Jump to content

Snow Leopard em ASROCK P55M-PRO - Video e Internet Wireless


macrj2
 Share

30 posts in this topic

Recommended Posts

Olá, boa tarde.

 

Após muita leitura aqui no fórum, resolvi me cadastrar e me aventurar em uma instalação do snow leopard. Entendi razoavelmente como funcionam as kexts, as pastas do mac etc. Mas ainda tenho muito chão pela frente. :(

 

Pretendo usar o snow leopard para edição de video e audio, bem como para tarefas comuns como internet, processador de texto etc. Se puder, sinceramente, aposento o windows.

 

Optei por utilizar o método [url="http://www.insanelymac.com/forum/topic/279450-why-insanelymac-does-not-support-tonymacx86/"]#####[/url] + [url="http://www.insanelymac.com/forum/topic/279450-why-insanelymac-does-not-support-tonymacx86/"]#####[/url], que parece ser adequado para a minha máquina (vide assinatura). Utilizei a versão retail 10.6.3, instalei o combo update para 10.6.5 e rodei o [url="http://www.insanelymac.com/forum/topic/279450-why-insanelymac-does-not-support-tonymacx86/"]#####[/url] em seguida.

 

Minhas dificuldades:

 

1-) Inicialmente tentei utilizar a opção user DSDT, com o arquivo de minha mobo, que baixei em http://www.tonymacx86.com/dsdt.php. Ele inicia o boot normalmente, trava na tela da maça e pede que reinicie. Não sai disso. Vale a pena insistir de alguma forma?

 

2-) Com a instalação [url="http://www.insanelymac.com/forum/topic/279450-why-insanelymac-does-not-support-tonymacx86/"]#####[/url], consigo reiniciar a máquina normalmente. Faço o seguinte:

 

Clico em System Utilities (rebuild caches e repair permissions), depois em advanced options e escolho:

 

Kexts

Audio - Apple HDA 10.6.2 Rollback

 

Graphics

ATY_Init Uakari

 

Miscellaneous

USB Rollback

 

Chameleon

Chameleon 2.0 RC5 - R594

 

Com.Apple.Boot.Plist

32-Bit Graphic Enabler=no

 

Ele reconhece a minha placa de video, só que como PCI Express 2x. Consigo a resolução máxima de meu monitor, 1920x1080. Não tenho QE/CI.Se Deixo no Com.Apple.Boot.Plist a opção 32-Bit Apple Boot Screen, a tela fica preta antes de iniciar o S.O. e a ventoínha da GPU dispara.

 

Alguma luz? Já li trocentos tópicos que tratam da placa, mas não tenho ideia do que fazer.

 

3-) Algum dos meus dois adaptadores de rede wireless funcionam com o Hackintosh? Existe alguma opção melhor que eu possa procurar no mercado?

 

Agradeço imensamente a atenção e qualquer ajuda.

 

Abraço,

 

Marcelo

Link to comment
Share on other sites

me envie o DSDT

Roda no terminal

perl -e 'open(CMD, "ioreg -lw0 \| grep DSDT|") or die; while(<CMD>) { chomp; if($_ =~ /\"DSDT\.?\d?\"=<([^>]*)>/) { $buff = $1; open(PIP, "|xxd -r -p > ~/Desktop/dsdt.aml") or die; print PIP "$1"; } }'

 

kextstat

kextstat

 

ioreg output

ioreg -fl

 

preciso desses 3

 

Vídeo

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=216726

 

Wireless use a busca do fórum, veja se vc encontra algo

Link to comment
Share on other sites

me envie o DSDT

Roda no terminal

perl -e 'open(CMD, "ioreg -lw0 \| grep DSDT|") or die; while(<CMD>) { chomp; if($_ =~ /\"DSDT\.?\d?\"=<([^>]*)>/) { $buff = $1; open(PIP, "|xxd -r -p > ~/Desktop/dsdt.aml") or die; print PIP "$1"; } }'

 

kextstat

kextstat

 

ioreg output

ioreg -fl

 

preciso desses 3

 

Vídeo

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=216726

 

Wireless use a busca do fórum, veja se vc encontra algo

 

Oi, MaLd0n. Antes de mais nada, gostaria de agradecer a atenção e a rapidez de sua resposta. Estou anexando os arquivos que obtive com a utilização dos comandos no terminal no zip "asrock".

 

Grato,

 

Marcelo

Asrock.zip

Link to comment
Share on other sites

Oi, MaLd0n. Antes de mais nada, gostaria de agradecer a atenção e a rapidez de sua resposta. Estou anexando os arquivos que obtive com a utilização dos comandos no terminal no zip "asrock".

 

Grato,

 

Marcelo

Seu DSDT

dsdt.macrj2.zip

tira do .zip e coloca dentro da pasta Extra ou na raiz do HD

apliquei os "fixs obrigatorios"

 

a kext EvOreboot.kext vc pode remover

vc poderia me dizer o que tem na sua pasta Extra/Extensions

Link to comment
Share on other sites

Seu DSDT

dsdt.macrj2.zip

tira do .zip e coloca dentro da pasta Extra ou na raiz do HD

apliquei os "fixs obrigatorios"

 

a kext EvOreboot.kext vc pode remover

vc poderia me dizer o que tem na sua pasta Extra/Extensions

Olá novamente. Fiz como você sugeriu e ficou ótimo. Está com o boot normal e o DSDT na pasta extra. Show de bola! :)

 

Na pasta extra tenho:

 

com.apple.boot.plist

extensions.mkext

smbios.plist

dsdt.aml

Extensions (pasta) com:

fakesmc.kext

jmicron36xata.kext

jmicron36xsata.kext

legacyapplertc.kext

nullcpupowermanagement.kext

 

Estou progredindo com a placa de video, mas pelo o que li, ainda não existem kexts 64bit, assim, meu sistema tem que rodar em 32. Sem problemas com relação a isto.

 

Quanto à rede/internet, não acho nada sobre o meu adaptador usb e o snow leopard. Pensei em partir para outro PCI como o TL-WN851N. Sabe se é legal?

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda e paciência.

 

Abs.,

 

Marcelo

Link to comment
Share on other sites

Olá novamente. Fiz como você sugeriu e ficou ótimo. Está com o boot normal e o DSDT na pasta extra. Show de bola! :)

 

Na pasta extra tenho:

 

com.apple.boot.plist

extensions.mkext

smbios.plist

dsdt.aml

Extensions (pasta) com:

fakesmc.kext

jmicron36xata.kext

jmicron36xsata.kext

legacyapplertc.kext

nullcpupowermanagement.kext

 

Estou progredindo com a placa de video, mas pelo o que li, ainda não existem kexts 64bit, assim, meu sistema tem que rodar em 32. Sem problemas com relação a isto.

 

Quanto à rede/internet, não acho nada sobre o meu adaptador usb e o snow leopard. Pensei em partir para outro PCI como o TL-WN851N. Sabe se é legal?

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda e paciência.

 

Abs.,

 

Marcelo

 

 

delete extensions.mkext, legacyapplertc.kext

 

Pode rodar o sistema em 32 bit sem problemas, não tem diferença, vc consegue executar os programas 64 e o limite de memoria é gigante

 

agora é o seguinte

 

a kext nullcpupowermanagement.kext é a desgraça do hackintosh, ela desabilita o gerenciamento de energia nativo

Vc poderia me mandar um novo kextstat já usandoi o DSDT que te mandei?

 

Vamos tentar descartar essa kext tb

Link to comment
Share on other sites

delete extensions.mkext, legacyapplertc.kext

 

Pode rodar o sistema em 32 bit sem problemas, não tem diferença, vc consegue executar os programas 64 e o limite de memoria é gigante

 

agora é o seguinte

 

a kext nullcpupowermanagement.kext é a desgraça do hackintosh, ela desabilita o gerenciamento de energia nativo

Vc poderia me mandar um novo kextstat já usandoi o DSDT que te mandei?

 

Vamos tentar descartar essa kext tb

Olá. Deletei as kexts que você indicou e rodei o kextstat. Anexei o resultado.

 

Quanto ao gerenciamento de energia, por enquanto marquei as opções nunca desligar, pois percebi que se ele entra em sleep, não volta mais.

 

Grato,

 

Marcelo

kexstat2.txt

Link to comment
Share on other sites

Olá. Deletei as kexts que você indicou e rodei o kextstat. Anexei o resultado.

 

Quanto ao gerenciamento de energia, por enquanto marquei as opções nunca desligar, pois percebi que se ele entra em sleep, não volta mais.

 

Grato,

 

Marcelo

 

sleep sem kext vc só vai conseguir sem a NullCPUPowerManagement, com o gerenciamento de energia nativo

essa kext desabilita o gerenciamento de energia nativo

 

carregou o HPET

com.apple.driver.AppleHPET

 

vc pode tentar adicionar no seu boot.plist...

<key>GeneratePStates</key>
<string>Yes</string>
<key>GenerateCStates</key>
<string>Yes</string>

e remover a NullCPUPowerManagement

Link to comment
Share on other sites

sleep sem kext vc só vai conseguir sem a NullCPUPowerManagement, com o gerenciamento de energia nativo

essa kext desabilita o gerenciamento de energia nativo

 

carregou o HPET

com.apple.driver.AppleHPET <---

 

vc pode tentar adicionar no seu boot.plist...

<key>GeneratePStates</key>
<string>Yes</string>
<key>GenerateCStates</key>
<string>Yes</string>

e remover a NullCPUPowerManagement

 

Ok, MaLd0n. Vou tentar. Está ficando ótimo.

 

Uma outra dúvida, que pode parecer estúpida, mas me ocorreu. Verifiquei que, em verdade, estou com QE/CI ligados desde o início. A minha GPU (5870) está perfeitamente reconhecida, salvo no que diz respeito à velocidade PCI Express, que está 2x ao invés de 16x.

 

Rodei o opengl benchmark e a minha placa obteve um score bem abaixo do que seria razoável para ela. Será que isto ocorre por conta da limitação que relatei acima? É um problema de kext de video ou algo na mobo?

 

Grato,

 

Marcelo

Link to comment
Share on other sites

Ok, MaLd0n. Vou tentar. Está ficando ótimo.

 

Uma outra dúvida, que pode parecer estúpida, mas me ocorreu. Verifiquei que, em verdade, estou com QE/CI ligados desde o início. A minha GPU (5870) está perfeitamente reconhecida, salvo no que diz respeito à velocidade PCI Express, que está 2x ao invés de 16x.

 

Rodei o opengl benchmark e a minha placa obteve um score bem abaixo do que seria razoável para ela. Será que isto ocorre por conta da limitação que relatei acima? É um problema de kext de video ou algo na mobo?

 

Grato,

 

Marcelo

 

a sua mobo tem "espaço" pra SLI/CF?

Está no slot que ela vai rodar a x16?

Vc está no kernel 32?

rode no terminal

uname -v

Link to comment
Share on other sites

a sua mobo tem "espaço" pra SLI/CF?

Está no slot que ela vai rodar a x16?

Vc está no kernel 32?

rode no terminal

uname -v

 

Sim.

Está no slot correto. No windows a placa roda perfeita a 16x.

Acredito que sim. No Com.Apple.Boot.Plist eu inseri arch=i386.

 

Eis o resultado do uname -v:

Darwin Kernel Version 10.5.0: Fri Nov 5 23:20:39 PDT 2010; root:xnu-1504.9.17~1/RELEASE_I386

 

Eis o que obtive das propriedade do computador:

 

 

 

Gráficos/Monitores

 

 

ATI Radeon HD 5870:

 

 

 

Modelo do Grupo de Circuitos Integrados: ATI Radeon HD 5870

 

Tipo: GPU

 

Barramento: PCIe

 

Slot: Slot-1

 

Largura Lane PCIe: x2

 

VRAM (Total): 1024 MB

 

Fornecedor: ATI (0x1002)

 

ID do Dispositivo: 0x6898

 

ID da Revisão: 0x0000

 

Revisão da ROM: 113-B7710C-176

 

Versão do Driver EFI: 01.00.318

 

Monitores:

 

W2353:

 

Resolução: 1920 x 1080 @ 60 Hz

 

Profundidade em Pixels: Cor de 32 Bits (ARGB8888)

 

Monitor Principal: Sim

 

Espelho: Desligado

 

On-line: Sim

 

Rotação: Compatível

 

Conector do Monitor:

 

Estado: Nenhum Monitor Conectado

 

 

 

Placas PCI

 

 

ATI Radeon HD 5870:

 

 

 

Nome: ATY,Uakari

 

Tipo: display

 

Driver Instalado: Sim

 

Barramento: PCI

 

Slot: Slot-1

 

ID do Fornecedor: 0x1002

 

ID do Dispositivo: 0x6898

 

ID do Fornecedor do Subsistema: 0x1002

 

ID do Subsistema: 0x0b00

 

ID da Revisão: 0x0000

 

Largura do Link: x2

 

Velocidade do Link: 2.5 GT/s

 

 

 

Grato,

 

Marcelo

 

 

Link to comment
Share on other sites

Sim.

Está no slot correto. No windows a placa roda perfeita a 16x.

Acredito que sim. No Com.Apple.Boot.Plist eu inseri arch=i386.

 

Eis o resultado do uname -v:

Darwin Kernel Version 10.5.0: Fri Nov 5 23:20:39 PDT 2010; root:xnu-1504.9.17~1/RELEASE_I386

 

Eis o que obtive das propriedade do computador:

 

 

 

Gráficos/Monitores

 

 

 

ATI Radeon HD 5870:

 

 

 

Modelo do Grupo de Circuitos Integrados: ATI Radeon HD 5870

 

Tipo: GPU

 

Barramento: PCIe

 

Slot: Slot-1

 

Largura Lane PCIe: x2

 

VRAM (Total): 1024 MB

 

Fornecedor: ATI (0x1002)

 

ID do Dispositivo: 0x6898

 

ID da Revisão: 0x0000

 

Revisão da ROM: 113-B7710C-176

 

Versão do Driver EFI: 01.00.318

 

Monitores:

 

W2353:

 

Resolução: 1920 x 1080 @ 60 Hz

 

Profundidade em Pixels: Cor de 32 Bits (ARGB8888)

 

Monitor Principal: Sim

 

Espelho: Desligado

 

On-line: Sim

 

Rotação: Compatível

 

Conector do Monitor:

 

Estado: Nenhum Monitor Conectado

 

 

 

Placas PCI

 

 

 

ATI Radeon HD 5870:

 

 

 

Nome: ATY,Uakari

 

Tipo: display

 

Driver Instalado: Sim

 

Barramento: PCI

 

Slot: Slot-1

 

ID do Fornecedor: 0x1002

 

ID do Dispositivo: 0x6898

 

ID do Fornecedor do Subsistema: 0x1002

 

ID do Subsistema: 0x0b00

 

ID da Revisão: 0x0000

 

Largura do Link: x2

 

Velocidade do Link: 2.5 GT/s

 

 

 

Grato,

 

Marcelo

 

 

 

Bom, procurei por todos os cantos, e tentei inclusive rodar a última versão do [url=&quot;http://www.insanelymac.com/forum/topic/279450-why-insanelymac-does-not-support-tonymacx86/&quot;]#####[/url] e instalar o boot experimental ati.

 

Entretanto, nada mudou. Para ser sincero, como a máquina está muito estável e a única coisa pendente é a internet, penso que vou deixar assim enquanto não surge alguma novidade.

 

Se alguém puder me dar uma luz quanto à internet wireless via pci ou usb, ficaria muito agradecido.

 

Abs.,

 

Marcelo

Link to comment
Share on other sites

Tem dois drivers da Edimax para Mac, porém não fica claro se serve para o seu modelo

http://www.edimax.com/en/support_detail.ph...1&pl2_id=44

 

Várias Atheros são compatíveis, mas não sei quanto ao seu modelo, você pode tentar essa kext injetora

http://nawcom.com/osx86/files/10.6/Wireless/Atheros/

Oi, oldnapalm. Tinha vista a página da edimax. Há, sim, a kext específica para o meu modelo, que é o EW7318USG. Ocorre que eu instalo, reinicio, e nada.

 

Ele é reconhecido na aba "usb" do resumo do sistema, mas não consigo configurar a rede, pois não é disponibilizada a opção de uso apropriada. Andei buscando na net e parece que tenho que usar um tal utilitário wireless da Ralink. Vou continuar tentando e testando e posto aqui.

 

Agradeço o apoio. Aliás, gostaria de registrar a minha satisfação de fazer parte desta verdadeira comunidade, na qual as pessoas são tão dispostas a nos ajudar sempre. Muito diferente de outros fóruns que frequento.

 

Parabéns a todos!

 

Abraço,

 

Marcelo

Link to comment
Share on other sites

Isto é verdade, a Edimax não funciona como AirPort, ela é reconhecida como uma placa ethernet e você tem que usar o app da Ralink para gerenciar as conexões sem fio. Normalmente ele vem junto com as kexts e é instalado em "Aplicativos" ou "Utilitários".

 

Se a kext for para 10.5 só vai funcionar no Snow se você rodar o kernel em 32 bit (arch=i386).

Link to comment
Share on other sites

Isto é verdade, a Edimax não funciona como AirPort, ela é reconhecida como uma placa ethernet e você tem que usar o app da Ralink para gerenciar as conexões sem fio. Normalmente ele vem junto com as kexts e é instalado em "Aplicativos" ou "Utilitários".

 

Se a kext for para 10.5 só vai funcionar no Snow se você rodar o kernel em 32 bit (arch=i386).

 

Consegui, pessoal! ;)

 

Em verdade, descobri outro site www.edimax.us, que tinha drivers mais recentes. Uma vez instalados, segui as instruções do pdf que veio junto e, então, escrevo-lhes diretamente do meu hackintosh. Tudo 300%, todos os updates instalados, itunes, safari e iphoto atualizados.

 

Mais uma vez agradeço ao oldnapalm e ao Mald0n. Vocês são show.

 

Abraços,

Marcelo

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
opa

agora simmm

 

Dá um trabalhinho na instalação e configuração, mas vale mt a pena!

Parabéns

 

:P

Olá novamente.

 

Para contribuir com a galera, queria reportar que consegui fazer meu SL funcionar full 64 bit, inclusive com a placa de video HD 5870 perfeita.

 

O que fiz:

 

1-) Deletei a kext ATY_Init Uakari, que estava na pasta /System/Library/Extensions;

2-) Rodei o [url=&quot;http://www.insanelymac.com/forum/topic/279450-why-insanelymac-does-not-support-tonymacx86/&quot;]#####[/url] e instalei o Chameleon 2.0 RC5 ATI Experimental + 64 bit Apple Boot Screen (Graphics Enabler=Yes).

 

Dei boot e tudo perfeito! Inclusive resolveu a largura PCI-e, que estava 2x e passou para 16x.

 

Recomendo!

 

Agora só falta habilitar o sleep.

 

Abs!

 

Marcelo

Link to comment
Share on other sites

Olá novamente.

 

Para contribuir com a galera, queria reportar que consegui fazer meu SL funcionar full 64 bit, inclusive com a placa de video HD 5870 perfeita.

 

O que fiz:

 

1-) Deletei a kext ATY_Init Uakari, que estava na pasta /System/Library/Extensions;

2-) Rodei o [url=&quot;http://www.insanelymac.com/forum/topic/279450-why-insanelymac-does-not-support-tonymacx86/&quot;]#####[/url] e instalei o Chameleon 2.0 RC5 ATI Experimental + 64 bit Apple Boot Screen (Graphics Enabler=Yes).

 

Dei boot e tudo perfeito! Inclusive resolveu a largura PCI-e, que estava 2x e passou para 16x.

 

Recomendo!

 

Agora só falta habilitar o sleep.

 

Abs!

 

Marcelo

 

o que acontece com o sleep?

Link to comment
Share on other sites

Oi. Tentei o que você recomendou no post 8, mas não tive sucesso. Assim, tive que desligar o gerenciamento de energia.

 

Tem alguma ideia?

 

 

Grato,

 

Marcelo

 

Teria como vc postar uma foto do K.P

 

Veja se vc encontra na tela do K.P a mensagem "HPET no avaiable..."

Link to comment
Share on other sites

Teria como vc postar uma foto do K.P

 

Veja se vc encontra na tela do K.P a mensagem "HPET no avaiable..."

 

Oi, Mald0n. Mil desculpas pela demora. Por K.P você quer dizer Kernel Panic? Se for isso, não ocorre. Me dê uma luz, por favor.

 

O que tentei foi fazer aquilo que você sugeriu no post 8. Vou iniciar com -v e ver se acho algo diferente.

 

Obrigado,

 

Marcelo

Link to comment
Share on other sites

Oi, Mald0n. Mil desculpas pela demora. Por K.P você quer dizer Kernel Panic? Se for isso, não ocorre. Me dê uma luz, por favor.

 

O que tentei foi fazer aquilo que você sugeriu no post 8. Vou iniciar com -v e ver se acho algo diferente.

 

Obrigado,

 

Marcelo

 

Sim

Kernel Panic

Se puder tire uma foto da tela

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Sim

Kernel Panic

Se puder tire uma foto da tela

Oi, Mald0n. Acabei sumindo um pouco, devido a problemas de saúde na família, que graças a Deus já se resolveram.

 

Aproveito para fechar a questão dizendo que devo ter feito alguma coisa errada antes, pq o sleep funciona perfeitamente. Assim sendo, gostaria de agradecer mais uma vez o apoio.

 

Abs.,

Marcelo

Link to comment
Share on other sites

Oi, Mald0n. Acabei sumindo um pouco, devido a problemas de saúde na família, que graças a Deus já se resolveram.

 

Aproveito para fechar a questão dizendo que devo ter feito alguma coisa errada antes, pq o sleep funciona perfeitamente. Assim sendo, gostaria de agradecer mais uma vez o apoio.

 

Abs.,

Marcelo

 

Flw, Marcelo

Feliz natal e ótimo ano novo pra vc e sua família

Abs

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...