Jump to content

Instalação do Snow Leopard via DMG

• Please log in to reply
70 replies to this topic

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,837 posts
Instalação do Snow Leopard via DMG

O que você vai precisar:

- Mac OS X funcionando;
- Outra partição livre no HD, ou outro HD livre;
- Instalador myHack (http://osx86.sojugarden.com/downloads/) ou OSX86 ModUSB (http://blog.nawcom.com/?p=569);
- DVD ou DMG do Snow Leopard.

Procedimentos:

Se você for instalar em outra partição no mesmo HD e ele estiver particionado no esquema MBR, será necessário converter o DVD para o formato Leitura/Gravação, usando o Utilitário de Disco.

Posted Image

Se for instalar em outro HD ou usa esquema de partição GUID, rode o seguinte comando no terminal e siga os passos da instalação do Snow Leopard
open /Volumes/Mac\ OS\ X\ Install\ DVD/System/Installation/Packages/OSInstall.mpkg
Lembre-se de selecionar o destino correto e personalizar a instalação, removendo idiomas e drivers de impressora que não vai precisar.

Posted Image

Se você usa partição MBR, monte a imagem convertida do DVD e instale o myHack nela. Lembre-se de clicar em Alterar Localização da Instalação... e selecionar a imagem do DVD como destino, caso contrário será instalado sobre o sistema que está usando. Em seguida faça o procedimento indicado acima (para outro HD e partição GUID), porém ao invés de usar o DVD, use a imagem convertida onde instalou o myHack (ele modifica os arquivos OSInstall.mpkg e OSInstall framework para permitir que se instale em partição MBR).

Feita a instalação do Snow Leopard, rode o instalador myHack. Selecione como destino a partição do Snow Leopard, ou a partição EFI no caso de esquema GUID.

Se optar por instalar na partição EFI, execute o seguinte comando no terminal
diskutil list
Veja o número do HD onde instalou o sistema e substitua o X no próximo comando por este número
sudo diskutil eraseVolume "HFS+" "EFI" /dev/diskXs1

Posted Image

Clique no botão Personalizar e selecione as opções adequadas ao seu sistema.

Posted Image

com.apple.Boot.plist - Instala um arquivo com.apple.Boot.plist em /Extra, configurado para usar a kernel flag arch=i386, EthernetBuiltIn e modo gráfico VESA 1024x768.

GraphicsEnabler - Adiciona a opção GraphicsEnabler=Y no arquivo com.apple.Boot.plist citado acima.

GraphicsDisabler - Remove algumas kexts gráficas para forçar o modo VESA. É usada por padrão se estiver criando um USB de instalação. Não use esta opção se estiver usando algum injetor ou string EFI.

Chocolate Kernel - Instala a chocolate_kernel e modifica o com.apple.Boot.plist para usá-la por padrão. Apenas para processadores não suportados pela kernel vanilla (Pentium4, i5, AMD, etc). Não selecione se você tem CPU Core 2 ou i7.

ApplePS2Controller - Instala as kexts AppleACPIPS2Nub e ApplePS2Controller, para dar suporte a teclado e mouse PS/2. Usado principalmente em laptops, que normalmente têm teclado e trackpad conectados a uma interface PS/2.

EvOreboot.kext - Adiciona funcionalidade de reiniciar e desligar em sistemas que usam NullCPUPowerManagement.kext.

IOATAFamily.kext - Fornece suporte PATA (IDE) para vários sistemas. Também possibilita o uso de dispositivos SATA com modo AHCI desativado em várias placas baseadas em ICHx. Inclui AppleIntelPIIXATA.kext, IOATABlockStorage.kext e IOATAPIProtocolTransport.kext na pasta plugins.

IONetworkingFamily.kext - Inclui suporte para várias placas de rede não suportadas ou que não são 100% funcionais. Inclui AppleBCM5701Ethernet.kext, AppleYukon2.kext, AppleIntel8254XEthernet.kext, Intel82574L.kext, AppleRTL8139Ethernet.kext, RealtekR1000.kext, AppleUSBEthernet.kext, nvenet.kext e AppleUSBGigEthernet.kext na pasta plugins.

LegacyAppleRTC.kext - Previne o erro de "CMOS Reset" encontrado em várias placas mãe. Deve ser removida (e substituída pela correção no DSDT) antes de iniciar a kernel x86_64.

NullCPUPowerManagement.kext - Desativa a AppleIntelCPUPowerManagement.kext, necessária até que você modifique o DSDT para suportar SpeedStep nativo.

SleepEnabler.kext - Ativa o funcionamento do repouso (sleep) em vários sistemas com AppleIntelCPUPowerManagement desativado. Nova versão, testada no 10.6.0 a 10.6.3 e não causa kernel panic como a versão anterior.

A configuração do Chameleon pode ser feita pelo aplicativo Lizard (http://forum.voodoop...opic,842.0.html).

Posted Image

Nas preferências do Lizard, configure o Extra folder Path. Selecione a pasta Extra da partição onde você instalou o Chameleon.

Posted Image

macmarques

macmarques

Marques

• Members
  • PipPipPipPipPip
  • 270 posts
Boa Old, ja ouvi muitos relatos que funfa 100%
Agora sera que da pra fazer 100% pelo hack? digo pela funcionabilidade de cada kext do Leo pro Snow? nao ha problemas? a instal pra fazer isso tem que ser Retail pra Retail?

Abç

Marques

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,837 posts
Não entendi a sua dúvida.

Apenas a instalação é feita pelo Leopard, não existe conflito de versões de kexts. Você só vai rodar o instalador do Snow e do myHack.

Pelo Leopard eu já testei e funciona 100%. Teoricamente deve funcionar até pelo Tiger, mas eu não testei.

macmarques

macmarques

Marques

• Members
  • PipPipPipPipPip
  • 270 posts
hehe, acho que ficou confuso minha pergunta, apesar de vc ja ter respondido.
Perguntei se funcionaria normal de um Leopard Retail? instalando por cima o Snow, esse novo OS ficaria Retail tambem?

abç

Marques

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,837 posts
Ah sim, quanto a isso não faz diferença, pode fazer a partir de um Leopard retail ou distro, a instalação resultante será a mesma (retail).

macmarques

macmarques

Marques

• Members
  • PipPipPipPipPip
  • 270 posts
Ah sim, blz, vou testar qualquer dia desses pra ver! e vou recomendar a um camarada tambem que queria fazer, agora que sei, posso fazer pra ele. eheh

Valeu Old

abç

Μarcos

Μarcos

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 9 posts
Ótimo tutorial, simples e objetivo. Instalei a versão retail seguindo-o e consegui instalar sem complicações: recomendo!

Valeu, Napalm!

ioricloud

ioricloud

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 17 posts
Oldnapalm muitissimo obrigado desde ja, mas eu tenho uma duvida, ontem efetuei a instalaçao pelo leopard retail, so que eu ja tenho uma partiçao efi com as devidas kext para o leopard, e para o snow, como devo proceder, ja que ta em falta muita coisa aqui de driver, eu devo instalar o myhack tbm, no caso os dois estao em GUID!

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,837 posts
Se quiser botar as kexts de ambas as versões na mesma partição EFI, você deve criar a seguinte estrutura:
/Extra/
/Extra/10.5/
/Extra/10.5/Extensions
/Extra/10.6/
/Extra/10.6/Extensions

Posted Image

Pode usar o myHack para instalar, mas depois mova as kexts para a pasta correta. Eu nunca testei esse método, mas foi postado no fórum do Chameleon por um desenvolvedor, então acredito que funcione.

http://forum.voodoop...90.html#msg4290

ioricloud

ioricloud

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 17 posts
eu fiz isso, so falta instalar o myhack agora
portanto, medo de fazer, meu notebook e meio que estranho
positivo mobile
=[
fazer qualquer coisa reporto aqui

ioricloud

ioricloud

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 17 posts
old
parece que deu certo
so nao vou instalar o myhack
que pelo que li ele vai fuder o chameleon antigo
entao
vou fazer na mao
so quero fazer um extension.mkext e saber quais as kexts necessarias

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,837 posts
O myHack só estraga o boot do Windows 7 no mesmo HD, neste caso é melhor você usar esse instalador
http://www.insanelym...howtopic=209787

O Snow precisa pelo menos o RC3. Os instaladores do RC5 também são seguros.

A kext indispensável é a FakeSMC, o restante depende do seu hardware e configurações.

ioricloud

ioricloud

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 17 posts
eu ja tenho um chameleon instalado para o leo
se eu instalar o myhack
eu devo instalar em qual hd
no leo ou no snow
nao tem a partiçao efi aqui
isso eu ja coloquei e dei permissao nela

ahh
tbm, tava dando erro de IOATAFAMILY.kext quando tento subir sem o cdboot!
subir o snow so com verbose

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,837 posts
Se você não apagou a EFI da maneira mostrada neste tópico, ela não vai aparecer no myHack. Se fizer como o tópico sugere, ela será montada automaticamente, você não precisa usar os comandos mount/umount no terminal.

Caso preferir montar e desmontar manualmente, instale o Chameleon também manualmente, como mostrado no tópico que eu indiquei.

ioricloud

ioricloud

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 17 posts
no caso old
melhor mesmo e instalar o myhack correto?

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,837 posts
Não, o myHack só instala o Chameleon, as kexts básicas e as que você selecionar, mas no caso de partição EFI, precisa que seja montada automaticamente.

No seu caso é melhor instalar manualmente, pois o myHack não foi feito pensando em quem vai instalar Snow e Leo no mesmo HD com partição EFI.

ioricloud

ioricloud

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 17 posts
entao old
eu vou pega este link que voce me disse que instalar manualmente correto
so que tudo que for para disco eu coloco para o EFI e isso ou eu coloco para partiçao do snow

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,837 posts
Tudo na partição EFI.

boot0 - disk0 (MBR)
boot1h - disk0s1 (EFI)
boot - disk0s1 (EFI)

ioricloud

ioricloud

InsanelyMac Protégé

• Members
  • Pip
  • 17 posts
ja segui o tuto
so nao sei quais kexts devo instalar pq pelo manual usando o terminal ele nao diz onde ta as kexts necessarias

oldnapalm

oldnapalm

InsanelyMac V.I.P.

• Moderators
  • 6,837 posts
Como eu disse, a kext indispensável é a FakeSMC, o restante depende do seu hardware e configurações.

Veja as que usava no Leopard e procure versões para Snow.

Kexts básicas
http://www.insanelym...howtopic=229899

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users

© 2014 InsanelyMac  |   News  |   Forum  |   Downloads  |   OSx86 Wiki  |   Mac Netbook  |   PHP hosting by CatN  |   Designed by Ed Gain  |   Logo by irfan  |   Privacy Policy