Jump to content

Dual boot com Windows no mesmo HD

• Please log in to reply
63 replies to this topic

OuVerRos

OuVerRos

InsanelyMac Legend

• Local Moderators
  • 1,288 posts
Uma opção seria instalar o Mac e rodar o windows dentro do atraves do VMware. Se vc não vai usar pra nada muito pesado. E tb pode formatar o HD inteiro pro Mac e fazer dual boot atraves do BootCamp.

iEdmar

iEdmar

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 47 posts

Este é o grande mistério, não faz o menor sentido, já que os sistemas estão em partições separadas.

Você está criando as partições exatamente como mostrado no primeiro post deste tópico?

Eu mesmo já fiz dezenas de instalações desta forma, tanto com XP quanto com Seven, e nunca tive problema parecido.

As partiçoes já criei a primario para o mac, ja tentei tbm a primaria para o xp, ja tentei de tudo, mbr, guid, e nada, não tem mais oque ser feito.
=(

Uma opção seria instalar o Mac e rodar o windows dentro do atraves do VMware. Se vc não vai usar pra nada muito pesado. E tb pode formatar o HD inteiro pro Mac e fazer dual boot atraves do BootCamp.

Então, quanto a emular o windows seria ruim, pois a unica coisa que me impede de parar de usar windows são os jogos em rede que eu jogo em casa com uma galera.
Agora como seria esse esquema com o boot camp?
Já ouvi fala no boot camp mas não faço ideia do que seja, e teria alguma limitação esse boot camp ou seria a mesma coisa que um dual boot?

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,836 posts
O Boot Camp faz a mesma coisa que é mostrado no primeiro post deste tópico, mas em hackintosh só complica e não tem nenhuma vantagem, não recomendo, é perder tempo.

Detalhe passo a passo o que você fez para instalar, talvez a gente consiga identificar o que está fazendo errado.

Pode ser uma mudança de UUID da partição.

Desta forma é infalível com o XP, você já tentou assim? Crie as partições pelo GParted live CD/USB, a primeira NTFS e a segunda HFS+, em MBR. Instale antes o XP na primeira e depois o Snow na segunda. Instale o Chameleon e a pasta Extra na partição do Snow.

Se você vai usar o Windows pra jogos, recomendo o 7, bem melhor, tem DirectX 10.

iEdmar

iEdmar

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 47 posts

O Boot Camp faz a mesma coisa que é mostrado no primeiro post deste tópico, mas em hackintosh só complica e não tem nenhuma vantagem, não recomendo, é perder tempo.

Detalhe passo a passo o que você fez para instalar, talvez a gente consiga identificar o que está fazendo errado.

Pode ser uma mudança de UUID da partição.

Desta forma é infalível com o XP, você já tentou assim? Crie as partições pelo GParted live CD/USB, a primeira NTFS e a segunda HFS+, em MBR. Instale antes o XP na primeira e depois o Snow na segunda. Instale o Chameleon e a pasta Extra na partição do Snow.

Se você vai usar o Windows pra jogos, recomendo o 7, bem melhor, tem DirectX 10.

Bom, segui este tutorial a risca, não mudei nada, instalei o snow selecionando o boot loader mais recente, não selecionei o kernel porque segundo o tuto que eu segui daqui, não precisa caso o hardware seja intel, selecionei a controladora sata ahci e mais algumas coisas que eu não me lembro.
Termino de instala eu bootei com arch=i386 -v -x porque sempre da kernel panic.
Exclui os arquivos sleepenabler.kext e appletymcedriver.kext, atualizei o chameleon igualsinho no tutorial.
Reinicie normalmente para ver se estava tudo ok e boa, dai coloquei o cd do xp e mandei instalar na partição fat 32 que ja estava criada, ele copiou os arquivos e reiniciou, ai apareceu a mensagem boot error.
Dei boot pelo dvd do snow e ai ele apareceu o still waiting for root device, mas não sei oque estava escrito antes da mensagem, só sei que ai fica o resto da vida.
Ah já tentei deixar o particionamento como mbr e como guid tbm e deu a mesma coisa

acho que vou tentar essa opção pelo gparted live usb, onde encontro ele para baixar? ah, e ele é para mac ou windows?

Já pensei em instalar o 7 mas não gostei muito dele, e outra, como meu note é uma placa on board intel 4500 ele não roda legal os jogos, tiro como base um hp dv7 que meu amigo tem.

Tem algo de errado que eu to fazendo na instalação?

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,836 posts
Após instalar o XP, quando acontece o "boot0: error", tente fazer o procedimento explicado nesse tópico para este erro
http://www.insanelym...howtopic=209644

O GParted live não é para Windows nem Mac, você faz boot por ele, via CD ou USB
http://gparted.sourc....net/livecd.php

OuVerRos

OuVerRos

InsanelyMac Legend

• Local Moderators
  • 1,288 posts
Pode parecer tosco. Mas eu já peguei um note marrento que sempre mudava a Bios de ahci pra ide quando entrava no XP. Mega sinistro. Eu acho que isso foi pq eu instalei em MBR e não lembro se tava ahci ou ide na instalação. O fato é que a Bios trocava de ahci pra ide hahahaha ... dai era boot error no windows e still 8 no Mac.

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,836 posts
Acho que no seu caso era CMOS reset, mas ele já disse que não é isto (post #15).

iEdmar

iEdmar

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 47 posts
oldnapalm
Amanhã vo tenta instala usando essas dicas que você me passou, depois posto o resultado aqui.
Vamos ver se agora vai.
Muito obrigado pela colaboração, sem vocês eu ja teria desistido, peço desculpas pelo incomodo, mas espero que isso sirva para ajudar outras pessoas tambem.

iEdmar

iEdmar

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 47 posts
Galera tentei particionar ele usando o gparted e tive problemas com o driver de video, assim não consegui usa-lo.
Dei boot pelo dvd fiz todo aquele procedimento de particionamento deixei a tabela guid e boa, configurei e mandei instalar, quando terminou, já mandei instalar o xp, terminou de copiar os arquivos e reiniciou, na tela de boot deu o erro erro/disco.
Segui aquela dica para ativar a partição do boot, quando reiniciou para testar, apareceu a mensagem, erro ao carregar o sistema operacional.
Bom cheguei a conclusão que pode ser a distro que eu estou usando, que é aquela snow leopard by hazard.
Qual distro vocês usam? Onde encontro para download?
Vou tentar outra distribuição para ver no que dá.

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,836 posts
Não use distros, faça uma instalação retail
http://www.insanelym...howtopic=220312

Para distro você não precisa usar GUID, pode usar MBR que é melhor para dual boot no mesmo HD. Instale antes o XP, depois o Hazard.

iEdmar

iEdmar

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 47 posts
Fala old tudo bem?
Então kra, acho que eu consegui dar um passo aqui no meu caso raro hehe.
Tinha instalado o 7 aqui, dai fiz o seguinte.
Bootei por um live cd do ubuntu e particionei o hd assim:
Partição 1: NTFS
Partição 2: Mac
Partição 3: NTFS (Meus dados)

Dai instalei o xp na partição 1, foi de boa.
Depois instalei o snow na partição 2 e funfo de boa, atualizei o chameleon e tudo rodando perfeito.
Reiniciei e apareceu as opções de boot: Duas partições windows e uma mac.
Bootei pelo mac e funfo, reiniciei e tentei bootar pelas duas partições do windows mas nenhuma respondeu, quando dou enter em cima de qualquer uma das duas aparece uma tela preta com o cursor piscando no canto superior e não sai disso.
Aparentemente funcionou, mas não estou conseguindo fazer o xp bootar.
Oque você acha que eu preciso fazer agora?
Antes não funcionava nada, agora funcionou o snow, aparece as partiçoes do windows no boot mas não boota.
Oque pode ser?

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,836 posts
Qual versão e como você instalou o Chameleon?

Rode esses comandos no terminal e cole o resultado
diskutil list

sudo fdisk /dev/disk0

iEdmar

iEdmar

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 47 posts

Qual versão e como você instalou o Chameleon?

Rode esses comandos no terminal e cole o resultado

diskutil list

sudo fdisk /dev/disk0

Fiz a instalacao seguindo o tutorial do snow leopard by hazard, a versao que ele usa eh a 2.0 RC4.

Segue o resultado do diskutil

IEdmar-s-Mac-Pro:~ edmar$ diskutil list
/dev/disk0
#: TYPE NAME SIZE IDENTIFIER
0: FDisk_partition_scheme *320.1 GB disk0
1: Windows_NTFS 41.9 GB disk0s1
2: Apple_HFS mac 10.5 GB disk0s2
3: Windows_NTFS 267.6 GB disk0s5

e o resultado do fdisk

Disk: /dev/disk0 geometry: 38913/255/63 [625142448 sectors]
Signature: 0xAA55
Starting Ending
#: id cyl hd sec - cyl hd sec [ start - size]
------------------------------------------------------------------------
1: 07 0 1 1 - 1023 254 63 [ 63 - 81915372] NTFS
*2: AF 1023 254 63 - 1023 254 63 [ 81915435 - 20482875] HFS+
3: 05 1023 254 63 - 1023 254 63 [ 102398310 - 522731097] Extended DOS
4: 00 0 0 0 - 0 0 0 [ 0 - 0] unused
Signature: 0xAA55
Starting Ending
#: id cyl hd sec - cyl hd sec [ start - size]
------------------------------------------------------------------------
1: 07 1023 254 63 - 1023 254 63 [ 102400263 - 522729144] NTFS
2: 00 0 0 0 - 0 0 0 [ 0 - 0] unused
3: 00 0 0 0 - 0 0 0 [ 0 - 0] unused
4: 00 0 0 0 - 0 0 0 [ 0 - 0] unused

eh isso,
Tentei dar boot pelo comando rd=disk0s1 mas ele bootou pelo snow.
Obrigado pela atencao old

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,836 posts
Você criou uma partição lógica
não posso dizer que é a causa pois nunca usei, sempre uso e recomendo partições primárias, mas fica a dúvida.

Também pode ser alguma coisa feita pelo Hazard ao instalar o Chameleon. Você pode tentar usar os comandos fixboot e fixmbr do recovery console do CD de instalação do XP, depois use o DVD do Hazard para entrar no Mac OS (rd=disk0s2) e instale o Chameleon manualmente ou usando um instalador atualizado.

iEdmar

iEdmar

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 47 posts

Você criou uma partição lógica

não posso dizer que é a causa pois nunca usei, sempre uso e recomendo partições primárias, mas fica a dúvida.

Também pode ser alguma coisa feita pelo Hazard ao instalar o Chameleon. Você pode tentar usar os comandos fixboot e fixmbr do recovery console do CD de instalação do XP, depois use o DVD do Hazard para entrar no Mac OS (rd=disk0s2) e instale o Chameleon manualmente ou usando um instalador atualizado.

Essa partição lógica foi criada quando eu particionei ele no windows 7, eu não mexi nela porque tem um backup dentro e eu não queria ter que copiar tudo de novo.
Agora oque é estranho é que eu coloquei o cd do windows aqui e ele não deu a opção de reparar, como se não tivesse windows instalado.
Vou tentar instalar o xp novamente e depois recuperar o chameleon pelo dvd.
Tem alguma versão mais nova do chameleon?

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,836 posts
O último release (candidate) oficial é o RC4.

Você encontra pacotes do RC5 atualizados quase que diariamente, mas como está em desenvolvimento sempre pode aparecer algum bug.

http://www.insanelym...howtopic=231075

iEdmar

iEdmar

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 47 posts
instalei o xp e tentei dar boot pelo dvd do snow para recuperar o boot loader mas ficou travado em
BSD root: disk0s2, major 14, minor 2
Caramba zica denovo

Vou tentar o seguinte agora:
Particionei novamente o hd porém deixei a do snow em primeiro e depois a do windows.
Agora vou instalar o snow e depois o xp para ver

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,836 posts
Salva o conteúdo da partição lógica e se livra dela, refaz a tabela de partição do zero, só partições primárias. Isto que você tá tentando fazer é coisa comum, feito normalmente, a única diferença no seu caso é a partição lógica.

iEdmar

iEdmar

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 47 posts

Salva o conteúdo da partição lógica e se livra dela, refaz a tabela de partição do zero, só partições primárias. Isto que você tá tentando fazer é coisa comum, feito normalmente, a única diferença no seu caso é a partição lógica.

Showw
fiz o particionamento pelo linux e deixei a primeira para o snow, a segunda para o windows e a terceira pros dados, todas primárias, instalei o xp e depois o snow e foi de boa, funfo os dois agora tranquilo.
Muito bom!!!
Acho que o primeiro problema era o particionamento que não funcionava usando o particionador do snow e o segundo foi a partição lógica, agora porque esse problema é que eu não sei.
Agora fico uma duvida aqui, vamo ver se voce pode me ajudar.
Eu acabei não instalando o controle de brilho, o driver da webcam e o controle de bateria do snow, na hora de escolher as opções de instalação.
Tem como eu instalar agora???
Vlw old muito obrigado kra, se não fosse sua ajuda eu já tinha desistido faz tempo.

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,836 posts
Os pacotes opcionais do DVD estão numa pasta dentro de /System/Installation/Packages, você pode instalá-los individualmente. Você também encontra estas kexts no fórum ou no site kexts.com.

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users

© 2014 InsanelyMac  |   News  |   Forum  |   Downloads  |   OSx86 Wiki  |   Mac Netbook  |   PHP hosting by CatN  |   Designed by Ed Gain  |   Logo by irfan  |   Privacy Policy