Jump to content

Troca de funções do Teclado (AJUDA)


TavinhoCosta
 Share

15 posts in this topic

Recommended Posts

Olá Pessoal. Tenho um Toshiba que o teclado é meio ''Portugues'' No lugar do teclado do Windows tem o FN (Function) onde no mac que instalei nele era pra ser o OPTION.

Aí tá assim da esquerda para a direita: CONTROL - FN - COMAND E BARRA.

Como faço para trocar essa tecla por uma função de outra. Ou Seja, quero o OPTION no lugar dessa naba do Function. Tem como?

 

Abraços :thanks_speechbubble:

Link to comment
Share on other sites

Entre no painel de preferências - teclado - teclas modificadoras

se a opção não abrir, apague a pasta /System/Library/PreferencePanes/Keyboard.prefPane/Contents/Resources/pt.lproj

vai ficar em ingês mas vai abrir.

Dá pra inverter as teclas Ctrl, Win e Alt, acho que a Fn não tem como atribuir outra função.

Link to comment
Share on other sites

Fala DJ ....

 

Seguinte fera, vai no Preferences ... Keybord & Mouse.

Na guia Keybord vc clica no botão Change Keybord Type ... e vai pedir pra vc precionar a primeira tecla que fica do lado do Shift esquerdo. Não lembro do modelo do teu teclado, mas deve ser a letra Z ou a / sei lá, o fato é que vc vai identificar o teu tipo de teclado.

Depois no botão Modifer Keys vai aparecer as teclas pra vc fazer as trocas e assim poder configurar o teclado com a mesma pocição que é no Mac.

Se assim não funcar dai vc vai ter que editar a kext do layout pra atribuir o comando pra essa tecla. Mas isso é mais chato de fazer.

Aqui no laptop da Sheila eu consegui fazer. Ta funcionando legal.

Link to comment
Share on other sites

Vc pode baixar o Ukelele e fazer o seu layout. No note da Sheila eu usei a versão iPC OSx86 10.5.6 Universal PPF5 (Final) e funcionou tudo de boa, video, audio, rede, até o touchpad. Só ta faltando a wireless que estou em testes ainda.

Link to comment
Share on other sites

O problema é que essa tecla "Fn" controla as funções do laptop independente do sistema operacional. O Ukelele nem toma conhecimento dela.

Não existe uma "kext do layout", tem a kext do teclado que é plugin da kext PS/2, mas acho que nem por ela você vai conseguir alterar a função dessa tecla.

Link to comment
Share on other sites

Paciencia... vou deixar assim e comprar logo um Macbook, hehehe :)

:D Agora sim vc falou firme!!! Eu acho que em relação a notebook a melhor opção é ter o original ... pow, Macbook Air não tem igual velho!!!

 

PS: Eu não sei o que eu fiz no note da sheila que a tecla Fn esta como option e tb todas as funções do Fn estão certas ... até o controle do volume no note dela funciona com Fn+F5/F6 ... sei lá que macumba eu fiz que não lembro. :)

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...