Jump to content

Como Instalar o Windows 7 x64 em um Macbook 3,1


keymon
 Share

1 post in this topic

Recommended Posts

Pessoal, coloco abaixo minha tentativa (com êxito) em instalar o Windows 7 x64 (e somente ele, sem o Mac OSX) aproveitando o espaço máximo do HD (Usei um SSD OCZ Agility 2 de 90Gb). O primeiro paradigma ficava por conta que o meu MacBook (versão 3,1 - modelo MB061LL) mesmo com a EFI atualizada para a versão 1.2 não permitiria a colocação de um sistema baseado em 64 bits e na sequencia não daria para instalar o Boot Camp 3.1 para 64 bits. Depois disso havia outro problema: Como acionar o modo AHCI ao invés do IDE para o HD (algo que a EFI também não permitiria). Segue abaixo o meu "work around" para conseguir isso (e por completo). Talvez os meus procedimentos (que consegui com muita pesquisa no nosso "oráculo", a internet e em especial nesse site) já sejam conhecidos por vocês, mas aqui está um apanhado geral e em portugês do que precisamos fazer... Vamos lá, a sequencia é a seguinte:

 

Pré formatar o HD em um Windows (em outro computador)

Crie uma partição no HD inteiro (máximo tamanho e única)

Não atribua letra e deixe em NTFS

Depois deixe-o formatado para NTFS

Coloque o HD no MacBooK

Insira o CD do Windows no Drive de CD e ligue-o com a tecla

ALT (Option) apertada. Quando aparecer o Windows na tela, selecione-o

e começe a instalação do Windows e vá até o final

Instalar Language Pack - Protugues - Brasil, se necessário

Após Instalado o Windows 7 x64 Instalar o Boot Camp 3.1

Colocar no driver de CD, o CD do Snow Leopard (terá que ser o Snow, pois temos que usar o novo Boot Camp)

Ir em Iniciar e digitar cmd

Ao invés de clicar enter, clique Ctrl+Shift+Enter

Assim o CMD abre como Administrador...

na tela do CMD que se abre, digite:

cd /d D:

cd Boot Camp\Drivers\Apple

BootCamp64.msi

Pronto... Só acompanhar os passos...e o Boot Camp 3.1 estará instalado sem restrições para o x64

Vá no Painel de controle e abra o Boot Camp

Nele, selecione o Windows para ser o sistema buscado ao reiniciar o computador (Assim não será necessário ligar apertando Option para escolher o sistema)

Reinicie o computador

Instale o HexWorkshop (programa editor Hexadecimal - procure na internet)

Abra o programa e clique "Disk" no menu

Clique em Open Drive

Na tela que abre escolha no "Select" Physical Disks

Selecione o Disco 0 e dê OK

Faça um Backup da MBR escolhendo o "Salvar como" (preferencialmente salve em um pendrive)

Precisamos enganar a MBR para ela entrar no AHCI já que a EFI não permite isso

Vá na posição offset 354 (162h) e começe a sobrescrever essa sequencia:

66 B8 90 FA 00 80 BA F8 0C 66 EF B0 40 BA FC 0C EE C3 (essa é a linha mágica que aciona o AHCI) o próximo offset 372 (174h) até o 400 (190h) deve ser sobrescrito com 00

no offset 401 (191h) ao 439 (1B7h) deve-se sobrescrever com:

42 61 64 20 70 61 72 74 69 74 69 6F 6E 20 74 61 62 6C 65 00 42 61 64 20 4F 53 00 4E 6F 20 4F 53 00 43 4B 4A 91 A5 AC

Feito isso, salve (clicando no ícone de salvar)

Se quiser, salve um novo backup de MBR (agora da versão modificada)

Abra o regedit e vá em:

"HKLM\System\CurrentControlSet\Services\msahci"

Mude o parâmetro "Start" de 3 para 0

Vá no gerenciador de dispositivos e no item: Controladores IDE ATA/ATAPI

Vá no Controlador Intel® ICH8M 3 port Serial ATA Storage Controller - 2828

Escolha para atualizar driver e na escolha coloque para "Procurar software de driver no computador",

depois escolha "Permitir que eu escolha em uma lista de drivers de dispositivo no computador", então selecione "Com disco" e selecione o

driver do "F6" (f6fply96x64.zip) baixado da Intel para AHCI e previamente descompactado em local a escolher, clicando no arquivo "iaAHCI"

Na lista que se abre escolha:

Intel® ICH8M-E/M SATA AHCI Controller

Reinicie o computador

Ele reinicia e instala os drivers do AHCI

Instale, agora, o gerenciador de AHCI da Intel executando o arquivo: iata96cd.exe

Falta ajustar "alguns itens" para ficar 100%, são eles:

Vá em "Gerenciador de dispositivos" veja que o Bluetooth está como Broadcom Genérico.

Faça o procedimento de atualizar driver nele, pedindo para escolher o driver de uma lista e aponte para Apple e ai escolha o driver adequado

Reinicie novamente seu computador e tudo estará pronto!

Windows 7 x64 instalado em uma única partição, não desperdiçando espaço nenhum no HD, com todos os drivers da Apple (pelo Boot Camp 3.1)

Rodando em AHCI, enfim, um PC completo com Hardware de Apple. (Só um adendo: O HD rodará em SATA-1 já que, devido a limitação de hardware, esse MacBook não roda em SATA-2).

Bom, vale lembrar que este procedimento só deve ser feito por pessoas que temnham um bom conhecimento e saibam manusear bem os programas e processos envolvidos. Qualquer "erro" poderá ter solução, mas vai emplicar em um bom tempo perdido... Colocarei em anexo os backups da MBR do meu HD e os drivers usados. Lembre-se que eles servem para o meu modelo apenas (MB061LL) e no caso da modificação da MBR (trilha zero do HD) serve para o SSD que eu usei (para outros HD's o processo deverá ser feito como eu descrevi e não vale "importar" o arquivo que aqui eu postei)... Espero ter ajudado a quem precisa e poupado um bom tempo de pesquisa para quem quiser esse resultado... Um abraço a todos!

f6flpy96x64.zip

Backup_MBR.rar

Link.rar

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...