Jump to content
Welcome to InsanelyMac Forum

Register now to gain access to all of our features. Once registered and logged in, you will be able to contribute to this site by submitting your own content or replying to existing content. You'll be able to customize your profile, receive reputation points as a reward for submitting content, while also communicating with other members via your own private inbox, plus much more! This message will be removed once you have signed in.

• Announcements

• Allan

Forum Rules   04/13/2018

Hello folks! As some things are being fixed, we'll keep you updated. Per hour the Forum Rules don't have a dedicated "Tab", so here is the place that we have our Rules back. New Users Lounge > [READ] - InsanelyMac Forum Rules - The InsanelyMac Staff Team. 
oldnapalm

Teclado e mouse PS/2

66 posts in this topic

Recommended Posts

Se você tem teclado e mouse PS/2, ou tem um noteboot/netbook (que normalmente têm teclado e trackpad com interface PS/2), vai precisar de drivers para que eles funcionem. Existem duas opções, ApplePS2Controller e VoodooPS2Controller. A versão para Snow Leopard precisa da AppleACPIPS2Nub para funcionar.

Os CDs de boot e DVDs "distro" geralmente incluem estas kexts.

Se as teclas "\|" e "/?" não estiverem funcionando no seu teclado ABNT2 e você estiver usando ApplePS2, tente trocar pela VoodooPS2.

Fórum oficial da VoodooPS2

http://forum.voodooprojects.org/index.php/board,8.0.html

Versão compilada para Snow Leopard (i386 e x86_64) por Dong

SL_PS2_Voodoo.zip ( 201.71K )

Essa versão corrige o bug da "tecla travada" ao despertar do repouso

VoodooPS2Controller.kext ( 130.76K ) - precisa da AppleACPIPS2Nub.kext do link anterior

Pacotes para Leopard e Snow Leopard por Nawcom

10.5

10.6

Se o painel de preferências do trackpad não estiver aparecendo, tente usar esse procedimento, edite o arquivo /System/Library/PreferencePanes/Trackpad.prefPane/Contents/Info.plist e remova as linhas

<key>VendorID</key>
			<integer>1452</integer>

Como editar o Info.plist

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=243652

Para mim não funcionou, eu tenho o teclado onde a interrogação fica juto com a barra e o simbolo de primeiro, segundo entende, eu não consigo digitar ele aqui pois o teclado não funciona está opção.

Teve o mesmo resultado com a Apple e com a Voodoo? Você removeu as duas anteriores antes de instalar as novas, ou usou a mesma AppleACPIPS2Nub nas duas tentativas?

com esta kext funcionou perfeitamente pra mim..

;)

No meu caso, não funcionou.... continuo sem o interrogação, barras e etc.

Aguardando solução.

Windows 7 e MacOS X Snow Leopard by Hazard

No meu caso, não funcionou.... continuo sem o interrogação, barras e etc.

Aguardando solução.

Windows 7 e MacOS X Snow Leopard by Hazard

Tentou com todas?

A que melhor funciona normalmente é a do Dong. Não esqueça de remover as kexts antigas.

Tentou com todas?

A que melhor funciona normalmente é a do Dong. Não esqueça de remover as kexts antigas.

Eu ja resolvi.

Baixei um arquivo da internet e consegui resolver com facilidade até.

Valeu amigão.

Abraços.

Estava com esse problema de trocar a tecla de aspas com a da barra, e a tecla de interrogação funcionar como enter. Instalei esse kext desse post e o teclado voltou a funcionar, mas o som foi pro saco ;) Alguma sugestão (interrogação)

Estava com esse problema de trocar a tecla de aspas com a da barra, e a tecla de interrogação funcionar como enter. Instalei esse kext desse post e o teclado voltou a funcionar, mas o som foi pro saco :P Alguma sugestão (interrogação)

Instale a kext do audio novamente

não arraste a kext para o programa(KextUtility, etc), coloque na pasta S/L/E e dê dois cliques no KextUtility e espere ele fazer o serviço

Antes eu tinha só sobrescrito os kexts em S/L/E, agora fui usar o kext helper do jeito que você falou e quebrou meu sistema, a tela fica cinza pedindo pra reiniciar. E agora?

com certeza não foi isso

e não use kext helper

use KextUtility

coloque a kext na pasta S/L/E e dê dois cliques no programas

use o -v e veja o que está causando o KP

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=224491

Nah, já resolvi. Bootei com -s -x -v, depois usei o comando /sbin/mount -uw / e recuperei o backup dos meus kexts ;)

Depois de recuperar o sistema, fiz de acordo com as instruções:

- Extraí o kexts para /S/L/E

- Executei o kernel utility

Mas tanto não resolveu meu teclado, como também deu pau no touchpad.

Nah, já resolvi. Bootei com -s -x -v, depois usei o comando /sbin/mount -uw / e recuperei o backup dos meus kexts :unsure:

Depois de recuperar o sistema, fiz de acordo com as instruções:

- Extraí o kexts para /S/L/E

- Executei o kernel utility

Mas tanto não resolveu meu teclado, como também deu pau no touchpad.

tente com essas duas kext em S/L/E

PS2.zip

Remova o que vc já tentou

Se não funcionar use essas kexts na S/L/E tb

PS2_APPLE.zip

2 cliques no kext utility

Nenhum deles foi. Detalhe que na primeira inicialização eles bagunçavam o touchpad, mas depois de reiniciar novamente tudo voltava ao normal. Outra coisa: alguns segundos depois de copiar os kexts para S/L/E, aparecia uma mensagem do sistema dizendo que não tinha sido possível instalar a extensão de kernel AppleACPIPS2Nub.kext

Tava pensando em apelar para remapeamento de teclas, mas não saquei direito como mexe naquele Ukelele.

O primeiro arquivo desse tópico também não funcionou mais como tinha funcionado antes (consertando o teclado e zuando o áudio)

Nenhum deles foi. Detalhe que na primeira inicialização eles bagunçavam o touchpad, mas depois de reiniciar novamente tudo voltava ao normal. Outra coisa: alguns segundos depois de copiar os kexts para S/L/E, aparecia uma mensagem do sistema dizendo que não tinha sido possível instalar a extensão de kernel AppleACPIPS2Nub.kext

Tava pensando em apelar para remapeamento de teclas, mas não saquei direito como mexe naquele Ukelele.

O primeiro arquivo desse tópico também não funcionou mais como tinha funcionado antes (consertando o teclado e zuando o áudio)

se aparece essa mensagem é pq não instalou a kext corretamente

dê 2 cliques no KextUtility novamente

Bom, com esse post resolvi o problema do teclado porém meu trackpad parou de funcionar... Meu snow só está funcionando com o mouse usb :) . Junto com o pacote tinha um arquivo .preffpane que eu instalei, e ao executar ele da o seguinte erro: ApplePS2SynapticsTouchPad not found... Alguém ja passou por isso ??

Você tem que remover as kexts PS/2 antigas, como a ApplePS2SynapticsTouchPad. Deixe apenas a VoodooPS2Controller e a AppleACPIPS2Nub. Use as do Dong (link no primeiro post).

Tambem não consegui fazer funcionar o interrogação no meu notebook ABNT2

Tanto no ApplePS2 como VoodooPS2, estáo ok acentuação e cedilha, etc, mas o botão de interrogação não funciona =(

Pelo Ukelele eu notei que ele responde como se fosse o botão Control.

Sera que isso é problema de PS2?

Esse problema ocorre no Windows, mas com mudança no Registro funciona.

No Linux, tenho que remapear o botão pra funcionar, primeiro capturo o valor que ela retorna, depois copio a configuração de um botao de interrogacao correto pra ele.

Beleza pessoal?

Sou novo aqui no fórum, já dei uma pesquisada e ainda não consegui sanar minha dúvida.

Instalei o Snow Leopard em outro HD no meu notebook (MSi CR400), a versão que instalei é a iATKOS 2. Instala tudo normal, sem problema nenhum, mas quando o sistema inicia, ele não detecta o teclado, não deixando eu prosseguir com a configuração do sistema.

Como faço pra resolver esse problema, já que nem no sistema não entra?

Muito obrigado!