Jump to content

Patches para o DSDT Editor


oldnapalm
 Share

30 posts in this topic

Recommended Posts

Essa é uma lista gerada dos patches disponíveis para uso com o DSDT Editor

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=223872

 

Última atualização: Tue Oct 5 15:42:06 2010

 

    Patches
  • AD1988B.txt
    Insert method _DSM into device with _ADR 0x001B0000


  • AD2000B.txt
    Insert method _DSM into device with _ADR 0x001B0000


  • AHCI SATA orange icon.txt
    Change ID of SATA device to fake ESB2 AHCI (silver icons for internal HDs instead of orange ones)


  • ALC662.txt
    Insert method _DSM into device with _ADR 0x001B0000


  • ALC883.txt
    Insert method _DSM into device with _ADR 0x001B0000


  • ALC888.txt
    Insert method _DSM into device with _ADR 0x001B0000


  • ALC889.txt
    Insert method _DSM into device with _ADR 0x001B0000


  • ALC889A.txt
    Insert method _DSM into device with _ADR 0x001B0000


  • Alias.txt
    Remove aliases from scope _PR (cpus=1 fix)


  • Aspire 3690.txt
    Aspire 3690


  • Aspire 5920.txt
    Acer Aspire 5920


  • ASUS P5E.txt
    All patches used in ASUS P5E (also tested on P5E Deluxe, P5K Premium and Maximus Formula)


  • AZAL to HDEF.txt
    Rename device AZAL to HDEF and change all references to it


  • Dell M1330.txt
    Dell M1330 (Intel X3100 video)


  • DTGP.txt
    Add method DTGP to the main block, it's used by other patches


  • EHCI sleep.txt
    Fix for "AppleUSBEHCI::CheckSleepCapability - controller will be unloaded across sleep"


  • GA P35-DS3.txt
    Add method DTGP to the main block, it's used by other patches
    Change ID of SATA device to fake ESB2 AHCI (silver icons for internal HDs instead of orange ones)
    Rename device AZAL to HDEF and change all references to it
    Insert method _DSM into device with _ADR 0x001B0000
    Insert device GIGE into device with _ADR 0x001C0004
    (for Gigabyte motherboards)
    Change methods _STA and _CRS into device HPET (to avoid AppleIntelCPUPowerManagement panic)
    EHCI fix
    Change ID of USB devices to fake ICH10-R (sleep fix for ICH9)
    Remove IRQs from devices PIC, RTC and TMR, and add IRQs to device HPET
    Change ID of device with _ADR 0x001F0000 (LPC)
    Insert device SBUS into device PCI0
    Change method _PTS where Arg0 is 0x05 (shutdown)
    Insert return into method _WAK to fix warning
    (for Gigabyte motherboards)
    Change the length of IO segment in device RTC to 0x02 (fix CMOS reset)


  • GIGE.txt
    Insert device GIGE into device with _ADR 0x001C0004
    (for Gigabyte motherboards)


  • GMA950 desktop.txt
    Insert device PEGP into device PCI0


  • GMA950 laptop.txt
    Insert method _DSM into device with _ADR 0x00020000


  • HDEF.txt
    Insert device HDEF into device with _HID PNP0A08 (PCI0)


  • HPET.txt
    Change methods _STA and _CRS into device HPET (to avoid AppleIntelCPUPowerManagement panic)


  • ICH9 USB sleep.txt
    Change ID of USB devices to fake ICH10-R (sleep fix for ICH9)


  • IOATAFamily.txt
    Fix IDE Timing Register to avoid IOATAFamily on 10.6.0-10.6.2


  • IRQs.txt
    Remove IRQ from device PIC and move IRQs from devices RTC and TMR to device HPET


  • LAN0.txt
    Insert device LAN0 into device with _ADR 0x001C0002


  • LPC.txt
    Change ID of device with _ADR 0x001F0000 (LPC)


  • Mac devices.txt
    Rename devices to Mac specific ones (by fbifido)


  • nVidia 9800 GTX 512 MB.txt
    Insert device GFX0 into device with _ADR 0x00010000


  • RTC.txt
    Change the length of IO segment in device RTC to 0x02 (fix CMOS reset)


  • SBUS.txt
    Insert device SBUS into device PCI0


  • Shutdown ASUS.txt
    Change method _PTS to do nothing if Arg0 is 0x05 (shutdown)


  • Shutdown Gigabyte.txt
    Change method _PTS where Arg0 is 0x05 (shutdown)


  • Shutdown Intel.txt
    Change method _PTS where Arg0 is 0x05 (shutdown)


     

    [*]WAK.txt

    Insert return into method _WAK to fix warning
    (for Gigabyte motherboards)

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
Existe algum tutorial de como criar patches para o DSDT Editor?

Junto com o editor tem um arquivo Syntax.rtf que explica.

 

O mais fácil é você pegar um patch pronto como exemplo e observar o que ele faz ("preview" na janela do patcher, observe em "before" e "after").

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Valeu Mald0n e Old.

Tentarei ver se consigo fazer por exemplo esse Fix para a AR9285 como Patch automatica do DSDT Editor

Ola Old e Mald0n eu gostaria de aplicar um fix para EHCI pois meu boot quando carrega da sempre erro na AppleEHCIUSB....

Então gostaria de saber de aplicando este fix poderia solucionar este erro.

 

Estou com receio de aplicar errado, a aplicação deste fix seria aqui:

capturadsmappleehcitadf.th.png

 

into method label _DSM parent_adr 0x001A0007 remove_entry;
into device name_adr 0x001A0007 insert
begin
Method (_DSM, 4, NotSerialized)\n
{\n
  Store (Package (0x04)\n
   {\n
	 "AAPL,clock-id",\n
	 Buffer (0x01)\n
	 {\n
		 0x02\n
	 },\n
	 "device_type",\n
	 Buffer (0x05)\n
	 {\n
		"EHCI"\n
	 }\n
	}, Local0)\n
DTGP (Arg0, Arg1, Arg2, Arg3, RefOf (Local0))\n
Return (Local0)\n
}
end

 

Obrigado

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Eu estou querendo testar um método diferente com o Codec ALC889. No caso do dsdt, se eu incluir somente aquele patch para o codec ALC889, ele vai funcionar normalmente, ou precisarei de uma kext extra para poder funcionar?

 

 

 

 

Eu ja usei o Voodoohda, mas estou querendo testar pelo dsdt pra ver se ficar alguma diferença em relação ao voodoohda, pois o som nao fica padrão, mesmo eu aumentando o volume la na tela de configuraçoes do voodoohda... ao contrario de fone de ouvido usb, onde o volume fica uma beleza de bom  :D

Link to comment
Share on other sites

Só o patch DSDT não é suficiente, você também precisa de uma kext legacy, e de uma modificação simples no binário da AppleHDA para versões posteriores a 10.6.2 (veja no tópico fixo do update 10.6.5). Kexts legacy para vários codecs podem ser encontradas nesse tópico

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=140941

Link to comment
Share on other sites

Tentei esse método via dsdt, mas é complicadinho pra caramba... instalei kext, mexi no dsdt, e bla bla, do canto nao saiu.

 

Vou usar o voodoohda mesmo, apesar que nao gostei muito, tem um ruído chato do caramba ao aumentar o volume demais, e etc..

Link to comment
Share on other sites

Na verdade é bem fácil se você usar o editor, tem o patch da ALC889 pronto.

 

Depois é só instalar uma legacy (tem pronta no tópico da 889a) e aplicar o patch na AppleHDA original (só rodar o comando do tópico do update).

Link to comment
Share on other sites

A Única Legacy que tem naquele tópico para a ALC889 é para placa mae gibabyte P55, que no caso é onboard... a minha realtek ALC889 nao é onboard, é meio que off-board e chipset da mobo é X58...

 

E o resto das legacys que tem para ALC889, é tudo ALC889A e nao ALC889... a da gigabyte nao funcionou aqui.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
Neste caso é um pouco complicado mesmo, você teria que editar a kext legacy ou criar uma nova

http://www.projectosx.com/forum/index.php?showtopic=465

 

Se não quer perder umas boas horas com leitura e tentativa e erro, é melhor ficar com a VoodooHDA mesmo.

Fala Old, belezinha irmão?

Meu caro, será que teria como vc me dar uma mãozinha com o edit do DSDT para a ALC888?

Eu tô precisando usar a ALC888 direto no DSDT, porque com o NVEnabler tá acontecendo o seguinte:

 

Eu fiz um teste aqui pra rodar o HDMI numa placa GT 240, só que ela da KP quando lê o NVEnabler nos seguintes kexts.

com.apple.driver.AppleHDA

com.apple.iokit.IOAudioFamily

com.apple.iokit.IOHDAFamily

com.apple.driver.DspFuncLib

 

Pensei em rodar o voodooHDA.kext pra resolver isso, porém aí a minha 9800GT rejeitou o voodoohda. hahaha !

Loucura.

Aí quero partir pra funcionar o som direto no DSDT pra não ter problemas.

 

Forte abraço,

bb.

Link to comment
Share on other sites

O patch do ALC888 está no primeiro post

http://olarila.com/Patches/ALC888.txt

 

A legacy você encontra nesse tópico

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=140941

 

Só não entendi a relação com a NVEnabler. Você está tentando botar o áudio HDMI para funcionar junto com o ALC888?

 

Se a NVEnabler está causando problema você pode injetar os display-cfg via DSDT

								"@0,display-cfg",
							Buffer (0x04)
							{
								0x03, 0x01, 0x00, 0x00
							},
							"@1,display-cfg",
							Buffer (0x04)
							{
								0xFF, 0xFF, 0x00, 0x01
							},

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Alguem ja instalou o Snow Leopard no vostro 1320 e tentou corrigir o DSDT para usar os recursos do sistema sem problemas?? Estou procurando algum tutorial que me ajude a corrigir o DSDT para eu conseguir usar o sistema no meu laptop mas nao consigo achar algum que ensine a corrigir o dsdt do meu.

Link to comment
Share on other sites

Alguem ja instalou o Snow Leopard no vostro 1320 e tentou corrigir o DSDT para usar os recursos do sistema sem problemas?? Estou procurando algum tutorial que me ajude a corrigir o DSDT para eu conseguir usar o sistema no meu laptop mas nao consigo achar algum que ensine a corrigir o dsdt do meu.

Seja mais específico, o que você precisa corrigir na DSDT? Talvez você possa aproveitar patches de outro modelo parecido, o Vostro 1310 está no Auto-Patcher. Você pode anexar o send_me do seu no tópico.

Link to comment
Share on other sites

Eu estou querendo corrigir alguns problemas que eu vi que alguns usuarios estao tendo para usar o sistema, como hibernaçao, o aquecimento do processador, reinicio(apesar de que vi que a nova versao do bootloader Chameleon corrige esse problema), desligamento correto, e alguns outros problemas que impedem os recursos do sistema de funcionar direito. Por isso eu nao arrisquei instalar o sistema ainda, pois estou fazendo trabalho da faculdade e preciso usar o linux aqui ainda para conseguir termina-lo. Eu andei olhando no site do OSX86 e vi que ele funcionava direito com uma distro modificada, nada falando sobre a instalaçao retail do leopard nem do snow. Eu vou passar minhas configuraçoes para voce dar uma olhada, para ver se eu posso aplicar o patch do 1310 ou se preciso editar ele.

 

Estao nesse arquivo as configuraçoes do meu laptop, so que eu nao conseguir achar nenhuma informaçao sobre a placa de rede sem fio e sobre a placa de audio, se existem kexts disponiveis. Tambem queria saber se corrigindo o dsdt, eu consigo habilitar esses dispositivos, ou so atraves de kexts mesmo, e sobre os efeitos do sistema, como o QE e o CI, se minha placa tem suporte e como faço para habilitar o funcionamento dela no Snow.

notebook_dell_vostro_1320.txt

Link to comment
Share on other sites

pois é amigo, eu ainda nao instalei o snow ainda, pois eu to fazendo trabalho da faculdade, isso dai so poderia fazer se tivesse no snow ja, eu pretendo instalar ele ainda essa semana, mas precisava saber essa duvida, porem se for preciso instalar primeiro para poder me ajudar, vou instalar ele e retorno no forum assim que instalar, mas tipo, tirando alguns drivers ai que é da maquina virtual, o hardware todo é compativel, ou terei de aplicar o patch para conseguir usar todos os recursos, e os kexts para usar os dispositivos? qualquer coisa eu instalo ele aqui, tenho o dvd e o cd de boot comigo, o que falta mesmo e o tempo. Falando nisso, achei o programa que me falou, vou te enviar a imagem que tirei do programa, para voce poder me dizer o que é compativel nativamente, o que precisa de kexts, ou ate mesmo o patch no dsdt, ok.

post-740387-1308708687_thumb.jpg

Link to comment
Share on other sites

tudo bem, eu vou ver se instalo ele na quinta ou sexta-feira e faço outro teste, com esse programa, para ver o que nao funciona e para corrigir o dsdt. Mais uma duvida, no guia de instalaçao que eu vi aqui usando cd de boot, vi que teria que desinstalar o windows 7 e depois de instalar o sistema eu poderia instalar ele de novo, pois bem, se eu instalar o windows 7, e criar uma outra partiçao primaria na hora da instalaçao do windows, eu posso usar essa nova partiçao, e formata-la para instalar o snow leopard, ou terei de instalar o snow primeiro e depois o windows?

Link to comment
Share on other sites

A questão não é qual vai ser instalado antes, mas sim o tipo da tabela de partições e como você vai instalar o Snow Leopard. O DVD retail só instala em GPT (GUID) ou hybrid MBR. Usando a maioria dos CDs de boot você só vai conseguir instalar particionando o HD pelo utilitário de disco do Mac. O Mod CD do nawcom é o único que modifica os arquivos da instalação "on the fly" e permite instalar em MBR. Se você já tem o Windows instalado, é provável que o HD esteja em MBR, então o resto acho que você já entendeu.

 

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=220047

Link to comment
Share on other sites

Entao eu posso instalar qualquer um dos sistemas em qualquer ordem, o que vai mudar entao e a tabela de partiçoes, tipo, instalando o snow primeiro eu terei de criar uma partiçao para o windows no formato FAT. So que eu pensei que tipo, instalando o windows primeiro e criando duas partiçoes primarias, la no snow ele iria ver as duas partiçoes, a do windows e a vazia, ai mais uma duvida, nao cheguei a ver se o mac os reconhece o formato ntfs, mas voltando ao assunto, entao eu vou formatar a partiçao vazia para HPFS+, que e o formato do sistema de arquivos do mac os x, e instalar nessa partiçao, depois de instalado o sistema, iria instalar o chameleon para gerenciar o boot, e caso perca o boot no windows eu posso usar o procedimento listado nesse topico aqu certo?

 

 

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=209921

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...