Jump to content

QE/CI: O que significa e como verificar se está ativado.


1 post in this topic

Recommended Posts

QE/CI é uma abreviação de Quartz Extreme e Core Image e ativá-lo representa uma parte muito importante da instalação/uso do Mac OS X.

 

Como saber se está ativado?

O uso do QE/CI é muito importante para os vários componentes do sistema. Provavelmente a maneira mais fácil de saber se ele está ativado é executando o app DVD Player e, em seguida, vá para Help > Show Supported Features você vai ver essa tela:

 

GRc.png

 

Se você não conseguiu abrir o app DVD Player por alguma dessas razões ( ou o seu computador não tem uma unidade de DVD ou você não conseguiu ativar), os seguintes itens servem como indicadores de que você ativou:

  • Abra o jogo de Xadrez, e veja se ele funciona bem, e verifique se a barra de menu está translúcido 
  • Animação quando Minimiza/Maximiza as janelas, e arraste para um lado e outro, e veja se vai de uma maneira fluida.
  • Veja se os icones no Launchpad “tremem” ao pressionar a tecla Option 
  • Resolução completa 
  • Se usa o OS X Mavericks/Yosemite, verá que toda a vez que terminar o download de algum app (pela AppStore), clicando no Launchpad verá alguns efeitos de "magica" brilhando em torno do novo app.

Se todos os itens acima estão funcionando, exceto a resolução, então você pode precisar de configurações especiais para o seu monitor/display. 

 

Isso não significa que você não tem QE/CI. 

 

Faça uma verificação se o OS X está detectando corretamente o EDID do monitor/display, provavelmente esse é um dos primeiros passos que você vai querer fazer neste caso!

 

Mais informações:

Quartz Extreme (Wikipedia)
Core Image (Wikipedia) 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...