode"="4096x4096x32@85"

If the computer won't start up properly, you may be able to start it up using
safe mode.  Type -x to start up in safe mode, which ignores all cached
driver files.

Special booter commands:
 ?memory	Displays information about the computer's memory.
 ?video	 Displays VESA video modes supported by the computer's BIOS.

Additional useful command-line options:
 config=<file>			 Use an alternate Boot.plist file.
 platform=ACPI|X86PC	   Use either ACPI or non-ACPI platform support.

Options useful in the com.apple.Boot.plist file:
 "Boot Graphics"=Yes|No	Use graphics mode or text mode when starting.
 "Quiet Boot"=Yes|No	   Use quiet boot mode (no messages or prompt).
 Timeout=8				 Number of seconds to pause at the boot: prompt.

Link to comment
Share on other sites

Caro Keijjo

 

Vejo que vc não entendeu ainda.

 

Primeiro: eu não me expliquei agora, eu o fiz no início do tópico.

 

Segundo: eu não me sentí ofendido, mesmo que suas tentativas tenham sido nesta intenção. Mesmo porque, ninguém nasceu sabendo, nem mesmo vc. E quem não sabe pergunta, afinal é pra isso que serve o forum. Todos tem dúvidas, até mesmo vc, senão não frequentaria o forum.

 

Terceiro: cada sistema operacional tem sua linguagem própria e minha intenção ao perguntar era também saber qual a do MacOSX. E que existe um help no sistema, a maioria sabe, eu trabalho com "DOS" desde o tempo que vc andava de fraldas e o windows não passava de um "PCTools da vida" ou mesmo comparado a um "XTree", programas que vc nunca deve ter ouvido falar.Então, por favor, não se faça de entendido, o q vc não é. Pq se fosse seu micro tava funfando redondinho e pelo que eu vejo não tá.

 

Tenha uma boa noite.

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...