Jump to content

Alberto Prado
 Share

12 posts in this topic

Recommended Posts

Olá.
Sou novo (relativamente) por aqui e no mundo Mac. Mas já faz mais de 8 meses que venho pesquisando tentando configurar o meu.
Conseguir fazer praticamente tudo. Hoje o note da assinatura está praticamente cem por cento funcional. E só falta um detalhe como vocês podem imaginar. Pois é, é ele... o som. Eu realmente não teria vindo aqui pergunta se a dificuldade não fosse grande. Já fiz todo o resto sem precisa abrir tópicos em qualquer fórum, mas já não sei mais para onde correr.

Sem mais delongas, passo a explicações. Já extrai no linux o DSDT/SSDT, já o corrigi com MaciASL 1.31, já apliquei os FIX necessários e o OS X tá se comportando bem. O gerenciamento de energia parece ok, os multiplicadores do processador estão variando corretamente. Falto isso pois já li que isso pode afetar de alguma maneira.
Bom, eu baixei o AppleHDA Patcher.App 1.6 e fiz os procedimentos. Tentei inicialmente com o método do Clover (Config.plist mod) + aDummyHDA.kext, mas não deu certo. Desfiz o processo. Depois fui para o método da AppleHDA modificada + DSDT patch, mas também não surtiu efeito. Em todos os casos usei o Kext Wizard para aplicar as Kexts e Reparar as permissões e reconstruir o cache. Até mesmo usei o sudo touch s/l/e.
Eu havia tentado corrigir o AppleHDA na mão também com a ajuda daquele guia ensina como extrair verbos, converter, etc... Mas está faltando várias figuras, e  ficou meio complicado na parte final... =/ (Poderiam atualizar esse Guia)
Enfim, nada deu certo.
Obs: Eu comparei os verbos gerados pelo primeiro patcher que estão dentro do AppleHDAConfigDriver com o do guia que eu estava seguindo... E eles me parecem meio diferentes e está faltando 2 configurações de Jack... Apesar que os NodeIDs são iguais.

Bom, é isso. Espero que não tenha ficado confuso. Eu tentei passa o máximo de informações que pude. Coloquei vários anexos para que facilite a quem puder me ajuda.
Ps: Os arquivos IOreg.txt e MacBook Pro.spx.zip  eu extrai lá do Informações do Sistema -> Relatório do Sistema. Eu não consegui instalar o X Code pois o sistema ainda não esta atualizado e Apple bloqueia o download.

Desde já agradeço a atenção.
Obrigado.

 

Result_AppleIntelInfo.txt

patched.zip

config.plist.zip

IOReg.txt

codec_dump_e_verbs.zip

MironeAudio.zip

MacBook Pro.spx.zip

Link to comment
Share on other sites

me envia uma copia de seu IOREG.ioreg

Ok

Pq vc não faz a AppleHDA no modo on-the-fly?

Olha aqui: http://www.insanelymac.com/forum/topic/298132-guia-aio-guias-para-hackintosh/

Eu já tinha lido superficialmente em outros fóruns em inglês e se entendi bem ele pode apresentar problemas quando atualizar o OS X. Mas esse seria meu próximo passo caso não desse certo com o AppleHDA Patch; e por último o VoodooHDA.

Obrigado pela dica de qualquer forma.

MacBook Pro de Alberto.ioreg.zip

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Consegui fazer funcionar parcialmente com a Voodoo HDA 2.8.8. Só tem alguns pequenos inconvenientes.
1 - Um estalo no som quando o OS X é carregado. (Já fiz o procedimento descrito neste post na parte "Problem: sound crackles" http://www.insanelymac.com/forum/topic/267905-voodoohda-common-problems/?p=1748018, mas não surtiu efeito)

2 - O som fica a uma altura de +/- 75% da altura máximo conseguida no Win/Linux apesar de já ter feito o Fix que teoricamente corrigiria isso (mas relevo).

3 - O conector de saída para fones de ouvido não funciona. O de microfone eu não testei pois não tenho um e também não faria falta se não funcionar.

Link to comment
Share on other sites

Olá

 

Vc leu esse? http://olarila.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=180
Creio que é o mesmo, porém pode haver alguma solução nos posts!

Esse tópico já está desatualizado, somente lá em baixo que fala sobre ajuste da VoodooHDA para reconhecimento de entradas e saidas que não aparecem que ainda funciona para quem quer usar audio 5.1/7.1. Muitos problemas já foram resolvidos na VoodooHDA, atualmente seu desempenho é semelhante a AppleHDA.

 

Problemas novos demandam métodos novos ;)

Link to comment
Share on other sites

olá

 

devias começar a pensar fazer 1 tópico + atualizado .. sobre o assunto .. vai nessa Pimentel

 

não é chegar na  cena depois de vários anos fora .. e logo começares a dar essas opiniões .. voodoo tem pouco que saber .. mas esse tópico é de alguém que sabe

 

muito sobre o assunto .

 

bom hack

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Consegui fazer o conector de headphone funcionar. Como estava faltando a saída de headphone lá em Preferências de Sistema > Som. Então achei que a solução seria adicionar a mesma manualmente. Pra verificar a informações de Pin-NodeId baixei o Getdump no sourceforge da página da voodoohda
Coloquei o ele na Mesa e digitei no Terminal: getdump > codec_dump.txt
 

Patched pins configuration:
 nid 18 0x90a60130 as  3 seq  0 Microphone    Fixed Digital N/A     Internal Unknown misc 0 NoPresenceDetect
 nid 20 0x90170110 as  1 seq  0 Speaker       Fixed Analog  N/A     Internal Unknown misc 0 NoPresenceDetect
 nid 23 0x40000000 as  0 seq  0 Line-out      None  Unknown N/A     External Unknown misc 0 [DISABLED]
 nid 24 0x411111f0 as 15 seq  0 Speaker       None  1/8     Rear    External Black   misc 0 NoPresenceDetect [DISABLED]
 nid 25 0x411111f0 as 15 seq  0 Speaker       None  1/8     Rear    External Black   misc 0 NoPresenceDetect [DISABLED]
 nid 26 0x03a15020 as  2 seq  0 Microphone    Jack  1/8     Left    External Red     misc 0
 nid 27 0x411111f0 as 15 seq  0 Speaker       None  1/8     Rear    External Black   misc 0 NoPresenceDetect [DISABLED]
 nid 30 0x411111f0 as 15 seq  0 Speaker       None  1/8     Rear    External Black   misc 0 NoPresenceDetect [DISABLED]
 nid 33 0x0321101f as  1 seq 15 Headphones    Jack  1/8     Left    External Black   misc 0 <!-- O que me interessa -->

Conforme vários tópicos que pesquisei. Vi que teria que adicionar essas informações na Info.plist da VoodooHDA.kext. Logo abaixo da chave NodesToPatch.
Ficando assim:
 

<array>
	<dict>
		<key>Codec</key>
		<integer>0</integer>        <!--Codec Address-->
		<key>Config</key>
		<string>0x0321101f</string> <!--Pin Conf     -->
		<key>Node</key>
		<integer>33</integer>       <!--Nid          -->
	</dict>
</array>

Fechei, salvei e coloquei a usei o Kext Wizard para adicional a kext modificada no S/L/E e Reparar as permissões e Reconstruir o cache e reiniciei o sistema.
Funcionou certinho, inclusive o switch entre a saída de som pelo headphone e pelas caixas internas.

Desculpa pela resposta em forma de tutorial. Vejo que tem veteranos acompanhando o tópico. Mas acho que se alguém tiver passando por algo parecido com o mesmo notebook, isso talvez ajude.

Obrigado ao Nelson. De maneira indireta o tópico ajudou para o meu entendimento geral.

PS: Ainda quero continuar tentando patchear a AppleHDA. Mas preciso da ajuda de você. Não sei onde eu posso observar no sistema o que está acontecendo de errado.
O tópico que ensina a fazer isso está com as imagens todas fora do ar. Acreditem, elas são primordiais para o entendimento de quem está começando e pode evitar o aparecimento de vários tópicos.
Assim que eu puder eu vou esta criando um Guia de tudo que fiz nesse notebook.

Ps: Apesar de ter conseguido o som. Posso deixa esse tópico em aberto até que eu consiga fazer funcionar o AppleHDA?


 

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...