Jump to content

(Duvidas) Notebook Asus X44C series


ErickDantas1234
 Share

18 posts in this topic

Recommended Posts

Olá a todos do fórum,

 

  A algum tempo venho tentando conseguir um hackintosh estável (no mínimo aceitável) com o notebook Asus X44C, meu primeiro hackintosh neste notebook foi com uma distro, porem depois de ler vários tópicos e tutoriais fiquei sabendo que uma instalação limpa com o sistema original da Apple é muito melhor. Sabendo disso fiz uma instalação do Mavericks original da App Store, fiz o hackintosh de forma totalmente manual, desde a criação do pendrive de instalação (com Chameleon) até a pós instalação. Criei uma DSDT, SSDT, consegui gerenciamento de energia nativo, em resumo posso dizer que o que me falta é: A Webcam, resolver um problema de falhas no vídeo com a Intel HD 3000 e ainda não testei o leitor sd. Porem o sistema está um pouco lento para se auto-carregar quando inicia, está com um consumo alto de memoria ram e o vídeo está muito instável. O que gostaria de saber é:

 

1- É possível conseguir um hackintosh estável com este hardware? Ou Hackintosh neste notebook é uma ilusão?

2- Ouvi relatos de que o Mountain Lion consome menos memoria, vale a pena fazer uma nova instalação com ele ou com o Yosemite?

3- Teria vantagens se eu instalar apenas o OS X no HDD eliminando o Windows?

4- Minha bios tem a opção UEFI, já tentei instalar o Yosemite com Clover EFI, mas fiquei sem aceleração gráfica, e também tenho uma duvida com a DSDT, se instalar em UEFI não é necessário DSDT, certo? Então se fizer uma instalação com clover EFI o sistema já iria reconhecer logo de cara o Brilho, o wifi, e outras coisas que ativei com DSDT?

5- Teria alguma forma de fazer a "Asus USB 2.0 Webcam" funcionar? O sistema reconhece a webcam em "informações do sistema", porem quando vou usar programas como, Facetime e Skype a câmera é reconhecida, mas nenhuma imagem é capturada.

 

Não sou muito experiente no hackintosh, então gostaria de me desculpar se algo estiver errado neste post, agradeço qualquer ajuda, desde já obrigado!

Link to comment
Share on other sites

Olá, seja bem-vindo ao InsanelyMac.

 

Com um hardware desse eu recomendo usar o Mountain Lion ou Mavericks. Para cada hardware é necessário saber qual OS X usar, o meu é do ano passado, mas o Mavericks é o melhor aqui.

 

Agora vamos as duvidas.

 

1 - Sim é possível, com os métodos que vamos te passar e bastante leitura da sua parte as coisas vão fluir bem.

2 - Veja, quanto mais atual é o sistema, mas recursos ele tem, sendo assim mais consumo do hardware - Com relação a RAM considere usar o Mavericks e fazer um up de RAM.

3 - Quando a partição é menor, tem menos arquivos para o SO gerenciar, eu não uso o Windows, mas criei varias partições, ex: Dados, Backup e OS X de testes.

4 - O Clover é incrível, com os ajustes feitos de maneira correta você não vai precisar do DSDT. Mas em todo o caso, considere um futuro uso de DSDT.

5 - Podemos consertar seu Webcam com uns patchs na DSDT, Clover etc...

Link to comment
Share on other sites

Olá Allan, obrigado por ter respondido

 

Eu gostaria de tentar estabilizar a atual instalação que fiz, do Mavericks usando Chameleon. Mas em todo caso estou fazendo o download do Mountain Lion. Quanto ao up de RAM, infelizmente parece que esse notebook não tem um soquete extra para incluir um novo "pente" de memoria (tenso). 

Até agora eu instalei as seguintes Kexts: GenericUSBXHCI/ACPIBacklight(Rehabman)/Realtek RTL8111/Elan Touchpad/VoodooHDA/FakeSMC/. Alem das kexts usadas para habilitar internet, som, etc.. existem outras kexts necessárias para o bom funcionamento do sistema como a FakeSMC?

 

Sobre a DSDT, criei uma usando o MaciASL, os únicos patchs usados foram: PNLF SB, DTGP, e o patch para wifi. No site Olarila existem 14 patchs para notebook core i sandy bridge, devo incluir todos eles?

 

Quanto a Asus USB 2.0 Webcam, depois de pesquisar um pouco sobre o assunto encontrei algumas pessoas comentando em sites em inglês que essa webcam só funciona com o programa chamado Webcam-Twist, você não conhece outro método que eu possa tentar? 

 

Agradeço pela atenção.

  

Link to comment
Share on other sites

Bem 4GB até que dá conta...

 

A kext GenericUSBXHCI é mais recomendada para users que tem USB 3.0, dai com as flags corretas vai ter um melhor funcionamento:

-gux_defer_usb2 -gux_no_idle

E não é necessário aplicar todos os patchs que encontrar, no seu caso você não precisa de muito, apenas inserir patchs para USB 2.0,

e se aplicar patch desnecessários dai terá grandes problemas...

 

Com relação a WebCam, já vi muitos casos que para funcionar somente com apps de terceiros, até em Linux isso acontece.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Olá Allan, já faz algum tempo desde que criei este tópico, por falta de tempo eu não pude me dedicar a deixar o hackintosh com Mavericks descrito no tópico da forma que queria. Até que me sobrou um pouco de tempo e fiz uma nova instalação com Mountain Lion, os problemas que mais me irritavam agora não existem mais, acredito que tenha resolvido a questão dos artefatos e falhas que apareciam no vídeo da Intel HD 3000, o sistema não consome tanta memória como acontecia anteriormente, e também está mais fluído.

 

Mas como nada é perfeito... o Notebook não desliga, aparece a mensagem “CPU halted”, então o monitor desliga, porem o processador não. A mesma coisa acontece com o sleep, a tela apaga mas o notebook continua ligado.

Já pesquisei aqui no site e fora dele, instalei a kext Evoreboot e a ElliottForceLegacyRTC, mas nada de resolver, já tentei aplicar um pacth na DSDT e também não consegui (não sei se fiz certo), também já modifiquei várias vezes o Boot.plist.

 

Peço humildemente a ajuda de vocês.

Link to comment
Share on other sites

Ainda está usando o Clover certo?

Não, antes de instalar o OS X  tinha instalado o Windows e o Ubuntu, não queria ter que formatar todo o HD e perder os dois, então estou usando a ultima versão do Chameleon.

 

Alem desta duvida tenho outra, ouvi dizer que a VoodooHDA causa instabilidade no sistema, é isso mesmo? Ainda não consegui fazer nenhuma AppleHDA funcionar para o meu codec (alc269). VoodooHDA sempre funcionou para mim, seria melhor eu tentar editar a AppleHDA?

Link to comment
Share on other sites

Eu usei o VoodooHDA por muito tempo e meu OS X não ficou instável.

A vantagem da AppleHDA em muitas vezes é a qualidade do áudio.

 

Roda esse comando no Terminal e me mostre o resultado:

pmset -g | grep hibernatemode
Link to comment
Share on other sites

Rodei o comando, mas infelizmente continua sem repouso. Resolvi o problema do desligamento atualizando para a versão 10.8.5 (porem ele só desliga em modo texto), será que o problema do Sleep não está relacionado a usb? Isso é estranho porque o sleep funcionava no Mavericks.

 

O Sleep está relacionado ao gerenciamento de energia, certo? Já apliquei o patch na AICPUPM, mas quando rodei o comando "Kextstat" no terminal percebi que a kext X86PlatformPlugin não é carregada... ela é necessária?

Link to comment
Share on other sites

Se está dando boot usando -v, o desligamento será em modo verbose também.

 

Quando você rodou o comando acima, ele volta ao modo Sleep nativo, o modo 3 é para Hibernar.

 

Já esse plugin não é necessário para você, pois o que é necessário é carregar a kext: ACPI_SMC_PlatformPlugin

Link to comment
Share on other sites

Já esse plugin não é necessário para você, pois o que é necessário é carregar a kext: ACPI_SMC_PlatformPlugin

Tanto essa quanto a AppleLPC são carregadas, então acredito que o gerenciamento de energia está normal. 

Qual é exatamente o patch que devo aplicar na DSDT relacionado ao sleep? Você também falou em inserir patchs para USB 2.0, qual seriam esses patchs? 

Link to comment
Share on other sites

Allan, olhei o guia e usei o IORegistryExplorer para ver se o gerenciamento de energia esta ok, mas as imagens do guia estão indisponíveis, então não e possível ver o exemplo que foi dado na sessão 7 em que você compara o gerenciamento de energia entre um SandyBridge e um IvyBridge. Mas eu fiz uma captura de tela, e gostaria que se possível pudesse me dizer se o gerenciamento esta certo, também fiz uma copia completa do IOReg caso queira ver, aqui estão eles:

post-1469830-0-92581900-1431210975_thumb.png

MacBook Pro de D4N13L.zip

Link to comment
Share on other sites

Muito obrigado por ter me ajudado Allan, na verdade o que estava me faltando de importante era só saber se o gerenciamento de energia estava certo, acredito que não me falta mais nada de importante.  :)

Não testei mais o repouso, ele não me é tão importante, mas eu gostaria de ativar a saída VGA da Intel HD 3000, encontrei um guia e também encontrei uma opção no Hackintosh Vietnam Tool que faz isso. Gostaria de saber, se eu usar o Hackintosh Vietnam Tool eu teria que aplicar um patch na DSDT para ativar a saída VGA? 

Link to comment
Share on other sites

Olha eu nunca usei essa ferramenta, e claro damos total suporte a ela.

 

Mas, o que acha de tentar esse guia:  [sUCCESS] Enable VGA and HDMI video for Intel HD 3000

 

É bem semelhante ao que vai usar, mas pelo menos você "vê" as alterações.

 

Sempre faça backup dos seus dados ok? Ainda mais nesse etapa que vai alterar algumas coisas na kext AppleIntelSNBGraphicsFB.

Guarde a versão original dela em um lugar seguro, e mão na massa!  ;)

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...