Jump to content

[DICA] Configurar Chameleon via Boot.plist


Maf3r0
 Share

22 posts in this topic

Recommended Posts

Bom pessoal, com o Chameleon melhorando a cada revisão seria interessante q usuários mais leigos (como eu) pudessem aproveitar suas vantagens.

 

A instalação deste na raiz do sistema facilita em muito a configuração do Mac de uma forma geral.

E uma das maneiras de configuração mas fácil se trata da modificação do com.apple.Boot.plist que pode ser encontrado e/ou adicionado na pasta Extra (raiz) , Extra (EFI) ou ainda na pasta /Library/Preferences/SystemConfiguration para quem deseja-lo sem modificação alguma (no meu caso o ChameleonRC5.rev428 editou esse arquivo e não o da pasta Extra).

 

Pela facilidade de configuração do boot.plist pensei q seria interessante reunir diversos strings para uma consulta mais objetiva, facilitando a experiência de novos usuários um Hackintosh.

 

Vou listar APENAS as que conheço e peço a todos pra contribuírem com mais.

 

Deixando o papo de lado . . . abra o Boot.plist com o Editor de Texto (nem sempre é padrão) e vamos às modificações. (FAÇA SEMPRE UM BACKUP ANTES)

 

Este é um exemplo do Boot.plist intacto:

 

capturadetela20100824as.png

 

A configuração consiste tão somente em adicionar novas strings após as já existentes, ex:

 

capturadetela20100824s1.png

 

Dito isso aqui vai algumas strings bem úteis:

 

— Habilitar video QE/CI

<key>GraphicsEnabler</key>
<string>yes</string>

 

— Definir particão padrão a iniciar (dual boot por ex.)

<key>Defaul Partition</key>
<string>hd(x,y)</string>

X = # do HD e Y = # da Partição

 

— Boot silencioso (inicia automaticamente)

<key>Quiet Boot</key>
<string>Yes</string>

 

— Definir tempo de espera para o boot

<key>Timeout</key>
<string>X</string>

X = Segundos para contagem regressiva

 

— Definir resolução do monitor

<key>Graphics Mode</key>
<string>1280x1024x32@70</string>

Certifique-se de que seu monitor suporta a resolução desejada e a Freqüência de Atualização

 

Após fazer as alterações desejadas salve o arquivo — substituindo o anterior — e reinicie pra ver as modificações.

 

Espero com isso ajudar alguém! :(

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Esse post foi uma mão na roda, preciso muito de ajuda pois sou iniciante e tenho alguns problemas com boot list.

 

Instalei snow 10.6.3 boot cd + Retail

 

Instalei tudo de boa até ae ok, depois ativei a EFI já esta no finder, Instalei a versao mais recente do chameleon modifiquei o caminho da instalação e instalei ele na EFI e as kexts para minha placa mae, que vem no boot cd na pasta extra. Feito isso resolveu meus problemas de bios, shutdown e outras coisinhas.

 

Depois executei o Lizard e ativei a string do inject da nvidia ativado QE/CI sem Kext. Acontece que quando ativei o inject pelo lizard ele criou num novo boot list so que agora na pasta extra. e nao na EFI/EXTRA. Apaguei o boot list da pasta Extra e coloquei no seu devido lugar. Mais sem sucesso ele nao carregou a string do nvidia inject e fiquei sem QE/CI.

 

Afinal qual boot List é valido da Pasta Extra ou EFI/Extra to perdidao? Tem como alterar o caminho do boot list pra sempre que iniciar a maquina ele ir buscar na EFI/Extra?

 

 

 

Tenho outro problemao com minha rede atheros ar8131, simplesmente não consigo fazer funcionar, já usei kext helper, kext utility já tentei instalar manualmente e nada de fazer funcionar?

 

Minha dúvida Afinal coloco ela na EFI/EXTRA/EXTENSIONS

 

EXTRA/EXTENSIONS

 

OU SYSTEM/LIBRARY/EXTENSIONS

 

To a 3 dias tentando fazer pra funcionar e nada.

 

Obrigado ae quem puder ajudar esse iniciante.

Link to comment
Share on other sites

Eu aconselho vc a não usar nada em EFI ... é uma chatice ficar fazendo os procedimentos pra montar EFI no Finder sempre que precisa fazer algum ajuste ou edição do conteúdo.

 

Deixe o Chameleon e a pasta Extra no raiz do HD e assim a vida fica mais fácil. xD

O boot.plist que vai ser usado é o da pasta Extra no raiz do HD.

Se vc usar o Lizard va em preferencias e verifique onde ele esta salvando por padrão.

 

PS: Antes de mais nada atualize seu sistema pra 10.6.4

Link to comment
Share on other sites

Eu aconselho vc a não usar nada em EFI ... é uma chatice ficar fazendo os procedimentos pra montar EFI no Finder sempre que precisa fazer algum ajuste ou edição do conteúdo.

 

Deixe o Chameleon e a pasta Extra no raiz do HD e assim a vida fica mais fácil. xD

O boot.plist que vai ser usado é o da pasta Extra no raiz do HD.

Se vc usar o Lizard va em preferencias e verifique onde ele esta salvando por padrão.

 

PS: Antes de mais nada atualize seu sistema pra 10.6.4

 

É formatei o hackintosh de novo, Instalei agora o chamelelon sem EFI, ae ele criou a pasta Extra/Extensions que é onde fica as kexts, ativei tb o video sem kext via string no boot list. Instalei o audio usei a voodooHDA.pkg só executei e ele fez tudo sozinho. Agora audio e video funcionando.

Estou apanhando em fazer a rede funcionar é uma atheros ar8131. Na hora que o sistema esta subindo da um erro na kext de rede instalada e minha rede nao funciona. Tem uma dica? Estou quase instalando snow by hazard que funciona tudo de boa o que acha?

 

Obs. Usei Kext Utility, Instalação manual, Kext helper e nada de funcionar. Estou desconfiado que possa ser a kext com problema. Posso substituir minha rede atheros ar8131 por outra kext? Qual vc aconselha?

Link to comment
Share on other sites

Opa amigo, instalei a versao snow leopard 10.6.3 boot cd + o dvd retail, como que eu vejo se esta em 32 ou 64 bits?

Rode o comando "uname -v" no terminal, ou veja se tem "arch=i386" em "kernel flags" no arquivo com.apple.Boot.plist.

Link to comment
Share on other sites

Rode o comando "uname -v" no terminal, ou veja se tem "arch=i386" em "kernel flags" no arquivo com.apple.Boot.plist.

 

Rodei o -v no terminal esta asim root:xnu-15043.12~1 /release/_x86-64

 

esse link que me passou tem 3 versões em 64bits, tenho que baixar uma por uma e testar? posso colocar a kext em S/L/E e depois rodar o kext utility ou instalo ela manual?

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

o Lizard mostra em modo grafico para poder ocultar e tal?

 

com o chameleon nao estou conseguindo esconder uma partiçao windowsNTFS

 

meu system reserved esta no (hd 0,1) e mac (hd 0,3)

estou fixando hide partition com (hd 0,0) (hd 0,2) (hd 0,4)por via de duvidas fiz tudo isso.

 

mas ele nao some essa partiçao windowsNTFS

 

RESOLVIDO

 

era justamento a partiçao (hd 0,5) a qual eu nao coloquei.

:D

Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...

To com a distro By Hazard instalada e atualizada aqui (10.6.8) e na instalação ele adiciona o chameleon automaticamente. e está funcionando o dual boot com o windows. mas queria configurar ele coisas como: tempo, e prioridade de discos. Mas rodo o Lizard e ele diz que não tenho o chameleon instalado. tenho que rodar o lizard de algum diretorio especifico?

Link to comment
Share on other sites

Na duvida copiei todas as infos que aparece no chameleon:

 

Darwin/x86 Boot V5.0.13.2 - Chameleon V2.0 RC4-MR2 R

Build Date 2010.02.24

 

Lizard: 0.62

 

Quando abro o lizard aparece uma bolinha vermelha e do lado escrito: Chameleon?

 

O que quero exatamente é: Aumentar o tempo e trocar pra bootar automaticamente o windows no lugar do snow. Só que aqui no meu note é um HD de 320 com 3 partições: Windows XP, Snow e Backup. Quero a prioridade no Windows.

 

Eu posso adicionar a string manualmente, mas tenho duvidas de como configurar.

o chameleon mostra as 3 partições na seguite ordem: Snow, Windows e Backup. Então a string correta pra deixar o windows como principal é:

 

<key>Defaul Partition</key>

<string>hd(1,2)</string>

 

Correto?

 

Estou com medo de mexer e perder o boot

 

:thumbsup_anim:

Link to comment
Share on other sites

Use esta versão do Lizard

http://www.insanelymac.com/forum/index.php...st&id=87695

 

ou atualize o Chameleon e use o painel de preferências que ele instala

http://builds.voodooprojects.org/builds/Xcode4.1/

 

diskutil list
/dev/disk0
  #:                       TYPE NAME                    SIZE       IDENTIFIER
  0:     FDisk_partition_scheme                        *500.1 GB   disk0
  1:               Windows_NTFS Windows 7               392.7 GB   disk0s1
  2:                  Apple_HFS Lion                    53.7 GB    disk[color="#FF0000"]0[/color]s[color="#FF0000"]2[/color]
  3:                  Apple_HFS Snow Leopard            53.7 GB    disk0s3

	<key>Timeout</key>
<string>5</string>
<key>Default Partition</key>
<string>hd([color="#FF0000"]0[/color],[color="#FF0000"]2[/color])</string>

Link to comment
Share on other sites

 Share

×
×
  • Create New...