Jump to content

Instalação do Snow Leopard via DMG


oldnapalm
 Share

71 posts in this topic

Recommended Posts

Instalação do Snow Leopard via DMG

 

O que você vai precisar:

 

- Mac OS X funcionando;

- Outra partição livre no HD, ou outro HD livre;

- Instalador myHack (http://osx86.sojugarden.com/downloads/) ou OSX86 ModUSB (http://blog.nawcom.com/?p=569);

- DVD ou DMG do Snow Leopard.

 

Procedimentos:

 

Se você for instalar em outra partição no mesmo HD e ele estiver particionado no esquema MBR, será necessário converter o DVD para o formato Leitura/Gravação, usando o Utilitário de Disco.

 

convertert.png

 

Se for instalar em outro HD ou usa esquema de partição GUID, rode o seguinte comando no terminal e siga os passos da instalação do Snow Leopard

open /Volumes/Mac\ OS\ X\ Install\ DVD/System/Installation/Packages/OSInstall.mpkg

Lembre-se de selecionar o destino correto e personalizar a instalação, removendo idiomas e drivers de impressora que não vai precisar.

 

installsnow.png

 

Se você usa partição MBR, monte a imagem convertida do DVD e instale o myHack nela. Lembre-se de clicar em Alterar Localização da Instalação... e selecionar a imagem do DVD como destino, caso contrário será instalado sobre o sistema que está usando. Em seguida faça o procedimento indicado acima (para outro HD e partição GUID), porém ao invés de usar o DVD, use a imagem convertida onde instalou o myHack (ele modifica os arquivos OSInstall.mpkg e OSInstall framework para permitir que se instale em partição MBR).

 

Feita a instalação do Snow Leopard, rode o instalador myHack. Selecione como destino a partição do Snow Leopard, ou a partição EFI no caso de esquema GUID.

 

Se optar por instalar na partição EFI, execute o seguinte comando no terminal

diskutil list

Veja o número do HD onde instalou o sistema e substitua o X no próximo comando por este número

sudo diskutil eraseVolume "HFS+" "EFI" /dev/diskXs1

 

alterardestino.png

 

Clique no botão Personalizar e selecione as opções adequadas ao seu sistema.

 

personalizar.png

 

com.apple.Boot.plist - Instala um arquivo com.apple.Boot.plist em /Extra, configurado para usar a kernel flag arch=i386, EthernetBuiltIn e modo gráfico VESA 1024x768.

 

GraphicsEnabler - Adiciona a opção GraphicsEnabler=Y no arquivo com.apple.Boot.plist citado acima.

 

GraphicsDisabler - Remove algumas kexts gráficas para forçar o modo VESA. É usada por padrão se estiver criando um USB de instalação. Não use esta opção se estiver usando algum injetor ou string EFI.

 

Chocolate Kernel - Instala a chocolate_kernel e modifica o com.apple.Boot.plist para usá-la por padrão. Apenas para processadores não suportados pela kernel vanilla (Pentium4, i5, AMD, etc). Não selecione se você tem CPU Core 2 ou i7.

 

ApplePS2Controller - Instala as kexts AppleACPIPS2Nub e ApplePS2Controller, para dar suporte a teclado e mouse PS/2. Usado principalmente em laptops, que normalmente têm teclado e trackpad conectados a uma interface PS/2.

 

EvOreboot.kext - Adiciona funcionalidade de reiniciar e desligar em sistemas que usam NullCPUPowerManagement.kext.

 

IOATAFamily.kext - Fornece suporte PATA (IDE) para vários sistemas. Também possibilita o uso de dispositivos SATA com modo AHCI desativado em várias placas baseadas em ICHx. Inclui AppleIntelPIIXATA.kext, IOATABlockStorage.kext e IOATAPIProtocolTransport.kext na pasta plugins.

 

IONetworkingFamily.kext - Inclui suporte para várias placas de rede não suportadas ou que não são 100% funcionais. Inclui AppleBCM5701Ethernet.kext, AppleYukon2.kext, AppleIntel8254XEthernet.kext, Intel82574L.kext, AppleRTL8139Ethernet.kext, RealtekR1000.kext, AppleUSBEthernet.kext, nvenet.kext e AppleUSBGigEthernet.kext na pasta plugins.

 

LegacyAppleRTC.kext - Previne o erro de "CMOS Reset" encontrado em várias placas mãe. Deve ser removida (e substituída pela correção no DSDT) antes de iniciar a kernel x86_64.

 

NullCPUPowerManagement.kext - Desativa a AppleIntelCPUPowerManagement.kext, necessária até que você modifique o DSDT para suportar SpeedStep nativo.

 

SleepEnabler.kext - Ativa o funcionamento do repouso (sleep) em vários sistemas com AppleIntelCPUPowerManagement desativado. Nova versão, testada no 10.6.0 a 10.6.3 e não causa kernel panic como a versão anterior.

 

 

A configuração do Chameleon pode ser feita pelo aplicativo Lizard (http://forum.voodooprojects.org/index.php/topic,842.0.html).

 

lizard.png

 

Nas preferências do Lizard, configure o Extra folder Path. Selecione a pasta Extra da partição onde você instalou o Chameleon.

 

configu.png

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Boa Old, ja ouvi muitos relatos que funfa 100%

Agora sera que da pra fazer 100% pelo hack? digo pela funcionabilidade de cada kext do Leo pro Snow? nao ha problemas? a instal pra fazer isso tem que ser Retail pra Retail?

 

Abç

 

Marques

Link to comment
Share on other sites

Não entendi a sua dúvida.

 

Apenas a instalação é feita pelo Leopard, não existe conflito de versões de kexts. Você só vai rodar o instalador do Snow e do myHack.

 

Pelo Leopard eu já testei e funciona 100%. Teoricamente deve funcionar até pelo Tiger, mas eu não testei.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 1 month later...

Oldnapalm muitissimo obrigado desde ja, mas eu tenho uma duvida, ontem efetuei a instalaçao pelo leopard retail, so que eu ja tenho uma partiçao efi com as devidas kext para o leopard, e para o snow, como devo proceder, ja que ta em falta muita coisa aqui de driver, eu devo instalar o myhack tbm, no caso os dois estao em GUID!

Link to comment
Share on other sites

Se quiser botar as kexts de ambas as versões na mesma partição EFI, você deve criar a seguinte estrutura:

/Extra/

/Extra/10.5/

/Extra/10.5/Extensions

/Extra/10.6/

/Extra/10.6/Extensions

 

10x7wk5.jpg

 

Pode usar o myHack para instalar, mas depois mova as kexts para a pasta correta. Eu nunca testei esse método, mas foi postado no fórum do Chameleon por um desenvolvedor, então acredito que funcione.

 

http://forum.voodooprojects.org/index.php/...90.html#msg4290

Link to comment
Share on other sites

O myHack só estraga o boot do Windows 7 no mesmo HD, neste caso é melhor você usar esse instalador

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=209787

 

O Snow precisa pelo menos o RC3. Os instaladores do RC5 também são seguros.

 

A kext indispensável é a FakeSMC, o restante depende do seu hardware e configurações.

Link to comment
Share on other sites

eu ja tenho um chameleon instalado para o leo

se eu instalar o myhack

eu devo instalar em qual hd

no leo ou no snow

nao tem a partiçao efi aqui

isso eu ja coloquei e dei permissao nela

 

ahh

tbm, tava dando erro de IOATAFAMILY.kext quando tento subir sem o cdboot!

subir o snow so com verbose

Link to comment
Share on other sites

Se você não apagou a EFI da maneira mostrada neste tópico, ela não vai aparecer no myHack. Se fizer como o tópico sugere, ela será montada automaticamente, você não precisa usar os comandos mount/umount no terminal.

 

Caso preferir montar e desmontar manualmente, instale o Chameleon também manualmente, como mostrado no tópico que eu indiquei.

Link to comment
Share on other sites

Não, o myHack só instala o Chameleon, as kexts básicas e as que você selecionar, mas no caso de partição EFI, precisa que seja montada automaticamente.

 

No seu caso é melhor instalar manualmente, pois o myHack não foi feito pensando em quem vai instalar Snow e Leo no mesmo HD com partição EFI.

Link to comment
Share on other sites

blz

mandando ja

so que

eu coloquei o dsdt.aml dentro de extra

nao coloquei dentro de 10.6

a arvore do efi ta assim

EFI -> boot, Extra/

Extra/ -> 10.5/, 10.6/, Themes/

10.5/ -> Extensions/, com.apple.Boot.list

10.6/ -> Extensions/, com.apple.Boot.list

Themes/

 

mas agora entrei no leo e botei o dsdt.aml para dentro de 10.6

agora vou fazer o que voce pediu

detalhe to no snow agora. e so entro nele atraves do cdboot

=[

 

http://www.mediafire.com/?my1g0j808ftr5v5

 

ei da prob a gente fica tirando duvida em um post de tuto nao, nao quero vacilar aqui nao hehe

 

editado:

 

ta aparecendo isso no final da leitura

 

"

efi_inject_get_devprop_string NULL trying stringdata

No SMBIOS replacement found

Patched DMI Table.

No DSDT replacement found. Leaving ACPI data as is

Starting Darwin x86_64

"

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...