Jump to content

Como mudar a sequência de teclas

• Please log in to reply
6 replies to this topic

OuVerRos

OuVerRos

InsanelyMac Legend

• Retired
  • 1,298 posts
Posted Image

Em System Preferences vá em Keyboard & Mouse e no botão Modifier Keys... deixe como esta na imagem abaixo:
Posted Image

Assim seu teclado vai ficar com a mesma posição de teclas do teclado do Mac ... Command - Option - Ctrl

Control = Control
Tecla Windows = Option
Alt = Command

Ainda na janela Keyboard & Mouse. No botão Change Keyboard Type... vc faz o reconhecimento do seu modelo de teclado.

Posted Image
Caso mostrar a mensagem acima dizendo que não foi possível reconhecer seu teclado automaticamente siga clicando em Continue.

Posted Image
Para identificar o seu modelo de teclado basta teclar a tecla ao lado do Shift Esquerdo conforme mostra acima.

Posted Image
A imagem acima mostra seu teclado reconhecido e muito provavelmente outras opções de teclado. Sem alterar a opção que o sistema indicou clique em Done.

Pronto. Seu teclado esta reconhecido. =]

O que são os teclados ABNT x ABNT2?

São dois modelos de teclado usados no Brasil. Ambos seguem o padrão QWERTY e possuem a tecla “ç”. A única diferença entre eles é que o teclado ABNT2 apresenta uma tecla a mais: a Alt Gr. Ela fica à direita da barra de espaço e permite digitar o terceiro símbolo que aparece no canto inferior direito de algumas teclas. Os símbolos ”º” e “ª” são bons exemplos.
Para inserir estes símbolos em um texto, basta pressionar a tecla Atl Gr junto com a tecla em que o símbolo se encontra. Infelizmente o Mac não possue a tecla Alt Gr. No teclado Mac existe a tecla Fn.

Caso um dia vc venha a ter um teclado Apple ou optar em usar o layout (US) segue a maneira Apple de acentuação.

Agudo: Option + e
Circunflexo: Option + i
Til: Option + n
Crase: Option + `
Trema: Option + u
Cedilha: Option + c

Alguns caracteres especiais:

®: Option + r
˚: Option + k
π: Option + p
©: Option + g

Como eu uso todos os dias já sei decor, mas nada que o dia a dia não resolva. Ruim de lembrar alguns se não usar muito =]

Deixo aqui o instalador do teclado que uso.
Posted Image
Attached File  ABNT2.pkg.zip   504.58KB   114 downloads

MaLd0n

MaLd0n

...filling veins with juice of chaos...

• Moderators
  • 11,139 posts
Opaa

Vlw, OuVerRos

:D

arnold_lane

arnold_lane

InsanelyMac Protégé

• Just Joined
  • Pip
  • 3 posts
vlw kra!! muito bom.
:( :)

monecchi

monecchi

InsanelyMac Protégé

• Just Joined
  • Pip
  • 1 posts
Muito obrigado! Funcionou perfeitamente... e olha que o meu teclado é desses genéricos made in china hein! rs

Após a instalação do pacote, em Preferências do Sistema >> Idioma e Texto (Na aba Texto) quando selecionei o idioma padrão da minha instalação que foi Português do Brasil, o verificador ortográfico não funcionou, ou seja, consegui escrever textos com os acentos de maneira mais que satisfatória, com exceção para alguns caracteres, mas se eu escrevia algo errado, o verificador ortográfico não oferecia as sugestões de correção.

A solução para tal foi baixar o VERO - VERIFICADOR ORTOGRÁFICO - para o BrOffice.org versão 2.X no site: http://www.broffice....ografico/baixar

Veja a imagem:

Attached File  verificador_ortografico.jpeg   159.55KB   22 downloads

Na página de downloads escolha o arquivo pt_BR-2010-09-07AOC.zip e baixe-o. Feito o download do arquivo para o seu Mac/Hachintosh, descompacte-o e em seguida copie os arquivos pt_BR.aff e pt_BR.dic que você acabou de extrair e cole esses dois arquivos na pasta (Spelling) que pode ser localizada na pasta Biblioteca (Library) do seu HD

Depois de copiar e colar os arquivos na pasta HD/Biblioteca/Spelling, siga até Preferências do Sistema e depois Idioma e Texto..

Na Aba Texto selecione "Português do Brasil Biblioteca"

Faça Logout (Finalizar Sessão) e volte a fazer login novamente ou reinicie seu Mac, abra um editor de texto qualquer e comece a escrever com os acentos, escreva algo errado e cheque se o verificador ortográfico está funcionando..

Aproveite o corretor ortográfico!

OBS: O Processo pode não funcionar com a sua instalação, esta foi minha experiência e tive um ótimo resultado usando o pacote do teclado ABNT2 aqui deste tópico juntamente com este verificador ortográfico. No site do broffice.org existe também outro pacote para o programa Br Office seguindo as diretrizes do acordo ortográfico, porém não faço a mínima ideia se há algum modo de implementá-lo ao verificador ortográfico citado.

Fica a dica..

The UnF

The UnF

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 8 posts
My friend, as teclas / e ? não estão funcionando no meu ABNT2 após seguir todos os passos.

Quando faço AltGr+Q sai : œ
Quando faço AltGr+W sai : ∑

Alguma ajuda ? Como posso editar manualmente o mapeamento do teclado ?

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,856 posts
Tenta com este layout
http://www.insanelym...howtopic=213730

e a VoodooPS2 do Dong
http://www.insanelym...howtopic=226556

Para editar use o app Ukelele.

The UnF

The UnF

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 8 posts

Tenta com este layout
http://www.insanelym...howtopic=213730

e a VoodooPS2 do Dong
http://www.insanelym...howtopic=226556

Para editar use o app Ukelele.

Cara, segui suas instruções mesmo ja usando o VoodooPS2Controller do SL_PS2_Voodoo.zip do Dong.

Passei tambem o pacote do Nawcom e nada. Por sinal, aonde o Nawcom instala os kexts ?
Nao tem nenhum *PS2* ou *Trackpad* no /S/L/E ...

Peguei o Ukelele, ajustei o layout e agora está funcionando certinho.
Dá para pegar esse meu diretamente aqui http://www.theunf.ne...2_by_TheUnF.tgz ou no meu post com um Guia Completo do Mac OS X 10.6 para o MSI X340 .

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users

© 2014 InsanelyMac  |   News  |   Forum  |   Downloads  |   OSx86 Wiki  |   Mac Netbook  |   PHP hosting by CatN  |   Designed by Ed Gain  |   Logo by irfan  |   Privacy Policy