Jump to content
  • Announcements

• Allan

Forum Rules   04/13/2018

Hello folks! As some things are being fixed, we'll keep you updated. Per hour the Forum Rules don't have a dedicated "Tab", so here is the place that we have our Rules back. New Users Lounge > [READ] - InsanelyMac Forum Rules - The InsanelyMac Staff Team. 
Sign in to follow this  
MaLd0n

Monitoramento do hardware via FakeSMC

51 posts in this topic

Recommended Posts

Snow Leopard: Release_10.6.zip

Leopard: Release_10.5.zip

Site oficial: http://www.projectosx.com/forum/index.php?showforum=165

O valor informado pelo CPU não é a temperatura real, mas sim quanto falta para chegar à temperatura em que ele iria se desligar (Tjmax). O Tjmax é calculado automaticamente, mas pode estar incorreto, fazendo com que a temperatura mostrada em graus Celsius também esteja errada. Neste caso você pode definir o valor manualmente, editando o arquivo Info.plist da kext IntelCPUMonitor e inserindo a chave TjMax

<key>Intel CPU Monitor Plugin</key>
<dict>
[color="#FF0000"]        <key>TjMax</key>
       <integer>100</integer>
[/color]

Como editar o Info.plist da kext

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=243652

Aqui tem uma lista de valores Tjmax

http://www.tomshardware.co.uk/intel-dts-sp...news-29460.html

Aplicativo para monitorar temperatura, frequência e voltagem do processador: SMC_Monitor (por el coniglio)

Download: SMC_Monitor.zip

mald0n20110209s154545.png

Para que o aplicativo também mostre frequência e voltagem, você precisa utilizar esta nova versão da kext FakeSMC e o plugin IntelCPUMonitor. As kexts precisam ser instaladas na pasta /System/Library/Extensions. Também estão disponíveis plugins para monitoramento dos sensores da placa mãe e placa de vídeo. Instale apenas os plugins correspondentes ao seu hardware.

Captura_de_tela_2011_03_30_a__s_13.34.01.png

Advertisement
smcK-Stat-i doenst work for me :(

crash after 1 second

run o terminal

kextstat

see if the plug-ins are loaded

run o terminal

kextstat

see if the plug-ins are loaded

sim os plugins estao a funcionar:

17      5 0x5501d000 0x5000     0x4000     org.netkas.FakeSMC (3.1.0) <13 7 5 4 3>
18    0 0x551fc000 0x3000     0x2000     org.mozodojo.IntelThermal (1.0.0d1) <17 7 5 4 3>
21    1 0x5540b000 0x3000     0x2000     org.mozodojo.SuperIOFamily (1.0.0d1) <17 7 5 4 3>
96      0 0x553ed000 0x4000     0x3000     org.mozodojo.IntelCPUMonitor (1.0) <17 7 5 4 3>
103    0 0x5cbb0000 0x5000     0x4000     org.slice.RadeonMonitor (1.0.0d1) <17 14 4 3>

este é o erro que tenho na consola sobre o smcK-Stat-i :

11/02/05 00:30:15	smcK-Stat-i[186]	awakeFromNib
11/02/05 00:30:15	smcK-Stat-i[186]	get_mach_def
11/02/05 00:30:15	smcK-Stat-i[186]	New Machine: {
   Fans =     (
   );
   Machine = "MacPro3,1";
   NumFans = 0;
}
11/02/05 00:30:15	smcK-Stat-i[186]	init_statusitem
11/02/05 00:30:15	smcK-Stat-i[186]	upgradeFavorites
11/02/05 00:30:15	smcK-Stat-i[186]	An uncaught exception was raised
11/02/05 00:30:15	smcK-Stat-i[186]	*** -[NSCFArray objectAtIndex:]: index (0) beyond bounds (0)
11/02/05 00:30:15	smcK-Stat-i[186]	*** Terminating app due to uncaught exception 'NSRangeException', reason: '*** -[NSCFArray objectAtIndex:]: index (0) beyond bounds (0)'
*** Call stack at first throw:
(
0   CoreFoundation                      0x97f4d6ba __raiseError + 410
1   libobjc.A.dylib                     0x9343d509 objc_exception_throw + 56
2   CoreFoundation                      0x97f4d3e8 +[NSException raise:format:arguments:] + 136
3   CoreFoundation                      0x97f4d35a +[NSException raise:format:] + 58
4   Foundation                          0x90cfc2cc _NSArrayRaiseBoundException + 121
5   Foundation                          0x90c4ff3a -[NSCFArray objectAtIndex:] + 63
6   smcK-Stat-i                         0x00003ecd -[FanControl upgradeFavorites] + 384
7   smcK-Stat-i                         0x00004e3f -[FanControl awakeFromNib] + 3833
8   CoreFoundation                      0x97ee59b4 -[NSSet makeObjectsPerformSelector:] + 196
9   AppKit                              0x923c721c -[NSIBObjectData nibInstantiateWithOwner:topLevelObjects:] + 1566
10  AppKit                              0x923c51f4 loadNib + 257
11  AppKit                              0x923c45ed +[NSBundle(NSNibLoading) _loadNibFile:nameTable:withZone:ownerBundle:] + 228
12  AppKit                              0x923c44fe +[NSBundle(NSNibLoading) loadNibFile:externalNameTable:withZone:] + 158
13  AppKit                              0x923c4449 +[NSBundle(NSNibLoading) loadNibNamed:owner:] + 383
14  AppKit                              0x923c124d NSApplicationMain + 434
15  smcK-Stat-i                         0x00002050 main + 30
16  smcK-Stat-i                         0x00002029 start + 53
17  ???                                 0x00000002 0x0 + 2
)
11/02/05 00:30:15	com.apple.launchd.peruser.501[111]	([0x0-0x1c01c].com.PaztalomTechnologies.K-Stat-i[186]) Job appears to have crashed: Trace/BPT trap
11/02/05 00:30:16	ReportCrash[173]	Saved crash report for smcK-Stat-i[186] version 2.4 (2.4.0) to /Users/XP/Library/Logs/DiagnosticReports/smcK-Stat-i_2011-02-05-003016_Mac-Pro-de-XP.crash

Aparece algum relatório do crash? Você pode enviar pro Slice para ver se ele corrige o problema.

Tem o iStat Menus, a versão 2.0 é free. Só não mostra a frequência.

http://dl2.macupdate.com/istat2.zip

Aqui é o fórum em português ;)

pois o que pretendia mesmo era ver a frequencia para saber se o speedstep está a funcionar correctamente

Tenta o VoodooMonitor

http://www.mediafire.com/?yyu4dwzkyc0

Ou use esse comando no terminal para ler a chave FRC0 e converta o valor de hexa para decimal

smc_0.01.zip

while sleep 1; do clear; ./smc -k FRC0 -r; done

Exemplo:

FRC0 [freq] (bytes 02 d0)

Calculadora -> exibir -> programador -> botão "16" -> digite "02d0" -> botão "10" = 720 MHz

funcionou :) muito obrigado pela ajuda

vou postar as screenshots do VoodooMonitor para verem se está tudo a funcionar correctamente

capturadeecr20110205212.png

parece que o speedstep esta funcionando correctamente , estou usando o dsdt.aml que o MaLd0n modificou + smbios.plist MAC PRO 2.1 do MaLd0n nao sei se é o mais indicado para o meu processador

a temperatura nao está muito alta? em windows tenho cerca de 30

funcionou :) muito obrigado pela ajuda

vou postar as screenshots do VoodooMonitor para verem se está tudo a funcionar correctamente

parece que o speedstep esta funcionando correctamente , estou usando o dsdt.aml que o MaLd0n modificou + smbios.plist MAC PRO 2.1 do MaLd0n nao sei se é o mais indicado para o meu processador

a temperatura nao está muito alta? em windows tenho cerca de 30

Blzzz

o macPro2,1 é o que eu uso, e funciona mt bem, eu tenho o mesmo processador que o seu

a temperatura está boa

nao cheguei a editar o kext com:

<key>Intel CPU Monitor Plugin</key>

<dict>

<key>TjMax</key>

<integer>100</integer>

será necessario no meu caso? qual é propiamente o kext que devo editar? o IntelCPUMonitor.kext ?

obrigado de novo por toda a sua ajuda :thumbsdown_anim:

nao cheguei a editar o kext com:

Intel CPU Monitor Plugin

TjMax

100

será necessario no meu caso? qual é propiamente o kext que devo editar? o IntelCPUMonitor.kext ?

obrigado de novo por toda a sua ajuda :thumbsdown_anim:

sim

eu tive de editar o meu

o tjmax é 100 e estava 90

é na IntelCPUMonitor.kext

A temperatura do meu processador esta ficando uns 5 a 7 graus a mais do que no windows,isso seria normal?estou usando um smbios de macpro2.1,pois acho que não seria muito compativel com minha singela configuraçao! :) ou nao tem nada a ver?

Sim, mas ativou as opções "generate P e C states"? E a AppleLPC está carregada?

Também tem que ver se o TjMax foi calculado corretamente, caso contrário você precisa ajustar no plist.

sim ativei o generate P e C states,e a AppleLPC esta sendo carregada sim.entao vai ser o Tjmax,e quanto ao smbios de macpro 2.1 que estou usando nao tem problema não né?

Eu removi os plugins e reinstalei de volta,inclusive tinha uma kext do voodoomonitor que eu tinha testado e por sinal parava meu sleep tambem removi, e agora esta normal :censored2: ,outra coisa a kext fakesmc deve ser colocada em S/L/E junto com os plugins né?e a da pasta extra do chameleon deixo la tambem ou removo?

cara vendo este topico aki

tomei um susto minha temperatura

ta em torno de 55 a 60 graus

acho que meu processador vai da pau

Vc precisa usar o gerenciamento de energia nativo pra ver se resolve isso

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=213576

eu instalei o primeiro e o segundo

não sei se fi certo arratei pra uma kext utility

fico mais alta a temperatura

instelei isso

Chameleon RC5

e estes aki

Snow Leopard (NullCPUPowerManagement.kext)

Snow Leopard (Disabler.kext)

bem instele não puchei kext utility vi no forum que isso instala

eu instalei o primeiro e o segundo

não sei se fi certo arratei pra uma kext utility

fico mais alta a temperatura

o que vc instalou desabilita o gerenciamento de energia

disabler.kext, nullcpupoewrmanagement

vc tem de deletar essas kexts , usar o Chameleon RC5 e adicionar no boot.plist

<key>GeneratePStates</key>
<string>Yes</string>
<key>GenerateCStates</key>
<string>Yes</string>